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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e
Psiquiátrica (ESMP) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e pretende
apresentar as competências comuns e específicas em ESMP desenvolvidas em contexto
comunitário, internamento hospitalar e respostas diferenciadas com recurso à análise crítico-
reflexiva das aprendizagens adquiridas.
Em termos de estrutura o trabalho encontra-se desenvolvido em três partes, sendo a primeira a
apresentação dos contextos de aprendizagem. A segunda parte refere-se à análise crítico-
reflexiva das competências adquiridas, e, por fim, na terceira parte é explanado o Projeto de
Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado num serviço
médico-cirúrgico. Baseado nas etapas do ciclo de Deming, o projeto de melhoria visou capacitar
um grupo de enfermeiros para a promoção da competência emocional face ao doente em fim
de vida, tendo sido composto por onze participantes. O programa formativo foi composto por
sete sessões presenciais, de natureza grupal, com aproximação aos princípios da intervenção
psicoeducacional e com base na sequência cognitivo-comportamental. A primeira sessão
incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, nas cinco sessões seguintes foi
abordada cada capacidade inerente à competência emocional e na última sessão foi realizada a
reaplicação dos instrumentos e avaliação do programa.
Na sua globalidade, os dados obtidos demonstraram uma melhoria da competência emocional,
assim como revelaram uma melhoria nas atitudes perante a morte e no coping, os quais se
traduziram em ganhos na saúde mental dos participantes. Desta forma, fica patente a
importância da intervenção especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos
contextos onde os processos de morte e morrer são uma constante.
Description
Keywords
Enfermeiros Competência emocional Fim de vida Saúde mental Intervenção especializada