Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
249.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo investiga o impacto das atividades lúdico-expressivas na construção de
significados e aprendizagens socioculturais entre crianças do 1.º CEB, concretamente
do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Realizado no Centro Educativo Academia Mais
Saber, o estudo fundamentou-se num paradigma misto de investigação (qualitativo/
quantitativo), conciliando o Estudo de Caso com a metodologia de Investigação-Ação
participativa.
As atividades lúdicas incluíram o brincar livre, o brincar orientado e diversas formas
de expressão artística mediante planificação.
Os resultados indicam que tais atividades não apenas fomentam a criatividade e a
expressão individual, como também a construção de habilidades sociais e de
relacionamento interpessoal. Estas habilidades são percetíveis, por exemplo, na
comunicação, na partilha, na interação e na cooperação entre o grupo de crianças.
As descobertas sugerem que a integração da prática lúdica em contexto escolar pode
enriquecer significativamente a experiência educativa das crianças.
Recomenda-se por isso, que futuros estudos continuem a explorar esta temática,
procurando a implementação de estratégias educativas mais envolventes e adequadas
às necessidades das crianças, nos primeiros anos de escolaridade.
Description
Keywords
Atividade lúdico-expressiva Lúdico Brincar livre Brincar orientado Aprendizagens socioculturais Crianças Ensino básico do 1.º ciclo Educador