Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL E EM PORTUGAL – Revisão TeóricaPublication . Saldanha, Naira Cristina Medeiros da Costa; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente estudo levado a cabo pretende através do seu enquadramento teórico assente nos conceitos de inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo , bem como de uma perspetiva histórica das políticas de inclusão tanto no Brasil como em Portugal mapear as práticas pedagógicas que promovem a inclusão escolar de alunos com TEA nos dois países, com base na literatura científica produzida nos últimos cinco anos. Nesse contexto, enveredou-se por fazer uma revisão teórica definindo os principais conceitos e teorias que possam servir para fundamentar e compreender o problema, analisar e comparar o conteúdo dos dados coletados dos documentos selecionados para identificar semelhanças e dissemelhanças entre eles. A investigação procura responder à seguinte questão: “Que práticas de inclusão escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Pré-escolar ao Ensino Básico no Brasil e em Portugal a literatura científica e académica aponta nos últimos cinco anos?” Visa-se responder aos seguintes objetivos de investigação: Mapear práticas pedagógicas inclusivas descritas na literatura científica e académica dos últimos cinco anos no Brasil e em Portugal; identificar estratégias de intervenção pedagógica que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos com TEA em ambientes escolares inclusivos; analisar os objetivos e intencionalidades educativas que norteiam as práticas inclusivas; compreender a aplicação da avaliação para o sucesso de práticas pedagógicas inclusivas no contexto de alunos com TEA. A trajetória das práticas de inclusão escolar para alunos com TEA no Brasil e em Portugal aqui analisada resulta em factos que ainda precisam de muitos estudos a respeito da necessidade de uma prática docente eficaz para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses alunos devido a mudanças no quadro do TEA, novas leis de inclusão e mudanças no paradigma escolar.
- The Impact of Geographical Factors on the Banking Sector in El SalvadorPublication . Hansen, Anders Lundvig; Lima Santos, LuísThis study explores how geographical factors shape El Salvador’s banking sector, particularly focusing on regional disparities, urbanization, and vulnerability to natural disasters affecting access to financial services. By employing a mixed-methods approach that combines quantitative data and qualitative interviews, the research analyzes how these geographical challenges impact financial inclusion and banking development. Data from the Central Reserve Bank of El Salvador and financial institutions is examined alongside Geographic Information Systems (GISs) to illustrate the spatial distribution of banking services. Interviews with stakeholders, including bank representatives and clients from urban and rural areas, reveal a significant urban–rural divide, with approximately 75% of bank branches and 80% of ATMs situated in urban centers, particularly in San Salvador. Rural areas face limited access to formal banking due to challenging topography and inadequate infrastructure, leading to increased financial exclusion and reliance on informal systems. Natural disasters further disrupt banking infrastructure and heighten the need for emergency loans. While urbanization has spurred financial growth, it has also resulted in informal settlements with restricted access to formal services. As its main contribution, this study provides one of the first in-depth, geographically grounded analyses of financial exclusion in El Salvador, offering original insights into how spatial inequalities and disaster vulnerability intersect to shape banking access and economic participation. The study calls for a more inclusive banking sector, recommending mobile and digital banking expansion, agent banking in underserved areas, and improved disaster risk management to enhance economic participation across all regions.