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- SAÚDE MENTAL, EXCESSO DE PESO E EXERCÍCIO FÍSICO EM JOVENS ADULTOS: UM ESTUDO TRANSVERSALPublication . Gonçalves, Tânia Sofia Tomás; Jacinto, Miguel Ângelo Susano; Monteiro, Diogo Manuel TeixeiraA obesidade e a saúde mental são problemáticas atuais e a sua relação complexa e bidirecional tem sido altamente estudada. Indivíduos com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças mentais, enquanto aqueles com depressão ou ansiedade apresentam maior risco de ganho de peso e obesidade subsequente. O exercício físico tem sido associado a benefícios para a saúde mental, auxiliando na prevenção de sintomas de doenças mentais, além dos benefícios na luta contra a obesidade. Os jovens adultos (18-25 anos) são mais suscetíveis a aumento de peso pelas mudanças estruturais que acontecem nesta fase da vida e têm uma prevalência superior de doenças mentais. O objetivo do estudo consistiu em verificar se existem associações entre a saúde mental, Índice de Massa Corporal e exercício físico, em jovens adultos. A amostra foi constituída por 414 pessoas, com idades entre os 18 e os 25 anos. Foram utilizados um questionário de âmbito sociodemográfico elaborado para este estudo e o Inventário de Saúde Mental. Para análise dos resultados, a amostra total foi dividida de acordo com os critérios “IMC ≥ 25 Kg/m2”; “IMC < 25 Kg/m2”; “não pratica EF”; e “pratica EF”, tendo sido constituídos grupos amostrais com os referidos nomes. Verificou-se que existem associações entre as dimensões do Inventário de Saúde Mental e o tempo médio de prática, na amostra total (corelações que variam entre .099 a .160) e em indivíduos com IMC < 25 Kg/m² (r = .154 e .169). Em indivíduos com IMC ≥ 25 Kg/m² verificou-se associação entre as variáveis “IMC” e “depressão” (r = -.174). Em todos os grupos foram apuradas associações entre as variáveis “idade” e “IMC” (corelações que variam entre .120 a .216). Com este estudo, verificou-se que parece haver alguma associação entre exercício físico e saúde mental e que o IMC pode ter influência no aparecimento de sintomas depressivos.
- A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO COM MIGRANTESPublication . Pereira, Ana Sofia Trindade; Santos, Rui Miguel DuarteNo âmbito da temática educação e migração é urgente integrar e incluir os migrantes no país de acolhimento. A educação, aprendizagem e orientação ao longo da vida torna-se a ponte na rede da integração e inclusão dos adultos migrantes. Esta temática é, assim, pertinente, dado que é orientada para observar e percecionar os aspetos relacionais da prática com migrantes, enquanto alunos, num contexto formativo. Logo, este estudo pretende analisar e compreender o desenvolvimento da relação pedagógica com a população migrante, sob a perceção de diferentes intervenientes, objetivando identificar os fatores potenciadores desta relação e a construção de um perfil específico de formador/ educador. Em suma, esta investigação objetiva conhecer e compreender as perspetivas de formadores e formandos migrantes, buscando respostas de melhoria para a relação pedagógica no processo educativo com migrantes. No referente à metodologia, salienta-se o paradigma interpretativo e o tipo de estudo qualitativo, as técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados empregados, especificamente Focus Group e análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, evidencia-se a necessidade de implementar e usar estratégias de mediação e/ou negociação com os migrantes, harmonizando culturas, favorecendo mutuamente a empatia e um acompanhamento mais humanizado, particularmente em situações de maior conflito ou risco. O estudo apresentado mostra resultados de melhoria na relação pedagógica com migrantes, se se atender ao fator emocional, na vertente humana da relação, reforçando o bem-estar holístico e o elo pedagógico em contexto formativo, dando especial relevo aos aspetos sociais, psicológicos, afetivos e educativos, singulares e intrínsecos de cada elemento do grupo formativo, potenciando o desenvolvimento comunitário.
- DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS PARA UMA IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DE DEVSECOPSPublication . Bernardino, Nuno André Faustino; Neves, Filipe dos SantosCom o rápido avanço da tecnologia e a adoção generalizada de metodologias ágeis, a integração da segurança — conhecida como DevSecOps — tornou-se essencial para assegurar a integridade e a segurança do software. Esta mudança de paradigma centra-se na incorporação de testes de segurança ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, promovendo a realização de testes de segurança contínuos (Continuous Security Testing), em vez de os adiar para fases posteriores. Neste documento, são descritas três ferramentas personalizadas, adaptadas a fases específicas do ciclo de desenvolvimento. Através da utilização destas ferramentas, as organizações podem reforçar as suas práticas de segurança e garantir a integridade do software ao longo do processo de desenvolvimento. É apresentada uma análise preliminar destas ferramentas, com o objetivo de melhorar a segurança da informação nas organizações. Este trabalho oferece um contributo valioso ao documentar e avaliar o impacto de ferramentas tecnológicas no ambiente organizacional, destacando a importância de soluções personalizadas para uma maior eficiência interna. Além das ferramentas, foi também realizada uma outra atividade durante o estágio curricular: a execução de testes de complexidade de palavras-passe em duas das redes internas da organização, o que contribui igualmente para o fortalecimento da segurança da organização. Em conclusão, o impacto positivo das ferramentas exploradas nesta tese reforça a necessidade de um investimento contínuo em tecnologias de suporte organizacional, oferecendo insights úteis para futuras implementações e melhorias.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisãoPublication . Sá, Beatriz Ferreira de; Oliveira, Ana Margarida FernandesO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do percurso no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A “Dimensão Reflexiva” surge na perspetiva de refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas, focalizando aspetos relevantes para o meu percurso enquanto professora dos 1.º e 2.º ciclos, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, no âmbito das representações matemáticas para a resolução de problemas envolvendo a divisão. Assim, assente num paradigma interpretativo, pretende-se, respeitando o tipo de representações privilegiadas por cada aluno, analisar de que forma os alunos representam o seu raciocínio num contexto de resolução de problemas envolvendo a divisão e que significados atribuem ao resto. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos recorrem maioritariamente a representações simbólicas, encontrando-se apropriados de simbologia matemática para dar resposta aos problemas propostos, demonstrando compreender os diferentes sentidos da divisão e o papel a atribuir ao resto dependendo do contexto do problema.
- Práticas de Controlo Orçamental: Estudo comparativo entre PME portuguesas e brasileirasPublication . Oliveira, Fabiene Lima de; Carvalho, Henrique Amado; Nobre, Fábio ChavesAs Pequenas e Médias Empresas (PME) desempenham um papel importante nas economias de Portugal e Brasil, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) de ambos os países. No Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as pequenas e médias empresas representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 27% do PIB do país e responderem por mais de 62% dos empregos formais no país. Em Portugal, as PME têm uma presença ainda mais significativa no PIB. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Comissão Europeia, as PME contribuem com cerca de 60% a 65% do PIB português, representam cerca de 99,9% das empresas no país e são responsáveis por mais de 75% dos empregos no setor privado. O mundo moderno globalizado, as novas tecnologias e a conectividade avançada trazem às PME uma ampla gama de oportunidades, mas também ameaças. Sabemos que as pequenas e médias empresas, apesar de desempenharem um papel importante, são pouco estudadas com relação às suas práticas orçamentais e, em particular, sobre as perceções dos responsáveis pelos orçamentos e controlos orçamentais. A maioria das investigações concentra-se nas grandes empresas, porém com base em uma amostra de 101 empresas de Portugal e Brasil, procuramos esclarecer algumas questões sobre as práticas do controlo orçamental utilizadas pelas PME portuguesas e brasileiras no que respeita se há diferenças na utilização dessas práticas, bem como se há diferenças nas perceções dos administradores dessas empresas. Esta investigação estudou e comparou os fatores que influenciam o controlo orçamental das PME e analisou algumas funções do orçamento como planeamento orçamental, alocação de recursos, avaliação de desempenho e instrumentos de diálogo. A primeira etapa compreendeu uma ampla revisão da literatura, envolvendo a componente teórica e os estudos empíricos, analisando o orçamento, que historicamente têm desempenhado um papel fundamental no controlo de gestão, porém se tornaram objeto de críticas e debates consideráveis e também visando entender melhor a conjuntura das PME na utilização das práticas do controlo orçamental. Numa segunda etapa, foi delineada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário enviado aos responsáveis das PME localizadas em Portugal e Brasil. Na etapa de análise e interpretação dos resultados, por meio de uma abordagem quantitativa e análise descritiva explicativa foi possível concluir os objetivos propostos. Assim, houve rejeição de quatro das seis hipóteses pré-estabelecidas. Dessa maneira, duas hipóteses foram confirmadas, ou seja, tanto quanto os resultados apurados no inquérito realizado permitem concluir, existem diferenças significativas em relação ao grau de importância atribuído ao processo de controlo orçamental e nas perceções dos gestores sobre o tema do planeamento orçamental. Futuramente outros trabalhos devem examinar mais empresas e um tamanho maior de amostragem para obter mais informações. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação com empresas portuguesas e brasileiras de pequena e média dimensão para 1) atualizar a literatura sobre a utilização do orçamento e das práticas do controlo orçamental das pequenas e médias empresas nos dois países, 2) recolher evidências empíricas para avaliar a utilização das práticas do controlo orçamental em empresas de pequena e média dimensão e 3) começar a identificar tendências nas perceções dos responsáveis pelas PME para informar futuras investigações académicas.
- A digitalização corporal integrada no design de ortótesesPublication . Rufino, Sabrina Santos; Mateus, João Vasco de OliveiraO presente trabalho visa explorar como a aplicação da digitalização corporal no design de ortóteses permite capturar com precisão a anatomia, facilitando o ajuste das ortóteses criando soluções mais personalizadas e eficazes para os pacientes. Combinou-se o Human-Centered Design com exemplos de estudos de caso, analisando os processos empregues por empresas que utilizam scanners 3D e aplicando esses princípios a um caso prático, desde a captura de dados anatómicos até a modelação e prototipagem. Os resultados indicam que a digitalização 3D é eficaz para capturar a morfologia do paciente, embora a qualidade do processo dependa da precisão dos scanners e da habilidade do operador. A integração da digitalização associada a tecnologias de fabricação aditiva pode reduzir custos e acelerar a produção, no entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a posição do paciente durante a digitalização. Assim, a digitalização corporal, junto com a impressão 3D, pode transformar o desenvolvimento de ortóteses, democratizar o acesso, tornando- as mais acessíveis e personalizadas.
- ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DE CASOPublication . Sarmento, Graziela; Freire, Carla Sofia Costa; Zucchetti, Dinora TerezaA presente investigação foi realizada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria e Feevale, no Mestrado em Comunicação Acessível e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, que resulta na dupla titulação de mestrado. Ao longo dos anos, é possível observar um progresso na garantia de direitos das pessoas com deficiência e aumento em sua representatividade nos espaços publicitários. Ainda que representem mais de 9% da população brasileira, esse é um cenário em desenvolvimento, em que esse público ainda encontra muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, representado por apenas 1,2% de peças publicitárias com pessoas com deficiência. Tais barreiras acabam por impactar na consolidação da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência, fazendo com que seus direitos e deveres no terreno da comunicação não sejam garantidos. Esse contexto se dá porque grande parte das produções na área da Comunicação não agem na perspetiva da Acessibilidade Comunicativa e não pensam a acessibilidade como parte do processo como um todo, como estratégia de negócio, para além de garantia de direitos e obrigações legais. Esta investigação se dedica a estudar como se deu a relação entre uma consultoria de acessibilidade e uma agência de publicidade na produção de filmes acessíveis. Para tal, foi realizado um Estudo de Caso da consultoria da Sondery, uma empresa brasileira que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Interessou entender quais são os fatores que impactam na decisão de acessibilizar o conteúdo de filmes publicitários, em termos de narrativa acessível e recursos de acessibilidade, assim como, identificar os responsáveis pela tomada de decisão envolvidos no processo. O estudo foi orientado através da análise de três subunidades (filmes): Burger King – Audiodescrição, Lacta Sinais e Lacta Palavras, disponíveis em rede aberta. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que atuaram como consultores da Sondery e da equipe de criação de uma agência publicitária. Os dados obtidos foram triangulados com registos de feedbacks enviados pela consultoria à agência durante dois dos processos de consultoria para produção de filmes acessíveis e um dossier de projeto. Nesse sentido, foi possível adicionar novas informações que fortalecem o entendimento das mediações que aconteceram no processo de consultoria até que ele se consolidasse. Assim, observou-se que o trabalho da consultoria é acionado pela agência quando já há um ou mais roteiros estruturados previamente pela equipe de Criação, que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual e ainda há um importante caminho a se percorrer rumo a conscientização da acessibilidade enquanto direito, para que essa prática seja replicada em projetos subsequentes e de forma indispensável.
