ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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- PROMOÇÃO DA ESPERANÇA E GESTÃO DA ANSIEDADE EM MULHERES COM CANCRO DA MAMAPublication . Jorge, Angela Filipa Couto; Querido, Ana Isabel FernandesO presente relatório surge no âmbito do mestrado e especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende descrever e refletir sobre o percurso de desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O relatório integra três partes. A primeira parte faz referência a uma descrição breve dos contextos da prática clínica em ensino clínico, numa Unidade de Cuidados na Comunidade, numa unidade de internamento de doentes agudos, e em contexto de respostas diferenciadas num Centro de Respostas Integradas, numa Equipa Técnica Especializada de Tratamento. Na segunda parte é realizado uma descrição e reflexão das atividades e das aprendizagens nos diferentes contextos de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento e otimização de competências comuns e especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na terceira parte deste relatório apresenta-se um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem que surge a partir de um problema experienciado na prática clínica. Receber um diagnóstico de cancro, significa entre outras coisas, que o futuro é incerto. O sentimento de esperança é, por sua própria natureza, ligado ao futuro, e expectativas ligadas com o futuro afetam significativamente a sensação de bem-estar. A esperança é o máximo recurso comum após um diagnóstico de cancro e um importante fator que contribui para o bem-estar, a sobrevivência, e qualidade de vida e, é, portanto, um importante aspeto do cuidado da pessoa com cancro. A ansiedade é um dos diagnósticos mais frequentes, que acompanha as pessoas com cancro. A esperança também é um fator de proteção para ajudar as pessoas a adaptarem-se à ansiedade e a ajustarem-se ao desconforto psicológico. O projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem intitula-se “Promoção da esperança e gestão da ansiedade nas mulheres com cancro da mama” e foi construído com base no ciclo de Deming e nos enunciados descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental. A partir da identificação das necessidades de um contexto específico, elaborou-se o diagnóstico da situação, planificaram-se as intervenções, e implementou-se um programa de intervenção psicoterapêutica em cinco sessões individuais. No culminar do primeiro ciclo de implementação, explanam-se os resultados obtidos com a respetiva análise, sustentada pelo conhecimento científico, numa perspetiva de melhoria dos cuidados especializados de enfermagem, perante uma necessidade de resposta inexistente. Na otimização das competências desenvolvidas, este relatório vem permitir a reflexão síntese de todo o percurso, da eficácia da dinâmica ensino-aprendizagem-ação, da aplicação do conhecimento científico fundamentada nos referenciais teóricos de enfermagem e nos documentos reguladores da Enfermagem Especializada em Saúde Mental e Psiquiátrica, de forma a sustentar uma prática de qualidade, segura e de excelência.
- PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAPublication . Frazão, Vera Carina da Silva Cerejo; Morgado, Tânia Manuel MoçoO presente relatório, concretizado no âmbito do Mestrado e Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, visa apresentar as competências desenvolvidas para a obtenção do grau de Mestre e do Título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP). Apresenta-se dividido em três partes: a descrição dos contextos de aprendizagem; a análise crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas de forma a adquirir competências comuns (Regulamento n.º 140/2019) e específicas do EEESMP (Regulamento n. º515/2018); a descrição das etapas e os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem (PMCQCE): BEmotions. Os serviços de urgência (SU) são setores desgastantes dos hospitais (Amaral et al., 2017) e a complexidade dos cuidados de saúde exige aos enfermeiros a mobilização de diversas competências. A competência emocional (CE) emerge como um fator de protetor em situações de elevado stress laboral (Pereira et al., 2022). O PMCQCE procura promover a CE dos enfermeiros num SU face à satisfação o trabalho (ST) atravès da intervenção psicoeducacional intitulada “BEmotions”. Esta foi constituída por 5 sessões semanais, alusivas às cinco dimensões da CE do construto de CE de Veiga- Branco, com a duração de 90 minutos e a amostra foi composta por 10 enfermeiros. Os resultados demonstram que os participantes apresentam um nível global de CE moderado. Foram apuradas melhorias, quer na CE, quer na ST após a intervenção psicoeducacional BEmotions. Sugere-se a sua replicação noutras unidades e/ou grupos profissionais no âmbito da saúde ocupacional e da promoção da saúde mental e bem-estar no local de trabalho.
