ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- “Nunca Pensei Ser Artista!” Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosasPublication . Chaves, Rosalinda Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Kowalski, Maria PereiraFenómeno contemporâneo de enorme pertinência, o envelhecimento assume-se vitória e desafio mundial. O aumento da longevidade trouxe claros riscos para a manutenção do bem-estar da humanidade. Por sua vez, as Instituições passaram a assumir uma considerável responsabilidade na garantia do bem-estar e dignidade das pessoas idosas. É de enorme importância continuar a apostar-se num melhor entendimento dos fatores associados à institucionalização e continuar a fomentar a implementação de boas práticas, para que melhor se promova o bem-estar destas pessoas. O Photovoice, metodologia de fotografia participativa desenvolvida e ampliada por Wang e Burris (1997), é um processo através do qual as pessoas identificam, representam e impulsionam a sua comunidade. Este trabalho resume a implementação de um projeto de Photovoice enquanto forma de intervenção e pesquisa pelo bem-estar de idosos institucionalizados. Com tal intervenção, procurou-se igualmente proporcionar a pessoas idosas uma nova ferramenta de comunicação, bem como perceber se a participação destas pessoas no projeto irá influenciar a sua própria perceção de bem-estar. Organizado em três partes, engloba uma introdução teórica que explana o tema do envelhecimento populacional, o conceito de bem-estar e linhas orientadoras de intervenção junto de pessoas mais velhas, concretizando sobre a metodologia Photovoice. Em seguida, é apresentado o desenho do projeto “Nunca Pensei Ser Artista”, e na terceira parte descrevem-se qualitativamente os resultados da sua implementação. Inferindo algumas conclusões e notas finais, este trabalho espera conseguir possibilitar a todos os leitores indicações sobre as especificidades da intervenção com pessoas idosas, em jeito de sugestão para a sua replicabilidade em edições futuras.
- Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATLPublication . Pedrosa, Joana Catarina Oliveira; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente trabalho teve por objetivo a implementação de um projeto de criações músico-literárias em contexto de CATL. Os participantes deste projeto compreenderam um grupo de dezasseis crianças em contexto de CATL, com idades entre os seis e os doze anos. Estas frequentam o 1º e 2º Ciclos de escolas do Concelho de Leiria. Assumindo a diferença evidente de idades nos participantes, as atividades foram idealizadas de forma a serem transversais e equilibradas, privilegiando a livre criação, a descoberta, os momentos de trabalho em grupo e valorização de ideias de cada criança. No decorrer do projeto, foram implementadas várias sessões com ênfase nas áreas da literatura e da música. Na primeira, o foco foi a criação de histórias. Propuseram-se exercícios de invenção que incentivaram a criatividade, através da leitura, de jogos literários e da criação de histórias através de vários estímulos criativos. Conjuntamente pretendeu-se recorrer a processos orientados de criação na área da música, através de experiências com ritmos, sons, intensidades, experimentação de vozes, busca de sons no corpo e nos instrumentos e gravação resultante dessas experimentações. Valorizou-se durante o projeto a exploração de potencialidades criativas e expressivas advindas do vínculo da música e da literatura, onde se trabalharam os ambientes sonoros e as vozes de uma história criada integralmente pelas crianças participantes. Este estudo foi centrado numa metodologia de investigação qualitativa. Os instrumentos aplicados, permitiram recolher os dados com profundidade e abrangência, desde entrevistas, mini-inquéritos, grelhas de observação de comportamentos e atitudes, notas de campo e portefólio. Finalmente, este projeto teve impacto no desenvolvimento de perceções positivas face à musica e à literatura para a infância.
