Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O PAPEL DA EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Sendo a escola pública uma instituição inclusiva, que recebe todos os alunos, independentemente das suas características individuais, esta tem o dever de desenvolver nos alunos competências cognitivas, sociais, físicas, emocionais e criativas. Essas competências, depois de desenvolvidas, permitem ao aluno atuar futuramente na sociedade de forma mais ativa e interventiva. O presente relatório de projeto pretende dar a conhecer o contributo que a Expressão Dramática tem no desenvolvimento de competências criativas de expressão e comunicação oral, escrita e na melhoria das relações entre pares numa turma de 3.º ano do 1.º CEB. Trata-se de uma investigação-ação assente num estudo de caso, onde se clarifica a relação que esta área transversal tem no desenvolvimento da expressão corporal e oral, na criatividade, na atenção e concentração dos alunos, o que pode influenciar a melhoria das suas competências. Poderá verificar-se, através da revisão bibliográfica como a implementação de um Programa de Expressão Dramática/Teatro influencia positivamente o desenvolvimento global dos alunos. Após a identificação das dificuldades e capacidades demonstradas pelos alunos, a evolução foi verificada com base nas perceções dos encarregados de educação, da professora de Expressão Dramática das Atividades de Enriquecimento Curricular e pelos dados recolhidos através da observação participante com registos em diário de bordo, da professora investigadora. Finalmente, discutem-se os dados e apresentam-se as conclusões onde são projetados os contributos do Programa de Expressão Dramática implementado, salientando as limitações e recomendações do estudo.

Description

Keywords

Aprendizagens Essenciais Competências Criativas Expressão Dramática Teatro Expressão dramática Comunicação Oral Escrita

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue