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ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

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  • Estimulação Cognitiva como estratégia do autocuidado promovido pelo Cuidador Informal
    Publication . Costa, Tiago Daniel Silva Pereira da; Carvalho, Daniel Ricardo Simões de
    Neste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP), conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, publicadas nos regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro. Na primeira parte do relatório, será feita uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos diferentes do ensino clinico (EC), destacando o papel do EEESMP no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde e promoção de uma prática fundamentada em evidências e ética profissional. Na segunda parte, serão analisadas as atividades realizadas durante os estágios clínicos, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Esta seção engloba as experiências obtidas e as estratégias empregadas em momentos diferentes, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista (EE). Esta abordagem abrange tanto as competências comuns a como as específicas da área de Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme definido pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem (PMCQCE), realizado no contexto de trabalho do estudante, sobre a temática: “Estimulação Cognitva como estratégia do autocuidado promovido pelo cuidador informal”. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais com os aspetos mais relevantes deste percurso.
  • Intervenção do Enfermeiro em Situação de Comportamento Violento no Serviço de Urgência
    Publication . Silva, Tânia Catarina Costa da; Gomes, João Manuel Ferreira
    A natureza da aprendizagem evidenciada neste relatório foi desenvolvida durante o Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos ensinos clínicos realizados no âmbito dos contextos de respostas diferenciadas, respostas comunitárias e de internamento. O presente relatório inclui o exercício de apreciação crítica e reflexiva sobre o processo de aquisição de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Numa abordagem multidimensional foi realizada uma apreciação retrospetiva sobre o percurso pautado pelo desenvolvimento de uma prática clínica baseada em evidência e alicerçada nas etapas do processo de enfermagem. Inclui-se neste relatório o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado “Intervenção do Enfermeiro em Situação de Comportamento Violento no Serviço de Urgência”. A vulnerabilidade que caracteriza os cuidados de saúde nos serviços de urgências pode dar origem a comportamentos desajustados, com manifestações de comportamentos violentos dirigidos aos profissionais de saúde. Este projeto integrou a construção de um protocolo de atuação norteador de intervenções padronizadas e sistematizadas em situações de violência e incluiu a definição de um fluxograma. Pretendeu-se capacitar os enfermeiros do serviço de urgência com métodos de atuação facilitadores da prática clínica incluindo avaliação efetiva do risco de violência, promoção de ambiente seguro, prevenção e gestão de eventos violentos e instruções de notificação de eventos.
  • COMPETÊNCIA EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS E A CULTURA DE SEGURANÇA DOS CUIDADOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA
    Publication . Carreira, Solange da Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de Jesus
    O presente relatório final é um elemento integrante do percurso formativo no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MESMP), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leira. A primeira parte inclui a caracterização dos diferentes contextos de aprendizagem (contexto de internamento, intervenção comunitária e respostas diferenciadas). Na segunda parte é realizada a análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nos três contextos clínicos, dando enfoque às competências comuns e competências específicas de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (EEESMP). Na terceira parte, é apresentada a descrição do projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem, estruturado de acordo com a metodologia do ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Act/Adjust). O projeto de melhoria contínua centrou-se na promoção da competência emocional e cultura de segurança dos cuidados, num grupo de onze enfermeiros de um serviço de internamento médico, através da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stresse laboral, produzindo assim impacto na cultura de segurança. Neste sentido, foi desenvolvido um programa formativo de aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com recurso à sequência cognitivo-comportamental, constituído por sete sessões grupais: as sessões 0 e 6 eram referentes à pré e pós-intervenção e as restantes cinco sessões centraram-se nas cinco capacidades da competência emocional e em conceitos-chave da cultura de segurança dos cuidados. Na sua globalidade, e apesar de se verificarem algumas melhorias nos scores das capacidades da competência emocional e das dimensões da perceção de cultura de segurança, entre os momentos pré e pós-intervenção, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. A intervenção do EEESMP contribui para desenvolvimento da competência emocional em contexto laboral, permitindo a adoção de comportamentos adaptativos e o aprimoramento de habilidades de gestão/regulação emocional, elementos fulcrais para o processo de humanização e segurança dos cuidados.
