ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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- A expressão dramática na perturbação mentalPublication . Gomes, Joana Mafalda Maduro; Lopes, Maria de São Pedro Santos Silva; Sousa, Jenny GilEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - domínio cognitivo motor, como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de mestre do mesmo. A expressão dramática é defendida por diversos autores como uma estratégia fundamental no desenvolvimento do ser humano desde a sua infância. Com a sua aplicação e através dela, competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas no sentido de o tornar mais expressivo, adaptativo e sociável nas múltiplas variáveis do quotidiano. Tal trabalho assume uma maior dimensão quando desenvolvido com pessoas caracterizadas com algum tipo de perturbação mental. O objetivo principal do presente estudo é compreender quais as competências que podem ser desenvolvidas em pessoas com perturbação mental com a expressão dramática. Este projeto de investigação foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, numa técnica de investigação-ação, uma vez que foi a estratégia que de uma forma mais completa permitiu um enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de toda a informação necessária para o efeito, optou-se pela observação direta, o registo fotográfico e os diários de bordo do investigador e dos participantes. Para este estudo, foi implementado um conjunto de sessões com atividades relacionadas com expressão dramática que, com o decorrer do tempo, se transformaram num pequeno projeto de representação dramática. No projeto participou um grupo frequentador da Cooperativa de Ensino e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Leiria (CERCILEI), em regime de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática desenvolveu nos participantes a atenção e concentração, a orientação sequencial, a improvisação e criação dramática, assim como ao nível da participação e da capacidade reflexiva grupal e individual. Verificou-se igualmente uma presença cada vez mais evidente da capacidade de desenvolvimento do relacionamento interpares, principalmente no trabalho em equipa aquando da criação de novos projetos comuns e interajuda entre os pares.
- Abordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusãoPublication . Prino, Cláudia Sofia Reis Pinto Gonçalves; Barbeiro, Luís Filipe TomásO presente estudo incidiu sobre as potencialidades de estratégias inspiradas na pedagogia genológica no contexto de uma sala de educação de infância, crianças com idades compreendidas entre os dois, três e quatro anos, incluindo crianças com perturbações da comunicação. Pretendeu-se observar o contributo destas estratégias, para, com um propósito inclusivo, promover o sucesso alargado na aprendizagem relacionada com as histórias e outros géneros textuais. O estudo foi realizado numa perspetiva de investigação-ação. Contrastaram-se a abordagem pedagógica habitualmente seguida pela educadora com a introdução de estratégias genológicas. Os dados foram recolhidos através de gravação das sessões e do diário de bordo da educadora. Os resultados obtidos revelaram um incremento da participação e do sucesso das intervenções das crianças, incluindo das crianças com perturbações da comunicação, que se aproximaram do nível alcançado pelas restantes crianças. O recurso à pedagogia genológica alterou positivamente a sua compreensão e participação e melhorou as suas atitudes e comportamento. Foram, assim, alargados os círculos de inclusão por meio de atividades dirigidas a todo o grupo. Tornou-se evidente o alargamento do sucesso envolvendo todas as crianças, com reflexos ao nível de atitudes e comportamento, mas também implicando a participação e o desenvolvimento de competências de compreensão ligadas à leitura (audição) de histórias e de outros géneros textuais.
- Estudo de caso " Como desenvolver o vocabulário de uma criança com acentuadas perturbações autistas?"Publication . Matos, Susana Valverde Soares de; Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco daEstudo de Caso de uma Criança com Perfil Comunicativo e Linguísti-co da Perturbação do Espectro do Autismo sem oralidade é a temática do nosso trabalho através do qual pretendemos dar a conhecer a espe-cificidade desta problemática, seguindo uma investigação fundamen-tada, séria e rigorosa. Abordaremos desta forma, tanto o enquadra-mento conceptual a metodologia de trabalho de campo. A temática estudada é profundamente atual e relevante à sociedade dos nossos dias, especialmente para profissionais da educação que pretendam elevar a qualidade e padrões das suas formas de ensinar. Os objetivos foram definidos no sentido de aferir a forma de desen-volver o vocabulário em crianças com este tipo de perturbação. Enquanto investigação, seguimos a metodologia de estudo de caso visando a definição de estratégias para o desenvolvimento de vocabu-lário e intenção comunicativa da criança com PEA. Foram utilizadas grelhas como ferramenta para a recolha de dados relativos à evolução do vocabulário e da implementação das estraté-gias. Os dados apurados demonstram que as atividades desenvolvidas geraram momentos cuja abrangência foi capaz de promover aprendi-zagens significativas nesta criança.
- Desenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo gravePublication . Simões, Lina Maria da Silva; Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco daEste projeto de investigação resulta de um estudo de caso levado a ca-bo junto de uma criança de seis anos com Trissomia 21. Tal como é frequente em indivíduos com esta patologia, também este menino ma-nifesta dificuldades em comunicar com o outro. É alegre, sociável e extrovertido, todavia, apresenta lacunas significativas no domínio do vocabulário e na linguagem, recetiva e expressiva, o que acentua as suas dificuldades de comunicação. Necessita de desenvolver as suas competências ao nível da expressão oral. Com este estudo de caso, pretende-se analisar as estratégias mais efi-cazes a implementar com esta criança de forma a promover o desen-volvimento das suas competências comunicacionais. O processo de in-tervenção será alvo de uma avaliação contínua que contribuirá para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida. Com esta investigação, será colocada em prática a metodologia da in-vestigação-ação, com carácter de intervenção, conciliando as caraterís-ticas da investigação e da ação simultaneamente. Para a recolha e aná-lise de dados, será aplicado o método qualitativo. Analisar-se-ão estratégias pedagógicas que contribuam para a constru-ção de aprendizagens significativas. Procurar-se-á identificar e adaptar métodos de trabalho em função das dificuldades do aluno. Promo-ver-se-á uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como meios de informação e de comunicação ao serviço do desenvolvimen-to da linguagem e comunicação. Analisar-se-á o contributo da utiliza-ção de materiais adaptados na prática letiva, ao serviço do desenvol-vimento da linguagem recetiva e expressiva de um aluno com Trisso-mia 21.
- Na Hora do conto: Entre o Sentir, o Imaginar e o Pensar – Contributos para o desenvolvimento de competências socioemocionaisPublication . Crespo, Maria Leonor Ruivo da Silva; Santos, Maria João Sousa Pinto dosEste trabalho retrata um estudo caso desenvolvido com um grupo de oito professores e 13 educadores de infância do agrupamento de escolas Henrique Sommer de Maceira. Neste pressuposto, o estudo caso que se apresenta visa compreender qual a perceção dos professores e educadores de infância sobre a importância da literatura para a infância (os contos) como prática educativa com vista ao desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas das crianças que frequentam o jardim-deinfância e primeiro ciclo (3 aos 10 anos). Pretende-se, igualmente, conhecer como os educadores percecionam o papel da literatura para a infância no desenvolvimento de sentimentos, emoções, e problematizam o seu papel para o desenvolvimento de um conjunto de capacidades que permitem potenciar a educação emocional ao mesmo tempo que facilitam o desempenho académico. O acompanhamento da criança, por um adulto na primeira década de vida, assente numa relação afetiva de amor e confiança, é fundamental para que esta adquira conhecimentos e se desenvolva emocionalmente. Neste processo de promoção do desenvolvimento emocional, o educador marca um ponto de equilíbrio entre meio interno e os desafios externos. Os dados recolhidos, através de inquérito, por questionário, confirmam a importância de educadores e professores em explorarem as potencialidades da literatura para a infância, em contexto de sala de aula, assumindo-se como participantes da construção da aprendizagem das emoções e do desenvolvimento emocional das crianças. Especificamente, os professores reconhecem que o uso desta estratégia pedagógica tem como objetivo dar cumprimento ao plano curricular, responder de forma eficaz à heterogeneidade dos alunos, desenvolver e despertar para os valores e emoções, no respeito pela diferença e para o desenvolvimento de competências cognitivas.
