Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-21"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- APLICAÇÃO DE RAG EM MODELOS LLM COM BASES DE DADOS VETORIAISPublication . Marques, Ruben Alexandre Dias; Malheiro, Ricardo Manuel da Silva; Piedade, Maria Beatriz Guerra daA Geração Aumentada por Recuperação (RAG) é uma estrutura que permite aos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) melhorar a precisão e a relevância de respostas dos modelos, através de integração de bases de conhecimento externas. Neste trabalho, apresenta-se a implementação de um sistema RAG integrado com LLMs e bases de dados vetoriais (VecDBS) de forma a otimizar a utilização de Inteligência Artificial Generativa em áreas complexas do ponto de vista de conhecimento técnico, como a certificação energética em Portugal. Realizou-se extração de conhecimento através do manual SCE da ADENE, entidade reguladora, e construiu-se a estratégia do sistema RAG integrado com LLMs, implementado o modelo Gemma 7B e a base de dados vetorial ChromaDB, dando acesso aos profissionais da área de terem informações relativamente a processos, cálculos e elementos legislativos, de forma muito mais eficiente, eliminando o tempo de pesquisa associada a este processo de certificação. Avaliou-se o projeto através de uma análise comparativa entre o sistema RAG e os métodos tradicionais, focando na precisão, relevância e clareza das respostas geradas. As metodologias de avaliação empíricas demonstram que o sistema melhora significativamente as capacidades de resposta a este tema complexo, dando mais clareza, integridade e relevância na informação gerada e aumentando a eficiência dos profissionais da área. Simultaneamente, os resultados demonstraram ainda uma redução de 92,5% nos custos para preparação e utilização do sistema, em comparação com as abordagens de fine-tuning tradicionais, e uma melhoria consistente na precisão e relevância das respostas, reduzindo ainda os custos associados, sendo eles financeiros, computacionais e temporais.
- Efeitos da Inteligência Cultural na Eficácia das Equipas: Caso de Estudo nas Unidades Hoteleiras PortuguesasPublication . Simões, Ana Carolina Figueiredo; Almeida, Aurélia Maria da Silva Guerra Rodrigues deO principal objetivo do estudo passa por compreender se a Inteligência Cultural de colaboradores está relacionada com a eficácia das Equipas das Unidades Hoteleiras. Além disso, pretende-se perceber se a adoção de um determinado estilo de gestão de conflitos poderá influenciar a relação entre a Inteligência Cultural e a Eficácia das Equipas. O estudo aplica-se à realidade do setor hoteleiro nacional, mais propriamente às unidades hoteleiras portuguesas. Como método optou-se por um estudo quantitativo recorrendo a um inquérito através de um questionário, divulgado por email para diversas unidades hoteleiras portuguesas de diferentes regiões. Foram recolhidas 123 respostas, posteriormente analisadas no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com auxílio da extensão PROCESS, onde foi possível efetuar uma análise fatorial exploratória, análise das relações das variáveis através da análise correlações e regressões. No que toca aos resultados foi possível compreender que existe uma relação direta entre a inteligência Cultural e a Eficácia das Equipas, assim como, uma relação indireta entre as mesmas por meio do estilo de Evitamento da Gestão de Conflitos. Nesse sentido, foram validadas duas das sete hipóteses do estudo. Para aprofundar resultados, pretendeu-se ainda analisar os efeitos indiretos da Inteligência Cultural com cada um dos componentes da Eficácia das Equipas. Como tal, percebeu-se, que existe ainda um efeito indireto da Inteligência Cultural no Desempenho da Eficácia das equipas através do estilo de Evitamento (já anteriormente provado) e do estilo de Compromisso da Gestão de Conflitos. Tendo em conta, o facto de as equipas serem cada vez mais multiculturais, os resultados oferecem um conjunto de dados importantes para os gestores das unidades hoteleiras portuguesas. Este estudo considera a relação entre a Inteligência Cultural e a Eficácia das equipas no setor hoteleiro português. Nesse sentido, uma vez que a investigação se focou no território português, considera-se relevante explorar a mesma temática num contexto internacional.
