ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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- O PAPEL DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃOPublication . Morais, Diana Monteiro de; Proença, Ana Paula Coelho PinaSendo a escola pública uma instituição inclusiva, que recebe todos os alunos, independentemente das suas características individuais, esta tem o dever de desenvolver nos alunos competências cognitivas, sociais, físicas, emocionais e criativas. Essas competências, depois de desenvolvidas, permitem ao aluno atuar futuramente na sociedade de forma mais ativa e interventiva. O presente relatório de projeto pretende dar a conhecer o contributo que a Expressão Dramática tem no desenvolvimento de competências criativas de expressão e comunicação oral, escrita e na melhoria das relações entre pares numa turma de 3.º ano do 1.º CEB. Trata-se de uma investigação-ação assente num estudo de caso, onde se clarifica a relação que esta área transversal tem no desenvolvimento da expressão corporal e oral, na criatividade, na atenção e concentração dos alunos, o que pode influenciar a melhoria das suas competências. Poderá verificar-se, através da revisão bibliográfica como a implementação de um Programa de Expressão Dramática/Teatro influencia positivamente o desenvolvimento global dos alunos. Após a identificação das dificuldades e capacidades demonstradas pelos alunos, a evolução foi verificada com base nas perceções dos encarregados de educação, da professora de Expressão Dramática das Atividades de Enriquecimento Curricular e pelos dados recolhidos através da observação participante com registos em diário de bordo, da professora investigadora. Finalmente, discutem-se os dados e apresentam-se as conclusões onde são projetados os contributos do Programa de Expressão Dramática implementado, salientando as limitações e recomendações do estudo.
- ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS SURDAS DO 1.º CEBPublication . Batista, Carolina Beatriz Santos Carvalho; Oliveira, Ana Margarida FernandesO ensino das Ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, deve assumir características particulares capazes de contribuir para o desenvolvimento da literacia científica de todas as crianças. Esta necessidade é extensível também às crianças surdas, para as quais é fundamental adaptar recursos educativos. É neste sentido que surge o presente estudo, em colaboração com o projeto “Programa de Ensino Experimental das Ciências” para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definiu-se como objetivo principal adaptar, testar e avaliar recursos educativos de ciências com Língua Gestual Portuguesa. Através do método Educational Design Research, constituiu-se uma equipa multidisciplinar, nomeadamente, um biólogo, uma professora surda de Língua Gestual Portuguesa, uma investigadora de Didática das Ciências, as professoras em contexto escolar (a professora titular de turma, a professora de Língua Gestual Portuguesa e professora de Educação Especial) e as respetivas crianças, que colaboraram no desenvolvimento e implementação destes recursos, através de ciclos iterativos. Este estudo contou com a participação de três crianças do 1.º Ciclo de uma Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos da rede pública do Ministério da Educação. Adaptaram-se recursos educativos de sete atividades de ciências biológicas, nomeadamente, 220 cartas, 35 bases, 35 cartazes, 8 propostas de registo e ainda se criou um dicionário de ciências ilustrado e gestuado, com mais de 250 cartões. A intervenção ocorreu ao longo de cinco semanas, com sessões com duração de duas horas e 30 minutos. Para efeitos da monitorização das aprendizagens das crianças, registaram-se as suas ideias prévias relativas aos temas abordados e preencheram-se os instrumentos de registo de avaliação. Também se utilizou o inquérito por questionário para averiguar a opinião das crianças e professoras participantes. Os resultados revelam que as crianças participantes aprenderam ciências e Língua Gestual Portuguesa com as sessões dinamizadas e através dos recursos criados e adaptados. Quanto à opinião das crianças participantes, estas referem que se sentiram alegres após cada sessão. As professoras cooperantes admitiram as possibilidades educativas destes recursos para o ensino inclusivo, referindo serem um auxílio importante para as suas práticas neste contexto. Desta forma, entende-se que este estudo é um contributo importante para um ensino inclusivo, em particular na área das ciências, disponibilizando-se recursos validados e de livre acesso com o objetivo de assegurar uma aprendizagem de ciências com qualidade e acessível a todas as crianças.