- Para uma educação pela arte: práticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças vítimas de “bullyingPublication . Cardoso, Selma Filipa Ferreira Fidalgo; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO “bullying”, muito embora não seja um fenómeno recente, a sua emergente investigação tem ainda um vasto caminho a percorrer até ser possível consolidar, internacionalmente, uma identidade comum deste problema. Este estudo pretende contribuir para um maior conhecimento sobre as manifestações e implicações do “bullying” na população estudantil, para a descrição dos perfis característicos dos alunos que são vítimas e agressores e para a relação entre o “bullying” e as suas possíveis causas e consequências, bem como, o papel da educação pela arte nesta problemática. Faz parte das consequências do “bullying”, para as suas vítimas, maior propensão a perder a autoconfiança, depressão na idade adulta e ideação suicida. O que nos leva, inevitavelmente, a falar do conceito de emoção, das teorias sobre a emoção, concentrando-nos no desenvolvimento emocional dos 6 aos 12 anos, por ser a faixa etária que integra a nossa amostra. Abordamos, ainda, neste contexto, a importância da regulação emocional e defendemos que a educação pela arte pode ser uma estratégia eficaz nesse sentido, já que permite a exteriorização de sentimentos e emoções, a libertação de tensões (catarse) e o treino de competências socioemocionais fundamentais ao bom desenvolvimento do autoconceito, bem como ao desempenho escolar. Este é um estudo de caso, cuja unidade de análise recai sobre uma amostra única, uma criança do sexo masculino, com 10 anos de idade, a frequentar o 5º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foram utilizados instrumentos qualitativos (entrevistas e diário de bordo) e quantitativos (inquéritos por questionário), havendo, portanto, lugar à triangulação de métodos, pois permite um retrato mais completo e holístico do fenómeno em estudo. Considerando os resultados obtidos, podemos concluir que a educação através da arte permite a exteriorização das emoções e a sublimação dos impulsos em crianças vítimas de “bullying”. Esta afirmação sustenta-se nas principais conclusões desta investigação, a educação pela arte iv permite criar um vínculo relacional terapêutico e contribui para a promoção de competências socioemocionais e dos desempenhos académicos das crianças vítimas de “bullying”.
- Perceção dos Professores do ensino básico face à inclusão de alunos com Trissomia 21Publication . Antunes, Lucinda Maria Ferreira dos Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor e insere-se no campo da inclusão de alunos com trissomia 21. As crianças com Síndrome de Down (SD) ou Trissomia 21 (T21) apresentam características muito específicas e obtêm ganhos significativos no seu desenvolvimento pessoal e social, e na melhoria da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino regular, logo no início da sua escolaridade. Contudo, para uma efetiva inclusão destes alunos é fundamental que os professores utilizem estratégias que promovam a inclusão destas crianças no ensino regular, cooperando com os restantes técnicos para prestarem ao aluno um atendimento eficaz que vá ao encontro das suas necessidades. Sabendo porém que nem sempre é fácil a implementação de práticas de ensino inclusivas e que os professores são o motor fundamental da inclusão, desenvolvemos o presente estudo para conhecer a perceção dos professores face à Inclusão de alunos com T21 nas turmas de ensino regular. Para esse efeito, aplicámos um questionário a 52 professores do Ensino Básico de dois agrupamentos de escolas de Caldas da Rainha. Da análise da informação recolhida constatámos que os professores manifestam algumas atitudes inclusivas na sua prática docente, considerando que a escola inclusiva contribui para o desenvolvimento pessoal e social de todos os alunos mas que, do pondo de vista das competências académicas, consideram que nem sempre será totalmente positiva para alunos com SD nem para os restantes alunos. Neste sentido, os professores apontam a falta de formação, recursos humanos e materiais e principalmente o excessivo número de alunos por turma como obstáculos existentes à otimização do ensino inclusivo para alunos com SD nas turmas e escolas do ensino regular.
- Gestão curricular e necessidades educativas especiais: adequações curriculares no ensino secundárioPublication . Jesus, Dora Sofia Ferreira de; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraA escola inclusiva preconiza o respeito pelas diferenças, pela igualdade de oportunidades e por uma educação de qualidade para todos, inclusive para crianças que apresentam necessidades educativas especiais (NEE).Assim, na busca da equidade educativa, que garanta a igualdade no acesso e nos resultados, torna-se responsabilidade da escola reconhecer e satisfazer as necessidades dos alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, pela adequação de currículos, de estratégias e recursos, materiais e humanos. Este processo pressupõe novas perspetivas sobre o currículo nas quais a flexibilização, os modelos pedagógicos de diferenciação e a adequação possibilitam o acesso e igualdade de condições para o sucesso dos alunos com NEE. O presente estudo constitui, pois, uma tentativa para compreender as perceções dos professores do Ensino Secundário acerca das adequações curriculares para alunos com NEE e o modo como as elaboram e concretizam. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso, incidindo sobre sete professores de um conselho de turma do décimo ano, em que está integrado um aluno com NEE. Como metodologia de recolha dos dados utilizámos os diários, entrevistas e análise documental. Os resultados do nosso trabalho apontam para uma escola onde os modelos inclusivos parecem estar em processo de construção. Se, por um lado, os docentes mostram, no geral, uma atitude de disponibilidade para a inclusão de alunos com NEE, por outro, indiciam dificuldades que se prendem com os pressupostos teóricos e pedagógicos da escola inclusiva. Concluímos que as escolas necessitam de se envolver na criação de currículos flexíveis e adequados às NEE dos alunos, promovendo um trabalho colaborativo entre docentes, sendo premente refletir acerca da gestão curricular de turmas inclusivas e operacionalizar os processos de elaboração de adequações curriculares e de diferenciação na sala de aula.
