Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-26"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-EscolarPublication . Santos, Tatiana Soraia Marques dos; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Utilizando como recurso a reflexão, este relatório procura mostrar o percurso formativo construído, dando destaque às experiências vivenciadas como educadora de infância e investigadora. O relatório é constituído por três partes, sendo a primeira direcionada à dimensão dos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Prática Pedagógica em Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). Nele se reflete sobre todas as aprendizagens, vivências, desafios e as demais dificuldades que se tornaram fundamentais para a construção da minha identidade profissional. A segunda parte faz referência ao estudo investigativo que tem por base uma investigação - ação. Este foi realizado com quatro crianças na faixa etária dos quatro e cinco anos. Este estudo, de carácter qualitativo, emerge do reconhecimento da relevância do brincar no desenvolvimento da criança e da observação dos momentos de brincadeira realizada em contexto de Jardim de Infância. Tendo em conta que a brincadeira pode ser orientada e potenciada pelo educador, foi elaborada uma proposta de intervenção didática, estruturada em tempos de brincadeira livre e orientada. Os dados analisados permitem comprovar, em conformidade com a revisão da literatura realizada, a relevância do educador enquanto organizador de espaços, de recursos lúdicos e como mediador na participação e envolvimento da criança. Por fim, a terceira parte reflete as considerações finais, onde são evidenciadas as experiências significativas ao longo do percurso académico, enquanto educadora, que se revelaram cruciais no desenvolvimento de competências e capacidades, nomeadamente as de observar, refletir, planificar, avaliar e questionar para melhor formar.
- Relatório de Estágio: Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia de eliminação: Intervenção do Enfermeiro Especialista emEnfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Cardoso, Catarina Pedrosa; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório permite, numa primeira abordagem, a contextualização dos locais de estágio, o seu modelo de organização e funcionamento bem como a sua reflexão crítica. Os Ensinos Clínicos foram realizados em três contextos diferentes: Unidade de Internamento de Doentes Agudos de Psiquiatria, Unidade de Cuidados na Comunidade e Psiquiatria Comunitária. Foi realizada uma análise critico-reflexiva fundamentada relativa às atividades concretizadas em contexto de ensino clínico que contribuíram para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental, enunciando os objetivos e o modo como foram atingidos, bem como os resultados obtidos. Integra o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: “Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Apesar de permitir o aumento da esperança de vida da pessoa bem como o retorno a uma vida saudável, a ostomia pode conduzir a diversos problemas fisiológicos, sociais e psicológicos, como a ansiedade. Este projeto visou avaliar a eficácia de intervenções especializadas em ESMP num contexto de grupo de ajuda mútua na redução dos níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal. Para o efeito foi realizado um estudo quasi-experimental do tipo pré-teste-pós-teste, sem grupo de controlo, cuja amostra foi composta por 8 participantes. O programa formativo foi estruturado em 6 sessões grupais e incidiu na psicoeducação acerca da ansiedade, capacitação para adoção de estratégias de autocontrolo da ansiedade, cuidados ao estoma e partilha de vivências e sentimentos relacionados com a ostomia. A avaliação da ansiedade foi realizada com recurso ao Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI-Y), de Santos e Silva (1997). Para além deste, foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário sociodemográfico e de conhecimentos. Este projeto permitiu avaliar os níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal, tendo-se obtido níveis moderados no primeiro momento, com uma média de 39 pontos na Escala de Ansiedade-Traço, e de 39,5 pontos na Escala de Ansiedade-Estado. Com a aplicação do programa verificou-se uma diminuição do score obtido tanto em relação aos níveis de ansiedade traço como na ansiedade estado. Permitiu também aferir que para os participantes, a maior preocupação pós cirúrgica foi o manuseamento das placas e a troca dos sacos.
- Editorial: Towards a psychophysiological approach in physical activity, exercise, and sports, volume IIPublication . Forte, Pedro; Teixeira, José Eduardo; Portella, Daniel Leite; Monteiro, DiogoIn recent years, there has been an increase in interest in mental health disorders as a result of mediatic coverage of Olympic athletes’ mental health struggles, and also due to the COVID-19 pandemic lockdowns. These phenomena helped to further exacerbate a problem already extensively present in sport and society. Therefore, applying a psychophysiological approach to physical activity, exercise, and sports research has become very popular. Indeed, mental fatigue and mental disorders are not only psychological in origin, but also require an explanation from a psychophysiological perspective due to the effective interconnection between the psychological and physiological dimensions. Psychological variables can also influence performance and the psychophysiological system has a strong effect on the control of physical capacities. Moreover, pacing behaviour, decision-making, self-regulation, and effort perception can also explain the role of the brain in physical activity and exercise management. Thus, the aim of this Research Topic is to share the impact of a psychophysiological approach in physical activity, exercise, and sports. The goal of this Topic is to address the following: • Factors determining performance, including technical/tactical, physiological, cognitive, and psychosocial; • training and competition demand; • training interventions and testing in sports; • acute and chronic effects of training in psychophysiological variables; • coaching in sports; • strength and conditioning, mental health, and performance; • recent developments within sports sciences research. This Research Topic endeavors to explore at specific themes related to physiological stress and mental well-being. Additionally, we aim to provide evidence to coaches and sports scientists highlighting the relationship between training and competition demands, related to performance. We also want to analyze the effects of strength and conditioning training, and coaching effects (acute and chronic) on psychological and physiological. Finally, it is our intention to provide scientific literature with evidence for a relationship between movement, behavior and cognition with physiological performance: the psychophysiological approach.
- INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO APOIO ÀS FAMÍLIAS EM PROCESSO DE LUTOPublication . Silva, Katherine Louise Resendes; Querido, Ana Isabel FernandesO presente trabalho surge como Relatório Final de Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. É composto por duas partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas, com intuito da aquisição do grau de mestre e o título de especialidade. A primeira parte refere-se à descrição das atividades desenvolvidas durante os três ensinos clínicos realizados, com recurso à metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, integrando as experiências vivenciadas e as estratégias utilizadas em cada momento, de modo a possibilitar a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação das competências, quer as comuns a todos os Enfermeiros Especialistas, quer as específicas para os Enfermeiros Especialistas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A segunda parte deste documento diz respeito ao processo de desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em contexto de uma Equipa de Enfermagem de Apoio Domiciliário de uma Unidade de Saúde, dirigido a familiares cuidadores com componentes científica e reflexiva, resultantes de um processo de investigação-ação sobre o foco de Luto/Luto Antecipatório de familiares cuidadores em contexto domiciliário. O referencial teórico surge da literatura disponível, da prática e da minha experiência profissional, bem como do parecer favorável referente ao projeto. Tem por base a metodologia de Estudo de Caso e pretende evidenciar a importância dos conhecimentos adquiridos em contexto académico para a prática, contribuindo, para uma melhoria contínua dos cuidados prestados, resultando num atendimento atempado no processo de luto, de modo a prevenir o desenvolvimento do Luto Prolongado.
- (Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livrePublication . Morgado, Beatriz Cruz; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas três práticas pedagógicas que integram o plano de estudos e apresentar um estudo investigativo relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche permitiu refletir sobre (i) a intencionalidade educativa, questionando se as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento criadas partiam dos interesses das crianças ou se estavam mais centradas no que o adulto considerava ser necessário desenvolver, e (ii) a importância das rotinas como momentos importantes para que as crianças se sintam seguras e confiantes. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I e II permitiu construir conhecimento quanto à escuta das crianças, ao portefólio, aos projetos vividos com as crianças e à relação estabelecida com as famílias. Estes aspetos permitiram refletir sobre o envolvimento das crianças e de cada uma no seu processo de aprendizagem e em estratégias onde procurava que esse envolvimento fosse cada vez maior. O estudo investigativo de índole qualitativa relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior foi desenvolvido no contexto de jardim de infância e visou identificar, analisar e refletir sobre as brincadeiras que três crianças (de 3, 4 e 5 anos) desenvolviam no espaço exterior da instituição que frequentavam, no momento de brincadeira livre. A recolha de dados ocorreu através da observação das brincadeiras no espaço exterior da instituição e da realização de entrevistas às três crianças participantes. Os resultados obtidos demonstram que as brincadeiras mais recorrentes são as sensórioiv motora, dramática e associativa e, à medida que a idade da criança vai aumentando, aumenta, também, a complexidade, a organização e o nível de risco da brincadeira. Por fim, destaca-se o processo vivido de construção e partilha de conhecimento sobre a educação de infância junto da comunidade científica, salientando-se as dificuldades, alegrias e desafios superados inerentes à realização e publicação de relatos e artigos científicos.
- ''Quando os olhos tocam e as mãos veem - Objetos para a valorização da experiência sensorial''Publication . Coutinho, Inês Prata Pereira; Cardoso, Carla Cristina Miraldo Graça; Dias, Rui Humberto de MatosA experiência sensorial é essencial na interação entre corpo e objeto, mas a industrialização e a digitalização reduziram a diversidade tátil no design de produtos. Este estudo investiga formas de recuperar esta dimensão através da exploração de materiais, texturas e propriedades hápticas que estimulem a perceção e incentivem um envolvimento mais intuitivo. Os resultados desta investigação exploratória refletem-se em propostas de design que reforçam a ligação física e emocional com os objetos do quotidiano. Na prática, foram desenvolvidos sistemas modulares que incentivam a experimentação e a descoberta através da interação tátil e da composição livre. O objetivo é, portanto, promover a exploração ativa e despertar memórias sensoriais. Ao integrar o tato e a interação multissensorial, o design pode recuperar a sensibilidade à experiência material para desenvolver produtos mais significativos para os utilizadores.