ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amado, Vanessa Silva da Palma Teixeira; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves deO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo – Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública do 1.º CEB, com uma turma heterogénea, com o propósito de identificar e analisar estratégias pedagógicas adequadas neste ciclo de ensino, com evidências científicas, para apoiar uma criança diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Este estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na recolha de dados provenientes de múltiplas fontes, nomeadamente observações diretas, entrevistas com docentes, e análises de documentos relevantes, nomeadamente Relatório Técnico Pedagógico, Relatório de Avaliação Psicológica e Informação Terapêutica Terapia da fala. O principal objetivo deste estudo consiste na análise do percurso escolar de uma criança com PHDA, explorando o impacto desta condição no seu desempenho académico, adaptação social e dinâmica familiar. Adicionalmente, pretende-se compreender as estratégias e as intervenções implementadas para mitigar os desafios associados a esta perturbação. A questão de partida que orienta este estudo formula-se da seguinte forma: Que estratégias de trabalho podem adotar os professores titulares de turma e professores de educação especial com alunos com PHDA em contexto de 1.º CEB? Para responder a esta questão, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar e descrever estratégias educativas utilizadas em contexto sala de aula com um aluno com PHDA; conhecer a opinião de uma professora titular de turma sobre a PHDA e estratégias a mobilizar no contexto de turma; conhecer a opinião de uma professora de educação especial sobre a PHDA e as estratégias que mobiliza; perceber o papel da família no processo de aprendizagem do aluno com PHDA. As intervenções analisadas no presente estudo incluíram estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptações curriculares, complementadas por uma estreita abordagem colaborativa entre escola, família e especialistas. Os resultados indicam melhorias na capacidade de autorregulação emocional e no desempenho escolar, ainda que persistam desafios significativos relacionados com a consistência das intervenções e a gestão de expectativas de pais e docentes. Conclui-se que a compreensão aprofundada das necessidades individuais da criança, aliada a uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, é fundamental para a promoção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento integral. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer um exemplo prático da aplicação de estratégias educativas ajustadas às especificidades da PHDA, oferecendo recomendações úteis para profissionais da educação e famílias envolvidas no acompanhamento de crianças com estas características.
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL E EM PORTUGAL – Revisão TeóricaPublication . Saldanha, Naira Cristina Medeiros da Costa; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente estudo levado a cabo pretende através do seu enquadramento teórico assente nos conceitos de inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo , bem como de uma perspetiva histórica das políticas de inclusão tanto no Brasil como em Portugal mapear as práticas pedagógicas que promovem a inclusão escolar de alunos com TEA nos dois países, com base na literatura científica produzida nos últimos cinco anos. Nesse contexto, enveredou-se por fazer uma revisão teórica definindo os principais conceitos e teorias que possam servir para fundamentar e compreender o problema, analisar e comparar o conteúdo dos dados coletados dos documentos selecionados para identificar semelhanças e dissemelhanças entre eles. A investigação procura responder à seguinte questão: “Que práticas de inclusão escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Pré-escolar ao Ensino Básico no Brasil e em Portugal a literatura científica e académica aponta nos últimos cinco anos?” Visa-se responder aos seguintes objetivos de investigação: Mapear práticas pedagógicas inclusivas descritas na literatura científica e académica dos últimos cinco anos no Brasil e em Portugal; identificar estratégias de intervenção pedagógica que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos com TEA em ambientes escolares inclusivos; analisar os objetivos e intencionalidades educativas que norteiam as práticas inclusivas; compreender a aplicação da avaliação para o sucesso de práticas pedagógicas inclusivas no contexto de alunos com TEA. A trajetória das práticas de inclusão escolar para alunos com TEA no Brasil e em Portugal aqui analisada resulta em factos que ainda precisam de muitos estudos a respeito da necessidade de uma prática docente eficaz para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses alunos devido a mudanças no quadro do TEA, novas leis de inclusão e mudanças no paradigma escolar.
- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- JOGOS MOTORES COMO FERRAMENTA INCLUSIVA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS DO PRÉ- ESCOLARPublication . Barbosa, Elaine Rodrigues Machado; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraO presente estudo busca propor a utilização de jogos motores como ferramenta pedagógica para contribuir para o desenvolvimento de competências matemáticas, de forma inclusiva, em crianças do préescolar. Para tanto, foi elaborada uma proposta de aula, com base em jogos motores, que abordem conteúdos matemáticos de contagem, sequência numérica, seriação e correspondência uma a um. A sessão piloto foi realizada num grupo do pré-escolar com 21 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. A sessão piloto ocorreu positivamente entre as crianças, que participaram ativamente nas atividades, conseguindo executar todas as tarefas propostas, demonstrando entusiasmo. A pesquisa bibliográfica e a aplicação da sessão piloto, com uma abordagem exploratória e qualitativa, parecem indicar que os jogos motores podem ser importantes aliados no desenvolvimento de competências matemáticas. No entanto, em estudos futuros, o contributo destes jogos para a aprendizagem da matemática deve ser investigado de forma mais consistente.
- ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLARPublication . Ramos, Catarina da Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesTendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para promover a comunicação e a interação social destas crianças. A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios observados em termos de desenvolvimento comunicativo. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a professores e profissionais da área. A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar, como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância da formação especifica dos docentes para a implementação de atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um papel fundamental no desenvolvimento das competências comunicativas, sociais e emocionais.
- O PAPEL DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃOPublication . Morais, Diana Monteiro de; Proença, Ana Paula Coelho PinaSendo a escola pública uma instituição inclusiva, que recebe todos os alunos, independentemente das suas características individuais, esta tem o dever de desenvolver nos alunos competências cognitivas, sociais, físicas, emocionais e criativas. Essas competências, depois de desenvolvidas, permitem ao aluno atuar futuramente na sociedade de forma mais ativa e interventiva. O presente relatório de projeto pretende dar a conhecer o contributo que a Expressão Dramática tem no desenvolvimento de competências criativas de expressão e comunicação oral, escrita e na melhoria das relações entre pares numa turma de 3.º ano do 1.º CEB. Trata-se de uma investigação-ação assente num estudo de caso, onde se clarifica a relação que esta área transversal tem no desenvolvimento da expressão corporal e oral, na criatividade, na atenção e concentração dos alunos, o que pode influenciar a melhoria das suas competências. Poderá verificar-se, através da revisão bibliográfica como a implementação de um Programa de Expressão Dramática/Teatro influencia positivamente o desenvolvimento global dos alunos. Após a identificação das dificuldades e capacidades demonstradas pelos alunos, a evolução foi verificada com base nas perceções dos encarregados de educação, da professora de Expressão Dramática das Atividades de Enriquecimento Curricular e pelos dados recolhidos através da observação participante com registos em diário de bordo, da professora investigadora. Finalmente, discutem-se os dados e apresentam-se as conclusões onde são projetados os contributos do Programa de Expressão Dramática implementado, salientando as limitações e recomendações do estudo.
- ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS SURDAS DO 1.º CEBPublication . Batista, Carolina Beatriz Santos Carvalho; Oliveira, Ana Margarida FernandesO ensino das Ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, deve assumir características particulares capazes de contribuir para o desenvolvimento da literacia científica de todas as crianças. Esta necessidade é extensível também às crianças surdas, para as quais é fundamental adaptar recursos educativos. É neste sentido que surge o presente estudo, em colaboração com o projeto “Programa de Ensino Experimental das Ciências” para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definiu-se como objetivo principal adaptar, testar e avaliar recursos educativos de ciências com Língua Gestual Portuguesa. Através do método Educational Design Research, constituiu-se uma equipa multidisciplinar, nomeadamente, um biólogo, uma professora surda de Língua Gestual Portuguesa, uma investigadora de Didática das Ciências, as professoras em contexto escolar (a professora titular de turma, a professora de Língua Gestual Portuguesa e professora de Educação Especial) e as respetivas crianças, que colaboraram no desenvolvimento e implementação destes recursos, através de ciclos iterativos. Este estudo contou com a participação de três crianças do 1.º Ciclo de uma Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos da rede pública do Ministério da Educação. Adaptaram-se recursos educativos de sete atividades de ciências biológicas, nomeadamente, 220 cartas, 35 bases, 35 cartazes, 8 propostas de registo e ainda se criou um dicionário de ciências ilustrado e gestuado, com mais de 250 cartões. A intervenção ocorreu ao longo de cinco semanas, com sessões com duração de duas horas e 30 minutos. Para efeitos da monitorização das aprendizagens das crianças, registaram-se as suas ideias prévias relativas aos temas abordados e preencheram-se os instrumentos de registo de avaliação. Também se utilizou o inquérito por questionário para averiguar a opinião das crianças e professoras participantes. Os resultados revelam que as crianças participantes aprenderam ciências e Língua Gestual Portuguesa com as sessões dinamizadas e através dos recursos criados e adaptados. Quanto à opinião das crianças participantes, estas referem que se sentiram alegres após cada sessão. As professoras cooperantes admitiram as possibilidades educativas destes recursos para o ensino inclusivo, referindo serem um auxílio importante para as suas práticas neste contexto. Desta forma, entende-se que este estudo é um contributo importante para um ensino inclusivo, em particular na área das ciências, disponibilizando-se recursos validados e de livre acesso com o objetivo de assegurar uma aprendizagem de ciências com qualidade e acessível a todas as crianças.
- COMUNICAÇÃO EXTERNA POR ASSOCIAÇÕES DE PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Andréia Maria da; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAs associações de paralisia cerebral desempenham um papel fundamental na reabilitação, educação e inclusão de pessoas com essa condição, e a comunicação digital tem se tornado uma ferramenta indispensável para promover suas atividades, captar recursos e sensibilizar a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa busca investigar como essas associações utilizam sua presença e comunicação online, com foco específico numa Associação de Paralisia Cerebral (APC) da zona centro do país. A partir da pergunta "Que uso fazem as associações de paralisia cerebral da sua presença e comunicação online?", formulam-se objetivos como caracterizar os websites e redes sociais dessas associações, entender suas dinâmicas de interação com o público e avaliar se suas estratégias de comunicação digital promovem a inclusão. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa baseada na análise de documentos digitais. Através do estudo de caso da APC, foi possível identificar padrões de comunicação e analisar as estratégias de interação com diferentes públicos. A análise dos conteúdos publicados pela APC revelou que, embora eventos esportivos inclusivos gerem grande engajamento, a falta de interação direta com os seguidores pode comprometer a construção de uma comunidade digital mais forte e engajada. Portanto, aumentar a frequência de publicações relacionais e melhorar a interação nos comentários pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a comunicação e maximizar o impacto social da associação. Esta investigação contribui para uma melhor compreensão do uso de plataformas digitais por organizações do terceiro setor voltadas para a inclusão, destacando a importância de uma comunicação online eficiente e adaptada às necessidades do público.