- COMUNICAÇÃO EXTERNA POR ASSOCIAÇÕES DE PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Andréia Maria da; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAs associações de paralisia cerebral desempenham um papel fundamental na reabilitação, educação e inclusão de pessoas com essa condição, e a comunicação digital tem se tornado uma ferramenta indispensável para promover suas atividades, captar recursos e sensibilizar a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa busca investigar como essas associações utilizam sua presença e comunicação online, com foco específico numa Associação de Paralisia Cerebral (APC) da zona centro do país. A partir da pergunta "Que uso fazem as associações de paralisia cerebral da sua presença e comunicação online?", formulam-se objetivos como caracterizar os websites e redes sociais dessas associações, entender suas dinâmicas de interação com o público e avaliar se suas estratégias de comunicação digital promovem a inclusão. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa baseada na análise de documentos digitais. Através do estudo de caso da APC, foi possível identificar padrões de comunicação e analisar as estratégias de interação com diferentes públicos. A análise dos conteúdos publicados pela APC revelou que, embora eventos esportivos inclusivos gerem grande engajamento, a falta de interação direta com os seguidores pode comprometer a construção de uma comunidade digital mais forte e engajada. Portanto, aumentar a frequência de publicações relacionais e melhorar a interação nos comentários pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a comunicação e maximizar o impacto social da associação. Esta investigação contribui para uma melhor compreensão do uso de plataformas digitais por organizações do terceiro setor voltadas para a inclusão, destacando a importância de uma comunicação online eficiente e adaptada às necessidades do público.
- Intervenção Pedagógica com uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e outra com Paralisia CerebralPublication . Oliveira, Sónia de Jesus; Menino, Hugo Alexandre LopesEste trabalho visou a realização de uma intervenção pedagógica com uma criança com Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral, tendo como questão de partida: Quais as potencialidades e limitações de uma intervenção intencionalmente planeada para intervir pedagogicamente com duas crianças, uma com Paralisia Cerebral e outra com Perturbação do Espectro do Autismo? Delinearam-se, também os seguintes objetivos: conceber uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento da aprendizagem contextualizados de duas crianças, uma com Perturbação do Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral; avaliar a adequação das propostas didáticas concebidas e implementadas em função das caraterísticas e das necessidades das crianças; avaliar a relevância da utilização de materiais manipuláveis como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, identificando potencialidades e constrangimentos. As principais conclusões no caso da Maria, foram que esta conseguiu atingir as aprendizagens definidas em cada uma das atividades, no entanto, na maioria das vezes necessitou de ajuda. A utilização de materiais manipuláveis permitiu adequar cada atividade às suas necessidades especificas. A aluna revelou alguma falta de autoestima e insegurança decorrentes das dificuldades sentidas na realização das atividades, sendo necessário palavras de incentivo para concluir as atividades. As propostas apresentadas revelaram-se adequadas ao estado de desenvolvimento da Maria. Apesar das dificuldades sentidas, a Maria mostrou-se colaborante e foi persistente. Relativamente à Alice, as atividades propostas permitiram abordar e potenciar diferentes áreas, através da estimulação olfativa, auditiva, motora e visual. Tendo em conta a sua condição, a Alice necessitou de ajuda em todas as atividades realizadas. No entanto, apesar das suas dificuldades, a Alice, uma menina muito curiosa, mostrou o seu entusiasmo e envolvimento durante a realização das atividades. Apesar de não ter conseguido que a aluna utilizasse os meios de comunicação propostos, esta devido ao facto de ser muito expressiva acabou por transmitir as suas emoções, revelando se estava a gostar ou não das atividades propostas. Neste trabalho foi evidente que para que a educação seja de sucesso para todos é essencial diferenciar, considerar todas as diferenças, por forma a que cada aluno seja regularmente confrontado com situações didáticas enriquecedoras, de acordo com as suas características e necessidades individuais. Deste modo, o sistema educativo deve esboçar um currículo flexível e aberto a todos (Duarte, 2023). Neste sentido, a diferenciação pedagógica pode ser designada como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica que considera todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão diferir no que concerne às suas finalidades, aos seus conteúdos, quanto ao tempo e forma de as concretizarem, quanto aos recursos, condições e apoios cedidos (Pereira et al., 2018). Deste modo, a intervenção, em ambos os casos, foi preparada, implementada e avaliada tendo por base estes pressupostos respondendo às necessidades especificas das duas alunas.
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS:Publication . Nese, Silvia Maria Nogueira; Sousa, Celia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA importância das relações intra e interpessoais entre as pessoas institucionalizadas, foi o foco principal para o despertar de novos olhares para esse segmento da sociedade. Pessoas com deficiência intelectual, público-alvo deste trabalho, estão inseridas num contexto socioeducativo que promove as interações com outras pessoas e com o meio em que vivem. Os objetivos alcançados voltaram-se para o enriquecimento das relações estabelecidas em diferentes contextos, seja dentro ou fora da Instituição que vivem. A ênfase esteve na essência da afetividade nas relações estabelecidas entre as pessoas (clientes) da Instituição ora pesquisada, a fim de proporcionar-lhes em situações cotidianas, estratégias na resolução de problemas e conflitos existentes no convívio e sobretudo, que gerassem prazer, alegria, satisfação, aprendizado mútuos, e que envolvessem o despertar de bons sentimentos e emoções de forma lúdica, divertida e contextualizada, gerando-lhes o prazer em realizá-las. Pelas ações desenvolvidas com os clientes, onde a observação, a entrevista e a autoavaliação que compuseram a avaliação formativa, obteve-se dados que apontaram qualitativamente a melhora da qualidade das relações estabelecidas entre eles em relação aos sentimentos e emoções envolvidos nas situações de convivência mútua. A troca de experiências foi marcante para o estabelecimento de uma nova postura em relação ao outro e revela o quão possível é ter a qualidade desejada nas relações intra e interpessoais em um ambiente de bem-estar e felicidade.
- Aptidão física, competência motora e qualidade de vida em jovens com DIDPublication . Cosme, Vânia Patrícia Franco; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Matos, Rui Manuel Neto eO comportamento sedentário é uma característica da população portuguesa e contribui para que seja considerada a mais sedentária da Europa, com cerca de 73% dos inquiridos a referir nunca praticarem atividade física regular. Esta realidade também se verifica em pessoas com DID e, tal como na população normativa, tem repercussões negativas na saúde física, mental, psicológica e qualidade de vida destas pessoas. Face ao exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de um programa de intervenção de 8 semanas, baseado na modalidade de futebol, ao nível da aptidão física, competência motora e qualidade de vida de pessoas com DID. A amostra foi constituída por 27 participantes com DID, com idades compreendidas entre os 17 e os 54 anos (M = 31,81 ± 11,50), e posteriormente dividida em grupo experimental (n = 10; M = 25,90 ± 8,02) e de controlo (n = 17; M= 31,29 ± 11,99). Todos os participantes do estudo foram avaliados antes e depois da intervenção, com o objetivo de verificar a existência alterações nas variáveis estudadas. Para o efeito foram aplicados os seguintes testes: força de preensão manual com recurso ao dinamómetro (ACSM, 2021) e teste sentar e levantar da bateria de testes de Fullerton (Rikli & Jones, 1999), para avaliar a aptidão física; Wall Drop Punt Kick & Catch - WDPK&C (Matos et al., 2021) e 3 subtestes do Motor Competence Assessment - MCA (Rodrigues et al., 2022) para avaliar a competência motora e, para avaliar a Qualidade de Vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR) – autorrelato (Simões et al., 2017). Os resultados obtidos revelam a existência de diferenças significativas e positivas nas variáveis aptidão física - teste sentar levantar; competência motora – salto lateral; Qualidade de Vida – domínio participação social, domínio bem-estar e Índice Global Id e competência motora – saltos laterais, permitindo afirmar que o programa de intervenção de 8 semanas teve impacto nas melhorias verificadas. Concluímos por isso que o acesso à prática desportiva regular por parte de pessoas com DID, nomeadamente a prática da modalidade de futebol, parece ter um efeito positivo nas variáveis aptidão física, competência motora e qualidade de vida, e pode contribuir para a inclusão e participação destas pessoas na sociedade.
