Browsing by Issue Date, starting with "2023-09"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Incidentes críticos, reflexividade, mediação interpessoal e intercultural na escolha da educação social como caminho profissionalPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo
- Avaliação Pedagógica: pressupostos e práticasPublication . Lima, Louise; Madureira, Cristiana PizarroEste workshop foi desenhado com o objetivo de promover a reflexão e partilha de conceções e práticas de avaliação pedagógica. As atividades propostas para os professores, na verdade, foram construídas também com diversos professores em consequência da participação das formadoras no Projeto MAIA “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica” desde a sua génese; bem como em diversas outras ações relacionadas à avaliação pedagógica. Recorrendo à proximidade com a diversidade dos contextos educativos e às diversas conceções associadas ao conceito de avaliação, procurou-se, a partir de atividades centradas em metodologias ativas, numa relação dialógica pautada pela comunicação interpessoal no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida, discutir a polissemia do conceito de avaliação – enquadrando-a numa lógica pedagógica e que difere da classificação – e coconstruir práticas que corporificassem os pressupostos de uma avaliação que é indissociável dos atos de ensinar e aprender.
- Circo social, escola, pedagogia social e mediação interculturalPublication . Correia, Rodolfo; Vieira, Ricardo
- Tech-driven transformation: Investigating digitalization dynamics across varying firm sizesPublication . Santos, EleonoraThe dynamic patterns of technology adoption among firms clustered by size are investigated to assess the implications arising from the digital divide. Using data from the “Survey on the Use of Information and Communication Technologies in Enterprises (IUTICE)" dataset for 2003-2022, provided by the Portuguese Institute of Statistics, the research centers on three key variables – internet connectivity, website presence, and computer usage – which are examined across a spectrum of firms’ scales, shedding light on the evolving trends in technology adoption. Employing a combination of descriptive statistical analysis, trend assessment, and cross-sectional comparisons, this research shows noteworthy insights. Interestingly, the adoption rates for all three technology variables exhibit a consistent upward trajectory, indicative of a movement towards digitalization within the business landscape. Smaller firms have demonstrated notable strides, manifesting a reduction in the technology adoption disparity relative to their larger counterparts. The findings underscore the influential roles played by resource constraints and digital competencies in shaping technology adoption trajectories, and their correspondence with the Resource-Based View (RBV) framework underscores the role of organizational resources and capabilities on the digital divide. The ramifications extend beyond individual firms, resonating with the global scholarly discourse and advocating for equitable integration of technology. As firms, irrespective of size, grapple with the challenges posed by the digital era, this study provides deep insights that can guide the formulation of strategies aimed at cultivating an inclusive and technologically empowered business environment.
- Exposição do ano da ESAD.CR 2023 - Vir a LumePublication . Cardoso, Carla M; dos Santos, João; Afonso, Lígia; Macedo, MiguelDar luz ao oculto, trazer à luz o que antes estava obscurecido na oficina, no ateliê. Tornar público, expor, mostrar, dar a ver o mundo ao mundo. Chama acesa, prova de fogo, coragem no revelar à luz do público, que tanto ilumina quanto queima... Ritual de passagem neste tempo suspenso, de transição, de fecho de um ciclo e início de outro, com a apresentação de projetos e obras dos estudantes finalistas de todos os cursos e disciplinas da ESAD.CR. Abram-se as portas da escola onde se formaram, criaram, experienciaram e partilham desafios, participando de um coletivo fluído onde a singularidade é soberana e a celebração acontece sob o signo da arquitetura e da natureza envolventes. Ardor, fogueira, clarão, brilho: festa! 2º Ano PPC 2022/2023
- Epistemologia, mediação intercultural e pedagogia socialPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
- Teoria e Prática da Pedagogia Social, da Mediação Intercultural e da Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui
- Processos de mediação intrapessoal através da fotografia e videografia terapêutica - Pedagogias da convivência, narrativas e mindsetsPublication . Pinto, P. Q.; Vieira, Ricardo
- On a fractional Sturm-Liouville problem in higher dimensionsPublication . Vieira, N.; Rodrigues, M. M.; Ferreira, M.In this short paper, we consider an n-dimensional fractional Sturm-Liouville eigenvalue problem, by using fractional versions of the gradient operator involving left Caputo and right Riemann-Liouville fractional derivatives. We study the main properties of the eigenfunctions and the eigenvalues of the associated fractional boundary problem.
- A "questão cigana" e a mediação interculturalPublication . Lopes, Micaela; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves