ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- A Ansiedade na Prática CoralPublication . Abreu, Ana Catarina da Cruz; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO processo de construção e apresentação de uma performance pode ser difícil e apresentar diversas adversidades ao músico que a vai interpretar. Este processo é marcado por períodos de stress e ansiedade, muitas vezes associados às espectativas que o músico deposita na sua performance. A esta questão chamamos de Ansiedade na Performance Musical, associada, por muitos autores, ao medo de se apresentar em público e de a apresentação correr mal. Está relacionada com o perfecionismo e com pensamentos negativos. O contexto Prática Coral Juvenil, enquanto movimento artístico que pressupõe apresentações em público, não está excluso deste tipo de ansiedade. Neste âmbito, após a realização de um estudo diagnóstico, procurou-se entender qual o contributo da expressão corporal na intervenção com jovens coralistas que apresentam sinais de ansiedade na performance musical. Para dar resposta a esta questão desenvolveu-se um projeto de intervenção assente numa investigação-ação no âmbito da expressão corporal desenvolvido com 13 jovens do Coro Ars Vocalis de Esposende. Os instrumentos de recolha de dados incluíram uma entrevista semiestruturada realizada à maestrina numa fase de diagnóstico e dois questionários aos jovens alvo de intervenção: um no início das intervenções e outro no fim. A análise de dados fundamentou-se na análise de conteúdo, nomeadamente o método de análise categorial para as entrevistas e para os questionários a análise de enunciação. Percebeu-se que a expressão corporal tem um papel preponderante no trabalho com a ansiedade na performance musical neste grupo de jovens valorizando-se ao longo do projeto de intervenção, a preocupação com o corpo como instrumento de trabalho do jovem coralista, em particular, enquanto estratégia de relaxamento de tensões musculares.
- AOS OLHOS DE PICASSOPublication . Ermida, Ana Filipa Teixeira; Magueta, Lúcia Grave; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente relatório apresenta o projeto «Aos Olhos de Picasso», que surge num contexto de intervenção artística através da expressão plástica e foi desenvolvido na instituição ‘Escola do Xisto’, em Alfena-Valongo. É um projeto voltado para pessoas com deficiência, em que as artes assumem o papel principal no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Aos verdadeiros olhos de Picasso, o mundo é humanamente imperfeito, sem formas certas de ser e de criar, onde a arte surge como uma forma de expressão de sentimentos e emoções e a sua obra é inspirada nos momentos marcantes da sua vida pessoal, traçada por fases sombrias (como a fase azul) e fases mais alegres (como a fase rosa). Este ideal que o pintor transpôs para a sua obra artística inspirou o projeto que teve concretização numa atividade de tempo integral desenvolvida na instituição. A arte surge neste projeto de intervenção como um possível veículo transformador no desenvolvimento pessoal e social deste público-alvo. Promover a comunicação através da linguagem artística, reconhecer sentimentos e emoções, potencializar a individualidade e a expressividade de cada indivíduo, são algumas das metas a serem alcançadas permanentemente para o grupo de participantes envolvidos. Para melhor compreender os efeitos das ações desenvolvidas com o projeto, foi realizado um estudo de caso, através do qual foi possível concluir que a expressão artística pode contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, adquirindo autoconfiança, aperfeiçoando o seu sentido estético, de observação e de interpretação. A arte pode libertar e transformar, apresentando-se como um instrumento de descoberta para um caminho de autoconhecimento da pessoa com deficiência.
- Arte: participar para envlver ou envolver para participar?Publication . Fernandes, Sérgio Paulo Brás; Milhano, Sandrina Diniz FernandesA identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da memória do seu passado. Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender, importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras deles possam usufruir. É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade educativa da freguesia de Pombal. No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças para o seio da comunidade associativa/artística local, proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas. Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais pode assumir em termos de participação futura nestas atividades, por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação. São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro começam nas crianças do presente.
