Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOPublication . Pimenta, Larissa Silva; Proença, Ana Paula Coelho de PinaDentro do sistema educativo português, no que se refere ao Ensino Artístico, desde 1983 que a Legislação tem vindo a sofrer sucessivas alterações. No que contempla à regulamentação vigente desde 2018, são apenas homologados os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança. O Decreto-lei 70/21, altera a Lei, incluindo no Currículo o Curso Básico de Teatro. Neste quadro legislativo, o estudo realizado centra-se no ensino do teatro, em articulação com o Ensino Básico Geral. Nesse sentido, desenvolve-se um projeto que se enquadra nos domínios organizadores dos Referenciais Curriculares, para verificar o desenvolvimento de competências na área do teatro, com alunos que frequentaram os 2 anos do segundo ciclo do Ensino Básico, iniciando a sua formação no ano letivo de 2022/2023 e terminando em 2023/2024. Decorrente deste enquadramento e destas condições, a questão de investigação que orientou este Estudo foi: “De que forma a disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro pode contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão artística, pessoais e de comunicação nos alunos do 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado?” Seguiu-se um plano de investigação-ação, desenvolvendo propostas pedagógicas elaboradas e implementadas em duas fases. Os participantes do Estudo foram sete alunos, provindos de três Agrupamentos de Escolas que se agregaram à Escola de Artes e Movimento. Os resultados obtidos suportam as conclusões de que as propostas implementadas na disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro promoveram o desenvolvimento de competências de expressão artística ao nível teórico, comunicacional, técnico e criativo, sendo ainda reforçada a colaboração em grupo, verificando-se uma evolução do desenvolvimento cognitivo emocional e social dos alunos, corroborado por pais e professores.
- Effects of combined training in individual with Intellectual and Developmental Disabilities: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trialsPublication . Jacinto, Miguel; Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Diz, Susana; Sánchez, Raquel; Morales-Sánchez, Verónica; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Antunes, RaulPurpose of the article: This study aims to evaluate the literature, peer-reviewed clinical trial investigating the effects of combined exercise interventions on individuals with Intellectual and Developmental Disabilities.Materials and methods: Various databases, using various descriptors and Boolean operators were utilized.Results: Eight studies meet the eligibility criteria. Regarding the anthropometric measures/bodycomposition variable, the meta-analysis revealed that combined physical exercise did not have a significant effect (standard mean difference (SMD) = −0.16; 95% CI, −0.34 to 0.03; Z = 1.68; p = 0.09). For the lipid profile variable, the combined exercise interventions did not show a significant effect(SMD = −0.07; 95% CI, −0.43 to 0.29; Z = 0.38; p = 0.71). Combined exercise training had a significant effect on increasing functional capacity (SMD = 0.28; 95% CI, 0.01 to 0.54; Z = 2.03; p = 0.04),cardiorespiratory function (SMD = 0.80; 95% CI, 0.34 to 1.26; Z = 3.41; p ≤ 0.001), and strength (SMD =0.77; 95% CI, 0.45 to 1.08; Z = 4.78; p ≤ 0.001).Conclusions: Participants from the intervention group that took part in combined exercise trainings howed a higher probability of improving their functional, cardiorespiratory, and strength capacity compared to the control group.
- Nut II - Península de Setúbal – A importância da criação de uma Entidade Regional de Turismo, de uma Marca identitária e de um Plano Estratégico de Marketing Eco-Eno-Gastronómico - como elemento reposicionador da oferta turística, alavancador de incoming e fomentador de sustentabilidade no destinoPublication . Felizardo, Fernando Manuel Vasques; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO presente trabalho procura identificar a possível importância da criação e existência de uma Entidade Regional de Turismo - Península de Setúbal, da mesma forma que, procura analisar a actual visão de ERT Região de Lisboa sobre o território como entidade gestora no presente, e ainda, o actual posicionamento estratégico do destino como oferta turística. Procedendo a uma análise contextual, identifica-se as características e potencialidades de oferta dos diferentes concelhos que constituem a nova NUT II Península de Setúbal, visando a parametrização de elementos estruturais que permitam ao destino estabelecer um posicionamento diferenciador e consequentemente, não estar tão sujeito a questões como a sazonalidade na oferta e não ser um mero elemento secundário ou complementar ao destino Lisboa. Também, poder assumir uma estratégia diferenciadora da oferta da Lisboa Cidade, ainda que enquadrável como destino de complementaridade aos turistas da cidade Lisboa em viagem Short City Break, mas afirmando-se como Destino com oferta própria. Assim procurou-se identificar através de marcos teóricos e revisão de literatura visões conducentes à formulação de uma proposta de criação de uma marca identitária do destino, bem como, de um plano estratégico que a suporte, tendo como core na oferta do destino, um posicionamento assente no turismo Eco-Eno-Gastronómico, atendendo à magnitude da oferta disponível neste território, nomeadamente parques e reservas naturais, enoturismo com produtores e adegas, e ainda uma potencialidade de oferta gastronómica e culinária. Sendo que todo este processo é equacionado tendo em conta o desenvolvimento do território, suas populações e agentes económicos, onde a Sustentabilidade nas suas três dimensões, Ambiental, Social e Económica (e empresarial), bem como as ODS´s (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) e os ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance, sejam factores determinante.