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- ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCATIVOS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS SURDAS DO 1.º CEBPublication . Batista, Carolina Beatriz Santos Carvalho; Oliveira, Ana Margarida FernandesO ensino das Ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, deve assumir características particulares capazes de contribuir para o desenvolvimento da literacia científica de todas as crianças. Esta necessidade é extensível também às crianças surdas, para as quais é fundamental adaptar recursos educativos. É neste sentido que surge o presente estudo, em colaboração com o projeto “Programa de Ensino Experimental das Ciências” para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definiu-se como objetivo principal adaptar, testar e avaliar recursos educativos de ciências com Língua Gestual Portuguesa. Através do método Educational Design Research, constituiu-se uma equipa multidisciplinar, nomeadamente, um biólogo, uma professora surda de Língua Gestual Portuguesa, uma investigadora de Didática das Ciências, as professoras em contexto escolar (a professora titular de turma, a professora de Língua Gestual Portuguesa e professora de Educação Especial) e as respetivas crianças, que colaboraram no desenvolvimento e implementação destes recursos, através de ciclos iterativos. Este estudo contou com a participação de três crianças do 1.º Ciclo de uma Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos da rede pública do Ministério da Educação. Adaptaram-se recursos educativos de sete atividades de ciências biológicas, nomeadamente, 220 cartas, 35 bases, 35 cartazes, 8 propostas de registo e ainda se criou um dicionário de ciências ilustrado e gestuado, com mais de 250 cartões. A intervenção ocorreu ao longo de cinco semanas, com sessões com duração de duas horas e 30 minutos. Para efeitos da monitorização das aprendizagens das crianças, registaram-se as suas ideias prévias relativas aos temas abordados e preencheram-se os instrumentos de registo de avaliação. Também se utilizou o inquérito por questionário para averiguar a opinião das crianças e professoras participantes. Os resultados revelam que as crianças participantes aprenderam ciências e Língua Gestual Portuguesa com as sessões dinamizadas e através dos recursos criados e adaptados. Quanto à opinião das crianças participantes, estas referem que se sentiram alegres após cada sessão. As professoras cooperantes admitiram as possibilidades educativas destes recursos para o ensino inclusivo, referindo serem um auxílio importante para as suas práticas neste contexto. Desta forma, entende-se que este estudo é um contributo importante para um ensino inclusivo, em particular na área das ciências, disponibilizando-se recursos validados e de livre acesso com o objetivo de assegurar uma aprendizagem de ciências com qualidade e acessível a todas as crianças.
- Tradução, Adaptação Cultural e Validação do Questionário da Experiência de Crianças no Uso da Mão afetada (CHEQ) com limitação funcional numa das mãosPublication . Santos, Joana Alves dos; Rosa, Marlene Cristina Neves; Silva, Cândida Susana Gonçalves daIntrodução: Compreender o desenvolvimento das atividades bimanuais do membro superior é fundamental ao longo de todo o ciclo da vida. Crianças com a função do membro superior afetada têm condicionada a sua participação em atividades do dia-a-dia e, consequentemente, a sua independência, participação social e qualidade de vida. Os instrumentos de avaliação, nos quais se englobam os patient-reported outcome measure (PROM), são uma estratégia para iniciar o envolvimento da família e do utente no centro da sua reabilitação. Existem inúmeros instrumentos que avaliam a habilidade manual, contudo o Children´s Hand-use Questionnaire (CHEQ) é o único que incentiva a uma autorreflexão sobre a independência em atividades do dia-a-dia, pela relação entre o uso da mão, a qualidade na sua utilização, o tempo despendido na atividade comparativamente aos pares e o incómodo percecionado. Objetivos: Traduzir e adaptar culturalmente o Questionário da Experiência de Crianças no Uso da Mão Afetada (CHEQ) para o idioma Português (de Portugal). E, ainda, é objetivo a realização do teste piloto da versão traduzida e adaptada do CHEQ para o idioma Português (de Portugal). Material e Metodologia: A tradução e adaptação cultural do CHEQ para Português (de Portugal) foi realizada por dois tradutores independentes e posteriormente revista por dois elementos externos para obter a versão consenso. A versão consenso foi testada de modo a avaliar a adequabilidade, clareza e compreensão dos itens e, por fim, obter a versão final. O teste piloto teve uma natureza transversal quanto à aplicação do instrumento, sendo que, as respostas foram recolhidas em formato digital através da plataforma GoogleForms. Foram convidados a participar os cuidadores de crianças com idade compreendida entre os 6 e os 18 anos e comprometimento unilateral da função da mão; ou, crianças com comprometimento unilateral da função da mão com idade compreendida entre os 12 e os 18 anos. As respostas obtidas foram recolhidas e analisadas recorrendo ao software IBM SPSS 29 com recurso às medidas de estatística descritiva. Além disso, utilizou-se o coeficiente de correlação de Kendall tau-b para avaliar a confiabilidade inter-observador para cada uma das crianças. Resultados: O CHEQ foi traduzido com as adaptações necessárias ao Português de Portugal: no tempo verbal, na sintaxe e na semântica. Isto resultou na alteração de alguns termos (p.e. pacote de sumo), adição de exemplos (p.e. “1L/2L”) e inclusão de vários termos para o mesmo objeto (p.e. invólucro/plástico/papel). No teste piloto, participaram 10 indivíduos (9 cuidadores e 1 criança). Na avaliação do preenchimento do questionário, a maioria das respostas confirmou a adequabilidade, clareza e compreensão do questionário. Nas respostas ao CHEQ, as crianças realizaram a maioria das atividades com ambas as mãos (n=139, 51%), contudo o funcionamento da mão afetada não foi considerado muito positivo (Md [Q1-Q3] = 2 [1-2]). A mesma tendência negativa repetiu-se para o tempo de execução (Md [Q1-Q3] = 1 [1-2]) e incómodo pela função reduzida da mão (Md [Q1-Q3] = 2 [2-3]). Na comparação de respostas entre mãe e pai e entre mãe-criança e pai-criança, foi possível obter pelo menos um resultado de comparação significativa para as diferentes questões. Conclusão: Com este estudo, obteve-se a tradução do CHEQ para Português (de Portugal), cuja relevância, usabilidade, adequabilidade e compreensão foram verificadas, no teste piloto, através da avaliação do preenchimento do questionário. Além disso, forneceu-se um contributo para a sua validação pela análise da correlação entre as respostas. As crianças em estudo utilizaram maioritariamente ambas as mãos para realizar as tarefas do questionário, embora considerem que a mão afetada tem um funcionamento desadequado, demorem mais tempo comparativamente aos pares e sintam incómodo pelas suas limitações. Por fim, apesar de a dimensão da amostra ter sido reduzida, verificou-se que os resultados foram ao encontro de outros estudos que validaram a escala para diferentes línguas e culturas.
- CARACTERIZAÇÃO DO ATLETA DE BASQUETEBOL FEDERADO E ANÁLISE DA RELAÇÃO DESSAS CARACTERÍSTICAS COM O ESTUDO RETROSPETIVO DE LESÕESPublication . Falcão, Marta Oliveira Mota de Meneses; Lopes, Paula Susana Gonçalves; Carrão, Luis Miguel Costa; Tavares, Nuno André dos SantosIntrodução: A prática de exercício físico na infância é essencial para o desenvolvimento saudável, promovendo o aumento da massa óssea e muscular. No entanto, existe um risco de lesões, especialmente em atletas jovens no contexto da prática desportiva competitiva. O basquetebol é um desporto dinâmico que envolve diferentes exigências físicas, que requerem movimentos multidirecionais e de impacto e podem influenciar a ocorrência de lesões. Deste modo é fundamental analisar as características de cada atleta e investigar de que forma podemos diminuir a sua exposição aos diferentes fatores de risco. Objetivos: O objetivo do estudo foi caracterizar atletas jovens federados na modalidade de basquetebol e analisar retrospetivamente as lesões ocorridas nas épocas de 2021/2022 e 2022/2023, de forma a verificar de que forma as características antropométricas e o desempenho em testes físicos podem estar relacionados com a ocorrência de lesões. Metodologia: Foram incluídos no estudo 47 atletas do Núcleo de Desporto Amador de Pombal, entre os 12 e os 17 anos. Os dados foram recolhidos através de um questionário de autopreenchimento