- A atividade lúdico-expressiva e criadora na construção de significados e aprendizagens socioculturais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Neuza Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoEste estudo investiga o impacto das atividades lúdico-expressivas na construção de significados e aprendizagens socioculturais entre crianças do 1.º CEB, concretamente do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Realizado no Centro Educativo Academia Mais Saber, o estudo fundamentou-se num paradigma misto de investigação (qualitativo/ quantitativo), conciliando o Estudo de Caso com a metodologia de Investigação-Ação participativa. As atividades lúdicas incluíram o brincar livre, o brincar orientado e diversas formas de expressão artística mediante planificação. Os resultados indicam que tais atividades não apenas fomentam a criatividade e a expressão individual, como também a construção de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Estas habilidades são percetíveis, por exemplo, na comunicação, na partilha, na interação e na cooperação entre o grupo de crianças. As descobertas sugerem que a integração da prática lúdica em contexto escolar pode enriquecer significativamente a experiência educativa das crianças. Recomenda-se por isso, que futuros estudos continuem a explorar esta temática, procurando a implementação de estratégias educativas mais envolventes e adequadas às necessidades das crianças, nos primeiros anos de escolaridade.
- O audiovisual como ferramenta de intervenção artística-social com pessoas com deficiência intelectualPublication . Assunção, Rita Isabel Ferreira; Kowalski, Andrzeg Franciszek; Freire, Carla Sofia CostaCom a rápida expansão da era digital que temos assistido ao longo dos últimos tempos, a compreensão e a utilização das novas tecnologias torna-se uma componente essencial para pudermos acompanhar o processo de atualização da nova era. As consequências desta evolução, transformaram-se em fator de exclusão e discriminação pela falta de igualdade de oportunidades de acesso ao mundo tecnológico por parte de determinadas populações mais fragilizadas. A subvalorização e estigma associados aos problemas de saúde mental contribuem para a falta de oportunidades de aprendizagem da literacia da linguagem audiovisual. Perante o exposto, o presente relatório procura consciencializar para o combate à literacia audiovisual refletindo sobre o papel do audiovisual como uma ferramenta artística e social e compreender quais os seus contributos, numa perspetiva de investigação social e humana, associada a um contexto específico: Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). No sentido de aferir esta problemática, Olho para a Coisa, foi um projeto de experimentação de criações audiovisuais que culminou num filme, totalmente idealizado e construído pelos participantes do projeto. O grupo deste projeto foi um conjunto de oito jovens-adultos, bastante heterógenos e com diferentes diagnósticos de DID associada a perturbações do foro psicológico de um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD). Por meio de sessões semanais, durante seis meses, as atividades desenvolvidas tinham como intuito aprimorar a criatividade, a descoberta e propiciar momentos de trabalho em equipa e cooperação, de socialização entre pares e a valorização de ideias e opiniões de cada um. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, inserido na tipologia de investigação-ação. E tendo como instrumentos de recolha de dados a observação participante, o grupo focal e inquéritos por questionário e como instrumento de avaliação, a análise de conteúdo. Assim sendo, o trabalho apresentando neste relatório, apresenta a revisão da literatura e um enquadramento sobre a metodologia utilizada, bem como, os resultados do estudo sobre a problemática em questão, após o tratamento e a análise das informações recolhidas ao longo do desenvolvimento de todo o estudo. Posto isto, os resultados obtidos indicam que o audiovisual é uma ferramenta útil como estratégia de intervenção artístico-expressiva, aliada às práticas socioculturais e, consequentemente, um marco fundamental na promoção de aprendizagens sociais e vivências em grupo, essenciais para o processo criativo dos indivíduos.
- “Avós emprestadas”Publication . Murta, Cláudia Alexandra dos Santos; Lopes, Sara MónicoEste trabalho, sobre a temática da intergeracionalidade, pretendeu perceber a importância da dinamização de atividades de animação socioeducativas de cariz intergeracional para o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas e de que forma são percecionadas pelas mesmas. A investigação assume-se qualitativa, com recurso ao método de investigação-ação, dirigida a pessoas idosas institucionalizadas da Academia Cultural e Social de Maceira (ACSM), Leiria, e a crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus, também de Leiria. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas semiestruturadas e da observação direta. Após a primeira fase de diagnóstico para caracterização dos participantes da ACSM, elaborou-se o projeto de intervenção intergeracional, a aplicar na fase seguinte, que colocou em interação quatro pessoas idosas da ACSM e 20 crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus. Com este projeto, foi possível conhecer e compreender os benefícios da interação entre as diferentes gerações envolvidas, contribuindo para atenuar sentimentos de solidão, para partilhar conhecimentos e, entre outros, para contribuir para um envelhecimento mais ativo.
