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Authors
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Abstract(s)
Tendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente
estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da
música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com
Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto
escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades
curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para
promover a comunicação e a interação social destas crianças.
A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento
sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos
individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas
pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios
observados em termos de desenvolvimento comunicativo.
A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas
semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a
professores e profissionais da área.
A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na
comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação
social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e
necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar,
como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das
crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância
da formação especifica dos docentes para a implementação de
atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um
papel fundamental no desenvolvimento das competências
comunicativas, sociais e emocionais.
Description
Keywords
Comunicação Música Perturbação do Espectro do Autismo