- Implementação da Pedagogia Genológica com Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Contributos para uma Literacia InclusivaPublication . Pereira, Tatiana Luísa Pinho Fernandes; Barbeiro, Luís Filipe TomásO presente Relatório inscreve-se no Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação que visou testar a eficácia da pedagogia Reading to Learn (R2L), de David Rose (2013), junto de um grupo de alunos do 8ºano de escolaridade, com Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo (ainda que sem o diagnóstico de Incapacidade Intelectual), a usufruírem de medidas de Educação Especial ao abrigo do Decreto-Lei 03/2008 de 07 de janeiro, numa Escola com 2º e 3º ciclos, de um Agrupamento de Escolas de grande dimensão, na zona oeste do país. Recorreu-se a um desenho Quasi-Experimental, no qual participaram 29 alunos distribuídos por um «grupo de intervenção» de cinco elementos com NEE e dois «grupos de testemunho» (1 e 2), compostos por cinco alunos com NEE e 19 sem NEE, respetivamente. O estudo foi composto por pré-teste, intervenção exclusiva para o grupo-alvo e pós-teste, procedendo-se à análise dos textos narrativos produzidos nos momentos inicial e final do estudo, e comparando-se o desempenho de uns e outros, mediante o nº de palavras e qualidade dos textos, aferida mediante referencial de análise do próprio programa R2L. Os resultados apurados apontam para um impacto bastante positivo do Programa R2L implementado junto do «grupo de intervenção», denotando-se uma evolução progressiva e significativa quer na extensão, quer na qualidade dos textos produzidos pelo grupo dos alunos sujeitos à intervenção. Do mesmo modo, percebeu-se que, do momento de pré-teste para o pós-teste, se registou uma diminuição da diferença entre «grupo de intervenção» e «grupo de testemunho 2», tanto na extensão como qualidade dos textos produzidos, enquanto as prestações dos elementos do «grupo de testemunho 1» tiveram melhorias menos expressivas. Também a opinião das docentes de Educação Especial, que acompanham os alunos intervencionados, confirma uma melhoria no plano das aprendizagens, decorrente de um maior envolvimento, motivação e capacidade de organização dos textos escritos.
- A música nos currículos específicos individuaisPublication . Tinta, Ana Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesTendo como suporte a revisão bibliográfica, pretende-se com este estudo de caso de carater interpretativo, compreender qual o papel da música inserida nos currículos específicos individuais (CEI). O estudo pretende contribuir para uma maior compreensão acerca da inclusão da disciplina de Educação Musical nos CEI, conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos ao abrigo de um CEI e caraterizar e promover o desenvolvimento musical dos três alunos participantes. O trabalho empírico no qual foi delineada a investigação assenta numa metodologia qualitativa. Nos instrumentos de recolha de dados saliento, as entrevistas, as notas de campo e o círculo de desenvolvimento musical “Sound of Intent”. Os resultados reforçam a importância da formação docente na intervenção com crianças com NEE e a clara valorização do papel da música nestes currículos. Observa-se que os três alunos, embora caraterizados com perturbações de grau e patologia diferenciadas, e com manifestações variadas, mostram níveis de musical dos alunos, corresponde ao perfil descrito na literatura o que nos permite sugerir que as atividades e estratégias utilizadas contribuíram para o desenvolvimento das diferentes dimensões analisadas promovendo o desenvolvimento de competências musicais e extra musicais.