  • A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagem
    Publication . Teixeira, João Carlos Bento; Tomás, Catarina Cardoso
    O presente relatório espelha a jornada clínica, académica e profissional que me proporcionou não só, a aquisição de novos conhecimentos, mas também uma perspetiva renovada sobre a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da saúde mental e psiquiátrica. Para esse efeito, a prática clínica especializada decorreu sob supervisão em três contextos distintos: hospital de dia de psiquiátrico, serviço de psiquiatria comunitária e uma unidade de cuidados na comunidade. O processo reflexivo é essencial ao desenvolvimento de competências, pelo que se realiza com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista seguido das competências específicas necessárias para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Esta reflexão, baseada na evidência científica, tem por base a descrição e reflexão de forma crítica as atividades desenvolvidas, processos de planeamento e pensamento, execução e resultados. No âmbito do desenvolvimento de competências, a promoção de projetos de melhoria continua torna-se outra componente essencial e fundamenta na prática o papel do profissional de saúde. A Saúde Mental Positiva entendeu-se assim como uma área de útil investigação e intervenção tendo sido desenvolvido o projeto “A literacia em saúde mental como fator promotor da saúde mental positiva nos estudantes de primeiro ano de licenciatura em enfermagem.”. Este PMC diz respeito a uma intervenção psicoeducativa aplicada a alunos do primeiro ano de enfermagem focada em melhorar os níveis de SM+ e baseada no programa Mentis Plus+. A SM+ dos alunos como já referido em diversos estudos encontrava-se em níveis baixos e foi possível verificar após intervenção uma manutenção destes valores neste patamar, ainda que com melhorias ao nível do Autocontrolo e Habilidade de Relação Interpessoal.
  • PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DO ENFERMEIRO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA EM FIM DE VIDA: INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA
    Publication . Arguelles, Adriana Patrícia Meneses; Laranjeira, Carlos António Sampaio de Jesus
    O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e pretende apresentar as competências comuns e específicas em ESMP desenvolvidas em contexto comunitário, internamento hospitalar e respostas diferenciadas com recurso à análise crítico- reflexiva das aprendizagens adquiridas. Em termos de estrutura o trabalho encontra-se desenvolvido em três partes, sendo a primeira a apresentação dos contextos de aprendizagem. A segunda parte refere-se à análise crítico- reflexiva das competências adquiridas, e, por fim, na terceira parte é explanado o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado num serviço médico-cirúrgico. Baseado nas etapas do ciclo de Deming, o projeto de melhoria visou capacitar um grupo de enfermeiros para a promoção da competência emocional face ao doente em fim de vida, tendo sido composto por onze participantes. O programa formativo foi composto por sete sessões presenciais, de natureza grupal, com aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com base na sequência cognitivo-comportamental. A primeira sessão incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, nas cinco sessões seguintes foi abordada cada capacidade inerente à competência emocional e na última sessão foi realizada a reaplicação dos instrumentos e avaliação do programa. Na sua globalidade, os dados obtidos demonstraram uma melhoria da competência emocional, assim como revelaram uma melhoria nas atitudes perante a morte e no coping, os quais se traduziram em ganhos na saúde mental dos participantes. Desta forma, fica patente a importância da intervenção especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos contextos onde os processos de morte e morrer são uma constante.