com o historial do atleta e o historial de lesões nas épocas em estudo e aplicação de um conjunto de testes físicos (Y-Balance Test, Countermovement Jump, T-Test, teste de sprint de 20 metros, Yo-yo Intermittent Recovery Test N1 e o back-saver-sit-and-reach-test). A análise de dados foi efetuada através do software SPSS, versão 29.0.1.0 (IBM), onde foram aplicados testes paramétricos e não paramétricos conforme a normalidade dos dados da amostra geral e ainda nos diferentes grupos, divididos entre grupos com lesão e sem lesão, e ainda grupos que relataram lesão da tibiotársica ou não. Resultados: Os resultados mostraram maior prevalência de lesões ligamentares, nomeadamente na região da articulação tibiotársica, representando 55.5% das lesões registadas. O grupo que apresentou maior ocorrência de lesões anteriores foi o grupo onde se verificou o valor mais alto de índice de massa corporal (IMC). Na performance dos testes físicos foram encontradas diferenças entre grupos no valor composto do Y-Balance Test bilateralmente (p˂0.05) entre os grupos que apresentaram lesão na articulação TT e aqueles que não apresentaram e no teste de sprint de 20 metros e T-Test (p=0.012; p=0.037 respetivamente) entre os grupos que apresentaram lesões anteriores e os que não apresentaram. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nos restantes testes físicos. Conclusão: Na amostra em estudo, as características antropométricas e o desempenho em testes físicos tiveram algum impacto no desempenho físico e na propensão a lesões de jovens atletas de basquetebol nomeadamente o IMC, o Y Balance test o T-test e o teste de sprint. A caracterização e acompanhamento dos jovens atletas pode ser um fator chave para prevenir lesões através da identificação dos diferentes fatores de risco. O estudo reconheceu algumas limitações nomeadamente o número reduzido da amostra, propondo que estudos mais extensos devem ser realizados no futuro de forma a podermos generalizar os resultados obtidos para a população jovem portuguesa.
- A proteção social das pessoas com deficiência: a questão do atendimentoPublication . Neto, Beatriz Pedro; Santos, Maria Elisabete Ascensão da Silva Pereira; Gonçalves, Luísa AndiasO presente relatório resulta de um estágio curricular de 9 meses realizado no Núcleo de Gestão do Cliente do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Administração Pública, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O estágio teve como principal objetivo conhecer os benefícios sociais no âmbito da deficiência, bem como, aprofundar a questão do atendimento às pessoas com deficiência no Balcão da Inclusão. Para tal, no decorrer do estágio desenvolvemos tarefas como o envio de expediente recebido nos serviços do Centro Distrital de Leiria, cuja competência é de outros Centros Distritais, do Centro Nacional de Pensões, do Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais e de outros organismos fora do âmbito da Segurança Social, o que nos permitiu ter contacto direto com alguns processos inseridos nesta temática; o acompanhamento de atendimentos no serviço, sobretudo os respeitantes ao Balcão da Inclusão; e o acompanhamento do procedimento administrativo dos processos. Desta forma, pudemos ter um conhecimento mais alargado sobre a proteção social das pessoas com deficiência e do modo como são atendidas nos serviços. Assim, este relatório será dividido em cinco capítulos. O primeiro irá debruçar-se sobre uma breve caracterização da entidade de acolhimento e o programa de estágio. O segundo capítulo irá contemplar uma revisão da literatura relacionada com o Direito da Segurança Social e a questão da deficiência. O terceiro capítulo irá incidir sobre uma descrição de duas prestações sociais no âmbito da deficiência que considero serem as mais relevantes do leque de prestações sociais existente nesta temática, e sobre a temática do Balcão da Inclusão. Por sua vez, o quarto capítulo dedicar-se-á a uma breve análise crítica a alguns dos aspetos mencionados nestes pontos, acompanhada de propostas de melhoria. Por último, o quinto capítulo servirá de conclusão ao presente relatório.
- Editorial: Towards a psychophysiological approach in physical activity, exercise, and sports, volume IIIPublication . Forte, Pedro; Teixeira, José Eduardo; Monteiro, Diogo; Portella, Daniel Leite