Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-28"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO O PROCESSO DE LUTO DOS CUIDADORES FORMAIS EM CONTEXTO PANDÉMICOPublication . Mendes, Zaida Maria Bértolo; Querido, Ana Isabel FernandesO presente trabalho é realizado no âmbito da especialização e mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e evidenciar o progresso e consolidação de competências comuns e práxis especializada do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O relatório possui uma breve contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos de prática clínica, em contexto de internamento numa unidade de internamento prolongado de psiquiatria, na comunidade numa unidade de cuidados na comunidade e respostas diferenciadas num centro de respostas integradas, seguindo-se a análise critico-reflexiva sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das competências profissionais. O contexto pandémico impulsionou a vivência de diversas perdas, (de liberdade, segurança, estabilidade, contacto físico, suporte social). Viver uma crise como a perda de alguém querido, dentro de outra crise (a pandemia) pode acentuar a ansiedade e o risco de depressão1.. Tais acontecimentos também impactaram os Cuidadores Formais (CF), pela exposição de diversos fatores de stress físico, emocional e psicológico, tendo desenvolvido processos de luto adaptados à realidade e adoção de estratégias para lidar com o seu próprio sofrimento. Tendo em conta a disfuncionalidade passível de ocorrer, entende-se que o escasso envolvimento e acompanhamento aos CF no processo de luto, é uma problemática comum nos diversos contextos que carece de atenção. Com o intuito de explorar a perceção dos CF acerca do impacto psicológico decorrente das mortes vivenciadas em contexto pandémico; explorar os significados que atribuem à perda dos utentes em tempos de pandemia; identificar os fatores descritos pelos CF como facilitadores do processo de luto; averiguar os fatores stressores/dificultadores identificados pelos CF no seu processo de luto; identificar as estratégias de coping utilizadas e a perceção da sua eficácia, e avaliar o impacto que tem na Saúde Mental. O relatório termina com uma conclusão, caracterizada por uma reflexão que sintetiza este percurso retratando o desenvolvimento de competências, a eficácia do processo ensino-aprendizagem, espelhar a aplicação do conhecimento científico adquirido em contexto teórico e aplicado em contexto prático e o desenvolvimento de competências especializadas capazes de sustentar uma prática de qualidade, segurança e excelência.
- Promoção da Saúde Mental dos Enfermeiros através da melhoria do trabalho em equipa: Um programa de Team BuildingPublication . Gonçalves, Catarina dos Santos; Gomes, João Manuel FerreiraA enfermagem enquanto profissão da área da saúde que com base no estabelecimento de relações terapêuticas, visa a prestação de cuidados de enfermagem tanto ao ser humano como aos grupos sociais em que este se insere. No contexto da saúde mental, a relação terapêutica compreende-se como uma forma de intervenção especifica potenciadora de um espaço com poder reparador para o utente e com influência também no profissional. Ao ter em conta que na prestação de cuidados, o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica se mobiliza como ferramenta terapêutica e que para a qualidade da prática contribui a sua própria saúde mental, torna-se relevante a criação de projetos promotores da mesma. Este relatório reflete o término de um processo que me permitiu crescer enquanto enfermeira e essencialmente como pessoa. Com base no cuidado transpessoal, na atitude consciente e intencional para com o outro, como resultado de relações autênticas estabelecidas. A aquisição de competências de EE e EEESMP deu-se no contexto de um serviço de internamento de psiquiatria, serviço de consultas externas e numa unidade funcional de hospital de dia de oncologia. Assentou no diagnóstico de necessidades, planeamento, implementação e avaliação das intervenções, com base em evidência científica e de acordo com os instrumentos reguladores da profissão. O projeto de melhoria continua da qualidade implementado procurou dar resposta a um problema identificado no meu contexto da prática. Recorre à implementação de um programa de Team Building numa equipa de enfermagem, com vista à melhoria do trabalho em equipa e promoção da saúde mental dos profissionais. Os resultados obtidos demonstram o potencial da implementação deste tipo de metodologia nas equipas de saúde, bem como a relevância do EEESMP na promoção da saúde mental em contexto ocupacional.
- PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL POSITIVA COM A EQUIPA DE ENFERMAGEM DE UM SERVIÇO DE MEDICINAPublication . Fernandes, Telma Vieira; Valentim, Olga Maria Martins de SousaO presente relatório encontra-se inserido no Estágio de Natureza Profissional com Relatório Final, referente ao Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria. A prática clínica especializada decorreu sob supervisão, em três contextos distintos que se caracterizam: numa Unidade de Cuidados na Comunidade, num Hospital de Dia de Psiquiatria e num Serviço de Internamento de Psiquiatria. Com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento de competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica realizou-se uma descrição e reflexão crítica das atividades desenvolvidas, desde o seu planeamento, baseado na evidência científica, à sua execução e posterior análise. No âmbito da melhoria contínua da qualidade sensível aos cuidados de enfermagem, foi realizado um projeto no local de trabalho, intitulado “Promoção de saúde mental positiva com a equipa de enfermagem de cuidados agudos diferenciados” aplicado aos enfermeiros de um serviço de internamento de Medicina Interna tendo por base o Programa de Saúde Mental Positiva para adultos – Mentis Plus+. A saúde mental positiva dos enfermeiros estava num nível alto. Após intervenção nos dois fatores de menor nível – Autocontrolo e Autonomia, reavaliou-se a saúde mental positiva e verificou-se uma melhoria, não só nos dois fatores alvo de intervenção mas também na maioria dos restantes fatores. Os enfermeiros expressaram a importância de valorizar o potencial humano e de otimizar a saúde mental manifestando vontade na continuidade das sessões de saúde mental positiva com melhores condições, nomeadamente de tempo de formação atribuído.
- GESTÃO DA ANSIEDADE E PROMOÇÃO DA ESPERANÇA NA PESSOA IDOSA EM TRANSIÇÃO DO DOMICÍLIO PARA UMA ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Moreira, Joana Rita Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório está integrado no mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e reflete o percurso académico que conduziu à aquisição de competências de mestre e enfermeira especialista em ESMP. Enquanto exercício critico-reflexivo inicia com a caracterização dos contextos de aprendizagem, sendo posteriormente descritas as práticas desenvolvidas e o processo de aquisição de competências inerentes ao perfil do EEESMP. Paralelamente, integra o desenvolvimento de um projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados em ESMP com o objetivo de capacitar a pessoa idosa em processo de institucionalização do domicílio para ERPI na aquisição de estratégias promotoras de saúde mental direcionadas aos focos ansiedade e esperança. Entender o processo de envelhecimento, significa compreender de forma heurística a pessoa. Percebendo que o processo de institucionalização confronta a pessoa idosa com uma realidade desconhecida para a qual pode não estar apta a lidar, torna-se necessária a intervenção do EEESMP, proporcionando um cuidado centrado na pessoa e na sua circunstância. Com recurso ao ciclo de Deming e à metodologia de estudo de caso foram acompanhadas duas idosas, em 3 sessões individuais (com a presença dos membros/familiares, se disponíveis), nas quais foram abordados os seguintes temas: 1) Relembrar as memórias do passado; 2) Viver melhor o presente; e, 3) Planear o futuro. Decorrente da intervenção houve melhoria dos scores de ansiedade e esperança durante o processo de transição. Os participantes e respetivas famílias manifestaram agrado por terem integrado o projeto, reconhecendo a sua importância na promoção da esperança e do sentido de vida. A intervenção do EEESMP em ERPI revela-se diferenciadora junto da pessoa idosa em processo de institucionalização, culminando em processos de adaptação positivos e ganhos em saúde mental.
- Promoção da esperança e do bem-estar subjetivo em enfermeiros de uma unidade de reabilitação: prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Manso, Clara Patrícia Gomes; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório final realizou-se no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Sendo um documento de natureza critico-reflexiva visa dar visibilidade às aprendizagens e competências comuns e especializadas de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, desenvolvidas em contexto de internamento, hospital de dia de oncologia e comunidade, com a inclusão de resultados associados à prática baseada em evidência. Estruturalmente, na primeira parte contextualiza-se os contextos de aprendizagem. Seguindose na segunda parte a análise crítico-reflexiva das competências adquiridas. Na terceira parte explana-se um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado, com enfermeiros de uma unidade de reabilitação, da região centro. Este projeto visou apoiar os participantes na capacitação de estratégias para a redução do distresse psicológico, e a promoção da esperança e bem-estar. O grupo-alvo integrou 8 participantes dessa unidade. Enquanto projeto de melhoria contínua, baseou-se nas etapas preconizadas, na metodologia de Plan, Do, Check e Action do ciclo de Deming. O programa foi constituído por 5 sessões, sendo que a primeira incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, e a última sessão na avaliação final, pela reaplicação dos instrumentos, e respetiva avaliação do programa. Nas restantes três sessões seguiu-se uma sequência cognitivo-comportamental, centrada nas temáticas da esperança, bem-estar, gratidão e autoconhecimento. Da aplicação do programa resultaram ganhos em saúde nos focos esperança e bem-estar psicológico, com diminuição do distresse, reforçando a importância de intervenções especializadas em contexto laboral, na capacitação de estratégias promotoras de saúde mental.