- EMENTAS ACESSÍVEIS EM CONTEXTO DE UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOSPublication . Moreira, Adriana Simões; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar dePortugal é um país envelhecido, com uma população que se iniciou no mercado de trabalho de uma forma precoce. Este tipo de regime era comum na sociedade, criando uma população sem formação e progressos profissionais. Com uma esperança média de vida mais duradoura cria-se uma grande percentagem de indivíduos sem escolaridade, com dificuldades a ler e a escrever ou mesmo analfabetos. A acessibilidade comunicacional encontra-se em evolução, contudo, ainda não chegou a todos os meios, nomeadamente, os locais que infelizmente acolhem uma grande parte da população mais velha. Devido aos acidentes domiciliares, as Unidades de Cuidados Continuados e Integrados recebem um número significativo de idosos, para que os mesmos possam reabilitar nos seus espaços, porém, grande parte destes não tem acesso à informação ao seu redor O presente projeto de investigação pretende intervir numa pequena parte da vida dos utentes em cuidados continuados, através da adaptação de ementas. Conta-se com uma amostra de 81 utentes, sendo os objetivos do projeto de investigação: Analisar o impacto da comunicação aumentativa; Analisar o impacto da implementação de ementas adaptadas em contexto de UCCI; Promover a inclusão dos utentes com baixa literacia e incapacidade intelectual; Observar a adaptação dos colaboradores às ementas inseridas. Este é um estudo de caso, com cariz qualitativo e com recurso ao design thinking. Os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, a observação participante, as entrevistas e a análise de conteúdo. A resistência por parte da população a algo que lhes é estranho pode ser persistente, todavia, os agentes da mudança são essenciais para quebrar barreiras e demonstrar à população, à qual se está a intervir, a diferença que se pode trazer para as suas vidas.
- (DES)CONSTRUINDO HISTÓRIAS: PROCESSOS CRIATIVOS EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃOPublication . Silva, Manuela Sofia da Conceição; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásA sobredotação continua a ser objeto de interesse e debate no contexto académico, mas é sobretudo na escola que as crianças sobredotadas mais sentem a falta de respostas adequadas ao seu perfil. As atuais políticas educativas são insuficientes, tanto nas respostas escolares, como no diagnóstico de sobredotação. Acresce a falta de sensibilidade da comunidade educativa para esta problemática, com ideias pré-concebidas quanto às características da sobredotação. Estes fatores comprometem grandemente o desenvolvimento das crianças sobredotadas no nosso país. O potencial criativo do aluno sobredotado é, frequentemente, subaproveitado por falta de estímulo e de atividades promotoras do desenvolvimento da criatividade, sobretudo no contexto das humanidades e da expressão linguístico-literária – onde se enquadra a escrita criativa – entendidas como áreas menores e menos "úteis" para o desenvolvimento do sobredotado. A presente investigação parte do reconhecimento da importância das atividades criativas para o desenvolvimento completo das crianças com sobredotação e da emergência de entender a escrita criativa como potenciadora das suas capacidades. A análise realizada incide sobre e tem como objetivo conhecer os processos criativos envolvidos na criação de narrativas, a partir de determinados elementos selecionados ao acaso por crianças apontadas como sobredotadas a frequentar o 3.º ano de escolaridade, no âmbito do Programa de enriquecimento curricular Investir na Capacidade (PIC). Pretende-se, outrossim, caracterizar os hábitos de leitura e escrita dos participantes; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o grau de motivação para a leitura e para a escrita e, finalmente, promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica mista, quantitativa, para a análise das variáveis, relacionadas com os dados demográficos e a frequência com que leem e/ou escrevem e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos (o produto da escrita) e áudio (o processo criativo). Assim, as técnicas de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário aplicados aos participantes, a observação direta, assim como a análise de conteúdo dos textos criativos e da interação no processo. Os resultados obtidos permitem perceber que as crianças que constituem o grupo de estudo não se destacam por hábitos de leitura e escrita excecionalmente elevados, apesar de referirem que gostam de ler e escrever e que o fazem com frequência. No que se refere aos processos de escrita criativa, de um modo geral, as crianças não planificam o texto, discutindo, brevemente, as ideias e passando automaticamente à textualização, sendo a revisão e reformulação feitas à medida que escrevem a história, notando-se, contudo, uma preocupação com a correção ortográfica e com a coerência dos textos produzidos.