- Estimulação Cognitiva como estratégia do autocuidado promovido pelo Cuidador InformalPublication . Costa, Tiago Daniel Silva Pereira da; Carvalho, Daniel Ricardo Simões deNeste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP), conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, publicadas nos regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro. Na primeira parte do relatório, será feita uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos diferentes do ensino clinico (EC), destacando o papel do EEESMP no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde e promoção de uma prática fundamentada em evidências e ética profissional. Na segunda parte, serão analisadas as atividades realizadas durante os estágios clínicos, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Esta seção engloba as experiências obtidas e as estratégias empregadas em momentos diferentes, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista (EE). Esta abordagem abrange tanto as competências comuns a como as específicas da área de Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme definido pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem (PMCQCE), realizado no contexto de trabalho do estudante, sobre a temática: “Estimulação Cognitva como estratégia do autocuidado promovido pelo cuidador informal”. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais com os aspetos mais relevantes deste percurso.
- Intervenção do Enfermeiro em Situação de Comportamento Violento no Serviço de UrgênciaPublication . Silva, Tânia Catarina Costa da; Gomes, João Manuel FerreiraA natureza da aprendizagem evidenciada neste relatório foi desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos ensinos clínicos realizados no âmbito dos contextos de respostas diferenciadas, respostas comunitárias e de internamento. O presente relatório inclui o exercício de apreciação crítica e reflexiva sobre o processo de aquisição de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Numa abordagem multidimensional foi realizada uma apreciação retrospetiva sobre o percurso pautado pelo desenvolvimento de uma prática clínica baseada em evidência e alicerçada nas etapas do processo de enfermagem. Inclui-se neste relatório o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado “Intervenção do Enfermeiro em Situação de Comportamento Violento no Serviço de Urgência”. A vulnerabilidade que caracteriza os cuidados de saúde nos serviços de urgências pode dar origem a comportamentos desajustados, com manifestações de comportamentos violentos dirigidos aos profissionais de saúde. Este projeto integrou a construção de um protocolo de atuação norteador de intervenções padronizadas e sistematizadas em situações de violência e incluiu a definição de um fluxograma. Pretendeu-se capacitar os enfermeiros do serviço de urgência com métodos de atuação facilitadores da prática clínica incluindo avaliação efetiva do risco de violência, promoção de ambiente seguro, prevenção e gestão de eventos violentos e instruções de notificação de eventos.
- COMPETÊNCIA EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS E A CULTURA DE SEGURANÇA DOS CUIDADOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Carreira, Solange da Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório final é um elemento integrante do percurso formativo no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MESMP), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leira. A primeira parte inclui a caracterização dos diferentes contextos de aprendizagem (contexto de internamento, intervenção comunitária e respostas diferenciadas). Na segunda parte é realizada a análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nos três contextos clínicos, dando enfoque às competências comuns e competências específicas de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (EEESMP). Na terceira parte, é apresentada a descrição do projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem, estruturado de acordo com a metodologia do ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Act/Adjust). O projeto de melhoria contínua centrou-se na promoção da competência emocional e cultura de segurança dos cuidados, num grupo de onze enfermeiros de um serviço de internamento médico, através da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stresse laboral, produzindo assim impacto na cultura de segurança. Neste sentido, foi desenvolvido um programa formativo de aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com recurso à sequência cognitivo-comportamental, constituído por sete sessões grupais: as sessões 0 e 6 eram referentes à pré e pós-intervenção e as restantes cinco sessões centraram-se nas cinco capacidades da competência emocional e em conceitos-chave da cultura de segurança dos cuidados. Na sua globalidade, e apesar de se verificarem algumas melhorias nos scores das capacidades da competência emocional e das dimensões da perceção de cultura de segurança, entre os momentos pré e pós-intervenção, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. A intervenção do EEESMP contribui para desenvolvimento da competência emocional em contexto laboral, permitindo a adoção de comportamentos adaptativos e o aprimoramento de habilidades de gestão/regulação emocional, elementos fulcrais para o processo de humanização e segurança dos cuidados.
- A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagemPublication . Teixeira, João Carlos Bento; Tomás, Catarina CardosoO presente relatório espelha a jornada clínica, académica e profissional que me proporcionou não só, a aquisição de novos conhecimentos, mas também uma perspetiva renovada sobre a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da saúde mental e psiquiátrica. Para esse efeito, a prática clínica especializada decorreu sob supervisão em três contextos distintos: hospital de dia de psiquiátrico, serviço de psiquiatria comunitária e uma unidade de cuidados na comunidade. O processo reflexivo é essencial ao desenvolvimento de competências, pelo que se realiza com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista seguido das competências específicas necessárias para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Esta reflexão, baseada na evidência científica, tem por base a descrição e reflexão de forma crítica as atividades desenvolvidas, processos de planeamento e pensamento, execução e resultados. No âmbito do desenvolvimento de competências, a promoção de projetos de melhoria continua torna-se outra componente essencial e fundamenta na prática o papel do profissional de saúde. A Saúde Mental Positiva entendeu-se assim como uma área de útil investigação e intervenção tendo sido desenvolvido o projeto “A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagem.”. Este PMC diz respeito a uma intervenção psicoeducativa aplicada a alunos do primeiro ano de enfermagem focada em melhorar os níveis de SM+ e baseada no programa Mentis Plus+. A SM+ dos alunos como já referido em diversos estudos encontrava-se em níveis baixos e foi possível verificar após intervenção uma manutenção destes valores neste patamar, ainda que com melhorias ao nível do Autocontrolo e Habilidade de Relação Interpessoal.
- PROMOÇÃO DA LITERACIA RELACIONADA COM A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PREVENTIVA, ANTECIPATÓRIA E CURATIVA EM CASOS DE DELIRIUM NUMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS: Relatório Final de EstágioPublication . Belloso, Jéssica Pereira; Tomás, Catarina Cardoso
- PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DO ENFERMEIRO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA EM FIM DE VIDA: INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Arguelles, Adriana Patrícia Meneses; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e pretende apresentar as competências comuns e específicas em ESMP desenvolvidas em contexto comunitário, internamento hospitalar e respostas diferenciadas com recurso à análise crítico- reflexiva das aprendizagens adquiridas. Em termos de estrutura o trabalho encontra-se desenvolvido em três partes, sendo a primeira a apresentação dos contextos de aprendizagem. A segunda parte refere-se à análise crítico- reflexiva das competências adquiridas, e, por fim, na terceira parte é explanado o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado num serviço médico-cirúrgico. Baseado nas etapas do ciclo de Deming, o projeto de melhoria visou capacitar um grupo de enfermeiros para a promoção da competência emocional face ao doente em fim de vida, tendo sido composto por onze participantes. O programa formativo foi composto por sete sessões presenciais, de natureza grupal, com aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com base na sequência cognitivo-comportamental. A primeira sessão incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, nas cinco sessões seguintes foi abordada cada capacidade inerente à competência emocional e na última sessão foi realizada a reaplicação dos instrumentos e avaliação do programa. Na sua globalidade, os dados obtidos demonstraram uma melhoria da competência emocional, assim como revelaram uma melhoria nas atitudes perante a morte e no coping, os quais se traduziram em ganhos na saúde mental dos participantes. Desta forma, fica patente a importância da intervenção especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos contextos onde os processos de morte e morrer são uma constante.
