ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- CONTRIBUTOS DA BANDA MUSICAL DE PARAFITA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES – PROJETO MÚSICAS DE ABRILPublication . Fernandes, Ana Catalina Martins; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório descreve o Projeto de Investigação-Ação “Músicas de Abril” realizado em colaboração com a Banda Musical de Parafita, na região de Montalegre. Explora o conceito de bandas filarmónicas e de que forma a prática cultural das bandas contribui para o desenvolvimento de identidades musicais dos músicos ao mesmo tempo que reforça a cidadania cultural da comunidade local. Este estudo tem como objetivo principal analisar e compreender o papel que esta Banda tem na região como prática cultural enraizada, investigando de que maneira contribui para a sua valorização enquanto prática promotora da (re)construção das identidades locais e da democracia cultural. A metodologia utilizada, Investigação-Ação, baseia-se na necessidade de ter os músicos da banda como sujeitos ativos, na toma das decisões, nos processos de criação e no decorrer do projeto. Este projeto está dividido em quatro fases, o diagnóstico, a planificação, a implementação e a avaliação. Os ensaios envolvem um trabalho intenso por parte da direção da banda, do maestro e dos músicos, resultando num repertório que combina tradição com inovação. O concerto é concebido não apenas como espetáculo musical, mas como evento cultural com um significado mais amplo, em que se celebra o património e a participação mais ativa dos cidadãos na vida cultural da região. Para os músicos da Banda Musical de Parafita, a sua identidade musical está intrinsecamente ligada à tradição e este projeto procura formas de explorar e expandir essa identidade, incentivando-os a descobrirem-se e a autoafirmarem-se enquanto músicos. Os resultados desta investigação sugerem que projetos como este, em que a música enquanto prática coletiva, realizado em parceria entre a Banda Musical de Parafita e os artistas Sofia Escobar e Fernando Fernandes, podem ter um contributo significativo no desenvolvimento das identidades musicais de cada um e promover positivamente a cidadania cultural. A música revela-se uma ferramenta poderosa na construção das identidades.
- A atividade lúdico-expressiva e criadora na construção de significados e aprendizagens socioculturais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Neuza Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoEste estudo investiga o impacto das atividades lúdico-expressivas na construção de significados e aprendizagens socioculturais entre crianças do 1.º CEB, concretamente do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Realizado no Centro Educativo Academia Mais Saber, o estudo fundamentou-se num paradigma misto de investigação (qualitativo/ quantitativo), conciliando o Estudo de Caso com a metodologia de Investigação-Ação participativa. As atividades lúdicas incluíram o brincar livre, o brincar orientado e diversas formas de expressão artística mediante planificação. Os resultados indicam que tais atividades não apenas fomentam a criatividade e a expressão individual, como também a construção de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Estas habilidades são percetíveis, por exemplo, na comunicação, na partilha, na interação e na cooperação entre o grupo de crianças. As descobertas sugerem que a integração da prática lúdica em contexto escolar pode enriquecer significativamente a experiência educativa das crianças. Recomenda-se por isso, que futuros estudos continuem a explorar esta temática, procurando a implementação de estratégias educativas mais envolventes e adequadas às necessidades das crianças, nos primeiros anos de escolaridade.
- INSIGHTS E ESTRATÉGIAS PARA A COMUNICAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: O CASO DE ESTUDO MAIO CRIATIVOPublication . Pedroso, Beatriz Marques; Cantú, William AfonsoEste trabalho de mestrado propõe um projeto de investigação e intervenção no âmbito da Intervenção e Animação Artísticas. O objetivo principal foi criar uma produção de conteúdos de comunicação que promova projetos artísticos, mais especificamente, o Projeto Maio Criativo. O projeto desenvolvido neste trabalho também procura compreender o papel da comunicação digital na estratégia de projetos na área da intervenção artística, bem como refletir sobre estratégias para aumentar a notoriedade de projetos na comunidade. O projeto envolveu a criação de uma produção de comunicação estratégica, aplicado através de posts e stories no Instagram, no perfil do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. O projeto também analisou o impacto da divulgação de peças de comunicação digitais no caso específico do Maio Criativo. Para a realização deste projeto, foram utilizados métodos de pesquisa como Observação Participante, Matriz SWOT e Matriz PESTEL de forma a informar o desenvolvimento do projeto. A pertinência do projeto aqui apresentado é destacada pela necessidade de estimular novas formas de comunicar no setor cultural bem como compreender o potencial da mesma no caso do Maio Criativo.