- Plataforma de Gestão de Processos do Município de Pombal - Criação de Dashboards em Power BIPublication . Moraes, Yan Moreira; Salvador, Nuno Filipe Pereira; Matias, Rosa Isabel Alves CordeiroNo Município de Pombal há um desconhecimento relativo à eficiência na gestão dos seus processos, em algumas áreas da sua operação. Os gestores enfrentam dificuldades na análise detalhada e na otimização de processos, desconhecendo qual é a real qualidade e agilidade no atendimento à população. Neste contexto este trabalho, realiza um estudo da literatura direcionada para o tema do Business Intelligence e aplica esses conceitos para melhorar determinados processos no Município de Pombal. Na forma de aplicação prática, este projeto centra-se na conceção, desenvolvimento e avaliação de um sistema de Business Intelligence para otimizar a gestão de processos no Município de Pombal. O resultado do projeto são um conjunto de dashboards interativos com indicadores considerados e identificados como pertinentes de forma a identificar o desempenho na realização e gestão de processos. Neste âmbito é realizado o tratamento de dados brutos sendo realizada a extração, transformação e carregamento dos mesmos no repositório de suporte dedicado. As áreas nucleares deste estudo, associadas ao Município de Pombal e das quais se pretendem obter insights estão associadas aos processos de Tickets de Informática, Educação Pré-Escolar (EPE-Educação), Divisão de Gestão de Conservação de Edifícios e Equipamentos Municipais (DGCEEM – Manutenção) e Ocorrências Municipais. Os dados de cada uma destas áreas são trabalhados identificando padrões e tendências proporcionando possibilidades de melhoria. Ao empregar estratégias de Business Intelligence, este projeto não apenas contribui para a modernização de processos do Município, mas também permite a extrapolação para outras entidades públicas semelhantes e interessadas em aprimorar a sua eficiência operacional.
- PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DO ENFERMEIRO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA EM FIM DE VIDA: INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Arguelles, Adriana Patrícia Meneses; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e pretende apresentar as competências comuns e específicas em ESMP desenvolvidas em contexto comunitário, internamento hospitalar e respostas diferenciadas com recurso à análise crítico- reflexiva das aprendizagens adquiridas. Em termos de estrutura o trabalho encontra-se desenvolvido em três partes, sendo a primeira a apresentação dos contextos de aprendizagem. A segunda parte refere-se à análise crítico- reflexiva das competências adquiridas, e, por fim, na terceira parte é explanado o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado num serviço médico-cirúrgico. Baseado nas etapas do ciclo de Deming, o projeto de melhoria visou capacitar um grupo de enfermeiros para a promoção da competência emocional face ao doente em fim de vida, tendo sido composto por onze participantes. O programa formativo foi composto por sete sessões presenciais, de natureza grupal, com aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com base na sequência cognitivo-comportamental. A primeira sessão incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, nas cinco sessões seguintes foi abordada cada capacidade inerente à competência emocional e na última sessão foi realizada a reaplicação dos instrumentos e avaliação do programa. Na sua globalidade, os dados obtidos demonstraram uma melhoria da competência emocional, assim como revelaram uma melhoria nas atitudes perante a morte e no coping, os quais se traduziram em ganhos na saúde mental dos participantes. Desta forma, fica patente a importância da intervenção especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos contextos onde os processos de morte e morrer são uma constante.
- Atitude dos consumidores face à personalização de anúncios no InstagramPublication . Santos, Carolina Freire; Lisboa, Ana Catarina CadimaCom a crescente digitalização e o uso de redes sociais, as marcas tiveram que adaptar as suas estratégias para se conectar com os consumidores. A personalização de conteúdos com base nos dados de comportamento e preferências dos consumidores emergiu como uma potencial ajuda nesse sentido. No entanto, essa personalização enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à privacidade dos dados, levando ao que é conhecido como "paradoxo da personalização-privacidade". Com base na teoria do comportamento planeado este estudo investiga a atitude dos consumidores em relação a anúncios personalizados no Instagram, considerando quer os benefícios, quer os receios. Para testar o modelo conceptual optou-se por uma metodologia quantitativa com a recolha de dados de jovens consumidores do Instagram através de questionários online. Os resultados mostram que a atitude dos consumidores em relação a anúncios personalizados é influenciada quer pelos benefícios percebidos, quer por preocupações com a privacidade. Por seu lado, a atitude contribui para o envolvimento dos consumidores, comunicação boca-a-boca e a intenção de compra. Este estudo traz insights que auxiliam a compreensão de como as marcas podem equilibrar a personalização com a necessidade de respeitar a privacidade dos consumidores, tornando-se cada vez mais relevante num mercado competitivo.