- Famílias no museu : uma intervenção através do teatro no museu da comunidade concelhia da BatalhaPublication . Moderno, Ana Luísa da Silva; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraHá, nos museus, portas abertas ao conhecimento da cultura e identidade dos territórios. Pelas mesmas portas entram desafios e exigências comunitárias. Em consequência dos ciclos de mudanças políticas, ideológicas e sociais, os museus tiveram de apartar-se do condão de depósitos frios e pedantes de objetos bonitos, para se aproximarem das populações e dos seus problemas. Os encontros internacionais, promovidos por profissionais da museologia e por organismos que atuam no setor, potenciaram a reflexão sobre o papel dos museus na sociedade. A estas instituições culturais passou a fazer parte a função da educação, permitindo que museus e tutelas integrem, nos seus programas, ações que fomentem democratização cultural dos seus públicos. Os serviços educativos têm, por isso, conquistado cada vez mais terreno, facultando a instituições escolares ou sociais, famílias e comunidade em geral, um maior e mais eficaz usufruto do acervo que os museus albergam. As linguagens artísticas são, com efeito, consideradas neste relatório de projeto, como estratégias essenciais para a mediação e interpretação do património museológico junto da comunidade, com vista ao seu envolvimento. É no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, nascido na linha da sociomuseologia, que se desenvolve um projeto que utiliza o teatro como estratégia de intervenção. Fundamentado nas funções dos museus de comunidade e na linguagem teatral, o presente relatório reúne as diversas ações desenvolvidas com um conjunto de famílias, no museu, ao longo de seis meses, e o seu culminar na apresentação pública de um espectáculo inspirado na exposição. A intervenção realizada pretendeu uma maior inclusão da comunidade no museu. As famílias foram, com efeito, o grupo de trabalho com o qual se baseou um projeto assente nos princípios da investigação-ação. A estruturação faseada das etapas de trabalho tornou o grupo mais próximo do museu e mais conhecedor dos seus conteúdos. O envolvimento destas pessoas, de várias faixas etárias e unidas por laços familiares, estendeu o interesse a outros representantes da comunidade, tal como se havia perspetivado. O estudo permitiu ainda entender como um projeto teatral pode integrar a comunidade, enquanto participante e espectadora, estimulando novas interpretações sobre o discurso museológico. Verifica-se ainda como o museu e o teatro encontram afinidades, quer enquanto espaços cénicos, quer enquanto potenciadores criativos de significados. Implementar o teatro no museu, não só desenvolve competências pessoais e sociais, como amplifica a exploração de temas que têm por base a identidade e o património comunitários.
- “E eu associo-me porquê?” projeto de reflexão no contexto associativo com PhotovoicePublication . Sousa, Inês João Santos; Sousa, Jenny GilO presente relatório de projeto surge no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e resulta da implementação de um projeto de intervenção, com o Photovoice. Este projeto tem como propósito principal, através da fotografia, promover a reflexão sobre o envolvimento e participação cultural, numa perspetiva de intervenção artística por parte de dirigentes associativos do Concelho da Batalha. Para se analisar o valor da fotografia participativa enquanto instrumento reflexivo junto de dirigentes associativos relativamente ao papel que podem desempenhar no contexto sociocultural na sua própria comunidade, foi estruturado um conjunto de sessões que decorreram semanalmente. Na implementação do projeto foram utilizadas estratégias específicas para atingir os objetivos propostos, apostando, mais concretamente, na promoção de competências pessoais ao nível da comunicação visual entre os participantes e na estimulação de reflexão e de debate partindo das fotografias. Este processo envolveu a participação de dirigentes associativas, manifestando, todas elas preocupação com problemáticas e necessidades do seu meio associativo. A avaliação do projeto de intervenção indica que as imagens escolhidas pelas participantes representaram as suas experiências e vivências enquanto dirigentes associativos do Concelho da Batalha, favorecendo a reflexão sobre o seu papel e missão a cumprir no mundo associativo.