- “Recordar é viver” Fotografia Participativa na promoção do bem-estar de clientes do Serviço de Apoio DomiciliárioPublication . Pires, Márcia Lia Rodrigues; Sousa, Jenny Gil; Kowalski, Maria PereiraO presente relatório visa a apresentação de um projeto de intervenção focado na população idosa, especificamente voltado para um grupo de clientes do Serviço de Apoio Domiciliário do Lar Adventista para Pessoas Idosas Centro. A intervenção apoiou-se no princípio de que a intervenção artística, neste caso, através da fotografia participativa se pode estimular o indivíduo a nível emocional e social, promovendo o seu bem-estar e, consequentemente, diminuir sentimentos interligados com o isolamento social e a solidão. Ao longo deste relatório é possível seguir uma linha condutora do estudo que foi feito através do enquadramento teórico apoiado em literatura pertinente à contextualização dos temas selecionados. Da mesma forma que se faz o seguimento da metodologia qualitativa e da investigação-ação escolhidas como as diretrizes a seguir para o desenvolvimento do trabalho, sendo que a sua essência encaixa nas particularidades do projeto e do público-alvo selecionado. Através da exposição e análise dos dados pretendeu-se, não só, revelar o impacto que o projeto transpareceu nos clientes que participaram no mesmo, mas também sublinhar a importância da animação ao domicílio e a criação de mais iniciativas neste âmbito.
- TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOPublication . Pimenta, Larissa Silva; Proença, Ana Paula Coelho de PinaDentro do sistema educativo português, no que se refere ao Ensino Artístico, desde 1983 que a Legislação tem vindo a sofrer sucessivas alterações. No que contempla à regulamentação vigente desde 2018, são apenas homologados os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança. O Decreto-lei 70/21, altera a Lei, incluindo no Currículo o Curso Básico de Teatro. Neste quadro legislativo, o estudo realizado centra-se no ensino do teatro, em articulação com o Ensino Básico Geral. Nesse sentido, desenvolve-se um projeto que se enquadra nos domínios organizadores dos Referenciais Curriculares, para verificar o desenvolvimento de competências na área do teatro, com alunos que frequentaram os 2 anos do segundo ciclo do Ensino Básico, iniciando a sua formação no ano letivo de 2022/2023 e terminando em 2023/2024. Decorrente deste enquadramento e destas condições, a questão de investigação que orientou este Estudo foi: “De que forma a disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro pode contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão artística, pessoais e de comunicação nos alunos do 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado?” Seguiu-se um plano de investigação-ação, desenvolvendo propostas pedagógicas elaboradas e implementadas em duas fases. Os participantes do Estudo foram sete alunos, provindos de três Agrupamentos de Escolas que se agregaram à Escola de Artes e Movimento. Os resultados obtidos suportam as conclusões de que as propostas implementadas na disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro promoveram o desenvolvimento de competências de expressão artística ao nível teórico, comunicacional, técnico e criativo, sendo ainda reforçada a colaboração em grupo, verificando-se uma evolução do desenvolvimento cognitivo emocional e social dos alunos, corroborado por pais e professores.
