Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-28"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Ser Assistente Social numa Escola: da Intervenção Social Resolutiva à Intervenção SocioeducativaPublication . Marques, Miguel Ângelo da Silva; Vieira, Ricardo Manuel das NevesEsta dissertação de mestrado dá conta do trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, no Agrupamento de Escolas D. João I, tentando prevenir, colmatar e resolver alguns choques de cultura, tensões e problemas sociais entre alunos e entre famílias e escola. Sublinhamos da investigação alguns problemas mais marcantes, como é o caso de alguns comportamentos, e a atuação resolutiva das questões que têm vindo a surgir, para uma futura prevenção e uma modificação de olhares sobre as diferenças socioculturais. O aluno era visto como problemático e o projeto pretende que as comunidades educativas consigam olhar para o mesmo de uma forma diferente sem estigmatizar. Dá conta, também, de várias atividades interculturais, formações para os professores e funcionários, pois todos estes intervenientes são importantes para este panorama educativo complexo, tornando a escola diferente, uma escola mais inclusiva e não uma escola excludente e discriminatória. A investigação que está presente neste relatório começou com um diagnóstico social e educativo, feito de forma mediadora, isto é, feito com os sujeitos, com os profissionais e com os pais daquela população estudantil. Mas esse diagnóstico, como refere Pérez Serrano, não é apenas uma etapa inicial, ele foi acompanhando o projeto ao longo das outras etapas. A partir do mesmo foram planificadas várias atividades de natureza intercultural como são o exemplo as ações de sensibilização sobre a importância da Empatia, Atividades Interculturais, Ações de formação de professores, Arraial no final do ano letivo. O projeto fica em aberto para originar novos projetos. Fica em aberto uma vez que ele tem uma duração de quatro anos, e, portanto, só ao final desse tempo será possível tirar conclusões mais claras e fazer uma avaliação mais aprofundada. Assim, este projeto, depois de mostrar essas atividades, mostra, apresenta, deixa instrumentos e ideias para uma avaliação final a realizar no ano de dois mil e vinte e oito, ouvindo, de novo, os vários interventores.
- Estudo dos Determinantes da Compra Compulsiva e o Efeito desta na Construção da Identidade dos JovensPublication . Pereira, Mariana Santos; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO comportamento de compra compulsiva tem vindo a tonar-se cada vez mais presente nos jovens de hoje, pelo que é pertinente perceber a forma como atua na construção da identidade e que padrões ou fatores apresenta. Com o objetivo de compreender melhor este comportamento, surge o presente estudo que tem na sua base cinco determinantes principais: autoestima, ansiedade, introversão, materialismo e socialização. O estudo demonstra que a compra compulsiva entre os jovens não é apenas um ato isolado de aquisição descontrolada de bens, mas sim um fenómeno complexo influenciado por diversos fatores psicológicos e sociais. Por exemplo, jovens com baixa autoestima ou altos níveis de ansiedade tendem a usar a compra como uma forma de compensação emocional. Da mesma forma, aqueles que são mais introvertidos ou materialistas podem envolver-se em compras compulsivas como uma forma de gratificação ou validação social. A socialização também desempenha um papel significativo, pois as pressões e influências sociais podem incentivar a comportamentos de consumo exagerados. O estudo destaca que, a compra compulsiva pode ter consequências importantes na formação da identidade dos jovens, funcionando tanto como um meio de expressar a identidade pessoal quanto como uma forma de integração em grupos sociais específicos. No entanto, esse comportamento também pode gerar conflitos internos e sentimentos de arrependimento e culpa, especialmente quando os jovens percebem as implicações financeiras e emocionais negativas das suas ações.
- A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CABO-VERDIANOS EM PORTUGALPublication . Furtado, Bernardino Cardoso; Marques, José Carlos LaranjoEste trabalho tem como principal objetivo abordar e compreender melhor a integração dos estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal, concretamente o caso do Instituto Politécnico de Leiria. Irá ser estudado com mais pormenor o dia-a-dia dos estudantes cabo-verdianos na comunidade académica, assim como na comunidade onde residem através de questionamentos acerca de aspetos básicos e importante do seu processo de integração. Nomeadamente, será dada atenção fundamentalmente ao processo de pedido de visto no país de origem, à viagem para Portugal, o acolhimento, interação com outras pessoas e outros estudantes através de convivências, participações nas atividades extracurriculares. Por outro lado, junto da própria escola e através dos responsáveis de cooperações internacionais procura-se ver e compreender ação do Instituto Politécnico de Leiria no acolhimento dos estudantes internacionais, e, também, o papel da mediação e da mediação intercultural neste processo, especificamente na integração dos estudantes.
- Otimização e validação de protocolos para deteção e quantificação de VNN em peixes de aquaculturaPublication . Costa, João Nuno Agostinho Mateus da; Felício, Verónica Manuela Rôxo; Baptista, Teresa Maria CoelhoAs doenças no setor da aquacultura são um dos maiores problemas, causando enormes perdas económicas e na produção. As doenças virais são as que apresentam mais riscos, devido à sua capacidade de transmissão e ao facto de existirem poucos tratamentos ou medidas preventivas eficazes. O vírus da necrose nervosa (VNN) é um dos vírus mais preocupantes atualmente, pois afeta uma grande diversidade de peixes causando taxas de mortalidade próximas de 100%, especialmente nos estágios de larva e juvenil do ciclo de vida dos peixes. Atualmente, não existe um método de tratamento ou de controlo da infeção por VNN. Assim, é necessário o desenvolvimento de medidas que permitam diminuir as infeções por este vírus, como as técnicas de identificação e quantificação, que podem permitir evitar surtos maiores e, consequentemente, maiores perdas. Este estudo teve como objetivo a otimização de protocolos de identificação e quantificação de VNN, diversas matrizes, como o cérebro, larvas, ovos, rotíferos, artémia e vírus em suspensã
- Estimulação Cognitiva como estratégia do autocuidado promovido pelo Cuidador InformalPublication . Costa, Tiago Daniel Silva Pereira da; Carvalho, Daniel Ricardo Simões deNeste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP), conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, publicadas nos regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro. Na primeira parte do relatório, será feita uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos diferentes do ensino clinico (EC), destacando o papel do EEESMP no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde e promoção de uma prática fundamentada em evidências e ética profissional. Na segunda parte, serão analisadas as atividades realizadas durante os estágios clínicos, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Esta seção engloba as experiências obtidas e as estratégias empregadas em momentos diferentes, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista (EE). Esta abordagem abrange tanto as competências comuns a como as específicas da área de Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme definido pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem (PMCQCE), realizado no contexto de trabalho do estudante, sobre a temática: “Estimulação Cognitva como estratégia do autocuidado promovido pelo cuidador informal”. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais com os aspetos mais relevantes deste percurso.
- CIBERSEGURANÇA EM REDES DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIALPublication . Marques, Pedro Miguel Nobre; Costa, Nuno Alexandre Ribeiro daOs Sistemas de Controlo Industrial são uma vasta gama de sistemas que monitorizam e medem parâmetros, controlam e automatizam processos na maior parte das indústrias e setores. Muitos destes sistemas foram projetados numa época em que as ameaças à cibersegurança eram inexistentes, porque a única forma de atacar um sistema destes era fazê-lo com acesso físico aos equipamentos. Desde a algumas décadas as industrias de média e grande dimensão começam a sentir necessidade de renovar e/ou automatizar processos, quer pelo aumento de produtividade inerente quer pela redução de custos a médio prazo. Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia e a sua facilidade de implementação a um custo apetecível, a automatização industrial chegou a todos os ramos da industria de forma acelerada. A implementação de tecnologias de automação que permitem não só o desenvolvimento de redes de tecnologia operacional (TO) mas também a sua integração com redes de tecnologias de informação(TI) e a disponibilização de todo o tipo de informação referente aos processos e equipamentos à escala global, trazem-nos desaĄos signiĄcativos em termos de cibersegurança. Atualmente e em grande parte das empresas as redes de automação industrial estão interligadas com as redes de TI e com a Internet. Esta estrutura deriva do crescimento desordenado por necessidade e em que a implementação é feita por pessoal com conhecimento técnico inadequado, resultando em sistemas inseguros e cujo comprometimento pode paralisar as linhas de produção e/ou resultar em danos irreversiveis nos equipamentos. As redes de automação industrial são implementadas do ponto de vista da produtividade e simplicidade de operação para os utilizadores. A complementaridade e integração com as redes de TI são efetuadas sob a permissa do funcionamento facilitado em organizações sem departamentos de TI. A implementação inicial tem que ser projetada com uma base de segurança que tem de suportar as operações, a recolha, disponibilização e análise de dados. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução de segurança em redes de automação industrial de baixo custo, que permita a qualquer empresa independentemente da sua capacidade Ąnanceira implementar uma solução que proteja os seus ativos e processos de negócio e que garanta a conĄdencialidade, integridade e disponibilidade dos sistemas. Ao longo do projeto vão ser exploradas as vulnerabilidades dos equipamentos e da arquitetura da solução, essa visão permitirá aplicar as correções e melhorias necessárias, o que nos levará a uma solução de implementação segura. Como resultados deste projeto chegámos a uma arquitetura de segurança para ambientes de automação industrial que pode ser aplicada não só ao caso de uso concreto abordado no projeto mas também aplicável à generalidade das soluções de automação desenvolvidas pela empresa. A utilização de novas ferramentas de identiĄcação e monitorização bem como de soluções de monitorização continua é essecial para a proteção dos sistemas. A sensibilização em cibersegurança de todos os recursos humanos com interveniência nos processos é fundamental para a garantia de uma primeira e muito importante linha de proteção. O valor acrescentado entregue a cada projeto é uma mais valia para o cliente e uma garantia de qualidade do trabalho da organização que se traduzirá num elevar do nível de conĄança por parte de clientes e por sua vez dos clientes dos clientes.
- INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ANTI -CHEATSPublication . Sousa, Teresa Brilha de; Reis, Gustavo Miguel Jorge dos; Ribeiro, Roberto AguiarAs técnicas utilizadas por sistemas anti-cheat têm sido alvo de críticas por parte dos jogadores, especialmente aqueles que necessitam de atuar ao nível do kernel para monitorizar todos os processos em execução em segundo plano no dispositivo do jogador. Caso esses sistemas apresentem vulnerabilidades graves, podem ser explorados por atacantes para obter acesso direto à máquina, resultando em possíveis danos permanentes. Desta forma, é fundamental explorar alternativas a essas técnicas e tentar evoluir soluções que não necessitem de privilégios adicionais para detetar cheaters. Este estudo propõe o desenvolvimento de dois modelos que utilizam algoritmos de deep learning para séries temporais, especialmente 2D-CNN e LSTM, treinados com um dataset que contém todas as interações do jogador através do rato durante o tempo de jogo. Este dataset inclui dados de interações normais e interações geradas por cheats, como aimbot e automining, permitindo que os modelos aprendam a distinguir entre comportamentos normais e comportamentos de cheaters. O jogo Minecraft foi escolhido como ambiente de recolha de dados porque é um jogo singleplayer, e o uso de cheats não afeta a experiência de outros jogadores. Além dos modelos, foi necessário criar um método eficaz de recolha de dados. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta que é instalada diretamente no jogo, facilitando a recolha. Também foram desenvolvidos dois cheats, aimbot e automining, uma vez que o Minecraft não possui cheats que interagem diretamente com o rato. Foram alcançados excelentes resultados com ambos os modelos. O modelo LSTM alcançou uma precisão de 0.9963 e f-score 0.9942, enquanto o modelo 2D-CNN atingiu uma precisão de 0.9960 e f-score 0.9968. Ambos os algoritmos demonstraramse altamente eficazes na classificação do comportamento dos jogadores e na deteção de padrões gerados por cheats.