Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Tendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para promover a comunicação e a interação social destas crianças. A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios observados em termos de desenvolvimento comunicativo. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a professores e profissionais da área. A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar, como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância da formação especifica dos docentes para a implementação de atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um papel fundamental no desenvolvimento das competências comunicativas, sociais e emocionais.

Description

Keywords

Comunicação Música Perturbação do Espectro do Autismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue