Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Dentro do sistema educativo português, no que se refere ao Ensino Artístico, desde 1983 que a Legislação tem vindo a sofrer sucessivas alterações. No que contempla à regulamentação vigente desde 2018, são apenas homologados os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança. O Decreto-lei 70/21, altera a Lei, incluindo no Currículo o Curso Básico de Teatro. Neste quadro legislativo, o estudo realizado centra-se no ensino do teatro, em articulação com o Ensino Básico Geral. Nesse sentido, desenvolve-se um projeto que se enquadra nos domínios organizadores dos Referenciais Curriculares, para verificar o desenvolvimento de competências na área do teatro, com alunos que frequentaram os 2 anos do segundo ciclo do Ensino Básico, iniciando a sua formação no ano letivo de 2022/2023 e terminando em 2023/2024. Decorrente deste enquadramento e destas condições, a questão de investigação que orientou este Estudo foi: “De que forma a disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro pode contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão artística, pessoais e de comunicação nos alunos do 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado?” Seguiu-se um plano de investigação-ação, desenvolvendo propostas pedagógicas elaboradas e implementadas em duas fases. Os participantes do Estudo foram sete alunos, provindos de três Agrupamentos de Escolas que se agregaram à Escola de Artes e Movimento. Os resultados obtidos suportam as conclusões de que as propostas implementadas na disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro promoveram o desenvolvimento de competências de expressão artística ao nível teórico, comunicacional, técnico e criativo, sendo ainda reforçada a colaboração em grupo, verificando-se uma evolução do desenvolvimento cognitivo emocional e social dos alunos, corroborado por pais e professores.
Description
Keywords
Educação Artística Interpretação Ensino Artístico Especializado Teatro Ensino Articulado Ensino Básico do 2º Ciclo