Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-29"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIAPublication . Sousa, Margarida Raquel Cavaco Pires; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar correspondente aos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, sendo que se divide em duas partes. A primeira parte refere-se à dimensão reflexiva pertencente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. No contexto de creche destacam-se temas relevantes como a creche e as rotinas diárias, o momento do acolhimento e o papel do educador. No contexto de Jardim de Infância I evidencia-se o papel do/a educador/a no jardim de infância, as emoções e o portfólio. Quanto ao contexto de Jardim de Infância II reflete-se sobre a heterogeneidade e o papel da diferenciação pedagógica, a aprendizagem lúdica no jardim de infância, a voz ativa da criança no processo educativo e a metodologia de trabalho por projeto. A segunda parte é relativa à dimensão investigativa realizada no contexto de Jardim de Infância II. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre como cinco crianças se expressavam quando ouviam três estilos diferentes de música (rock, popular e infantil). Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante (através de gravações videográficas e registos no diário de campo) e a entrevistas semiestruturadas. O método de análise dos dados centrou-se na análise de conteúdo e análise descritiva. Os resultados obtidos permitem perceber/identificar como as crianças se movimentavam corporalmente e que tipo de movimentos se evidenciavam de acordo com as categorias e subcategorias dos “Temas do Movimento” e a evolução de cada criança na primeira parte da análise. Conclui-se que os movimentos realizados pelas crianças foram diversificados ao longo das sessões implementadas, sendo que os mais comuns foram saltar, abrir e fechar as pernas, levantar os braços, balançar e rodopiar o corpo. Relativamente aos estilos musicais, o que diferenciou os movimentos foi a sua intensidade. Já a segunda parte centrou-se na análise das entrevistas semiestruturadas de cada criança. Por fim, apresentam-se as considerações finais em que se descreve brevemente, o essencial do percurso académico e o que contribuiu significativamente para construir a futura educadora que quero ser.
- The Last Whistle: Unveiling the Relationship between the Career Path and Retirement Age in Professional SoccerPublication . Rebelo, André; Teixeira, Diogo S.; Monteiro, Diogo; Monteiro, Diogo; Travassos, BrunoThis study explores the relationship between Career Indicators (CIs) and the retiring age of Portuguese soccer players, focusing on the impact of early career experiences and career discontinuation stages. Data were analyzed from retired Portuguese soccer players registered on a private digital platform, using specific CIs related to different stages of their athletic careers. The analysis involved a two-level mediation model incorporating various CIs. Significant direct effects emerged with ‘the number of seasons as a youth player’ and ‘the number of seasons as a youth player in top 3 clubs’ on ‘retiring age’. Additionally, a strong association was identified between ‘discontinuation stage length’ and ‘retiring age’. The findings emphasize the importance of effectively managing career discontinuation stages and proactive career planning. Consequently, comprehensive support programs offering resources and guidance for career transitions are recommended for soccer players. The study underlines the key role of stakeholders in enabling smoother transitions into retirement.
- JOGOS MOTORES COMO FERRAMENTA INCLUSIVA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS DO PRÉ- ESCOLARPublication . Barbosa, Elaine Rodrigues Machado; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraO presente estudo busca propor a utilização de jogos motores como ferramenta pedagógica para contribuir para o desenvolvimento de competências matemáticas, de forma inclusiva, em crianças do préescolar. Para tanto, foi elaborada uma proposta de aula, com base em jogos motores, que abordem conteúdos matemáticos de contagem, sequência numérica, seriação e correspondência uma a um. A sessão piloto foi realizada num grupo do pré-escolar com 21 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. A sessão piloto ocorreu positivamente entre as crianças, que participaram ativamente nas atividades, conseguindo executar todas as tarefas propostas, demonstrando entusiasmo. A pesquisa bibliográfica e a aplicação da sessão piloto, com uma abordagem exploratória e qualitativa, parecem indicar que os jogos motores podem ser importantes aliados no desenvolvimento de competências matemáticas. No entanto, em estudos futuros, o contributo destes jogos para a aprendizagem da matemática deve ser investigado de forma mais consistente.
- Efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, bem-estar e fadiga muscular durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol: um estudo exploratórioPublication . Rodrigues, José Miguel Abrino; Gonçalves, Ricardo RebeloA inclusão de exercícios isométricos pode ser um modo de treino de força alternativo e viável no período de recuperação pós-jogo, mas é escassa a informação existente. Este estudo pretende analisar os efeitos agudos da inclusão de exercícios isométricos na função neuromuscular, no bem-estar e na mialgia durante o período de recuperação pós-jogo em jogadores de futebol semiprofissionais. Treze jogadores de uma equipa da Liga 3 (época 2023/24) foram analisados durante 2 jogos. Os critérios de inclusão previam a sua utilização em jogo durante, pelo menos, 45 minutos, resultando num total de 21 observações. Foi avaliado o bem-estar e a mialgia percecionada antes da sessão de treino J-1, no dia do jogo (J), e na sessão J+2, e a perceção subjetiva de esforço. O salto com contramovimento foi realizado no dia J-1 e J+2. Os jogadores foram aleatoriamente divididos pelo grupo de controlo (GC; n=10) e pelo grupo isométrico (GIso; n=11). O GC realizou um circuito de mobilidade seguido de corrida aeróbia de baixa intensidade, enquanto o GIso foi sujeito a um protocolo de 5 exercícios isométricos com recurso ao peso do próprio corpo: i) Lateral Wall Iso Push; ii) Copenhagen Plank; iii) Wall Hip Iso Hold; iv) Split Squat Iso Hold; v) Wall Ankle Iso Hold (3 x 30 segundos / 60 segundos). Os resultados mostram que o bem-estar foi maior no dia J, o que indica um estado ótimo dos jogadores para a competição, mas também uma maior carga devido à intensidade e às ações do jogo. As dores musculares observaram-se maioritariamente no dia J+2. Após a introdução dos exercícios isométricos no período de recuperação (J+2), os resultados mantiveram-se semelhantes entre o GC e o GIso. Foi observada uma correlação grande entre a PSEsessão e a altura do salto CMJ (r = 0.574; p = 0.083), e uma correlação moderada entre a carga de treino interna e a altura do salto CMJ (r = 0.394; p = 0.260) para o GC. Já para o GIso, as correlações variaram entre o trivial e pequena. A utilização de exercícios isométricos como um meio de gestão de cargas ao longo do microciclo pode ser uma estratégia a explorar por parte de treinadores e preparadores físicos, considerando os potenciais benefícios deste tipo de treino.
- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- Determinants of House Prices in Dublin: A Quantile Regression ApproachPublication . Sousa, Carlos José Silva; Jorge, Maria João da Silva; Horrigan, MatthewToday's property market is more competitive than ever, making accurate property valuation essential for ensuring fair transactions for both buyers and sellers. Historically, the Irish have shown a strong preference for homeownership over renting, with the homeownership rate reaching 69.4% in 2023 (Eurostat, 2023). This research underscores the significance of identifying key factors that influence housing prices in the Dublin market. Over time, researchers have developed various methods to achieve the most rigorous results in real estate valuation. As in many previous studies, the hedonic price model was employed, as it is widely regarded as one of the most effective approaches for property valuation. To conduct the empirical analysis, different forms of the hedonic price model were tested on a sample of 5,091 houses in Dublin, with the double logarithmic form proving to yield the most accurate results. To enhance performance, the study applied quantile regression, a technique that provides a more comprehensive view of price variations across the housing market. This approach allowed for the identification of attributes that significantly influence price fluctuations in both lower- and higher-priced properties. Our findings reveal that location and house size exert the strongest positive influence on property prices, consistently driving price variations across all market segments. Additionally, property type plays a crucial role in determining house values. However, factors such as usage status, the number of bedrooms, and the availability of gardens or terraces primarily impact lower- and mid-priced houses. Furthermore, Building Energy Rating (BER) significantly affects prices, but mainly in cases of lower ratings, which lead to price reductions, particularly in the lower-priced segment. Lastly, proximity to the sea enhances house values, especially for high-priced houses.
- The Impact of Political Radicalization on Firms’ Ownership Strategies AbroadPublication . Oliveira, Diana Neto; Santos, João Neves de Carvalho; Reis, Nuno Manuel Rosa dosThis study investigates the relationship between political radicalization and ownership strategy within the European Union, while also examining the moderating effect of firm size. Using a sample of 2270 headquarters and 83207 subsidiaries from European Union based firms, we apply an Ordinary Least Squares (OLS) regression analysis to test our hypotheses. Our findings indicate that higher levels of political radicalization strengthen firms' ownership strategies. Additionally, in politically radicalized environments, larger companies have better ownership strategies than SMEs, since they can more easily mitigate the negative effects of such extremism. These insights contribute to the International Business literature by highlighting the implications of rising radicalism in Europe. As political extremism gains momentum, firms must understand how these dynamics influence their international operations and adjust their strategies accordingly.
- Visualizing tradition: Role of Picture Books in Preserving the Kukeri & Survakari traditionPublication . Tomova, Dimana Tomova; Pinto, João Carlos de Jesus; Marques, Nuno Alexandre FragataThis dissertation explores the cultural and visual representation of Kukeri & Survakari, a traditional Bulgarian ethnic ritual, within the context of contemporary graphic design and illustration. The study examines the historical origins, symbolic meanings, and artistic interpretations of Kukeri costumes and masks, analyzing their role in folklore and modern creative expressions. Additionally, it investigates picture books as a powerful medium for preserving and contemporizing cultural heritage, examining how visual storytelling can bridge the past and present. Utilizing a practice-based research methodology, the project involves the creation of a picture book that reinterprets these traditions through a modern design lens. By analyzing the intersection of folklore, design, and storytelling, this work highlights the significance of visual culture in cultural preservation and offers insights into the challenges and opportunities of adapting traditional narratives for contemporary audiences.