- The Quintessence of public finances: Sustainability dynamics in tourism financial analysisPublication . Lulaj, Enkeleda; Lima Santos, Luís; Gomes, Conceição; Jha, DipraTourism plays a crucial role in driving economic development, and there is a growing demand to integrate sustainability into the sector, particularly in the financial practices of governments. This study introduces the Quintessence Sustainable Tourism Public Finances (QSustainableTPF) model, which combines five established financial models commonly used in the tourism industry. The research aims to identify statistically significant relationships between these models and assess their impact on sustainability and financial performance in tourism. A quantitative methodology was employed, with data collected from financial reports and budget documents of both local and central governments, along with a survey of 2099 citizens and visitors conducted during the 2023–2024 period. Statistical analysis was performed using SPSS and AMOS, incorporating exploratory factor analysis (EFA), reliability testing using Cronbach’s alpha, and confirmatory factor analysis (CFA). The findings underscore the essential role of public finance in supporting tourism sustainability, particularly through transparent budgetary practices, efficient allocation of resources, and targeted investment in local tourism initiatives. The analysis reveals key insights into the benefits of financial transparency, citizen-centred budgeting, and the promotion of innovation in tourism finance. The interconnectedness of the five models highlights the importance of responsible public financial management in fostering tourism growth, enhancing investment, and ensuring long-term financial sustainability in the sector. The study offers practical implications for policymakers, advocating for the adoption of transparent and innovative financial practices to boost tourism development. It also recommends further research to broaden the scope across different regions, integrating additional public finance dimensions to strengthen sustainable tourism growth.
- SAÚDE MENTAL, EXCESSO DE PESO E EXERCÍCIO FÍSICO EM JOVENS ADULTOS: UM ESTUDO TRANSVERSALPublication . Gonçalves, Tânia Sofia Tomás; Jacinto, Miguel Ângelo Susano; Monteiro, Diogo Manuel TeixeiraA obesidade e a saúde mental são problemáticas atuais e a sua relação complexa e bidirecional tem sido altamente estudada. Indivíduos com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças mentais, enquanto aqueles com depressão ou ansiedade apresentam maior risco de ganho de peso e obesidade subsequente. O exercício físico tem sido associado a benefícios para a saúde mental, auxiliando na prevenção de sintomas de doenças mentais, além dos benefícios na luta contra a obesidade. Os jovens adultos (18-25 anos) são mais suscetíveis a aumento de peso pelas mudanças estruturais que acontecem nesta fase da vida e têm uma prevalência superior de doenças mentais. O objetivo do estudo consistiu em verificar se existem associações entre a saúde mental, Índice de Massa Corporal e exercício físico, em jovens adultos. A amostra foi constituída por 414 pessoas, com idades entre os 18 e os 25 anos. Foram utilizados um questionário de âmbito sociodemográfico elaborado para este estudo e o Inventário de Saúde Mental. Para análise dos resultados, a amostra total foi dividida de acordo com os critérios “IMC ≥ 25 Kg/m2”; “IMC < 25 Kg/m2”; “não pratica EF”; e “pratica EF”, tendo sido constituídos grupos amostrais com os referidos nomes. Verificou-se que existem associações entre as dimensões do Inventário de Saúde Mental e o tempo médio de prática, na amostra total (corelações que variam entre .099 a .160) e em indivíduos com IMC < 25 Kg/m² (r = .154 e .169). Em indivíduos com IMC ≥ 25 Kg/m² verificou-se associação entre as variáveis “IMC” e “depressão” (r = -.174). Em todos os grupos foram apuradas associações entre as variáveis “idade” e “IMC” (corelações que variam entre .120 a .216). Com este estudo, verificou-se que parece haver alguma associação entre exercício físico e saúde mental e que o IMC pode ter influência no aparecimento de sintomas depressivos.