- Projeto ExperienciARte: A Expressão Dramática como forma de Intervenção com Jovens acolhidas em Lar de Infância e JuventudePublication . Vieira, Joana Filipa da Costa; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Rui Miguel DuarteAs Expressões Artísticas representam avultada significância na intervenção, contribuindo para reforçar inúmeras competências e para propiciar a confluência de sujeitos de intervenção com proveniências múltiplas e divergentes. Em contexto institucional, as crianças e jovens vão revelando indícios decorrentes do passado austero que, por sua vez, os presenteou com um presente pautado pelo afastamento familiar e pela imposição à adaptação a uma nova casa, com uma nova família, por vezes com uma amplitude imensurável, dificultando o contacto e tratamento individualizado a que todas as crianças e jovens acolhidos em instituição deveriam ter o soberano direito. O Projeto ExperienciARte foi criado e implementado, numa perspetiva de intervenção artística associada à investigação, no sentido de aferir Qual é o contributo da Expressão Dramática no desenvolvimento pessoal e social de jovens acolhidas em Lar de Infância e Juventude? Fundado na questão em apreço, este projeto teve lugar num Lar de Infância e Juventude feminino português, envolvendo sete jovens que evidenciaram o desígnio de participar. O processo criativo evoluiu, desde Janeiro até Abril de 2016, sendo que as jovens acolhidas foram transmitindo as suas posições e revelando uma criatividade colossal ao longo das experiências de Expressão Dramática que vivenciaram. Aquando da análise das informações recolhidas através dos instrumentos aplicados, designadamente questionários (iniciais e finais), diários individuais das participantes e diário de bordo da investigadora, foi possível obter constatações decorrentes desta investigação, associadas à metodologia adotada de Investigação-Ação. x Por conseguinte, esses resultados finais corroboram a relevância atribuída à Expressão Dramática e indiciam que esta componente artística aprimorou a autoestima, as estratégias de Coping e resolução de problemas, a criatividade e a integração social das participantes.
- Eu canto, e tu ?- Projeto integrado de criação artística num coro intergeracionalPublication . Gonçalves, Joana Sofia Vieira; Sousa, Jenny Gil“EU CANTO E TU? Homens e mulheres que se encontram pela voz e pelas vidas” apresenta uma experiência artística que desembocou numa performance. Esta experiência, que se concretizou a partir de um processo criativo, possibilitou aos elementos de um Coro a vivência e aprendizagem de diferentes expressões artísticas, tomando como eixo estruturante uma narrativa totalmente construída pelos intervenientes do projeto. O estudo que aqui se apresenta teve como principal intuito perceber quais os contributos de um projeto criativo e interventivo num grupo específico – o Coro SAMP. Este grupo, bastante heterogéneo, e com indivíduos de diferentes idades, apresentava a necessidade emergente de criação e reforço do relacionamento interpessoal. Por meio de várias sessões semanais de experimentação prática, foi possível, durante cerca de seis meses, envolver os alunos de classes da SAMP, familiares de participantes e outros demais interessados. Participaram neste estudo, de cariz qualitativo e com contornos de investigação-ação, um conjunto de oito elementos. Para perceber os efeitos da intervenção realizada, utilizaram-se como principais instrumentos de recolha de dados os diários de bordo da investigadora e inquéritos por questionário. A análise ao processo desenvolvido indica que, a utilização da voz cantada, enquanto fator de consciencialização do próprio grupo, foi essencial durante o processo criativo. Para além disso, realça-se uma apropriação de várias competências relacionais, comunicativas, de conhecimento sobre o outro e de si próprio, um aumento de atitude e pensamento crítico, o reforço da sociabilização e dos laços entre os elementos do grupo estudado. Destaca-se, ainda, a emergência e o reconhecimento de inúmeros sentimentos e emoções concretamente relacionados com a identificação enquanto grupo.
