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- Efeito de um programa baseado em modalidades desportivas na composição corporal e aptidão física de uma população com dificuldade intelectual e desenvolvimentalPublication . Pires, Maria José da Silva Couto; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoIndivíduos com dificuldade intelectual e desenvolvimental apresentam um estilo de vida sedentário e inativo. Estes estilos de vida afetam negativamente a sua saúde e, por conseguinte, a sua qualidade de vida. Todavia, a prática regular de atividade física tem-se revelado uma estratégia eficaz na melhoria da funcionalidade, capacidade cardiorrespiratória, mobilidade, desempenho das suas atividades e saúde mental. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um programa baseado em modalidades desportivas ao nível da antropometria, composição corporal, capacidade funcional e força. A amostra é composta por 26 sujeitos com dificuldade intelectual e desenvolvimental (feminino=14, masculino=12), com idades compreendidas entre os 18 e os 61 anos (Média=36,73, Desvio padrão=14,59), inscritos em duas instituições (Cercilei=11, Oásis=15). A antropometria e composição corporal foram avaliadas através do estadiómetro e balança de bio impedância, a força através do teste de preensão manual e a capacidade funcional através do teste de 6 minutos a caminhar, o Time Up and Go (TUG) e levantar-sentar. Após o programa, a amostra obteve alterações significativas nas variáveis composição corporal (massa corporal: z=-2.98, p=<0.003, η2=0.342; massa muscular: z=-3.39, p=<0.001, η2=0.442) e capacidade funcional (levantar-sentar: z=-2.50, p=<0.012, η2=0.240; 6 minutos a caminhar: z=-3.37, p=<0.001, η2=0.437). O programa parece ser eficaz na melhoria das variáveis acima mencionadas e contraria as barreiras presentes na literatura como a falta de programas inclusivos e adaptados à população com dificuldade intelectual e desenvolvimental.
- Transformação Digital na Administração Pública – A Desmaterialização dos Processos de Contratação Pública no Município de PombalPublication . Sousa, Débora Faria; Salvador, Nuno Filipe PereiraO presente relatório foi elaborado no âmbito da realização do estágio curricular na Unidade de Contratação Pública do Município de Pombal, entre outubro de 2023 e junho de 2024, como opção de conclusão do plano curricular do Mestrado em Administração Pública, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em três capítulos principais. No primeiro capítulo é elaborada uma breve contextualização teórica dos conceitos essenciais na temática da Transformação Digital na Administração Pública e seu enquadramento legal. No segundo capítulo, é realizada a contextualização da entidade de acolhimento do estágio curricular, especificamente a Unidade de Contratação Pública do Município de Pombal e o seu funcionamento e metodologia de trabalho, anterior à adoção da plataforma digital para o desenvolvimento de processos de compras públicas. E no terceiro capítulo, o foco principal do presente relatório, são descritas as atividades desempenhadas no decorrer do estágio curricular, através da descrição detalhada do workflow genérico da plataforma digital interna no desenvolvimento dos processos de contratação pública, bem como as principais dificuldades sentidas e sugestões de melhoria apresentadas. O estágio curricular e o relatório cumprem com os objetivos propostos no plano curricular e contribuem para o enriquecimento académico, profissional e pessoal, proporcionando a aplicabilidade dos conteúdos adquiridos no primeiro ano do Mestrado em Administração Pública, em simultâneo com a aquisição de conhecimentos práticos em matéria de contratação pública e competências em matérias como o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a gestão procedimental.