- A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO COM MIGRANTESPublication . Pereira, Ana Sofia Trindade; Santos, Rui Miguel DuarteNo âmbito da temática educação e migração é urgente integrar e incluir os migrantes no país de acolhimento. A educação, aprendizagem e orientação ao longo da vida torna-se a ponte na rede da integração e inclusão dos adultos migrantes. Esta temática é, assim, pertinente, dado que é orientada para observar e percecionar os aspetos relacionais da prática com migrantes, enquanto alunos, num contexto formativo. Logo, este estudo pretende analisar e compreender o desenvolvimento da relação pedagógica com a população migrante, sob a perceção de diferentes intervenientes, objetivando identificar os fatores potenciadores desta relação e a construção de um perfil específico de formador/ educador. Em suma, esta investigação objetiva conhecer e compreender as perspetivas de formadores e formandos migrantes, buscando respostas de melhoria para a relação pedagógica no processo educativo com migrantes. No referente à metodologia, salienta-se o paradigma interpretativo e o tipo de estudo qualitativo, as técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados empregados, especificamente Focus Group e análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, evidencia-se a necessidade de implementar e usar estratégias de mediação e/ou negociação com os migrantes, harmonizando culturas, favorecendo mutuamente a empatia e um acompanhamento mais humanizado, particularmente em situações de maior conflito ou risco. O estudo apresentado mostra resultados de melhoria na relação pedagógica com migrantes, se se atender ao fator emocional, na vertente humana da relação, reforçando o bem-estar holístico e o elo pedagógico em contexto formativo, dando especial relevo aos aspetos sociais, psicológicos, afetivos e educativos, singulares e intrínsecos de cada elemento do grupo formativo, potenciando o desenvolvimento comunitário.
- DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DE DEVSECOPSPublication . Bernardino, Nuno André Faustino; Neves, Filipe dos SantosCom o rápido avanço da tecnologia e a adoção generalizada de metodologias ágeis, a integração da segurança — conhecida como DevSecOps — tornou-se essencial para assegurar a integridade e a segurança do software. Esta mudança de paradigma centra-se na incorporação de testes de segurança ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, promovendo a realização de testes de segurança contínuos (Continuous Security Testing), em vez de os adiar para fases posteriores. Neste documento, são descritas três ferramentas personalizadas, adaptadas a fases específicas do ciclo de desenvolvimento. Através da utilização destas ferramentas, as organizações podem reforçar as suas práticas de segurança e garantir a integridade do software ao longo do processo de desenvolvimento. É apresentada uma análise preliminar destas ferramentas, com o objetivo de melhorar a segurança da informação nas organizações. Este trabalho oferece um contributo valioso ao documentar e avaliar o impacto de ferramentas tecnológicas no ambiente organizacional, destacando a importância de soluções personalizadas para uma maior eficiência interna. Além das ferramentas, foi também realizada uma outra atividade durante o estágio curricular: a execução de testes de complexidade de palavras-passe em duas das redes internas da organização, o que contribui igualmente para o fortalecimento da segurança da organização. Em conclusão, o impacto positivo das ferramentas exploradas nesta tese reforça a necessidade de um investimento contínuo em tecnologias de suporte organizacional, oferecendo insights úteis para futuras implementações e melhorias.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisãoPublication . Sá, Beatriz Ferreira de; Oliveira, Ana Margarida FernandesO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do percurso no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A “Dimensão Reflexiva” surge na perspetiva de refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas, focalizando aspetos relevantes para o meu percurso enquanto professora dos 1.º e 2.º ciclos, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, no âmbito das representações matemáticas para a resolução de problemas envolvendo a divisão. Assim, assente num paradigma interpretativo, pretende-se, respeitando o tipo de representações privilegiadas por cada aluno, analisar de que forma os alunos representam o seu raciocínio num contexto de resolução de problemas envolvendo a divisão e que significados atribuem ao resto. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos recorrem maioritariamente a representações simbólicas, encontrando-se apropriados de simbologia matemática para dar resposta aos problemas propostos, demonstrando compreender os diferentes sentidos da divisão e o papel a atribuir ao resto dependendo do contexto do problema.
