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- (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTINGPublication . Fernandes, Andreia Filipa Rodrigues; Cantú, William AfonsoO presente relatório de projeto parte da constatação da inadequação das práticas atuais da Edu-cação Artística às necessidades e desafios educativos contemporâneos e futuros. Para resolver esta problemática, encetámos três movimentos distintos: compreender a realidade sociocultural atual, de modo a conhecer as necessidades e desafios educativos; promover um diagnóstico da Educação Artística, identificando os seus principais problemas e fragilidades; e desenvolver soluções para a reformulação da Educação Artística. Para a concretização destes movimentos, propomos um cruzamento metodológico com base nos Estudos de Tendências, que se reveste de enorme relevância e inovação, contribuindo para a afirmação dos Estudos de Tendências no meio científico e para o estímulo desta abordagem em processos de reestruturação e tomada de decisões no âmbito educativo e outros. Estes movimentos correspondem à nossa componente investigativa, que se rege por duas meto-dologias. A primeira é a entrevista, que se promoveu junto dos agentes no terreno da Educação Artística. Os resultados foram analisados através de análise de conteúdo e permitiram efetuar um diagnóstico da Educação Artística articulado, completo e abrangente. A segunda é o coolhunting, que, para além de ter proporcionado a perceção dos aspetos socioculturais que impactam a Educação Artística, alcançou, sobretudo, a criação de conhecimentos e estratégias concretas, inovadoras, impactantes e viáveis para a atualização das práticas de Educação Artísti-ca de acordo com a contemporaneidade. Estes conhecimentos e estratégias foram desenvolvidos com o apoio do Coolhunting Canvas (Cantú & Gomes, 2023), ferramenta metodológica do coolhunting. Os resultados alcançados permitiram confirmar a nossa hipótese de investigação: os Estudos de Tendências podem contribuir para uma melhor adequação das práticas atuais de Educação Artística às necessidades educativas contemporâneas e futuras, através de um conhe-cimento mais aprofundado da realidade sociocultural e do desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para com ela lidar. Por fim, a nossa componente de projeto visou a produção de um objeto artístico com função comunicativa, possuindo dois objetivos: a comunicação e divulgação dos conhecimentos e es-tratégias desenvolvidos junto dos agentes no terreno da Educação Artística; e a promoção da valorização, reconhecimento e reflexão sobre o papel da Educação Artística na resposta aos desafios educativos contemporâneos e futuros. A janela temporal fixada impediu o cumprimento do plano de distribuição do objeto artístico antes da escrita do presente relatório; contudo, pro-mover-se-á a avaliação do sucesso deste projeto, em termos de adequação e impacto causado, no futuro.
- “ORQUESTRA ORFF” UM MEIO DE PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO MUSICAL DAS CRIANÇASPublication . Caetano, Joana Estevinho Santos Faustino; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEnquanto profissionais de educação musical verificámos que na união de freguesias de Monte Real e Carvide havia falta de respostas para quem se interesse pela área da música, decidindo contribuir para aumentar a possibilidade das crianças desenvolveram as suas capacidades musicais, sem que tal exigisse deslocações e outros gastos financeiros, dando-lhes a possibilidade de realizarem um trabalho em grupo e criar uma ligação participativa com a comunidade onde vivem. Investimos num projeto que pudesse ser desenvolvido nas escolas e em horário letivo. Procurámos compreender as ideias da comunidade educativa sobre a participação das crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade numa Orquestra Orff, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da promoção do envolvimento das crianças do primeiro ciclo em atividades de música e contribuir para uma formação de respeito e valorização artística através da dinamização de oportunidades de participação ativa das crianças em atividades musicais. Foram ainda definidos como objetivos específicos: conhecer as ideias dos alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas; conhecer também as perceções dos professores titulares sobre o trabalho desenvolvido no projeto; e ainda perceber o grau de satisfação e a opinião dos alunos, encarregados de educação, professores titulares e auxiliares de ação educativa, das turmas envolvidas no projeto. Para isso utilizámos a metodologia de investigação-ação que procura o melhoramento das práticas pedagógicas. Para recolha de informação utilizámos entrevistas e inquéritos através de questionários. Os resultados destacaram que todos os entrevistados gostaram e gostariam de continuar de participar no projeto desenvolvido, fossem eles alunos, professores ou encarregados de educação. Foi muito recompensador o projeto implementado, observando as crianças felizes, motivadas e a trabalhar em grupo.