- Intervenção Pedagógica com uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e outra com Paralisia CerebralPublication . Oliveira, Sónia de Jesus; Menino, Hugo Alexandre LopesEste trabalho visou a realização de uma intervenção pedagógica com uma criança com Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral, tendo como questão de partida: Quais as potencialidades e limitações de uma intervenção intencionalmente planeada para intervir pedagogicamente com duas crianças, uma com Paralisia Cerebral e outra com Perturbação do Espectro do Autismo? Delinearam-se, também os seguintes objetivos: conceber uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento da aprendizagem contextualizados de duas crianças, uma com Perturbação do Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral; avaliar a adequação das propostas didáticas concebidas e implementadas em função das caraterísticas e das necessidades das crianças; avaliar a relevância da utilização de materiais manipuláveis como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, identificando potencialidades e constrangimentos. As principais conclusões no caso da Maria, foram que esta conseguiu atingir as aprendizagens definidas em cada uma das atividades, no entanto, na maioria das vezes necessitou de ajuda. A utilização de materiais manipuláveis permitiu adequar cada atividade às suas necessidades especificas. A aluna revelou alguma falta de autoestima e insegurança decorrentes das dificuldades sentidas na realização das atividades, sendo necessário palavras de incentivo para concluir as atividades. As propostas apresentadas revelaram-se adequadas ao estado de desenvolvimento da Maria. Apesar das dificuldades sentidas, a Maria mostrou-se colaborante e foi persistente. Relativamente à Alice, as atividades propostas permitiram abordar e potenciar diferentes áreas, através da estimulação olfativa, auditiva, motora e visual. Tendo em conta a sua condição, a Alice necessitou de ajuda em todas as atividades realizadas. No entanto, apesar das suas dificuldades, a Alice, uma menina muito curiosa, mostrou o seu entusiasmo e envolvimento durante a realização das atividades. Apesar de não ter conseguido que a aluna utilizasse os meios de comunicação propostos, esta devido ao facto de ser muito expressiva acabou por transmitir as suas emoções, revelando se estava a gostar ou não das atividades propostas. Neste trabalho foi evidente que para que a educação seja de sucesso para todos é essencial diferenciar, considerar todas as diferenças, por forma a que cada aluno seja regularmente confrontado com situações didáticas enriquecedoras, de acordo com as suas características e necessidades individuais. Deste modo, o sistema educativo deve esboçar um currículo flexível e aberto a todos (Duarte, 2023). Neste sentido, a diferenciação pedagógica pode ser designada como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica que considera todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão diferir no que concerne às suas finalidades, aos seus conteúdos, quanto ao tempo e forma de as concretizarem, quanto aos recursos, condições e apoios cedidos (Pereira et al., 2018). Deste modo, a intervenção, em ambos os casos, foi preparada, implementada e avaliada tendo por base estes pressupostos respondendo às necessidades especificas das duas alunas.
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS:Publication . Nese, Silvia Maria Nogueira; Sousa, Celia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA importância das relações intra e interpessoais entre as pessoas institucionalizadas, foi o foco principal para o despertar de novos olhares para esse segmento da sociedade. Pessoas com deficiência intelectual, público-alvo deste trabalho, estão inseridas num contexto socioeducativo que promove as interações com outras pessoas e com o meio em que vivem. Os objetivos alcançados voltaram-se para o enriquecimento das relações estabelecidas em diferentes contextos, seja dentro ou fora da Instituição que vivem. A ênfase esteve na essência da afetividade nas relações estabelecidas entre as pessoas (clientes) da Instituição ora pesquisada, a fim de proporcionar-lhes em situações cotidianas, estratégias na resolução de problemas e conflitos existentes no convívio e sobretudo, que gerassem prazer, alegria, satisfação, aprendizado mútuos, e que envolvessem o despertar de bons sentimentos e emoções de forma lúdica, divertida e contextualizada, gerando-lhes o prazer em realizá-las. Pelas ações desenvolvidas com os clientes, onde a observação, a entrevista e a autoavaliação que compuseram a avaliação formativa, obteve-se dados que apontaram qualitativamente a melhora da qualidade das relações estabelecidas entre eles em relação aos sentimentos e emoções envolvidos nas situações de convivência mútua. A troca de experiências foi marcante para o estabelecimento de uma nova postura em relação ao outro e revela o quão possível é ter a qualidade desejada nas relações intra e interpessoais em um ambiente de bem-estar e felicidade.