- Panorama - Uma Reflexão Sobre o Poder das NotíciasPublication . Domingos, Pedro Miguel Pereira; Barreto, Luísa Maria Pires; Pinto, Sílvia Raquel BarrosA crescente disseminação de Fake News tornou-se um dos principais desafios no contexto das novas tecnologias e dos media digitais. A proliferação de conteúdos falsos, muitas vezes bem elaborados e visualmente apelativos, contribui para a dificuldade em distinguir a verdade da mentira. As imagens manipuladas, as narrativas fabricadas e a rápida circulação deste tipo de conteúdos criam um ambiente de desinformação que afeta profundamente a perceção pública e os comportamentos sociais. Esta dissertação examina a relação entre Fake News e o Design Gráfico, investigando de que forma o design pode ser fundamental para a criação e disseminação de notícias falsas. A pesquisa aprofunda a análise sobre como o design, enquanto disciplina visual e comunicativa, pode ser instrumentalizado para fins maliciosos, ao mesmo tempo que reflete sobre as implicações éticas e sociais desta prática. Este trabalho, além de ter como objetivo a compreensão do papel do design na criação de Fake News, visa, ao mesmo tempo, procurar indicar formas de combater este fenómeno, promovendo uma abordagem crítica e consciente em relação à informação consumida.
- A minha caminhada no mundo da Educação de Infância: um processo de evolução e mudança acompanhado com aprendizagens matemáticas das crianças com o TangramPublication . Neves, Diana Filipa Rodrigues; Correia, Sónia Cristina Lopes; Martins, Joana Filipa da CostaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve a minha experiência e caminhada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este encontra-se or-ganizado em três partes: Parte I – “A Descoberta do Caminho no Meio das Incertezas: a Experiência em Creche”; Parte II – “A Lupa para o Crescimento: a Experiência em Jardim de Infância I”; Parte III – “A Confiança no Processo de Desenvolvimento e de Aprendizagem: a Ex-periência em Contexto de Jardim de Infância II”. A Parte I e a Parte II, procuram refletir sobre as vivências, as aprendi-zagens e a minha evolução nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a primeira parte no contexto de Creche, no setor privado, e a segunda parte no contexto de Jardim de Infância I, também no setor privado. A Parte III contempla a reflexão sobre as vivências, as aprendizagens e a minha evolução na Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Jardim de Infância II, no setor público. Apresenta, ainda, um estudo realizado nesse contexto, com quatro crianças de cinco anos de idade. Este estudo de caso qualitativo pretendeu identificar os contributos do Tangram ao nível das aprendizagens geométricas e das competências transversais das crianças, através da sua exploração, num conjunto de quatro sessões de exploração, previamente planificadas. Os resultados alcançados apontam que o uso do Tangram proporcionou às crianças oportunidades de várias aprendizagens geométricas, bem como evidenciou o surgimento de aprendizagens adicionais na área da matemática, sendo que as competências transversais, nomeadamente a comunicação e a representação, surgiram como meio de auxílio para as crianças demonstrarem as suas ideias matemáticas e as suas aprendiza-gens. Por último, o presente relatório, apresenta as considerações finais, no qual serão destacadas as aprendizagens mais significativas de um ano e meio de formação, sendo que estas serão a base e as ferramentas essen-ciais para a minha caminhada futura enquanto educadora de infância.
- ESTUDANTES GUINEENSES NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E ACADÉMICAPublication . Natiori, Filomeno Mariano Martinho; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA Guiné-Bissau e Portugal assinaram acordos de cooperação no domínio da educação desde 1978. Estes acordos têm motivado vários deslocamentos de estudantes da Guiné-Bissau à procura de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, para que possam adquirir novos conhecimentos e graus académicos. O presente estudo procura conhecer as motivações dos estudantes guineenses para estudar em Portugal, bem como as dificuldades vividas em diferentes IES portuguesas. Procurou-se também conhecer os processos de inclusão oferecidos pelas Universidades a estes estudantes e que facilitaram a sua integração académica. Para isso, fez-se entrevistas a 10 estudantes guineenses de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 26 e os 36 anos, de diferentes IES e de vários níveis de ensino (licenciaturas e mestrados). As entrevistas evidenciaram um conjunto diversificado de dificuldades experienciadas pelos estudantes que começam logo no país de origem (obtenção de visto, agendamentos) até à sua chegada e vivência em Portugal (integração social e académica, dificuldades económicas e de alojamento), e que tiveram um impacto significativo no seu desempenho académico, levando muitas vezes à desistência do curso em que estavam inscritos.