  • Relatório de Estágio: Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia de eliminação: Intervenção do Enfermeiro Especialista emEnfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
    Publication . Cardoso, Catarina Pedrosa; Gomes, José Carlos Rodrigues
    O presente relatório permite, numa primeira abordagem, a contextualização dos locais de estágio, o seu modelo de organização e funcionamento bem como a sua reflexão crítica. Os Ensinos Clínicos foram realizados em três contextos diferentes: Unidade de Internamento de Doentes Agudos de Psiquiatria, Unidade de Cuidados na Comunidade e Psiquiatria Comunitária. Foi realizada uma análise critico-reflexiva fundamentada relativa às atividades concretizadas em contexto de ensino clínico que contribuíram para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental, enunciando os objetivos e o modo como foram atingidos, bem como os resultados obtidos. Integra o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: “Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Apesar de permitir o aumento da esperança de vida da pessoa bem como o retorno a uma vida saudável, a ostomia pode conduzir a diversos problemas fisiológicos, sociais e psicológicos, como a ansiedade. Este projeto visou avaliar a eficácia de intervenções especializadas em ESMP num contexto de grupo de ajuda mútua na redução dos níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal. Para o efeito foi realizado um estudo quasi-experimental do tipo pré-teste-pós-teste, sem grupo de controlo, cuja amostra foi composta por 8 participantes. O programa formativo foi estruturado em 6 sessões grupais e incidiu na psicoeducação acerca da ansiedade, capacitação para adoção de estratégias de autocontrolo da ansiedade, cuidados ao estoma e partilha de vivências e sentimentos relacionados com a ostomia. A avaliação da ansiedade foi realizada com recurso ao Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI-Y), de Santos e Silva (1997). Para além deste, foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário sociodemográfico e de conhecimentos. Este projeto permitiu avaliar os níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal, tendo-se obtido níveis moderados no primeiro momento, com uma média de 39 pontos na Escala de Ansiedade-Traço, e de 39,5 pontos na Escala de Ansiedade-Estado. Com a aplicação do programa verificou-se uma diminuição do score obtido tanto em relação aos níveis de ansiedade traço como na ansiedade estado. Permitiu também aferir que para os participantes, a maior preocupação pós cirúrgica foi o manuseamento das placas e a troca dos sacos.
  • AUTOCONTROLO DA ANSIEDADE NO ADOLESCENTE COM DOR CRÓNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO
    Publication . Santo, Patrícia Isabel Ribeiro do Espírito; Querido, Ana Isabel Fernandes; Valentim, Olga Maria Martins de Sousa
    Este relatório surge no âmbito do 2º Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende evidenciar o desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista nesta área disciplinar de Enfermagem. Nele reflete-se a componente clínica, académica e profissional que suportada por evidência científica, sustentou o desenvolvimento de competências de prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no cuidar da pessoa ao longo do ciclo vital e da comunidade em que se insere numa perspetiva holística. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma descrição breve dos contextos de prática clínica: uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um Serviço de Internamento de Psiquiatria e em contexto diferenciado, um Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria. Na segunda parte, apresenta-se a reflexão crítica das aprendizagens em contexto de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências comuns, especializadas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A temática do Autocontrolo da ansiedade do adolescente com dor crónica emergiu da sua prática clínica profissional em contexto de ambulatório, assente na evidência que reconhece a elevada prevalência da ansiedade na população pediátrica com dor crónica, em especial nos adolescentes. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado MindPower2Pain (MP2P) - Autocontrolo da ansiedade, no Adolescente com Dor Crónica, dirigido à capacitação dos adolescentes para o autocontrolo da ansiedade associada à dor crónica, visando melhorar o atendimento em enfermagem em consulta de dor crónica, constitui a terceira parte deste relatório. Com base no Ciclo de Deming ou PDCA (P-Plan, D-Do, C-Chek e A-Act) e nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental, foi desenvolvido um programa de intervenção psicoterapêutica de oito sessões, num grupo de adolescentes com dor crónica. Da sua aplicação resultou a melhoria da aprendizagem de técnicas de autocontrolo da ansiedade; melhoria de competências de Mindfulness; melhoria da aceitação do estado de saúde e satisfação, evidenciando os resultados positivos na redução e controlo da ansiedade. Todo este percurso de aprendizagem, prática e reflexão, permitiu adquirir o conjunto das competências específicas de enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre.