- A criação teatral e a construção de relações - da recusa ao envolvimento -Publication . Gabriel, Dina Margarida Ferreira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, compreendendo o estudo acerca dos contributos de um projeto de intervenção, no domínio da expressão dramática, junto de jovens detentores de comportamentos problemáticos frequentemente caraterizados como de indisciplina. Esta temática tem sido estudada ao longo dos anos por vários autores, considerando-se que afeta não só os alunos mas também os professores e a restante comunidade escolar. Assim, perante a necessidade de se conhecer quais as estratégias passíveis de surtirem efeitos no que se refere à (in)disciplina, com um grupo de alunos de um curso vocacional, que frequentam uma escola profissional do concelho de Alcobaça, surgiu a seguinte pergunta de partida: - Quais os contributos de um projeto de intervenção no domínio da expressão dramática na construção de relações consigo e com o outro? De forma a dar resposta a esta questão, delineou-se uma investigação-ação com a pretensão de simultaneamente investigar e agir sobre a temática anteriormente referida, organizando-se a intervenção através da técnica Playbuilding de Errol Bray (1997), em sessões que permitiram primeiramente uma experimentação de exercícios de expressão dramática e improvisações e, posteriormente, a edificação de um projeto de criação teatral, construído autonomamente pelos participantes. Durante o processo foi criado um ambiente de participação e envolvimento, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções face ao seu quotidiano e à relação estabelecida com os professores, constituindo estes a base do projeto de criação teatral. iv Os resultados apresentados evidenciaram o papel da expressão dramática como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e ao mesmo tempo colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma reflexão acerca das próprias ações e da descoberta de si e do outro. Pode-se constatar que é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções e resolução de conflitos, que permite a cooperação, a aceitação mútua e a melhoria das relações consigo e com o outro.
- Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de InfânciaPublication . Mendes, Catarina Bernardino; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaEste relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças.
- Nós a família a comunidade e as artes - interseções criativas a partir do jardim de infânciaPublication . Machado, Joana dos Santos Silva; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Projeto, do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, e refere-se ao desenvolvimento de um projeto de intervenção que teve como designação «Nós, a família, a comunidade e as Artes»e que foi realizado em contexto de jardim de infância. Este projeto surgiu da necessidade de compreender qual o papel das experiências artísticas vivenciadas pelas crianças na aproximação entre a escola, a família e a comunidade. O desenvolvimento do projeto estruturou-se em quatro momentos distintos: uma fase inicial, de Diagnóstico; a fase de Planificação, referente à preparação das atividades a desenvolver; a fase de Implementação, referente à concretização das diferentes propostas educativas; e a fasede Avaliação, na qual se avaliou e refletiu sobre o projeto. Paralelamente ao desenvolvimento do projeto foi realizado também um estudo de investigação, orientado pela questão Em que medida a vivência de experiências com as linguagens artísticas pode facilitar a relação entre a escola, a família e a comunidade?.Este estudo, de caráter descritivo, desenvolveu-se numa lógica de investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a observação participante e a construção de um diário de bordo, os registos fotográficos e a aplicação de um questionário. A avaliação do projeto demonstrou que as artes têm um papel muito importante na promoção de práticas que envolvem as crianças, as suas famílias e a comunidade. Verificou-se que se construíram novas formas de interação, tendo as relações entre todos os intervenientes sido intensificadas e aprofundadas. De igual modo, também se verificou que esta aproximação teve reflexos nas aprendizagens das crianças.
- O valor dado à dança por crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico no Jardim Escola João de DeusPublication . Santos, Tânia Sofia Ferreira; Pereira, Maria Isabel Varregoso Rebetimpresente estudo tem como pergunta de partida: “Em que medida a participação em atividades de dança pode fomentar ou contrariar estereótipos e preconceitos inerentes ao género em crianças?”. Como forma de dar resposta à pergunta de partida, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos temas estereótipos do género, estereótipos de dança e a importância da dança para o desenvolvimento da criança. O trabalho de campo foi realizado no Jardim Escola João de Deus de Leiria, com duas turmas do 1.ºciclo, com crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, foram realizadas atividades de dança e verificadas as questões de estereótipo de género através do diálogo e do questionário. O principal intuito foi a participação das crianças em atividades práticas e lúdicas-pedagógicas de dança de forma a influenciar positivamente os estereótipos/ preconceitos inerentes à dança. Com os resultados verificou-se que ainda persiste algum estereótipo de género, principalmente nos rapazes. Concluiu-se que é importante incutir nas crianças um pensamento diferente em relação à dança e ao papel do género masculino na dança, iniciando-as desde cedo em atividades ligadas à dança, como contributo para uma diminuição de atitudes negativas em relação ao género nesta atividade.