Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS:Publication . Nese, Silvia Maria Nogueira; Sousa, Celia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA importância das relações intra e interpessoais entre as pessoas institucionalizadas, foi o foco principal para o despertar de novos olhares para esse segmento da sociedade. Pessoas com deficiência intelectual, público-alvo deste trabalho, estão inseridas num contexto socioeducativo que promove as interações com outras pessoas e com o meio em que vivem. Os objetivos alcançados voltaram-se para o enriquecimento das relações estabelecidas em diferentes contextos, seja dentro ou fora da Instituição que vivem. A ênfase esteve na essência da afetividade nas relações estabelecidas entre as pessoas (clientes) da Instituição ora pesquisada, a fim de proporcionar-lhes em situações cotidianas, estratégias na resolução de problemas e conflitos existentes no convívio e sobretudo, que gerassem prazer, alegria, satisfação, aprendizado mútuos, e que envolvessem o despertar de bons sentimentos e emoções de forma lúdica, divertida e contextualizada, gerando-lhes o prazer em realizá-las. Pelas ações desenvolvidas com os clientes, onde a observação, a entrevista e a autoavaliação que compuseram a avaliação formativa, obteve-se dados que apontaram qualitativamente a melhora da qualidade das relações estabelecidas entre eles em relação aos sentimentos e emoções envolvidos nas situações de convivência mútua. A troca de experiências foi marcante para o estabelecimento de uma nova postura em relação ao outro e revela o quão possível é ter a qualidade desejada nas relações intra e interpessoais em um ambiente de bem-estar e felicidade.
- VAGOS CULTURAL - A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ARTES E DA CULTURA COMO FERRAMENTA PARA O ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIOPublication . Rosa, Artur Miguel Trindade Martins; Cantú, William AfonsoO presente relatório, intitulado de “Vagos Cultural – A Gestão Estratégica das Artes e da Cultura como Ferramenta para o Envolvimento Comunitário”, aborda o desenvolvimento de um projeto cultural no Município de Vagos assim como o envolvimento da comunidade local, através da participação em práticas artísticas. Foi assim necessário identificar quais os contributos da gestão estratégica da cultura e das artes para o desenvolvimento de projetos de intervenção e animação artísticas, através de uma abordagem de investigação ação. No primeiro ciclo, de diagnóstico, foi realizado um evento cultural, que indicou os insights para a conceção e realização do segundo evento e foco deste projeto, programado com um conjunto de atividades e práticas artísticas e culturais, realizadas em diversos locais do centro da Vila de Vagos. Foram assim atingidos os objetivos do projeto, dando a conhecer a qualidade do trabalho cultural e artístico desenvolvido no concelho, potenciando o envolvimento da comunidade local, e relevando a importância da intervenção artístico-cultural nestes projetos culturais.
- Cinema: Solidão e Manipulação - um estudo cinematográfico sobre a manipulação do estado emocional do espetador.Publication . Couto, Diogo da Silva; Inglez, Isabel Coelho de AboimAs primeiras formas do cinema1 fizeram história e mudaram para sempre a perceção visual do seu espetador. Como este recebe, interpreta, responde às imagens e às suas associações simbólicas e conceptuais, foram processos que se estabeleceram, tornando progressivamente até à atualidade, o cinema numa ferramenta de manipulação do estado emocional do espectador. O presente relatório-tese tem como objetivo demonstrar como através da utilização das ‘ferramentas’ de storytelling o cinema consegue manipular/condicionar o estado emocional do seu espectador. Para proceder à sua demonstração, desenvolveu-se uma curta-metragem cinematográfica denominada “De Passagem”, onde domina primordialmente o tema da solidão. Assim, envoltos num ambiente encapsulado e solitário de uma viatura, utilizam-se as ‘ferramentas’: tema, narrativa, mise-en-scène, planos, ritmos, montagem, mas igualmente os elementos estilísticos da iluminação e sonorização para afetar e influenciar o estado emocional dos espetadores na reafirmação da solidão do personagem apresentado.