- Relatório de Estágio: Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia de eliminação: Intervenção do Enfermeiro Especialista emEnfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Cardoso, Catarina Pedrosa; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório permite, numa primeira abordagem, a contextualização dos locais de estágio, o seu modelo de organização e funcionamento bem como a sua reflexão crítica. Os Ensinos Clínicos foram realizados em três contextos diferentes: Unidade de Internamento de Doentes Agudos de Psiquiatria, Unidade de Cuidados na Comunidade e Psiquiatria Comunitária. Foi realizada uma análise critico-reflexiva fundamentada relativa às atividades concretizadas em contexto de ensino clínico que contribuíram para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental, enunciando os objetivos e o modo como foram atingidos, bem como os resultados obtidos. Integra o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: “Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Apesar de permitir o aumento da esperança de vida da pessoa bem como o retorno a uma vida saudável, a ostomia pode conduzir a diversos problemas fisiológicos, sociais e psicológicos, como a ansiedade. Este projeto visou avaliar a eficácia de intervenções especializadas em ESMP num contexto de grupo de ajuda mútua na redução dos níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal. Para o efeito foi realizado um estudo quasi-experimental do tipo pré-teste-pós-teste, sem grupo de controlo, cuja amostra foi composta por 8 participantes. O programa formativo foi estruturado em 6 sessões grupais e incidiu na psicoeducação acerca da ansiedade, capacitação para adoção de estratégias de autocontrolo da ansiedade, cuidados ao estoma e partilha de vivências e sentimentos relacionados com a ostomia. A avaliação da ansiedade foi realizada com recurso ao Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI-Y), de Santos e Silva (1997). Para além deste, foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário sociodemográfico e de conhecimentos. Este projeto permitiu avaliar os níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal, tendo-se obtido níveis moderados no primeiro momento, com uma média de 39 pontos na Escala de Ansiedade-Traço, e de 39,5 pontos na Escala de Ansiedade-Estado. Com a aplicação do programa verificou-se uma diminuição do score obtido tanto em relação aos níveis de ansiedade traço como na ansiedade estado. Permitiu também aferir que para os participantes, a maior preocupação pós cirúrgica foi o manuseamento das placas e a troca dos sacos.
- AUTOCONTROLO DA ANSIEDADE NO ADOLESCENTE COM DOR CRÓNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIOPublication . Santo, Patrícia Isabel Ribeiro do Espírito; Querido, Ana Isabel Fernandes; Valentim, Olga Maria Martins de SousaEste relatório surge no âmbito do 2º Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende evidenciar o desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista nesta área disciplinar de Enfermagem. Nele reflete-se a componente clínica, académica e profissional que suportada por evidência científica, sustentou o desenvolvimento de competências de prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no cuidar da pessoa ao longo do ciclo vital e da comunidade em que se insere numa perspetiva holística. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma descrição breve dos contextos de prática clínica: uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um Serviço de Internamento de Psiquiatria e em contexto diferenciado, um Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria. Na segunda parte, apresenta-se a reflexão crítica das aprendizagens em contexto de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências comuns, especializadas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A temática do Autocontrolo da ansiedade do adolescente com dor crónica emergiu da sua prática clínica profissional em contexto de ambulatório, assente na evidência que reconhece a elevada prevalência da ansiedade na população pediátrica com dor crónica, em especial nos adolescentes. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado MindPower2Pain (MP2P) - Autocontrolo da ansiedade, no Adolescente com Dor Crónica, dirigido à capacitação dos adolescentes para o autocontrolo da ansiedade associada à dor crónica, visando melhorar o atendimento em enfermagem em consulta de dor crónica, constitui a terceira parte deste relatório. Com base no Ciclo de Deming ou PDCA (P-Plan, D-Do, C-Chek e A-Act) e nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental, foi desenvolvido um programa de intervenção psicoterapêutica de oito sessões, num grupo de adolescentes com dor crónica. Da sua aplicação resultou a melhoria da aprendizagem de técnicas de autocontrolo da ansiedade; melhoria de competências de Mindfulness; melhoria da aceitação do estado de saúde e satisfação, evidenciando os resultados positivos na redução e controlo da ansiedade. Todo este percurso de aprendizagem, prática e reflexão, permitiu adquirir o conjunto das competências específicas de enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre.