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- Intervenção Pedagógica com uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e outra com Paralisia CerebralPublication . Oliveira, Sónia de Jesus; Menino, Hugo Alexandre LopesEste trabalho visou a realização de uma intervenção pedagógica com uma criança com Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral, tendo como questão de partida: Quais as potencialidades e limitações de uma intervenção intencionalmente planeada para intervir pedagogicamente com duas crianças, uma com Paralisia Cerebral e outra com Perturbação do Espectro do Autismo? Delinearam-se, também os seguintes objetivos: conceber uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento da aprendizagem contextualizados de duas crianças, uma com Perturbação do Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral; avaliar a adequação das propostas didáticas concebidas e implementadas em função das caraterísticas e das necessidades das crianças; avaliar a relevância da utilização de materiais manipuláveis como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, identificando potencialidades e constrangimentos. As principais conclusões no caso da Maria, foram que esta conseguiu atingir as aprendizagens definidas em cada uma das atividades, no entanto, na maioria das vezes necessitou de ajuda. A utilização de materiais manipuláveis permitiu adequar cada atividade às suas necessidades especificas. A aluna revelou alguma falta de autoestima e insegurança decorrentes das dificuldades sentidas na realização das atividades, sendo necessário palavras de incentivo para concluir as atividades. As propostas apresentadas revelaram-se adequadas ao estado de desenvolvimento da Maria. Apesar das dificuldades sentidas, a Maria mostrou-se colaborante e foi persistente. Relativamente à Alice, as atividades propostas permitiram abordar e potenciar diferentes áreas, através da estimulação olfativa, auditiva, motora e visual. Tendo em conta a sua condição, a Alice necessitou de ajuda em todas as atividades realizadas. No entanto, apesar das suas dificuldades, a Alice, uma menina muito curiosa, mostrou o seu entusiasmo e envolvimento durante a realização das atividades. Apesar de não ter conseguido que a aluna utilizasse os meios de comunicação propostos, esta devido ao facto de ser muito expressiva acabou por transmitir as suas emoções, revelando se estava a gostar ou não das atividades propostas. Neste trabalho foi evidente que para que a educação seja de sucesso para todos é essencial diferenciar, considerar todas as diferenças, por forma a que cada aluno seja regularmente confrontado com situações didáticas enriquecedoras, de acordo com as suas características e necessidades individuais. Deste modo, o sistema educativo deve esboçar um currículo flexível e aberto a todos (Duarte, 2023). Neste sentido, a diferenciação pedagógica pode ser designada como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica que considera todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão diferir no que concerne às suas finalidades, aos seus conteúdos, quanto ao tempo e forma de as concretizarem, quanto aos recursos, condições e apoios cedidos (Pereira et al., 2018). Deste modo, a intervenção, em ambos os casos, foi preparada, implementada e avaliada tendo por base estes pressupostos respondendo às necessidades especificas das duas alunas.
- A importância atribuída à Família nos Cuidados de Enfermagem em USF - Análise do contexto na ULSACPublication . Cabeça, Dulce de Fátima Marreiros Flamino; Frade, João Manuel GraçaEnquadramento: nos últimos anos os cuidados de saúde primários têm sido determinantes nas novas necessidades de saúde da população, devido à emergência das doenças crónicas e da morbilidade. A reforma dos cuidados de saúde primários permitiu a criação das Unidades de Saúde Familiares, onde deu destaque ao papel do Enfermeiro de família, logo veio promover a necessidade desta área de especialidade. Em Portugal a especialização na área de Enfermagem de Saúde Familiar é muito recente. A Especialidade de Enfermagem Comunitária – área de Enfermagem de Saúde Familiar é um campo especializado da enfermagem que se concentra no cuidado holístico de indivíduos e famílias ao longo do ciclo de vida. A Ordem dos Enfermeiros (2018) reconheceu como competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Familiar, o cuidado à família como unidade de cuidados, “e de cada um dos seus membros ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção”, e a liderança e colaboração em “processos de intervenção, no âmbito da enfermagem de saúde familiar” (OE, 2018). A família, enquanto constituinte dos cuidados de enfermagem, leva a que os enfermeiros tenham que adquirir competências avançadas na metodologia do processo de enfermagem, para que exista uma melhoria e continuidade na prestação de cuidados. Para adquirir competências, no campo de ação da família, a formação constitui-se como fundamental, pela latente otimização do exercício profissional de enfermagem, uma vez que os cuidados de enfermagem centrados na família conduzem a alterações de comportamentos da enfermagem, das políticas de saúde e organização das unidades de saúde. O enfermeiro de família necessita, assim, possuir competências avançadas para cuidar da família de uma forma eficiente, baseada nos conhecimentos indispensáveis para um agir correto no seio da família. Objetivos: analisar o nível de importância que os enfermeiros atribuem à Família nos Cuidados de Enfermagem, influência do contexto profissional em Unidade de Saúde Familiar, foi o objetivo traçado para este estudo. Para isso foram delineados os objetivos específicos, identificar que implicações têm as variáveis sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros no nível de importância atribuída à família e conhecer que relação existe entre o contexto profissional em Unidade de Saúde Familiar e o nível de importância atribuído à família nos cuidados de enfermagem. Metodologia: foi definido um estudo quantitativo, descritivo, analítico, correlacional e transversal. Para ser possível analisar, do ponto de vista dos Enfermeiros que exercem funções em Unidades Saúde Familiares do ACES Alentejo Central, agora ULSAC, qual o nível de importância concedido à família nos cuidados de enfermagem influência do contexto profissional em USF. Resultados: sendo uma amostra com 45 respostas, dos quais 41 são enfermeiros e 4 são alunos de 4º ano de Licenciatura em Enfermagem, neste estudo verifica-se que o grupo etário dos enfermeiros varia entre 21 e os 66 anos de idade, com uma média de 48,31 anos e um desvio padrão de 10,89 anos, maioritariamente são casados ou vivem em união de facto 66,7% (30) sendo este o estado civil com maior representatividade. Tem em média 24,84 anos de exercício profissional, 64,4% (29) dos enfermeiros exercem funções em USF modelo B e 35,5% (16) em USF modelo A. Apesar dos valores variarem entre os 0 e os 45 anos em relação ao Mínimo ser igual a 0 é o reflexo de terem sido considerados os alunos de 4º ano de licenciatura em enfermagem. Destes 35,6% (16) dos enfermeiros são licenciados, 33,3% (15) são detentores do Grau de Mestre. Os Enfermeiros Especialistas, representam 46,7% (21), dos 23 com título de especialista, 20% (9) tem a especialidade de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, seguido com 11,1% (5) têm a especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, com 6,7% existem duas especialidades, a Enfermagem Saúde Materna e Obstétrica e a Enfermagem de Reabilitação. A Enfermagem Comunitária - Enfermagem Saúde Familiar apresenta 4,4% (2). Com o título de Enfermeiro, aparece 44,4%, valor quase igual ao de Especialista. Na vertente da Formação 42,2% (19) dos enfermeiros afirmaram que tinham formação em enfermagem de família, 26,7% (12) referem ter adquirido essa formação em contexto académico e 15,6% (7) em formação contínua. Conclusão: primeiramente importa salientar que o nível de importância atribuída à família nos cuidados de enfermagem em contexto de USF é bastante elevado. Concluímos que à medida que a idade e os anos de exercício profissional dos enfermeiros aumentam, o nível de importância atribuído à família diminui. Em relação ao estado civil podemos referir que as transições do ciclo de vida do enfermeiro (separação/viuvez) são eventos cruciais que marcam de forma a atribuir mais ou menos importância às famílias. Podemos afirmar que toda a formação especializada acarreta benefícios para o utente/ Família, para o profissional e para a própria equipa.Por último, podemos concluir que o contexto de trabalho influencia de forma positiva a importância da inclusão da Família nos cuidados de enfermagem.
- INTERVIR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. O BRINCAR ARRISCADO NO ESPAÇO EXTERIORPublication . Guilherme, Beatriz Filipa Saldanha; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Matos, Rui Manuel Neto eO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório tem como objetivos refletir acerca das experiências e vivências das três Práticas Pedagógicas, realizadas em contextos distintos, e apresentar um estudo investigativo sobre o Brincar Arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de creche e inclui alguns pontos do Ciclo Interativo, concretamente sobre observar, planificar, avaliar, documentar e refletir no contexto de creche. A segunda parte do relatório inclui toda a experiência vivida em contexto de jardim de infância da rede privada e contém três capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva sobre a voz e agência das crianças, a abordagem de projeto e o brincar na Natureza. O segundo apresenta o trabalho por projeto realizado no contexto de PP. E o terceiro integra a dimensão investigativa que possibilita compreender os benefícios do risco na infância, assim como a conceção das famílias e da Educadora do grupo sobre o brincar arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Os dados obtidos revelam que o contacto com o risco permite que as crianças se desenvolvam de forma holística, melhorem a sua qualidade de vida e que se preparem melhor para o futuro. Por fim, a terceira parte do relatório, refere-se à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas ao ser educador de infância, ser educador reflexivo, à organização do contexto e à heterogeneidade etária. De uma forma geral, as maiores aprendizagens ao longo do mestrado passaram por realizar provocações e experiências de acordo com os interesses, necessidades e motivações das crianças, proporcionar-lhes um ambiente seguro e propício à aprendizagem, colocando-as no centro da aprendizagem. Tudo isto, fruto de um olhar sensível e constante, sistemático, de uma escuta sempre muito ativa e de reflexões sobre os processos.
- LEGISLAÇÃO, GOVERNANÇA E CONFORMIDADE EM CIBERSEGURANÇA – CASO DE ESTUDO DA AMERICA LATINAPublication . Montenegro, Jennifer Nicole Aguirre; Antunes, Mário João GonçalvesA cibersegurança é um pilar fundamental da governança do ciberespaço, que interliga os utilizadores e organizações através uma infraestrutura global e cada vez mais digital. O facto de as empresas estarem a utilizar serviços de informação é um avanço não só em termos de facilidade de comunicação, como também no domínio financeiro. A preocupação em manter as redes e os activos de informação seguros tem-se consolidado na criação e aplicação de um vasto conjunto de normas técnicas, documentos normativos e regulamentos. Estes documentos são desenvolvidos, geridos e disponibilizados por instituições que estão, direta ou indiretamente ligadas à gestão da governança do ciberespaço e à cibersegurança. A presente dissertação apresenta uma sistematização da bibliografia sobre os principais documentos relacionados com a segurança da Internet e a governação da cibersegurança, no contexto geográfico da America Latina. O documento analisa o impacto positivo da aplicação das normas e legislação existente, em PME e organizações (públicas e privadas) que operam em várias áreas. A dissertação fornece uma análise consolidada da bibliografia, baseada na pesquisa e comparação de documentos existentes sobre os regulamentos e leis existentes na América Latina. A documentação analisada e sistematizada constitui um guia introdutório aos regulamentos e legislação de cibersegurança aplicados na América Latina, com destaque para alguns países, como o Equador, Brasil, México e Chile. Igualmente apresenta uma discussão sobre o impacto dos referenciais normativos existentes no contexto nesta região e compara o caso prático com as instituições homólogas na Europa. Indica lacunas e potenciais melhorias a serem desenvolvidas ao nível da governança em cibersegurança na América Latina.