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- Paixão ou oportunidades? O motivo dos brasileiros para aprender chinêsPublication . Zhang, YuxiongO ensino de chinês no Brasil tem acelerado bastante nos últimos anos, mas seu desenvolvimento está enfrentando uma série de desafios. Até o momento, existem menos de 10 pesquisas em relação ao ensino da língua chinesa no Brasil e nenhuma preocupa os estudantes brasileiros, sobretudo a sua motivação para aprendizagem. O presente trabalho se baseia em um questionário que envolveu 97 estudantes de um curso online de chinês implementado em uma universidade pública no Nordeste do Brasil. Um questionário adaptado a partir de um conjunto de modelos amplamente utilizados nos estudos de motivação da aprendizagem de línguas foi utilizado para coletar dados. Os resultados indicam que os aprendizes brasileiros têm uma motivação relativamente abrangente de aprender a língua chinesa, porém a maior parte deles manifestam uma vontade autônoma de adquirir a língua e uma inclinação intrínseca pelo idioma e cultura chinesa.
- CONTRIBUTOS DA BANDA MUSICAL DE PARAFITA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES – PROJETO MÚSICAS DE ABRILPublication . Fernandes, Ana Catalina Martins; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório descreve o Projeto de Investigação-Ação “Músicas de Abril” realizado em colaboração com a Banda Musical de Parafita, na região de Montalegre. Explora o conceito de bandas filarmónicas e de que forma a prática cultural das bandas contribui para o desenvolvimento de identidades musicais dos músicos ao mesmo tempo que reforça a cidadania cultural da comunidade local. Este estudo tem como objetivo principal analisar e compreender o papel que esta Banda tem na região como prática cultural enraizada, investigando de que maneira contribui para a sua valorização enquanto prática promotora da (re)construção das identidades locais e da democracia cultural. A metodologia utilizada, Investigação-Ação, baseia-se na necessidade de ter os músicos da banda como sujeitos ativos, na toma das decisões, nos processos de criação e no decorrer do projeto. Este projeto está dividido em quatro fases, o diagnóstico, a planificação, a implementação e a avaliação. Os ensaios envolvem um trabalho intenso por parte da direção da banda, do maestro e dos músicos, resultando num repertório que combina tradição com inovação. O concerto é concebido não apenas como espetáculo musical, mas como evento cultural com um significado mais amplo, em que se celebra o património e a participação mais ativa dos cidadãos na vida cultural da região. Para os músicos da Banda Musical de Parafita, a sua identidade musical está intrinsecamente ligada à tradição e este projeto procura formas de explorar e expandir essa identidade, incentivando-os a descobrirem-se e a autoafirmarem-se enquanto músicos. Os resultados desta investigação sugerem que projetos como este, em que a música enquanto prática coletiva, realizado em parceria entre a Banda Musical de Parafita e os artistas Sofia Escobar e Fernando Fernandes, podem ter um contributo significativo no desenvolvimento das identidades musicais de cada um e promover positivamente a cidadania cultural. A música revela-se uma ferramenta poderosa na construção das identidades.