- Jogos de Tabuleiro Acessíveis para Promoção da Inclusão no 2º CicloPublication . Pereira, Helena de Jesus; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs jogos de tabuleiro promovem aprendizagem, interação, socialização, diversão. Existe uma certa lacuna a nível de jogos para crianças com deficiências que se vêm limitadas e excluídas dos jogos de tabuleiro. Em Portugal, existem vários jogos adaptados, contudo os jogos acessíveis de origem são escassos ou mesmo inexistentes. O objetivo deste presente trabalho visa a inclusão em contexto escolar de crianças com Necessidades Educativas Específicas através de elaboração de dois jogos de tabuleiro desenhados para serem acessíveis e promoverem a inclusão. Os jogos foram concebidos numa lógica de Investigação-Ação, a partir de recomendações já consolidadas da revisão da literatura, seguida de uma avaliação por dois especialistas na área da Educação Especial e posterior validação por parte de crianças com Necessidades Educativas Específicas. A capacidade de inclusão em contexto escolar dos dois jogos elaborados foi avaliada através de um estudo de caso. Os resultados deste estudo nos revelam que é possível um jogo ser acessível a todos, sendo elaborado em vários formatos, pois permitiu que todas as crianças envolvidas jogassem juntas independentemente da sua deficiência e se sentissem incluídas.
- Adaptação e Inclusão Académica de Alunos Estrangeiros Hispano-falantes: para além da (Inter)compreensão de LínguasPublication . Araya, Esteban Adrian Cáceres; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásA presente investigação incide nas experiências de estudantes hispano-falantes, em relação à sua adaptação e inclusão numa instituição do ensino superior portuguesa, no quadro da intercompreensão linguística (IC) entre espanhol e português. Quando as línguas em contacto são bastante semelhantes, como é o caso do espanhol e do português, a proximidade linguística constitui um fator que potencia a (inter)compreensão. Contudo, ainda há outros fatores fulcrais que podem favorecer ou dificultar o processo de adaptação durante o percurso académico. Fatores psicológicos, sociais e afetivos tornam-se relevantes quando surgem dificuldades durante o processo de aprendizagem e inclusão, quer considerando quer o contexto académico, quer o contexto social. Este estudo teve como objetivos caracterizar o processo de adaptação e inclusão dos estudantes hispano-falantes, identificar dificuldades e estratégias ativadas para as superar e caracterizar do grau de consecução comunicativa percecionado pelos próprios, tendo por base a intercompreensão entre o espanhol e o português. A amostra não probabilística, sendo constituída por seis estudantes do Equador, que frequentam cursos de licenciatura na instituição portuguesa e já têm um ano de experiência neste contexto académico. Anteriormente, tinham conhecimentos da língua portuguesa. A investigação apresenta um caráter qualitativo, sob um paradigma descritivo-interpretativo, concretizado através de um estudo de casos múltiplos, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados da análise colocam em relevo a existência de dificuldades de adaptação ao contexto académico e a perceção de pouca ou nenhuma inclusão fora do contexto curricular, tanto por parte dos colegas como dos professores. Também salientam a realização de conquistas no plano pessoais, designadamente maior independência, autodisciplina, auto-organização e regulação emocional. No domínio linguístico, a pronúncia e a gramática emergem como os domínios em que os sujeitos percecionam maiores dificuldades.