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- A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CABO-VERDIANOS EM PORTUGALPublication . Furtado, Bernardino Cardoso; Marques, José Carlos LaranjoEste trabalho tem como principal objetivo abordar e compreender melhor a integração dos estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal, concretamente o caso do Instituto Politécnico de Leiria. Irá ser estudado com mais pormenor o dia-a-dia dos estudantes cabo-verdianos na comunidade académica, assim como na comunidade onde residem através de questionamentos acerca de aspetos básicos e importante do seu processo de integração. Nomeadamente, será dada atenção fundamentalmente ao processo de pedido de visto no país de origem, à viagem para Portugal, o acolhimento, interação com outras pessoas e outros estudantes através de convivências, participações nas atividades extracurriculares. Por outro lado, junto da própria escola e através dos responsáveis de cooperações internacionais procura-se ver e compreender ação do Instituto Politécnico de Leiria no acolhimento dos estudantes internacionais, e, também, o papel da mediação e da mediação intercultural neste processo, especificamente na integração dos estudantes.
- Otimização e validação de protocolos para deteção e quantificação de VNN em peixes de aquaculturaPublication . Costa, João Nuno Agostinho Mateus da; Felício, Verónica Manuela Rôxo; Baptista, Teresa Maria CoelhoAs doenças no setor da aquacultura são um dos maiores problemas, causando enormes perdas económicas e na produção. As doenças virais são as que apresentam mais riscos, devido à sua capacidade de transmissão e ao facto de existirem poucos tratamentos ou medidas preventivas eficazes. O vírus da necrose nervosa (VNN) é um dos vírus mais preocupantes atualmente, pois afeta uma grande diversidade de peixes causando taxas de mortalidade próximas de 100%, especialmente nos estágios de larva e juvenil do ciclo de vida dos peixes. Atualmente, não existe um método de tratamento ou de controlo da infeção por VNN. Assim, é necessário o desenvolvimento de medidas que permitam diminuir as infeções por este vírus, como as técnicas de identificação e quantificação, que podem permitir evitar surtos maiores e, consequentemente, maiores perdas. Este estudo teve como objetivo a otimização de protocolos de identificação e quantificação de VNN, diversas matrizes, como o cérebro, larvas, ovos, rotíferos, artémia e vírus em suspensã
- Estimulação Cognitiva como estratégia do autocuidado promovido pelo Cuidador InformalPublication . Costa, Tiago Daniel Silva Pereira da; Carvalho, Daniel Ricardo Simões deNeste relatório é evidenciado o percurso académico realizado para aquisição das competências comuns e específicas Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP), conforme o definido pela Ordem dos Enfermeiros, publicadas nos regulamentos n.º 515/2018 de 7 agosto, 140/2019 de 6 de fevereiro. Na primeira parte do relatório, será feita uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos diferentes do ensino clinico (EC), destacando o papel do EEESMP no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde e promoção de uma prática fundamentada em evidências e ética profissional. Na segunda parte, serão analisadas as atividades realizadas durante os estágios clínicos, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Esta seção engloba as experiências obtidas e as estratégias empregadas em momentos diferentes, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista (EE). Esta abordagem abrange tanto as competências comuns a como as específicas da área de Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme definido pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem (PMCQCE), realizado no contexto de trabalho do estudante, sobre a temática: “Estimulação Cognitva como estratégia do autocuidado promovido pelo cuidador informal”. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais com os aspetos mais relevantes deste percurso.
- Ser Assistente Social numa Escola: da Intervenção Social Resolutiva à Intervenção SocioeducativaPublication . Marques, Miguel Ângelo da Silva; Vieira, Ricardo Manuel das NevesEsta dissertação de mestrado dá conta do trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, no Agrupamento de Escolas D. João I, tentando prevenir, colmatar e resolver alguns choques de cultura, tensões e problemas sociais entre alunos e entre famílias e escola. Sublinhamos da investigação alguns problemas mais marcantes, como é o caso de alguns comportamentos, e a atuação resolutiva das questões que têm vindo a surgir, para uma futura prevenção e uma modificação de olhares sobre as diferenças socioculturais. O aluno era visto como problemático e o projeto pretende que as comunidades educativas consigam olhar para o mesmo de uma forma diferente sem estigmatizar. Dá conta, também, de várias atividades interculturais, formações para os professores e funcionários, pois todos estes intervenientes são importantes para este panorama educativo complexo, tornando a escola diferente, uma escola mais inclusiva e não uma escola excludente e discriminatória. A investigação que está presente neste relatório começou com um diagnóstico social e educativo, feito de forma mediadora, isto é, feito com os sujeitos, com os profissionais e com os pais daquela população estudantil. Mas esse diagnóstico, como refere Pérez Serrano, não é apenas uma etapa inicial, ele foi acompanhando o projeto ao longo das outras etapas. A partir do mesmo foram planificadas várias atividades de natureza intercultural como são o exemplo as ações de sensibilização sobre a importância da Empatia, Atividades Interculturais, Ações de formação de professores, Arraial no final do ano letivo. O projeto fica em aberto para originar novos projetos. Fica em aberto uma vez que ele tem uma duração de quatro anos, e, portanto, só ao final desse tempo será possível tirar conclusões mais claras e fazer uma avaliação mais aprofundada. Assim, este projeto, depois de mostrar essas atividades, mostra, apresenta, deixa instrumentos e ideias para uma avaliação final a realizar no ano de dois mil e vinte e oito, ouvindo, de novo, os vários interventores.
- Estudo dos Determinantes da Compra Compulsiva e o Efeito desta na Construção da Identidade dos JovensPublication . Pereira, Mariana Santos; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO comportamento de compra compulsiva tem vindo a tonar-se cada vez mais presente nos jovens de hoje, pelo que é pertinente perceber a forma como atua na construção da identidade e que padrões ou fatores apresenta. Com o objetivo de compreender melhor este comportamento, surge o presente estudo que tem na sua base cinco determinantes principais: autoestima, ansiedade, introversão, materialismo e socialização. O estudo demonstra que a compra compulsiva entre os jovens não é apenas um ato isolado de aquisição descontrolada de bens, mas sim um fenómeno complexo influenciado por diversos fatores psicológicos e sociais. Por exemplo, jovens com baixa autoestima ou altos níveis de ansiedade tendem a usar a compra como uma forma de compensação emocional. Da mesma forma, aqueles que são mais introvertidos ou materialistas podem envolver-se em compras compulsivas como uma forma de gratificação ou validação social. A socialização também desempenha um papel significativo, pois as pressões e influências sociais podem incentivar a comportamentos de consumo exagerados. O estudo destaca que, a compra compulsiva pode ter consequências importantes na formação da identidade dos jovens, funcionando tanto como um meio de expressar a identidade pessoal quanto como uma forma de integração em grupos sociais específicos. No entanto, esse comportamento também pode gerar conflitos internos e sentimentos de arrependimento e culpa, especialmente quando os jovens percebem as implicações financeiras e emocionais negativas das suas ações.