ESECS - Comunicações em conferências e congressos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Comunicações em conferências e congressos nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 142
Results Per Page
Sort Options
- Ensino e aprendizagem de conceitosPublication . Silva, José Manuel; Silva, Olga Maria
- Tecnologia educativa e a formação de professoresPublication . Pereira, José Ventura da Cruz
- Afonso Lopes Vieira e Fernando Pessoa : infâncias paralelasPublication . Nobre, Cristina; Marques, João PauloNesta análise pretendemos pôr em confronto poemas de ALV, escritos para as Cenas Infantis de Schumann, op. 15, e de AC, das suas Poesias. Para cada categoria selecionámos apenas um poema, ou um excerto de poema, de cada um dos autores, embora outros houvesse que caberiam no mesmo âmbito. Nesta seleção apertada, procurámos analisar aqueles poemas em que a imagem da infância surgia mais nítida e mais valorada, de acordo com as categorias definidas (1ª. Infância | Inocência; 2.ª Infância | Saudade/Retorno; 3.ª Infância | Proteção; 4.ª Infância | Tradição). Foi nestes dois grandes poetas — o homem ALV, e a ficção AC — que procurámos as várias versões de uma mesma infância. Uma infância que estava, irremediavelmente, marcada pela imagem da criança na época.
- A festa: símbolo e auge da oposição entre duas comunidadesPublication . Vieira, Ricardo
- Supervisão da prática pedagógica e desenvolvimento da reflexão críticaPublication . Oliveira, Lúcia; Terça, Olga
- Formação de educadores de infância - estudo de três modelos de formação inicialPublication . Ferreira, José Brites; Miranda, Guilhermina Lobato; Gomes, António Ferreira
- Formação contínua centrada na escola : contributos para uma análise das necessidadesPublication . Cruz, Maria das Dores Escada Ladeira da
- Formação contínua, desenvolvimento pessoal e mudanças na escolaPublication . Oliveira, Lúcia; Santiago, Rui
- Eu escrevo, tu lês, ele analisa : ou os sujeitos da produção e análise de textos para / pelas criançasPublication . Nobre, CristinaEsta comunicação pretende abrir um espaço de reflexão duplamente direccionado. Por um lado, tecem-se considerações sobre os sujeitos do processo de ensino/aprendizagem centrado na leitura de textos de literatura para a infância, isto é, o autor de textos infantis, o leitor desses textos e o professor da Escola. Pretende-se demonstrar que os sujeitos dessas práticas têm mudado muito ao longo destes últimos anos, e ao sabor das novas práticas lectivas que os acompanham, e que essa mudança é um factor positivo da evolução pedagógica. Por outro lado, passam-se em revista algumas práticas de análise e de leitura do texto infantil, para tentar chegar à síntese final de que algumas podem permitir e legitimar a produção de textos pelas próprias crianças, numa afirmação clara de que “escrever é crescer”.
- Afonso Lopes Vieira, poeta de S. Pedro de MoelPublication . Nobre, Cristina