- A Biblioteca vai à escolaPublication . Henriques, Guida Ribeiro Tomé; Magueta, Lúcia Grave; Carreira, Ana Margarida d' Aires Pinto BastoO presente relatório apresenta um projeto de intervenção realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja investigação,realizada paralelamente à intervenção, pretendeu compreender em que medida é que as linguagens artísticas experimentadas pelas crianças, no âmbito da animação da leitura, contribuíram para as suas aprendizagens, bem como para o desenvolvimento da sua criatividade. As experiências realizaram-se num ambiente de educação formal, onde as crianças puderam demonstrar as suas capacidades criativas em produções que integravam as linguagens plástica, musical e teatral aliadas à escrita criativa. O projeto, inicialmente acolhido nas iniciativas de uma biblioteca municipal, procurou também realçar a importância desta instituição enquanto recurso pedagógico existente na comunidade. A intervenção realizada seguiu uma metodologia de investigaçãoação, de caráter qualitativo. Assim sendo, o processo estruturou-se nas fases de diagnóstico, planificação da ação, implementação e apresentação e discussão de resultados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante, a entrevista e o registo fotográfico, tendo sido construídos um diário de bordo, grelhas de observação e guiões de entrevista, tendo em conta os objetivos da intervenção e investigação desenvolvidas. As principais conclusões indicam que os alunos envolvidos ganharam uma maior familiaridade com as linguagens artísticas, sobretudo a plástica e a teatral, notandose menos receosos ao arriscar experiências novas. Indicam, ainda, que a oportunidade de conhecerem momentos da História de Portugal através dos contos da escritora local Vanda Furtado Marques fez despoletar uma nova relação com a biblioteca escolar, tendo havido posteriormente à realização do projeto um maior interesse dos alunos pela leitura destes livros e por este espaço escolar.
- Caminhos de memórias : construção de experiências significativasPublication . Oliveira, Vânia Daniela Pinto de; Sousa, Jenny Gil; Kowalski, Maria PereiraAo longo das últimas décadas, verificou-se um envelhecimento considerável da população devido a uma melhoria das condições de vida (na saúde, na segurança, na educação, etc.), resultando no aumento da esperança média de vida e, consequentemente, no aumento do número da população idosa. Esta situação, apesar de positiva, traz à tona o aparecimento de uma nova preocupação – a de trabalhar para um envelhecimento ativo. Apesar de o envelhecimento ser um processo que decorre ao longo de toda a vida, existem, no entanto, diferentes formas de envelhecer, cabendo a cada indivíduo trabalhar em prol do seu envelhecimento positivo. Neste sentido, partindo dos pressupostos teóricos do envelhecimento ativo e da importância da aprendizagem ao longo da vida, nasceu o projeto Caminhos de Memória: Construção de Experiências Significativas que procurou promover junto dos estudantes do Programa IPL60+ experiências culturais significativas, bem como, fomentar relações afetivas e ligações com a cidade de Leiria. O presente projeto contou com a participação de dez seniores que pertencem ao Programa IPL60+. Ao longo de todo o processo de intervenção realizaram-se seis sessões de aula e duas de visita pela cidade, foram trabalhados temas ligados à memória e à afetividade, ao património e à cultura, ao espaço público e privado, com o intuito de construir um roteiro em que as memórias de cada um dos participantes tivesse destaque na descrição e apropriação do espaço da cidade. Não obstante, o que se pretendia, acima de tudo, era fomentar momentos de partilha de conhecimento, espaços de convívio e socialização. O presente projeto trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, inserido na tipologia de investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, registada no diário de bordo que foi realizado ao longo de todo o processo; os questionários de carácter aberto realizados aos participantes e as entrevistas semiestruturadas, também aplicadas aos participantes. O instrumento escolhido para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem perceber que os participantes não tinham uma relação muito fortalecida com a cidade de Leiria, mas manifestavam interesse em conhecer a história e visitar todos os espaços históricos que tinham ao seu dispor, num ambiente de convívio e de partilha de conhecimentos, constituindo-se em pontos fundamentais que estimulam a participação cultural e a criação de experiências culturais significativas.
- Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATLPublication . Pedrosa, Joana Catarina Oliveira; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente trabalho teve por objetivo a implementação de um projeto de criações músico-literárias em contexto de CATL. Os participantes deste projeto compreenderam um grupo de dezasseis crianças em contexto de CATL, com idades entre os seis e os doze anos. Estas frequentam o 1º e 2º Ciclos de escolas do Concelho de Leiria. Assumindo a diferença evidente de idades nos participantes, as atividades foram idealizadas de forma a serem transversais e equilibradas, privilegiando a livre criação, a descoberta, os momentos de trabalho em grupo e valorização de ideias de cada criança. No decorrer do projeto, foram implementadas várias sessões com ênfase nas áreas da literatura e da música. Na primeira, o foco foi a criação de histórias. Propuseram-se exercícios de invenção que incentivaram a criatividade, através da leitura, de jogos literários e da criação de histórias através de vários estímulos criativos. Conjuntamente pretendeu-se recorrer a processos orientados de criação na área da música, através de experiências com ritmos, sons, intensidades, experimentação de vozes, busca de sons no corpo e nos instrumentos e gravação resultante dessas experimentações. Valorizou-se durante o projeto a exploração de potencialidades criativas e expressivas advindas do vínculo da música e da literatura, onde se trabalharam os ambientes sonoros e as vozes de uma história criada integralmente pelas crianças participantes. Este estudo foi centrado numa metodologia de investigação qualitativa. Os instrumentos aplicados, permitiram recolher os dados com profundidade e abrangência, desde entrevistas, mini-inquéritos, grelhas de observação de comportamentos e atitudes, notas de campo e portefólio. Finalmente, este projeto teve impacto no desenvolvimento de perceções positivas face à musica e à literatura para a infância.
- Cegonha de mimPublication . Beserra, Enne Marx; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Maria João Sousa Pinto dosTanto no céu quanto na terra, as "cegonhas" mães, pais e avós acompanham seus filhos e netos, "carregando-os pelo bico" sempre que necessário. Entretanto quando as crianças cegonhas adoecem, elas multiplicam a sua dedicação e alteram completamente as suas vidas. Acreditamos que os cuidadores parentais das crianças em tratamento estão no convívio das casas de acolhimento e do âmbito hospitalar não por escolha, mas exclusivamente para protegê-los e ampará-los neste momento tão difícil de suas vidas, que é enfrentar uma doença grave. Os Afetos neste período apresentam-se naturalmente através de emoções negativas, como o medo e a tristeza, potencializada pela saudade do resto da família. Porém os sentimentos nem sempre são fáceis de expressar e as emoções por vezes encontram-se misturadas. Perante o exposto, o presente relatório procura cientificar para a importância dos afetos em suas expressões, para uma melhor qualidade de vida durante esta fase ansiógena, no sentido de compreender os contributos das Linguagens Artísticas como facilitadoras da Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças Institucionalizadas em Tratamento de Saúde. O estudo foi realizado na Casa Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, na unidade Coimbra, cujo projeto se deu na perspectiva de Investigação Ação, com abordagem Qualitativa, de caráter Exploratório e Descritivo, tendo como Instrumentos de recolha de dados as Entrevistas e os Diários de Bordo. A investigação aconteceu por meio de sete sessões e teve como participantes 08 mães, 01 pai e 01 avó de crianças em tratamento. Além das atividades com o público alvo através da Expressão Dramática e da Expressão Plástica, nomeadamente o Desenho Pictórico, além das "rodas de conversa", a Intervenção contou ainda com algumas visitas da investigadora às crianças enquanto Artista/Palhaça, de forma a promover uma comunicação bem estabelecida. Gerar afetos positivos para fazer brotar outros foi, entretanto uma das tônicas da intervenção. Os resultados obtidos indicam que o contacto com as linguagens artísticas não só facilita a expressão, mas também pode propiciar o reconhecimento dos sentimentos e das emoções, além de colocar os participantes em contacto consigo próprios e com o outro, de forma a aumentar a sua "potência de agir", através de afetos positivos, como alegria, autoestima e bem-estar. Porém, aspectos como dificuldades em querer compartilhar as emoções negativas aparecem em alguns participantes, que optam por não os expressarem livremente. Para outros, o desenho contribui substancialmente na revelação de estados emocionais, fossem eles positivos ou negativos. Este importante processo vivenciado neste trabalho investigativo nos evidenciou que ao jogar, desenhar, interpretar, criar, os participantes puderam olhar a "cegonha de mim", que é adulta, mas também precisa de cuidados, o que através da relação, estimulou a emoção da empatia.