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- Exploring the Relationship Between Wall Drop Punt Kick and Catch (Tripela Sports) Performance and Manipulative Tests of the Motor Competence Assessment Battery in Early AdolescentsPublication . Matos, Rui; Amaro, Nuno; Lopes, Nataniel; Costa, Pedro; Jacinto, Miguel; Rodrigues, Filipe; Antunes, Raul; Coelho, Luís; Ibáñez, Sergio J.; Estevan, Isaac; Monteiro, DiogoOur aim in this study was to analyze associations between the two manipulative tests of the Motor Competence Assessment (MCA) battery and the Wall Drop Punt Kick & Catch (WDPK&C) motor task. One hundred and twelve early adolescents (60 boys; 52 girls; M age = 12.67, SD = 1.78 years) participated. Overall, strong correlations were found between the WDPK&C and the MCA manipulative tests, either separately (r = .802 for kicking, r = .762 for throwing) or collectively (r = .835). In boys, correlations between WDPK&C and MCA kicking (r = .722) and MCA throwing (r = .754) were similar. In girls, MCA kicking was more closely related to WDPK&C performance (r = .612) than MCA throwing (r = .330). These results reinforce the possible use of WDPK&C as a gross manipulative coordination test, either by itself or when integrated into motor competence batteries.
- ESTUDO CASO SOBRE AUTISMO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLARPublication . Ramos, Catarina da Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesTendo como base a revisão bibliográfica e documental, o presente estudo de caso de caráter qualitativo visa compreender o impacto da música no desenvolvimento comunicativo e social de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) inseridas no contexto escolar. O objetivo é explorar como a música, integrada nas atividades curriculares e extracurriculares, pode ser uma ferramenta para promover a comunicação e a interação social destas crianças. A investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a inclusão de atividades musicais nos currículos específicos individuais, identificando práticas pedagógicas e estratégias utilizadas pelos docentes de alunos com PEA, e destacando os benefícios observados em termos de desenvolvimento comunicativo. A metodologia adotada foi qualitativa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário aplicados a professores e profissionais da área. A análise dos dados revelou que a música é um influenciador na comunicação não-verbal e contribuindo para o aumento da interação social e empatia. Os resultados deste estudo reforçam a importância e necessidade de incorporar atividades musicais no currículo escolar, como uma estratégia eficaz no apoio e desenvolvimento integral das crianças com PEA. Além disso, é evidenciado também a importância da formação especifica dos docentes para a implementação de atividades musicais no ensino destas crianças, tendo a música um papel fundamental no desenvolvimento das competências comunicativas, sociais e emocionais.