- SENTIR PARA SABER – AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS EM ALUNOS DO 1. º CICLO DO ENSINO BÁSICOPublication . Jerónimo, Cláudia Patrícia Lopes; Sousa, Jenny Gil; Magueta, Lúcia Grave“Sentir para Saber – as práticas artísticas e o desenvolvimento de competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi um projeto desenvolvido no âmbito da UC de Projeto do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, que incidiu sobre a relação entre o recurso a práticas artísticas – enquanto ferramentas e/ou mediadores facilitadores da expressão e da criatividade – e o desenvolvimento de competências emocionais. Considerando que as emoções têm um reconhecido valor e impacto no desenvolvimento e ação do ser humano, nomeadamente na infância, este projeto propôs-se, a partir de uma abordagem de investigação-ação, compreender de que forma os recursos e as estratégias inerentes à Educação Artística possibilitam o desenvolvimento e a aquisição de aptidões individuais e sociais relacionadas com a Educação Emocional, como por exemplo a identificação, a compreensão, a organização e a autorregulação das emoções. O projeto desenvolveu-se, nas dimensões de intervenção e de investigação, orientado pela seguinte questão: De que forma as práticas artísticas contribuem para o desenvolvimento de competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico? A investigação e a intervenção tiveram por base um enquadramento teórico que incidiu sobre a Expressão Artística, a Criatividade e as Emoções, tendo o mesmo também apoiado a compreensão do impacto das estratégias aplicadas. O projeto foi implementado em contexto de AEC (atividades de enriquecimento curricular), numa Escola Básica do 1.º Ciclo, de um agrupamento de escolas em Leiria. O grupo de participantes foi constituído por 14 alunos pertencentes ao 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. A sua implementação teve como contexto de fundo a atividade de Música que integrou e se articulou com outras linguagens artísticas como a Expressão Dramática e a Expressão Plástica. O seu desenvolvimento foi permeado por ações de investigação, enquadradas numa abordagem qualitativa. Para tal, foram aplicadas técnicas de recolha de dados, tais como a observação, a entrevista, o diário de bordo e os registos audiovisuais – fotográficos e de vídeo. Os dados recolhidos ao longo do processo desenvolvido foram evidenciando o contributo que as práticas artísticas tiveram - enquanto estratégias e ferramentas - para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, favorecendo os processos de autoconhecimento e de autorregulação emocional, que contribuíram para a construção de uma turma mais capacitada ao nível da comunicação e das relações interpessoais em espaço de sala de aula.
- AOS OLHOS DE PICASSOPublication . Ermida, Ana Filipa Teixeira; Magueta, Lúcia Grave; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente relatório apresenta o projeto «Aos Olhos de Picasso», que surge num contexto de intervenção artística através da expressão plástica e foi desenvolvido na instituição ‘Escola do Xisto’, em Alfena-Valongo. É um projeto voltado para pessoas com deficiência, em que as artes assumem o papel principal no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Aos verdadeiros olhos de Picasso, o mundo é humanamente imperfeito, sem formas certas de ser e de criar, onde a arte surge como uma forma de expressão de sentimentos e emoções e a sua obra é inspirada nos momentos marcantes da sua vida pessoal, traçada por fases sombrias (como a fase azul) e fases mais alegres (como a fase rosa). Este ideal que o pintor transpôs para a sua obra artística inspirou o projeto que teve concretização numa atividade de tempo integral desenvolvida na instituição. A arte surge neste projeto de intervenção como um possível veículo transformador no desenvolvimento pessoal e social deste público-alvo. Promover a comunicação através da linguagem artística, reconhecer sentimentos e emoções, potencializar a individualidade e a expressividade de cada indivíduo, são algumas das metas a serem alcançadas permanentemente para o grupo de participantes envolvidos. Para melhor compreender os efeitos das ações desenvolvidas com o projeto, foi realizado um estudo de caso, através do qual foi possível concluir que a expressão artística pode contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, adquirindo autoconfiança, aperfeiçoando o seu sentido estético, de observação e de interpretação. A arte pode libertar e transformar, apresentando-se como um instrumento de descoberta para um caminho de autoconhecimento da pessoa com deficiência.
- A Ansiedade na Prática CoralPublication . Abreu, Ana Catarina da Cruz; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO processo de construção e apresentação de uma performance pode ser difícil e apresentar diversas adversidades ao músico que a vai interpretar. Este processo é marcado por períodos de stress e ansiedade, muitas vezes associados às espectativas que o músico deposita na sua performance. A esta questão chamamos de Ansiedade na Performance Musical, associada, por muitos autores, ao medo de se apresentar em público e de a apresentação correr mal. Está relacionada com o perfecionismo e com pensamentos negativos. O contexto Prática Coral Juvenil, enquanto movimento artístico que pressupõe apresentações em público, não está excluso deste tipo de ansiedade. Neste âmbito, após a realização de um estudo diagnóstico, procurou-se entender qual o contributo da expressão corporal na intervenção com jovens coralistas que apresentam sinais de ansiedade na performance musical. Para dar resposta a esta questão desenvolveu-se um projeto de intervenção assente numa investigação-ação no âmbito da expressão corporal desenvolvido com 13 jovens do Coro Ars Vocalis de Esposende. Os instrumentos de recolha de dados incluíram uma entrevista semiestruturada realizada à maestrina numa fase de diagnóstico e dois questionários aos jovens alvo de intervenção: um no início das intervenções e outro no fim. A análise de dados fundamentou-se na análise de conteúdo, nomeadamente o método de análise categorial para as entrevistas e para os questionários a análise de enunciação. Percebeu-se que a expressão corporal tem um papel preponderante no trabalho com a ansiedade na performance musical neste grupo de jovens valorizando-se ao longo do projeto de intervenção, a preocupação com o corpo como instrumento de trabalho do jovem coralista, em particular, enquanto estratégia de relaxamento de tensões musculares.
- VAGOS CULTURAL - A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ARTES E DA CULTURA COMO FERRAMENTA PARA O ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIOPublication . Rosa, Artur Miguel Trindade Martins; Cantú, William AfonsoO presente relatório, intitulado de “Vagos Cultural – A Gestão Estratégica das Artes e da Cultura como Ferramenta para o Envolvimento Comunitário”, aborda o desenvolvimento de um projeto cultural no Município de Vagos assim como o envolvimento da comunidade local, através da participação em práticas artísticas. Foi assim necessário identificar quais os contributos da gestão estratégica da cultura e das artes para o desenvolvimento de projetos de intervenção e animação artísticas, através de uma abordagem de investigação ação. No primeiro ciclo, de diagnóstico, foi realizado um evento cultural, que indicou os insights para a conceção e realização do segundo evento e foco deste projeto, programado com um conjunto de atividades e práticas artísticas e culturais, realizadas em diversos locais do centro da Vila de Vagos. Foram assim atingidos os objetivos do projeto, dando a conhecer a qualidade do trabalho cultural e artístico desenvolvido no concelho, potenciando o envolvimento da comunidade local, e relevando a importância da intervenção artístico-cultural nestes projetos culturais.
- “Avós emprestadas”Publication . Murta, Cláudia Alexandra dos Santos; Lopes, Sara MónicoEste trabalho, sobre a temática da intergeracionalidade, pretendeu perceber a importância da dinamização de atividades de animação socioeducativas de cariz intergeracional para o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas e de que forma são percecionadas pelas mesmas. A investigação assume-se qualitativa, com recurso ao método de investigação-ação, dirigida a pessoas idosas institucionalizadas da Academia Cultural e Social de Maceira (ACSM), Leiria, e a crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus, também de Leiria. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas semiestruturadas e da observação direta. Após a primeira fase de diagnóstico para caracterização dos participantes da ACSM, elaborou-se o projeto de intervenção intergeracional, a aplicar na fase seguinte, que colocou em interação quatro pessoas idosas da ACSM e 20 crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus. Com este projeto, foi possível conhecer e compreender os benefícios da interação entre as diferentes gerações envolvidas, contribuindo para atenuar sentimentos de solidão, para partilhar conhecimentos e, entre outros, para contribuir para um envelhecimento mais ativo.