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- VERIFICAÇÃO FORMAL DE REDES NEURONAIS PROFUNDAS EM CONTEXTO DE CONDUÇÃO AUTÓNOMAPublication . Gonçalves, Carlos André Macedo; Bento, Luís Manuel Conde; Baptista, Diogo Pedro Ferreira Nascimento; Baptista, Alexandra Cristina Ferros dos Santos NascimentoAo longo deste projeto automóvel, é abordada a verificação formal de redes neuronais profundas (DNN) aplicadas à condução autónoma, com o objetivo de garantir a robustez e segurança desses modelos em situações críticas. A verificação formal é utilizada para avaliar as redes neuronais, visando prevenir falhas que possam resultar em riscos para a segurança, principalmente no contexto de veículos autónomos. Esta abordagem torna-se essencial, considerando o elevado impacto das decisões que as redes neuronais tomam ao classificar diferentes classes de sinais de trânsito, algo crucial para uma navegação segura. Foram desenvolvidos, treinados e testados 3 modelos diferentes de redes neuronais convolucionais (CNN) capazes de classificar mais de 40 categorias diferentes de sinais de trânsito, utilizando a base de dados GTSRB, que contém cerca de 51839 amostras de imagens. A implementação foi realizada visando uma estrutura computacionalmente eficiente e robusta para potencial uso futuro em veículos autónomos. O trabalho também aborda a vulnerabilidade das redes neuronais a ataques adversariais, como o FGSM e o PGD, que podem levar a falhas na classificação de imagens de sinais de trânsito e, consequentemente, comprometer a robustez dos modelos. Para isso, foram aplicados métodos de verificação formal, que fornecem garantias matemáticas sobre a robustez e exatidão dos modelos desenvolvidos, mesmo quando expostos a um determinado conjunto de valores de perturbação. Os resultados obtidos demonstram que, não obstante das dificuldades inerentes ao campo da verificação formal de DNN, é possível testar a robustez dos sistemas de classificação de sinais de trânsito, contribuindo para uma maior segurança no domínio da condução autónoma. Este estudo contribui para o avanço na verificação formal de redes neuronais treinadas para a classificação de sinais de trânsito, destacando a importância de continuar a investigar soluções que garantam a segurança e a fiabilidade em sistemas críticos, como a condução autónoma.
- Estudo da Relação entre a Frequência da Universidade Sénior e a SolidãoPublication . Oliveira, Joana Filipa da Costa; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento é considerado um dos temas mais atuais devido à diminuição da natalidade e ao aumento da esperança média de vida. Um dos problemas sociais que afeta os indivíduos de idade mais avançada é a solidão, associada a fatores como a depressão, o luto, o isolamento social, o abandono, entre outros, que afetam a qualidade de vida dos idosos, sobretudo nas suas atividades diárias. Assim, é necessário estimular o envolvimento social desta população, incentivar a participarem em novas atividades, redescobrir novos interesses e potencialidades, estarem em contacto com outras pessoas, partilhem experiências e estabelecer novas amizades, de forma a criar estratégias para ultrapassar os atuais obstáculos. Para além disso, é uma forma de prevenir sentimentos de solidão e o isolamento social e aumentar a qualidade de vida. Desta forma, o presente estudo pretende compreender se os alunos que frequentam a USFF sentem ou não solidão no seu dia a dia, e em que medida a frequência na USFF, especificamente nas atividades propostas pela mesma, ajuda a combater esse sentimento. No que respeita ao desenho do estudo, foi adotado um paradigma quantitativo cujo instrumento de recolha de dados foi um questionário dividido em 2 partes e a sua administração respeitou a seguinte ordem: Questionário Sociodemográfico; Escala de Solidão da UCLA (Neto, 1989). A amostra do estudo foi constituída por 86 sujeito, com recurso ao tratamento estatístico dos dados realizado através do programa SPSS. No decorrer da investigação, os participantes foram informados acerca da confidencialidade do estudo, bem como da participação voluntária do mesmo. Através da análise dos resultados, é percetível que a amostra é maioritariamente autónoma, e não apresenta sentimentos de solidão. Contudo, encontram-se diferenças estatisticamente significativas no que se refere à faixa etária dos participantes, no que concerne o tempo de frequência na USFF e motivo de ingresso nesta Universidade. Assim sendo, podemos afirmar que a Universidade Sénior pode ser um dos fatores que contribui para a inexistência de sentimentos de solidão por parte das pessoas que a frequentam.