- Opportunities for the Development of Wine Tourism in the Veliko Tarnovo Region (Bulgaria)Publication . Gesheva, Tsvetelina; Jorge,, João Paulo da Conceição SilvaTourism today is one of the major thriving industries worldwide, significantly contributing to economic growth and cultural exchange (UNWTO, 2021). As individuals seek diverse experiences tailored to their preferences, various forms of tourism have emerged, each addressing specific interests and motivations. Central to this development are the goals and desires that drive tourists to destinations. Among these, wine tourism has gained prominence as a niche market, evolving into a popular alternative to traditional mass tourism (Hall & Mitchell, 2000). This specialized form of travel not only focuses on wine appreciation but also intertwines with the rich history, culture, nature, culinary traditions, and customs of the regions visited. Wine tourism is particularly appealing because it allows tourists to engage deeply with the local environment and heritage, offering them unique experiences that go beyond mere consumption of products (Charters & Ali-Knight, 2002). It facilitates a connection to the land, the people, and the intricate processes involved in wine production. Over the years, wine tourism has expanded its scope, transforming wine regions into attractive destinations for affluent tourists (Getz & Brown, 2006). This trend not only promotes local wineries but also benefits adjacent businesses, including hotels, restaurants, and retail shops, thereby creating a more holistic economic ecosystem. The Veliko Tarnovo region, in Bulgaria, known for its historical significance and natural beauty, presents a compelling case for the development of wine tourism. This study focuses specifically on exploring the opportunities for enhancing wine tourism in this area. The region's unique geographical location, combined with its rich cultural heritage and emerging wine industry, positions it as a potential hub for wine-related tourism activities. However, to fully realize this potential, it is crucial to understand the current state of wine tourism and identify avenues for growth. The primary aim of this thesis is to determine the directions and prospects for the development of wine tourism in the Veliko Tarnovo region. This objective is specified through the execution of the following research tasks: • Providing an overview of the emergence and trends in the development of wine tourism: This includes analyzing how wine tourism has evolved globally and its impact on destination branding and local economies. • Analyzing and evaluating the current state of wine tourism in the Veliko Tarnovo region: This involves assessing existing wine tourism facilities, visitor demographics, and the effectiveness of current marketing strategies. • Identifying development opportunities for wine tourism: Based on the conducted analysis and identified challenges, this task aims to propose strategic initiatives that can enhance wine tourism offerings in the region. To carry out these scientific research tasks, a variety of research methods will be employed, including SWOT analysis to identify strengths, weaknesses, opportunities, and threats; PESTE analysis to evaluate external factors influencing the industry; and qualitative methods such as stakeholder interviews and expert assessments to gather insights from industry professionals. The sources of information utilized for this study will encompass scientific works (textbooks, teaching aids, collections, encyclopedias), specialized newspapers and magazines, and the global network (Internet). By synthesizing information from these diverse sources, the research aims to provide a comprehensive understanding of wine tourism in the Veliko Tarnovo region. However, several challenges are associated with conducting this research and developing the analysis. These include limited access to statistical data regarding tourist visits in the Veliko Tarnovo region and a lack of comprehensive data on the activities of wine tourism facilities in the area. Addressing these challenges will be critical to ensuring that the research outcomes are robust and actionable. In conclusion, the Veliko Tarnovo region, Bulgaria, possesses significant potential for the development of wine tourism, driven by its geographical advantages, natural resources, and rich historical heritage. By identifying and leveraging these opportunities, the region can enhance its appeal to wine tourists and contribute to the broader growth of the tourism sector, ultimately leading to increased economic benefits for local communities.
- Avaliação Externa das EscolasPublication . Morgado, Carlos Manuel Lourenço; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Menino, Hugo Alexandre LopesEm Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ciclos avaliativos da AEE, através da verificação de aumentos ou diminuições no número de pontos fortes e áreas de melhoria. É também um objetivo a verificação do impacto da AEE nos processos de melhoria das escolas, uma vez que esta tem uma clara função formativa. Este estudo de natureza documental consistiu na análise de 8 relatórios de avaliação externa, de 4 agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal continental, referentes aos dois ciclos avaliativos. A análise consistiu na identificação do número de pontos fortes e áreas de melhoria registados em cada escola e em cada ciclo, seguindo-se uma categorização de cada ponto forte e área de melhoria relativamente ao domínio e campo de análise em que se enquadram. Procedeu-se também a uma análise do número de pontos fortes e áreas de melhoria que se mantiveram identificados nos relatórios de cada ciclo avaliativo, permitindo verificar o número de pontos fortes e áreas de melhoria que permaneceram em cada escola durante os dois ciclos avaliativos. Procedeu-se ainda à análise do número de referências, nos relatórios, aos processos de autoavaliação das escolas como pontos fortes ou áreas de melhoria, possibilitando um estudo das tendências apresentadas relativamente ao desenvolvimento dos processos de autoavaliação. Do balanço de pontos fortes e áreas de melhoria nos dois ciclos avaliativos observa-se uma certa contradição dos dados, e da análise efetuada de acordo com os campos de análise e domínios em que se inserem. Sugere também alguma inconsistência nas avaliações e sobretudo a falta de continuidade num processo que a deveria assegurar: a avaliação externa de escolas.
- PROMOÇÃO DA LITERACIA RELACIONADA COM A AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PREVENTIVA, ANTECIPATÓRIA E CURATIVA EM CASOS DE DELIRIUM NUMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS: Relatório Final de EstágioPublication . Belloso, Jéssica Pereira; Tomás, Catarina Cardoso