  • Programa Mental Care: Programa de Promoção da Saúde Mental dos Enfermeiros a desempenhar funções no Serviço de Urgência
    Publication . Raimundo, Vânia Isabel Lopes; Gomes, João Manuel Ferreira
    A saúde verifica-se quando existe um desenvolvimento ótimo da pessoa no contexto em que se insere, tendo em conta fatores de natureza biológica, psicológica, social, cultural e ecológica (sexo, capacidades inatas, tendências, constitucionalidade, aprendizagem, tipo de família). Desta forma é a capacidade que a pessoa tem para: estabelecer relações ajustadas com o outro; participar construtivamente com o meio e o ambiente; resolver e/ou gerir os seus próprios conflitos internos e investir em realizações pessoais” (Sequeira, C. & Sampaio, F., 2020, p.3). Este relatório aborda um percurso académico pautado pela prática baseada na evidência no que diz respeito à promoção da saúde e prevenção da doença no processo de cuidar, desenvolvendo assim competências no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. “O enfermeiro especialista é aquele a quem se reconhece competência científica, técnica e humana para prestar cuidados de enfermagem especializados (…). Estas competências envolvem as dimensões da educação dos clientes e dos pares, de orientação, aconselhamento, liderança, incluindo a responsabilidade de descodificar, disseminar e levar a cabo investigação relevante e pertinente, que permita avançar e melhorar de forma contínua a prática da enfermagem” (Regulamento n.º 140/2019 da Ordem dos Enfermeiros, 2019, p.4744). Desta forma este percurso foi norteado com base nas Competências Comuns do Enfermeiro Especialista (CCEE) e nas Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria (CEESMP) nomeadamente: Deter um elevado conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e enfermeiro, mercê de vivências e processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional (F1); Assistir a pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade na otimização da saúde mental (F2); Ajudar a pessoa ao longo do ciclo de vida, integrada na família, grupos e comunidade a recuperar a saúde mental, mobilizando as dinâmicas próprias de cada contexto (F3) e Prestar cuidados psicoterapêuticos, sócio terapêuticos, psicossociais e psicoeducacionais, à pessoa ao longo do ciclo de vida, mobilizando o contexto e dinâmica individual, familiar de grupo ou comunitário, de forma a manter, melhorar e recuperar a saúde (F4) (Regulamento n.º 515/2018 da Ordem dos Enfermeiros, 2018). Ao longo do desenvolvimento destas competências, foi realizado um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado de Programa Mental Care. Este Programa teve como população-alvo os enfermeiros a desempenhar funções em contexto de serviço de urgência. A implementação deste Programa relevou-se benéfica na promoção da saúde mental dos enfermeiros, reforçando assim o importante contributo dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiatria na promoção da saúde e prevenção da doença.
  • INTERVENÇÃO BREVE PARA CONSUMOS NOCIVOS DE BEBIDAS ALCOOLICAS
    Publication . Tiago, Rafael António Marques; Gomes, João Manuel Ferreira
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos realizados, refletir sobre as aprendizagens e experiências adquiridas ao longo deste período, assim como, apresentar e descrever o projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido. Para o efeito realizámos uma breve contextualização dos contextos onde decorreram os ensinos clínicos, à luz do referencial para a acreditação dos contextos da prática clínica, seguida de uma análise fundamentada e crítico-reflexiva das competências desenvolvidas em ensino clínico tendo como referência os regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro e 356/2015 de 25 de junho. Apresentámos ainda um projeto de melhoria contínua da qualidade que consiste na conceptualização e implementação de um programa de Intervenção Breve, numa instituição militar, com o objetivo de promover a diminuição ou cessação de consumos excessivos de bebidas alcoólicas e, consequentemente, de custos e recursos mobilizados para o tratamento das complicações associadas. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, composto por 4 sessões presenciais onde foi efetuada uma análise que descreveu e comparou os resultados antes e depois das intervenções. Os resultados obtidos não são extrapoláveis, mas evidenciaram o seu potencial de manutenção e replicabilidade no futuro, em outras unidades militares.