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ESECS - Comunicações em conferências e congressos nacionais

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 146
  • Aprendizagem pela descoberta: o caso das funções sintáticas no 2.º CEB
    Publication . Gomes, Márcia; Leitão, M. A.; Jorge, Noémia de Oliveira
    Apresenta-se, neste artigo, o relato e a análise de uma experiência de ensino-aprendizagem reali zada no ano letivo de 2020/2021, em contexto de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, com uma turma de 5.º ano de escolaridade, na Escola E. B. 2/3 Dr. Correia Mateus, em Leiria. Enquadrada por uma lógica de investigação-ação, a experiência didática incidiu no processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo gramatical específico (funções sintáticas), privilegiando atividades de aprendizagem pela descoberta. Os resultados alcançados permitem concluir que, mesmo em contexto de pandemia (em que as circunstâncias não são favoráveis quer à realização de trabalhos em pequenos grupos em presença, quer à troca de materiais entre alunos), é possível proporcionar aprendizagens significativas, produtivas e eficazes, ao nível do conhecimento linguístico (sintático e metassintático), centradas em atividades pela descoberta, de carácter oficinal.
  • A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático
    Publication . Reis, Luís; Jorge, Noémia de Oliveira
    O presente artigo pretende dar a conhecer uma proposta pedagógica orientada para a compreensão de “textos informativos” e implementada na disciplina de Português, numa turma de 5.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2022/2023. Enquadrada por um procedimento didático específico – o percurso didático (Jorge, 2019) –, a intervenção centrou-se no contacto com “textos informativos” pertencentes a vários géneros textuais e incidiu nas intenções comunicativas e na dimensão temático-estrutural dos textos. O trabalho investigativo foi antecedido e seguido pela recolha das conceções dos sobre a noção de “texto informativo” (respostas escritas à pergunta “O que sei sobre o texto informativo?”). Em termos de resultados, nas respostas finais, os alunos evidenciaram evolução relativamente às conceções iniciais (sobretudo ao nível da estrutura e das intencionalidades comunicativas), o que comprova a eficácia do percurso didático implementado.
  • Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Barbosa, Ema; Coutinho, Bárbara; Pinto, Bárbara
    Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre pedagogia no enino superior, com enfoque num procedimento didático específico, denominado percurso didático (Jorge, 2019). A reflexão tem como ponto de partida uma experiência de ensino-aprendizagem ocorrida no âmbito de uma unidade curricular de uma licenciatura em Educação Básica, no 1.º semestre do ano letivo de 2022/2023. A experiência assentou na articulação entre trabalho de grupo (desenvolvido de forma autónoma e colaborativa) e feedback docente e visou a construção de um cartaz didático, teoricamente fundamentado, assentando no desenvolvimento de capacidades de teorização e de didatização. Assumindo contornos de “estudo de caso”, a reflexão é sustentada quer pelo relato do percurso didático implementado, quer pela análise qualitativa de quatro textos produzidos por um grupo de estudantes durante esse percurso (versões inicial e final do cartaz didático e do enquadramento teórico), quer ainda pelas respostas do mesmo grupo de estudantes a um questionário escrito, focado na forma como o percurso foi experienciado/percepcionado e no grau de satisfação relativamente ao processo e ao produto final. A análise permitirá concluir que, no caso do grupo de estudantes em estudo, o percurso implementado se revelou eficaz, em termos cognitivos e socioafetivos.
  • Avaliação Pedagógica: pressupostos e práticas
    Publication . Lima, Louise; Madureira, Cristiana Pizarro
    Este workshop foi desenhado com o objetivo de promover a reflexão e partilha de conceções e práticas de avaliação pedagógica. As atividades propostas para os professores, na verdade, foram construídas também com diversos professores em consequência da participação das formadoras no Projeto MAIA “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica” desde a sua génese; bem como em diversas outras ações relacionadas à avaliação pedagógica. Recorrendo à proximidade com a diversidade dos contextos educativos e às diversas conceções associadas ao conceito de avaliação, procurou-se, a partir de atividades centradas em metodologias ativas, numa relação dialógica pautada pela comunicação interpessoal no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida, discutir a polissemia do conceito de avaliação – enquadrando-a numa lógica pedagógica e que difere da classificação – e coconstruir práticas que corporificassem os pressupostos de uma avaliação que é indissociável dos atos de ensinar e aprender.
  • Língua Gestual e Filmes de animação - Cruzamento de Arte e Cultura em Prol da Inclusão.
    Publication . Rodrigues, Andreia; Sousa, Joana; Fragata, Nuno
    O trabalho apresentado surge no âmbito do desenvolvimento de uma dissertação decorrente no mestrado em Comunicação Acessível, abarcando temáticas como “Inclusão pelas artes e cultura”, “Tecnologia da informação para a Inclusão” e “Comunicação Acessível”. O presente resumo irá explicitar a importância de pensarmos o cinema de animação como potenciador de inclusão da comunidade Surda, promovendo o Deaflore no público Surdo24 e, simultaneamente, apresentar um produto que possa mostrar uma das línguas reconhecidas no nosso país, despertando curiosidades e sensibilizando para uma forma de expressão diferente. Este estudo pretende culminar num guião orientador sobre como criar desenhos animados se expressem em Língua Gestual e ambiciona um protótipo experimental de uma curtametragem com vista à replicação do mesmo.
  • Formação de Professores, a Chave para alavancar Projetos Inovadores na área do Mindfullness
    Publication . Pedrosa, Vanda Varela; Maurício, Cezarina; Querido, Ana; Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
  • Poesia: arte difícil ou inútil?
    Publication . Nobre, Cristina
    Trinta estudantes chineses foram submetidos à leitura e à audição de poemas vários de Sophia de Mello Breyner Andresen e foi-lhes pedido que memorizassem um à sua escolha e fizessem um podcast para partilhar com os colegas.
  • Média e integração de imigrantes
    Publication . Branco, Inês
    Este artigo tem por base a investigação de doutoramento “A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau”, defendida em dezembro de 2015. A pesquisa focou-se na comunidade imigrante portuguesa em Macau e na comunidade imigrante nepalesa em Portugal. Analisou os usos dos média – étnicos, mainstream e transnacionais - por imigrantes durante o processo de integração: na manutenção de laços com o país de origem e na adaptação à sociedade de acolhimento, em que a língua de acolhimento assume um papel crucial. A investigação enquadra-se nos estudos de audiências e baseia-se na teoria dos Usos e Gratificações dos Média (Katz, Blumler, & Gurevitch, 1974). No que respeita à integração assenta no modelo de estratégias de aculturação de Berry & Sam (2001, 2006). Quanto à língua, assenta na teoria do poder e da prática de Bourdieu (1991), especificamente na parte relativa ao poder simbólico da língua. Quanto à metodologia, foram realizadas oito entrevistas em profundidade na comunidade nepalesa e 29 entrevistas na comunidade portuguesa. A amostra foi de conveniência e teoricamente sustentada. A seguir às entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo individual e transversal. Para o presente livro, atendendo ao tema, vamos focar-nos apenas na parte relativa à importância dos média.
  • Estudo de caso de um projeto com envolvência triangular: Escola, Empresas e Poder Local
    Publication . Monteiro, Susana Sardinha; Santos, Tânia; Sousa, Marlene
    A União Europeia perspetiva a responsabilidade social como um conjunto de práticas de base voluntária adotadas pelas organizações e que visam promover uma sociedade mais justa e solidária, assim como a sustentabilidade ambiental. Com este propósito as empresas têm vindo a assumir um interesse crescente na promoção de atividades socialmente responsáveis, no seio de uma sociedade mais humana, justa solidária e “socialmente responsável”. Na verdade, “Responsabilidade Social Empresarial” é um conceito abrangente que integra um conjunto de ações referentes à ética empresarial interna e externa, estabelecendo compromissos sociais transparentes com as partes interessadas. Tem como objetivos: promover o desenvolvimento sustentável; preservar e promover os recursos ambientais e culturais, com responsabilidade para com as gerações vindouras; tem em mira a redução das desigualdades sociais, promovendo o bem-estar económico, social e ambiental. A temática da Responsabilidade Social Empresarial tem despertado o interesse do mundo empresarial e académico, que tenta aferir as motivações por detrás destas iniciativas. Com o presente estudo, assente numa abordagem qualitativa, propomo-nos analisar o projeto “Sabores da Figueira” que caracterizamos como de envolvência triangular, assente numa parceira entre Escola (neste caso, a Escola Profissional da Figueira da Foz – EPFF), Empresas e Poder local (Câmara Municipal da Figueira da Foz) , tentando aferir o impacto das diferentes convergências produtivas na formação dos estudantes e no desenvolvimento local e empresarial que preside a quem as desenvolve, os contributos para os respetivos beneficiários para além de compreender os benefícios para a escola e para a comunidade. A entrevista realizada à Diretora Pedagógica da EPFF (atual mentora do projeto) e a aná - lise documental foram os instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo e que permitiram um conhecimento mais aprofundado do projeto: seus objetivos e parceirosenvolvidos. Estes instrumentos permitiram, ainda, aferir o contributo dos parceiros, assim como o impacto do projeto para as partes envolvidas: as vantagens e desvantagens percecionadas pelos parceiros e pela EPFG, nomeadamente quanto à futura integração dos alunos no mercado de trabalho, assim como o impacto do projeto na comunidade local e regional.