- Gestão de Projetos na cloud – caso de estudo com 3DEXPERIENCEPublication . Honório, João Miguel Fernandes; Vasco, Joel Oliveira CorreiaMais cedo ou mais tarde, as organizações acabam por concluir que é necessário implementar um sistema de gestão de ficheiros e de processos, principalmente à medida que a empresa cresce e que pretende ter um controlo efetivo dos seus processos internos. Com este crescimento, é fundamental ter uma fonte única de informação, sendo que ter um sistema destes que possa ser colocado online, através de um fornecedor cloud, eleva ainda mais as suas capacidades. Existindo várias soluções no mercado, torna-se importante o foco numa específica, daí a utilização da plataforma 3DEXPERIENCE para os casos de estudo. Foram estudadas duas organizações fictícias, com diferentes necessidades, para se perceber se a plataforma 3DEXPERIENCE se adequa às suas necessidades. Em paralelo foram também executados estudos de simulação estrutural e de impacto ambiental aos seus produtos. As conclusões gerais foram de que a plataforma 3DEXPERIENCE corresponde às necessidades das duas organizações, dado que permite a gestão eficiente dos ficheiros, criação e atribuição de tarefas, seguimentos de vários tipos de processos internos das mesmas e comunicação com softwares externos. No entanto, algumas questões relacionadas com a performance e estabilidade foram levantadas, dado que o tempo necessário para efetuar determinadas operações é mais elevado que em softwares locais e sentiram-se alguns problemas a gravar os ficheiros para a cloud privada.
- Estudo técnico-económico da viabilidade de adoção de zonas moldantes por SLMPublication . Isidoro, Mariana Gil Marques; Vasco, Joel Oliveira CorreiaO desenvolvimento de peças plásticas de alta precisão é um desafio constante na indústria automóvel, especialmente quando se trata de componentes óticos utilizados em sistemas de iluminação e visibilidade. Este tipo de peça exige um rigoroso controlo de qualidade dimensional e geométrica, dado que qualquer variação pode ter um impacto significativo no seu desempenho ótico. O presente trabalho aborda um caso real de uma empresa, uma lente espessa ótica plástica, que apresenta uma depressão inesperada resultante de um ponto quente no processo de produção. Este defeito está localizado numa face funcional do ponto de vista ótico que deveria possuir um elevado grau de planicidade, o que não se verificando, pode comprometer a funcionalidade ótica da lente Considerando que o molde já existe, a hipótese inicial mais viável para tentar ultrapassar o problema será o reajuste das variáveis do processo de injeção, solução que se verificou não ser suficiente para resolver o problema, considerando-se então a reengenharia do molde com a adoção de canais conformáveis de arrefecimento. A abordagem inicial tanto como a abordagem da reengenharia do molde foi devidamente suportada pela simulação numérica do processo de injeção, observando as condições de fronteira, cargas e materiais inerentes a cada abordagem. A utilização de canais conformáveis é viabilizada com a aplicação da tecnologia SLM em insertos moldantes, cujos custos de produção e lead time são analisados em detalhe para determinar o break-even da sua utilização.
- Dimensionamento e simulação de estrutura de aço (LSF)Publication . Macedo, Edgar Ferreira; Ruben, Rui Miguel Barreiros; Correia, Mário António SimõesO presente relatório de Projeto aborda o sistema Light Steel Framing (LSF) como uma solução construtiva moderna, que se destaca pela sua sustentabilidade e rapidez de montagem. Este estudo concentrou-se na análise estrutural de perfis metálicos enformados a frio, onde inclui a avaliação de vigas compostas formadas pela combinação de perfis C e U. Foram utilizadas duas ferramentas computacionais como Tricalc e Abaqus para simular o comportamento estrutural, permitindo desta forma uma análise de deformações, tensões e observar o desempenho global dos perfis metálicos quando submetidos a carga. Os resultados obtidos mostraram que a combinação dos perfis e materiais complementares, como EPS, lãs e gesso cartonado, contribui significativamente para a redução de cargas permanentes de toda a estrutura de um edifício, assegurando a eficiência estrutural. Além disso, verificou-se que as vigas compostas oferecem maior capacidade de carga e rigidez, comparativamente com os perfis simples, tornando-se numa solução eficaz para estruturas mais exigentes e que requerem suportar uma maior carga. Este sistema LSF é uma alternativa viável e sustentável, alinhada às necessidades de um setor que se encontra em evolução.
