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Abstract(s)
Este trabalho visou a realização de uma intervenção pedagógica com uma criança com Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral, tendo como questão de partida: Quais as potencialidades e limitações de uma intervenção intencionalmente planeada para intervir pedagogicamente com duas crianças, uma com Paralisia Cerebral e outra com Perturbação do Espectro do Autismo? Delinearam-se, também os seguintes objetivos: conceber uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento da aprendizagem contextualizados de duas crianças, uma com Perturbação do Espetro do Autismo e outra com Paralisia Cerebral; avaliar a adequação das propostas didáticas concebidas e implementadas em função das caraterísticas e das necessidades das crianças; avaliar a relevância da utilização de materiais manipuláveis como recurso didático para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, identificando potencialidades e constrangimentos.
As principais conclusões no caso da Maria, foram que esta conseguiu atingir as aprendizagens definidas em cada uma das atividades, no entanto, na maioria das vezes necessitou de ajuda. A utilização de materiais manipuláveis permitiu adequar cada atividade às suas necessidades especificas. A aluna revelou alguma falta de autoestima e insegurança decorrentes das dificuldades sentidas na realização das atividades, sendo necessário palavras de incentivo para concluir as atividades. As propostas apresentadas revelaram-se adequadas ao estado de desenvolvimento da Maria. Apesar das dificuldades sentidas, a Maria mostrou-se colaborante e foi persistente. Relativamente à Alice, as atividades propostas permitiram abordar e potenciar diferentes áreas, através da estimulação olfativa, auditiva, motora e visual. Tendo em conta a sua condição, a Alice necessitou de ajuda em todas as atividades realizadas. No entanto, apesar das suas dificuldades, a Alice, uma menina muito curiosa, mostrou o seu entusiasmo e envolvimento durante a realização das atividades. Apesar de não ter conseguido que a aluna utilizasse os meios de comunicação propostos, esta devido ao facto de ser muito expressiva acabou por transmitir as suas emoções, revelando se estava a gostar ou não das atividades propostas.
Neste trabalho foi evidente que para que a educação seja de sucesso para todos é essencial diferenciar, considerar todas as diferenças, por forma a que cada aluno seja regularmente confrontado com situações didáticas enriquecedoras, de acordo com as suas características e necessidades individuais. Deste modo, o sistema educativo deve esboçar um currículo flexível e aberto a todos (Duarte, 2023). Neste sentido, a diferenciação pedagógica pode ser designada como um pressuposto estruturante de uma ação pedagógica que considera todos os alunos na relação com as tarefas de aprendizagem, que poderão diferir no que concerne às suas finalidades, aos seus conteúdos, quanto ao tempo e forma de as concretizarem, quanto aos recursos, condições e apoios cedidos (Pereira et al., 2018). Deste modo, a intervenção, em ambos os casos, foi preparada, implementada e avaliada tendo por base estes pressupostos respondendo às necessidades especificas das duas alunas.
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Keywords
Educação inclusiva Perturbação do espetro do autismo Paralisia Cerebral Intervenção educativa