- As Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental na promoção da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em PortugalPublication . Silva, Mónica Santos Loureiro da; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Jenny GilPerante as transformações impulsionadas pela globalização, cresce a perceção da importância de uma cidadania ativa e crítica, que permita a compreensão dos principais desafios que hoje enfrentamos. Da erradicação da pobreza à educação de qualidade; das alterações climáticas à promoção da paz, são múltiplos e interligados os temas globais com que nos confrontamos e que fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 está alicerçada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem um plano de ação para um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável. É perante um sistema internacional cada vez mais complexo, que surge a importância da participação ativa dos cidadãos no alcance do Desenvolvimento Sustentável, sobretudos dos jovens, e que se apresentam as Campanhas de Comunicação para a Mudança Social e Comportamental (CCMSC) como uma estratégia para promover a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG) e assegurar a sensibilização e mobilização necessárias à concretização da justiça social e do bem comum. A investigação que aqui se apresenta explora como as CCMSC podem contribuir para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), tendo como estudo de caso, a Campanha #ClimateofChange em Portugal. O estudo qualitativo divide-se em uma parte teórica, que aborda a importância das CCMSC e a evolução da EDCG, e uma parte empírica, que inclui a análise dos dados recolhidos através das entrevistas e análise documental. Conclui que os objetivos da pesquisa foram atingidos, destacando o impacto das CCMSC na mobilização dos jovens para uma cidadania ativa, crítica e consciente.
- Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores na Guiné-BissauPublication . Silva, Silvino Guerra da; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO presente trabalho incide sobre o desenvolvimento profissional docente na formação inicial de professores na Guiné-Bissau. A questão da educação de qualidade tem constituído, desde muito tempo, uma preocupação na sociedade guineense, principalmente da classe profissional. O objetivo geral deste estudo visa conhecer a opinião dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau. Nesta senda, auscultamos os estudantes em formação inicial, os professores em exercício pleno da docência, tanto das escolas normais ou escolas superiores de educação (ESE), dos institutos e centros de formação de professores dispersos em todo território nacional, das escolas públicas e os técnicos do Ministério da Educação Nacional (MEN). Para melhor compreender as questões da partida, optámos por uma abordagem qualitativa através da utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas que servem de base aos elementos fundamentais para a triangulação e aprofundamento dos resultados. Os resultados sugerem que os professores consideram que há muito trabalho a fazer para reforçar o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau nos vários âmbitos e contextos e requalificar o sistema educativo guineense no seu todo, começando na formação inicial dos professores, a formação contínua e o apoio ao início da atividade profissional. Sugere-se a necessidade de formadores qualificados e destaca-se, ainda, a necessidade de reforçar o equipamento existente nas escolas, incluindo materiais didáticos, bibliotecas, salas informáticas, possibilitando, assim, a requalificação do sistema educativo guineense no seu todo. Neste sentido, considera-se fundamental encarar os vários fatores inerentes ao desenvolvimento profissional docente como instrumentos fundamentais para a mudança que se espera para alavancar o ensino guineense.
- PARA ALÉM DO ERRO: (RE)PARAR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOSPublication . Martins, Cátia Vanessa Pereira; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesA violência doméstica continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade contemporânea, exigindo respostas cada vez mais abrangentes e eficazes. O estudo da violência e dos comportamentos agressivos, em contextos de intimidade ou confiança, revela-se um campo de investigação crucial, não apenas pela sua dimensão social e impacto nas naqueles/as que vitimiza, mas também pela necessidade de uma abordagem mais inclusiva no tratamento de pessoas agressoras. Este trabalho procura investigar a eficácia e os benefícios de programas destinados a agressores/as em Portugal, analisando o panorama nacional e explorando as perceções de profissionais e pessoas vítimas sobre estes programas. Foram aplicados questionários online a 25 profissionais de saúde, assistência social e outros, todos/as atuando diretamente com a realidade da violência doméstica – quer no apoio a pessoas agressoras ou no apoio a vítimas, ou ambos –, bem como a 12 pessoas vítimas de violência doméstica, com o intuito de obter uma perspetiva mais ampla e diversificada. Embora os/as profissionais acreditem na importância de tais programas, os resultados revelam uma certa ambivalência entre a crença nos seus benefícios e a perceção da sua real eficácia, na redução dos comportamentos violentos. Várias limitações foram identificadas, nomeadamente a dificuldade em aceder a estudos sobre a reincidência de comportamentos agressivos, bem como sobre a continuidade na implementação dos programas e sobre os seus resultados a longo prazo. Além disso, foi identificada uma lacuna na capacitação e acompanhamento dos profissionais e a ausência de programas padronizados e adaptados às necessidades específicas das pessoas agressoras. Os resultados apontam, ainda, linhas orientadoras para a o enriquecimento dos programas existentes ou mesmo na implementação de novos programas, que visem abordagens imediatas junto de crianças e jovens, numa atuação concertada que envolva as famílias, as comunidades e sociedade em geral, promovendo uma educação para a cidadania, direitos humanos e inteligência emocional, objetivando transformações comportamentais e culturais duradouras; que incluam a formação e acompanhamento de profissionais; e que adaptem as intervenções às necessidades específicas das pessoas agressoras e das pessoas vítimas. Estes resultados reforçam a urgência de uma mudança de paradigma, onde a punição não seja vista como a única solução, mas sim como uma parte de um esforço mais amplo de transformação e reintegração social. Por fim, são destacados alguns aspetos limitantes e sugeridas possibilidades de continuação da investigação, nomeadamente através da inclusão da perspetiva das pessoas agressoras, para uma análise mais completa do fenómeno.
- A Comunicação Interna e a sua Relação no Comprometimento dos ColaboradoresPublication . Marques, Ana Sofia Fonseca da Silva; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Gordo, Sara Maria de OliveiraA comunicação nas organizações sociais é um elemento-chave para garantir a coesão interna, o sucesso nas suas iniciativas e o impacto positivo na sociedade. Esta investigação teve como objetivo estudar a comunicação interna e a sua relação no comprometimento dos colaboradores através do estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere. Pretende-se desta forma fornecer ferramentas importantes e recomendações práticas para melhorar a comunicação interna e o comprometimento dos seus colaboradores. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados sobre as ferramentas de comunicação interna existentes na instituição. Paralelamente foi utilizado, um questionário estruturado, com recurso a duas escalas validadas, distribuído em formulário online via Microsoft Forms, respondido pelos trabalhadores de todos os setores da instituição de forma anónima, onde foram recolhidos dados e posteriormente feita uma análise estatística com o objetivo de auditar o estado da comunicação interna da instituição. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que existem algumas debilidades na comunicação interna da organização em estudo, que afetam o comprometimento dos trabalhadores. O estudo incidiu sobre diferentes fluxos de comunicação, ascendente, descendente e horizontal e em três domínios, comunicação líder imediato, comunicação afetiva e comunicação engajadora, estabelecendo relações com os três setores da instituição, setor da infância, setor da terceira idade e setor de serviços comuns. Foram usadas técnicas de recolha de dados e posteriormente analisados os resultados qualitativos e quantitativos. A realização desta investigação proporcionou a aquisição de competência académicas, profissionais, mas sobretudo pessoais que levarei para a vida.
- Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e CanáriasPublication . Câmara, Catarina Domingues; Almeida, Paulo Jorge dos SantosO presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio curricular de natureza profissional, como trabalho final do Mestrado em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar (ESTM), objetiva não só desenvolver as tarefas desenvolvidas pela discente no Açores DMO, entidade de acolhimento, bem como compreender qual a mais desafiante no que toca à desconstrução e conclusão dos resultados. Neste sentido, sendo a mestranda açoriana, natural da ilha de São Miguel, optou pelo tema “Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canárias”, sobretudo pelo orgulho que sente pela sua terra natal, que tem uma oferta muito diversificada para quem a visita. Ademais, a escolha do contexto espacial prende-se com o facto de a ilha São Miguel ser entre as nove ilhas dos Açores a que tem maior tráfego aéreo devido ao número de voos nacionais e internacionais de várias companhias que operam na Região. Tal implica consequentemente uma maior afluência de visitantes à ilha, comparativamente com as restantes. Além disso, São Miguel é a maior ilha do Arquipélago e atualmente a mais desenvolvida. Este trabalho remete para a evolução do turismo nos Açores, em particular na ilha de São Miguel, integrando uma análise comparativa entre a missão, visão e produtos definidos nos planos estratégicos das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Canárias. Por último, é sugerida uma Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) para o Arquipélago Açoriano da sua autoria, como complemento à que é apresentada no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030).