- A REEDUCAÇÃO EM MEIO PRISIONAL COMO ESTRATÉGIA DE REINSERÇÃO SOCIALPublication . Silva, Ana Carlota Marques Aparício de Abreu e; Vicente, José António DuqueEsta investigação tem como principal objetivo perceber quais as estratégias socioeducativas adotadas durante a reclusão que previnem a reincidência criminal, compreender as metodologias de intervenção mais favoráveis aos reclusos, para a aquisição de competências sociorelacionais promotoras de um estilo de vida saudável. Esta investigação tem por base a opinião e experiência dos Técnicos Superiores de Reeducação do Estabelecimento Prisional de Alcoentre. A nossa sociedade está marcada por profundas e constantes mudanças sociais, económicas e culturais e por isso, tornou-se urgente entender esta problemática e perceber junto dos Técnicos Superiores de Reeducação, especificamente deste Estabelecimento Prisional, qual a sua opinião relativamente ao processo de acompanhamento durante a reclusão e que aspetos consideram relevantes ou que considerariam melhorar. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo à análise de entrevistas realizadas aos respetivos Técnicos Superiores de Reeducação. Procurou-se desta forma, perceber qual o trabalho desenvolvido pelos mesmos em meio prisional, quais os programas e atividades desenvolvidas para os reclusos, qual a opinião dos mesmos relativamente às caraterísticas desta população e que aspetos consideram relevantes na sua intervenção e outros que carecem de alteração. Com este estudo pretende-se permitir aos Técnicos Superiores de Reeducação abertura para a sua opinião e para as dificuldades sentidas no decorrer do seu trabalho em meio prisional. Tendo como principal objetivo disponibilizar este estudo ao Establecimento Prisional de Alcoentre para que possa sugerir à Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a melhoria das práticas interventivas sugeridas por quem está diretamente no terreno.
- DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE SITUAÇÕES DE FALHA EM CONDUTAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAPublication . Patrício, Henrique João Castanho Esteves; Perdigoto, Luís Miguel Ramos; Sousa, João Miguel Charrua deUma percentagem significativa das falhas em sistemas de abastecimento de água são consequência de roturas nas condutas de adução e distribuição. Quando essas falhas ocorrem em sistemas de abastecimento municipais, são afetados apenas os munícipes que são abastecidos pelo ramal em causa. Já numa situação em que tal acontece num sistema que abastece diversos reservatórios municipais, existe o risco de o número de clientes lesados subir exponencialmente. Quando ocorre uma rotura, há que detetá-la o mais rapidamente possível para poder tomar medidas e assim minimizar as perdas de água, que numa conduta de grandes dimensões podem atingir custos consideráveis. O presente trabalho tem como objetivo a exploração de métodos que permitam detetar situações de rotura e alterações de regime em condutas de abastecimento de água nos processos de transporte até aos reservatórios municipais, podendo no futuro ser integrada por exemplo num sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) para informar sobre situações anómalas detetadas. Em particular, são analisadas técnicas de aprendizagem automática supervisionada. Durante o trabalho foram adotados modelos de deteção baseados nos algoritmos Random Forest, XGBoost, Support Vector Machines e Artificial Neural Networks. Estes algoritmos foram aplicados para deteção de situações de rotura e de alterações ao regime normal de funcionamento. Foram utilizados dados de duas condutas reais, sendo uma de abastecimento gravítico e outra de abastecimento elevatório. Verificou-se que os modelos que obtiveram melhores resultados em ambas as situações foram os modelos baseados em Random Forest. Foi também analisada a diminuição de desempenho dos modelos na situação de substituição de componentes hidráulicos e alteração de regime típico de funcionamento dos sistemas de distribuição. Nos casos estudados obtiveram-se melhores resultados para o sistema de abastecimento elevatório, facto justificável pela presença de informações relativas ao local de destino, nomeadamente caudal de entrada e nível do reservatório.