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- The role of pseudocereals in celiac disease: reducing nutritional deficiencies to improve well-being and healthPublication . Caeiro, Carolina; Pragosa, Caroline; Carreira Cruz, Marisa; Pereira, Cidália; Pereira, Sónia GonçalvesCeliac disease or gluten-dependent enteropathy is a chronic autoimmune pathology triggered by dietary gluten in genetic predisposed individuals, mediated by transglutaminase 2 IgA autoantibodies and associated with a deteriorating immune and inflammatory response. ,is leads to intestinal villous atrophy, impairing the intestinal mucosa structure and function of secretion, digestion, and absorption. ,e result is macro- and micronutrient deficiency, including fat soluble vitamins and minerals, and a consequent nutritional status depletion. A lifelong gluten-free diet is the only available treatment for celiac patients in order to assure normal intestinal mucosa and remission of gastrointestinal symptoms. However, a gluten-free diet can itself cause other nutritional deficiencies due to its restrictive nature regarding gluten-containing cereals. A group of gluten-free cereals, known as pseudocereals, is increasingly recognized as valuable options for gluten-free diets due to their high nutritional value. Amaranth, quinoa, millet, and buckwheat are examples of gluten-free nutrient-dense grains that can be used as alternatives to the conventional gluten-containing grains and improve the variety and nutritional quality of the celiac diet. Current work reviews the nutritional pitfalls of a gluten-free diet and analyses how pseudocereals can contribute to revert those deficiencies and optimize the nutritional value of this mandatory diet for the celiac population.
- O papel da educação e formação de adultos na inclusão social do grupo sociocultural cigano: estudo de casoPublication . Luís, Alexandra Isabel; Marques, José Carlos LaranjoA presença do grupo sociocultural cigano, em Portugal, tem sido marcada por contínuas situações de exclusão e segregação social que condicionam a sua inserção no mercado de trabalho, assim como o seu acesso à habitação, à educação, entre outros serviços. Paralelamente, os estereótipos ainda enraizados na sociedade face às comunidades ciganas, dificultam, igualmente, o estabelecimento de relações de confiança entre ciganos e não ciganos, colocando mais entraves ao processo de inclusão social destas comunidades. Nesta sequência, por forma a minorar tais situações, têm vindo a ser desenvolvidos projetos e implementadas medidas e políticas sociais no sentido de promover a inclusão das comunidades ciganas na sociedade. Estas medidas estão direcionadas, essencialmente, para as áreas da educação, da habitação, do trabalho, da saúde e do respeito pelo cumprimento dos direitos básicos. No que se refere à educação, a aprendizagem ao longo da vida tem sido um dos focos das políticas para motivar as comunidades ciganas para o reconhecimento e valorização das aprendizagens obtidas por vias formais e informais, através, por exemplo, dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Na verdade, a educação, nomeadamente, a educação de adultos aumenta a possibilidade de inserção no mercado laboral e, consequentemente, de uma melhor inclusão na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu, através de um estudo de cariz interpretativo, analisar os efeitos que a conclusão de cursos e formações no âmbito da Educação e Formação de Adultos assume no processo de inclusão social do grupo sociocultural cigano. Para o efeito, recorreu-se ao método de estudo de caso, uma vez que a investigação incidiu apenas num grupo específico – comunidade cigana alcobacense, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas a quatro indivíduos de etnia cigana que já tinham concluído algum curso, assim como a uma técnica do Rendimento Social de Inserção de Alcobaça que acompanhou o processo. Este estudo permitiu constatar que os cursos de Educação e Formação de Adultos dotam os formandos de ferramentas que os auxiliam a solucionar as mais diversas situações que vão surgindo no seu quotidiano e podem fomentar a partilha de saberes entre pessoas oriundas de diferentes mundos culturais, ajudando na desconstrução de estereótipos. Embora não se tenha verificado que tais cursos facilitam o acesso das comunidades ciganas ao mercado de trabalho, os mesmos são uma mais-valia, pois reforçam junto dos formandos a importância que a educação tem no desenvolvimento pessoal e social. Este reconhecimento levou os formandos a investir no acompanhamento escolar que davam aos seus educandos, contribuindo, desta forma, para a construção de uma geração mais qualificada e informada. Em suma, a Educação e Formação de Adultos pode ser considerada um passo no sentido da inclusão social do grupo sociocultural cigano alcobacense.
- O paradigma inclusivo e o papel mediador dos movimentos associativos na deficiência: olhares e perspetivas em análisePublication . Claro, Ana Margarida Ferreira; Matos, Rui Manuel Neto eA inclusão social de pessoas com deficiência é nos dias de hoje uma problemática em crescente discussão. Tanto que, vimos surgir nos últimos anos diferentes perspetivas e pontos de vista, vislumbrando-se assim aquilo a que podemos chamar de paradigma inclusivo. A mediação, neste processo, destaca-se como uma importante ferramenta, na medida em que surge como facilitadora da comunicação e, consequentemente, da inclusão. O presente estudo apresenta como principal objetivo analisar o papel mediador dos movimentos associativos na área da deficiência, nomeadamente no que respeita à inclusão. Para tal, esta investigação realizou-se tendo por base a atuação e as perspetivas de três associações – “Milacessos Cooperativa”, “Bengala Mágica” e “Cabra-Cega” – através da exploração da problemática em entrevista com os respetivos dirigentes. Foram ainda analisados os resultados da aplicação de um inquérito por questionário, com o objetivo de conhecer a visão da população em geral acerca da atuação dos movimentos associativos no âmbito da mediação e da inclusão.
- Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEBPublication . Gomes, Márcia Alexandra Costa; Jorge, Noémia de Oliveira; Nunes, Susana Margarida da CostaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.
- ''Admirabilis Botanice'' Comunicação visual de botânica num pequeno Atlas ilustradoPublication . Corrêa, Karina Werner de Almeida; Marques, Nuno Alexandre Fragata; Correia, Marco Paulo NunesA botânica é a área da biologia que estuda o reino vegetal. Ela está presente no nosso dia a dia, em parques e jardins, dentro e fora de casa, apesar da sociedade nem sempre demostrar consciência sobre sua importância. Para promover essa tomada de consciência é fundamental comunicar adequadamente conteúdos científicos através de suportes gráficos. Suportes estes, apelativos, que comuniquem de forma simples e acessível. A ciência, em geral, comunica usando uma linguagem hermética e rigorosa que não é de fácil entendimento para a sociedade. A ilustração é um meio de aproximação entre a ciência e o público leigo. Com o intuito de compreender uma possível associação entre a ilustração botânica e o design gráfico, a presente pesquisa direciona-se para a criação de um objeto gráfico que utilize linguagem científica objetiva e linguagem gráfica apelativa, que tornem a comunicação eficaz e atrativa dos conteúdos científicos, sem que estes percam o rigor. A abordagem metodológica deste projeto consiste em observações, experiências e entrevistas a artistas e ilustradores científicos, realizados pela mestranda, afim de propor uma série de hipóteses e fundamentos teóricos que sirvam de apoio para a escolha final do objeto gráfico. Ao fim da investigação pretende-se desenvolver um objeto gráfico capaz de responder às necessidades propostas.