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SENTIR PARA SABER – AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS EM ALUNOS DO 1. º CICLO DO ENSINO BÁSICO

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Abstract(s)

“Sentir para Saber – as práticas artísticas e o desenvolvimento de competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico” foi um projeto desenvolvido no âmbito da UC de Projeto do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, que incidiu sobre a relação entre o recurso a práticas artísticas – enquanto ferramentas e/ou mediadores facilitadores da expressão e da criatividade – e o desenvolvimento de competências emocionais. Considerando que as emoções têm um reconhecido valor e impacto no desenvolvimento e ação do ser humano, nomeadamente na infância, este projeto propôs-se, a partir de uma abordagem de investigação-ação, compreender de que forma os recursos e as estratégias inerentes à Educação Artística possibilitam o desenvolvimento e a aquisição de aptidões individuais e sociais relacionadas com a Educação Emocional, como por exemplo a identificação, a compreensão, a organização e a autorregulação das emoções. O projeto desenvolveu-se, nas dimensões de intervenção e de investigação, orientado pela seguinte questão: De que forma as práticas artísticas contribuem para o desenvolvimento de competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico? A investigação e a intervenção tiveram por base um enquadramento teórico que incidiu sobre a Expressão Artística, a Criatividade e as Emoções, tendo o mesmo também apoiado a compreensão do impacto das estratégias aplicadas. O projeto foi implementado em contexto de AEC (atividades de enriquecimento curricular), numa Escola Básica do 1.º Ciclo, de um agrupamento de escolas em Leiria. O grupo de participantes foi constituído por 14 alunos pertencentes ao 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. A sua implementação teve como contexto de fundo a atividade de Música que integrou e se articulou com outras linguagens artísticas como a Expressão Dramática e a Expressão Plástica. O seu desenvolvimento foi permeado por ações de investigação, enquadradas numa abordagem qualitativa. Para tal, foram aplicadas técnicas de recolha de dados, tais como a observação, a entrevista, o diário de bordo e os registos audiovisuais – fotográficos e de vídeo. Os dados recolhidos ao longo do processo desenvolvido foram evidenciando o contributo que as práticas artísticas tiveram - enquanto estratégias e ferramentas - para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, favorecendo os processos de autoconhecimento e de autorregulação emocional, que contribuíram para a construção de uma turma mais capacitada ao nível da comunicação e das relações interpessoais em espaço de sala de aula.

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Criatividade Emoções Expressão Artística

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