- Da Matéria ao Som - Upcycling como uma ferramenta para o Design de peças de guitarraPublication . Calçada, André Manuel Barroso; Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaO projeto Da Matéria ao Som tem como objetivo a exploração de matérias provenientes de desperdícios industriais e materiais abandonados como madeiras, aço e vidro, de modo a perceber quais as suas qualidades sonoras (subjetivas) quando aplicados na produção de braços das guitarras elétricas. Neste sentido, pretende-se desenvolver braços de guitarra elétrica com materiais revalorizados, que permitam a personalização do instrumento e proporcionem diferentes sonoridades (subjetivas) e gestualidades associadas ao ato de tocar o instrumento. Pretende-se também perceber como podemos reaproveitar pequenos pedaços de materiais para desenvolver moldes e modelos que permitem auxiliar o processo de conceção e produção dos protótipos apresentados. Este projeto de investigação teórico-prático tem por base os princípios estratégicos de Upcycling e Economia Circular.
- COMUNICAÇÃO EXTERNA POR ASSOCIAÇÕES DE PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Andréia Maria da; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAs associações de paralisia cerebral desempenham um papel fundamental na reabilitação, educação e inclusão de pessoas com essa condição, e a comunicação digital tem se tornado uma ferramenta indispensável para promover suas atividades, captar recursos e sensibilizar a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa busca investigar como essas associações utilizam sua presença e comunicação online, com foco específico numa Associação de Paralisia Cerebral (APC) da zona centro do país. A partir da pergunta "Que uso fazem as associações de paralisia cerebral da sua presença e comunicação online?", formulam-se objetivos como caracterizar os websites e redes sociais dessas associações, entender suas dinâmicas de interação com o público e avaliar se suas estratégias de comunicação digital promovem a inclusão. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa baseada na análise de documentos digitais. Através do estudo de caso da APC, foi possível identificar padrões de comunicação e analisar as estratégias de interação com diferentes públicos. A análise dos conteúdos publicados pela APC revelou que, embora eventos esportivos inclusivos gerem grande engajamento, a falta de interação direta com os seguidores pode comprometer a construção de uma comunidade digital mais forte e engajada. Portanto, aumentar a frequência de publicações relacionais e melhorar a interação nos comentários pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a comunicação e maximizar o impacto social da associação. Esta investigação contribui para uma melhor compreensão do uso de plataformas digitais por organizações do terceiro setor voltadas para a inclusão, destacando a importância de uma comunicação online eficiente e adaptada às necessidades do público.
- REFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAISPublication . Gonçalves, Beatriz Branco; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o meu percurso de (trans)formação enquanto educadora de infância e investigadora. Este encontra-se estruturado em duas dimensões distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, é espelhada uma reflexão crítica, cruzada e fundamentada com autores de referência acerca dos desafios e aprendizagens vivenciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica — contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Na dimensão investigativa, apresenta-se um ensaio investigativo desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica — Jardim de Infância II, cujos participantes foram 4 crianças, entre os 5 e os 6 anos, de um Jardim de Infância de rede pública. Este estudo centrou-se em perceber “Qual o papel do educador na construção das relações de amizade potenciadoras do desenvolvimento de competências sociais?”. Os dados recolhidos evidenciam que conhecer as perceções de cada criança sobre a amizade (o que é ser amigo e como se fazem amigos) e a criação de momentos educativos em que se deu voz às crianças, incentivando-as a expressar o que pensam e sentem, permitiram desenvolver competências sociais positivas e reconhecer competências sociais negativas. Nesta linha, o presente ensaio investigativo possibilitou fomentar a capacidade de a criança, a partir do tema da amizade, expressar e comunicar saberes e atitudes entre pares, tendo-se aberto uma oportunidade de desenvolvimento de competências sociais, fundamentais para a criança aprender a viver bem e de forma justa em sociedade.