- Análise comparativa de soluções construtivas para edifíciosPublication . Parreira, Luis Carlos de Sousa Araújo; Gaspar, Florindo José MendesO presente estudo visa a análise comparativa de diferentes sistemas de construção dos elementos estruturais e paredes exteriores de edifícios de pequena dimensão, nomeadamente moradias unifamiliares. Atualmente existem no mercado diversos métodos construtivos alternativos ao tradicional (betão armado e alvenaria). Para este estudo foram selecionados 4 métodos alternativos ao tradicional: dois deles mais comuns e com uma implantação significativa no mercado e os outros dois mais disruptivos e pouco conhecidos no mercado português, com um histórico ainda muito recente. Assim sendo, os sistemas objeto deste estudo são o método Tradicional (betão e alvenaria), o LSF (Light Steel Framing - perfis metálicos estruturais isolados), o Woodframe (perfis estruturais de madeira isolados), o Sistema Fractus (painel estrutural isolado) e o Sistema Baupanel® (EPS armado + microbetão). Para a avaliação do desempenho dos diferentes métodos construtivos nos vários atributos em análise foi efetuado um inquérito a várias entidades direta ou indiretamente relacionadas com a construção ou decisão de aquisição de um imóvel. Para dois desses atributos- o Custo de construção e a Rapidez de construção-, foi selecionado o projeto de um edifício de pequenas dimensões (uma moradia com 140 m2 de implantação, com cave e piso térreo), que serviu de base à consulta a vários instaladores e construtores das diferentes soluções, no sentido de obter destes propostas comparáveis. A realidade da construção de edifícios, não apenas em Portugal, mas de um modo geral em todo o mundo, sofreu um conjunto de alterações de contexto que justificam o momento de alteração de paradigma que se encontra a atravessar. De facto, este início de século, em especial no período pós crise financeira mundial de 2008, e agravado pelos episódios da pandemia Covid em 2020 e da guerra na Ucrânia em 2022, veio alterar em definitivo o xadrez da construção, nomeadamente a construção de edifícios. Muitas foram as variáveis alteradas, nomeadamente a escassez de alguns recursos (mão de obra e materiais), o aumento dos preços generalizado, o funcionamento errático das cadeias logísticas, a maior sensibilização ambiental e preocupações energéticas, entre outras. É neste contexto vivido em 2023 que se torna oportuna a análise de diferentes soluções construtivas.
- A SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL DOS CUIDADORES FORMAIS DA PESSOA COM DEMÊNCIAPublication . Ribeiro, Iara Silva; Tomás, Catarina CardosoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, inserido na Unidade Curricular de Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica com Relatório Final. Este tem como objetivo, descrever e refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica desenvolvidas em contexto prático, através da descrição das atividades realizadas ao longo do percurso. O relatório encontra-se escrito com base numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, com suporte em evidência científica existente, que permite o desenvolvimento de competências comuns e específicas. Neste sentido, aborda os diferentes contextos da prática clínica, bem como a sua reflexão, as competências comuns do Enfermeiro Especialista e ainda as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, adquiridas nos diferentes Ensinos Clínicos. Este relatório engloba ainda o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado de “Sobrecarga e Qualidade de Vida Profissional dos Cuidadores Formais da Pessoa com Demência”, através da metodologia PDCA. A pessoa com demência traduz-se num envelhecimento com a agravante de declínio cognitivo, com necessidades específicas e cuidados personalizados. Assim, os cuidadores formais das pessoas com demência estão sujeitos a dificuldades acrescidas no cuidar, muitas vezes sem perceção real das consequências a nível pessoal. A sobrecarga ou stress experienciados pelos cuidadores formais torna-se real se for devidamente identificada, podendo intervir de forma a evitar complicações e a melhorar a sua qualidade de vida profissional. Após a identificação do problema e das causas que provocam a sobrecarga, procedeu-se à aplicação de um programa interventivo direcionado ao cuidado à pessoa com demência. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, através da sua intervenção especializada, contribui para o aumento do conhecimento dos cuidadores formais e para a aquisição de estratégias facilitadoras no cuidado à pessoa com demência, bem como para a promoção da sua Saúde Mental.
- AUTOCONTROLO DA ANSIEDADE NO ADOLESCENTE COM DOR CRÓNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIOPublication . Santo, Patrícia Isabel Ribeiro do Espírito; Querido, Ana Isabel Fernandes; Valentim, Olga Maria Martins de SousaEste relatório surge no âmbito do 2º Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende evidenciar o desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista nesta área disciplinar de Enfermagem. Nele reflete-se a componente clínica, académica e profissional que suportada por evidência científica, sustentou o desenvolvimento de competências de prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no cuidar da pessoa ao longo do ciclo vital e da comunidade em que se insere numa perspetiva holística. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma descrição breve dos contextos de prática clínica: uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um Serviço de Internamento de Psiquiatria e em contexto diferenciado, um Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria. Na segunda parte, apresenta-se a reflexão crítica das aprendizagens em contexto de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências comuns, especializadas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A temática do Autocontrolo da ansiedade do adolescente com dor crónica emergiu da sua prática clínica profissional em contexto de ambulatório, assente na evidência que reconhece a elevada prevalência da ansiedade na população pediátrica com dor crónica, em especial nos adolescentes. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado MindPower2Pain (MP2P) - Autocontrolo da ansiedade, no Adolescente com Dor Crónica, dirigido à capacitação dos adolescentes para o autocontrolo da ansiedade associada à dor crónica, visando melhorar o atendimento em enfermagem em consulta de dor crónica, constitui a terceira parte deste relatório. Com base no Ciclo de Deming ou PDCA (P-Plan, D-Do, C-Chek e A-Act) e nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental, foi desenvolvido um programa de intervenção psicoterapêutica de oito sessões, num grupo de adolescentes com dor crónica. Da sua aplicação resultou a melhoria da aprendizagem de técnicas de autocontrolo da ansiedade; melhoria de competências de Mindfulness; melhoria da aceitação do estado de saúde e satisfação, evidenciando os resultados positivos na redução e controlo da ansiedade. Todo este percurso de aprendizagem, prática e reflexão, permitiu adquirir o conjunto das competências específicas de enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre.
- Gestão de Projetos em Obra de Estrutura Metálica no MónacoPublication . Gomes, Stéfanie Corrêa; Prola, Luis CarlosO presente relatório tem como objetivo sintetizar a experiência profissional adquirida durante o estágio e a concretização de conhecimentos, tanto no domínio da gestão de projeto como na utilização de estruturas metálicas como método construtivo. As orientações foram passadas por uma Gestora de Projeto, que teve como objetivo demonstrar os processos da empresa e presenciar o funcionamento de uma obra de estrutura metálica, desde o início até ao seu fim. Cada Gestor de Projeto determina a organização de dados de forma que a mesma fique explicita e justificada a quem necessitar de aceder a estas informações. A equipa tem objetivos semanais e são acompanhados pelo chefe de departamento e administração. Os problemas e soluções são discutidos em conjunto de forma a otimizar processos e promover melhorias. Para demonstração do processo, foi apresentado o projeto SMEG, que é o resultado das atividades exercidas durante o estágio onde a sua estrutura é descrita em desenhos 3D, especificações técnicas para execução de montagem em obra e estratégia e organização para o seguimento do projeto. São retratados os materiais utilizados, juntamente com as suas características, bem como as zonas da obra necessárias à sua utilização. É apresentada a organização dos processos de fabrico da estrutura de aço para envio e a inserção destes processos em organização de logística, para que seja possível manter o ritmo e prazo esperado da obra. Por fim, é retratada a montagem da obra, onde todos os materiais necessitam de chegar a tempo para que as datas do planeamento sejam cumpridas e não existam atrasos. No final deste trabalho, conclui-se que os objetivos iniciais foram todos cumpridos.
- Structures in Cross Laminated Timber – Technical/Economic Feasibility AnalysisPublication . Olalekan, Oriekun Hassan; Gaspar, Florindo José MendesThe use of cross laminated timber (CLT) in building construction has gained significant attention in recent years due to its environmental benefits, ease of construction, and potential cost savings. In recent years, it has gained popularity as an alternative to traditional building materials. Although CLT structures have been successfully used in low-rise buildings, the potential use of his CLT in medium-rise buildings up to four storeys has been investigated. This work evaluates the technical and economic feasibility of building a CLT structure with a rising number of floors using a project with an area of 242 square meters and a floor height of 3 meters. The study included a comprehensive analysis of the design and construction of CLT structures for the one, two, three, and four floors. Technical feasibility was assessed based on the structural performance and serviceability of each of the CLT structures. The technical feasibility of the CLT structures with increasing number of floors was analyzed by evaluating the load-bearing capacity of the panels (wall and floor), connections and the entire system using robot analysis software and the CLTDesigner application. Analysis shows that theses CLT panels can provide sufficient load-bearing capacity and stiffness for medium-to-high structures, and that the connections between panels can effectively carry various combinations of loads (dead load, live load, seismic load, wind load). It was shown that it can be designed to transfer loads effectively. Moreover, cost analysis indicates that the initial cost of using CLT, especially the cost of materials, can be high. Advantageously, Long-term savings can be realized through reduced construction time and energy efficiency. Overall, the study concludes that CLT is a suitable building material for buildings up to four storeys high and is a sustainable and efficient alternative to conventional building materials.