Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação by Title
Now showing 1 - 10 of 101
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade da comunicação em contextos educativosPublication . Freire, Carla; Santos, FilipeA revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que, pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em situação de desigualdade. Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das suas abordagens. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação, se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular, apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade democrática e de igualdade de oportunidades.
- Active teaching-learning methodologies in Higher Education: a project with the communityPublication . Mangas, Catarina; Sousa, JennyActive teaching-learning methodologies are a reality at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic of Leiria (Portugal), namely through the articulation with institutions of the community. The qualitative research presented in this article intends to analyse the perception of the students who are attending the Higher Professional Technical Course in Sociocultural and Sports Intervention, specifically concerning the importance of these methodologies in a project carried out with the District Hospital of Leiria. During the development of this partnership, 42 students were challenged to collaborate throughout the training process and, at the end, they were asked to write a report, which was considered the data collection instrument. These individual reports include descriptions, analyses and reflections that were processed through content analysis, using categories, and adopting an exploratory approach. The results showed that the students considered that this methodology of teaching-learning allows them to acquire know-what, know-why and know-how competencies. Moreover, they admit that the articulation with external institutions contributes to a better acquisition and mobilisation of practical knowledge that they will be able to apply to different situations, spaces and times in their future professional lives.
- An exploratory analysis of internal communication in times of the COVID-19 pandemicPublication . Gomes, Patrícia; Santos, E.; Martins, EliseteCommunication is a key element for the success of any organization. The present study aims to construct and validate a scale of perception of internal communication. It is also intended to assess whether there are differences in internal communication between employees who are teleworking and those who are in-person work in times of the COVID-19 pandemic. The methodology used is quantitative in nature based on a questionnaire survey, with the sample consisting of 837 Portuguese individuals in a work context. The results show that the structure of the scale of perception of internal communication is composed of three factors: organizational information, communication with supervisors, and communication between colleagues. The perception of internal communication in the factor organizational information showed higher levels in workers who are in telecommuting situations. It is hoped that this work will enrich the academy and enable managers to use communication more effectively so that the organizations they manage become more competitive.
- Animação sociocultural e comunitária como metodologia de educação e intervenção com crianças e jovens em riscoPublication . Sousa, JennyA problemática dos menores em risco é um fenómeno de significativa vitalidade no contexto português que carece de uma intervenção abrangente e holística. Neste sentido, intervir em situações de risco implica desenvolver esforços para a superação do mesmo, trabalhando-se, simultaneamente, ao nível da prevenção, através de políticas, estratégias e ações integradas. O artigo que aqui se apresenta tem como principal finalidade discutir a importância das estratégias de animação sociocultural e comunitária na promoção da inclusão social de crianças e jovens em risco, numa lógica de integração grupal e social. Assim, ao longo deste texto será desenvolvida uma reflexão teórica que, cruzada com uma análise de natureza mais prática, através da apresentação de projetos e de iniciativas, debaterá o papel que as atividades de animação sociocultural e comunitária podem apresentar no campo da promoção dos direitos e da proteção das crianças e jovens em risco. Portanto, no primeiro ponto realizar-se-á uma breve abordagem teórica ao fenómeno das crianças e jovens em risco, partindo dos documentos de referência neste domínio; no segundo momento, levar-se-á a cabo uma reflexão acerca da importância da animação sociocultural e comunitária na intervenção com crianças e jovens em risco. No ponto seguinte, e como ilustração destas ideias, serão apresentados e descritos três projetos enquanto exemplos de boas práticas no que se refere à intervenção nesta área. Por fim, serão realizadas as considerações finais.
- Aprender participando: cruzamento de diferentes espaços para uma educação socioculturalPublication . Sousa, Jenny; Fontes, AnaEste trabalho apresenta uma experiência prática demonstrativa da importância da promoção de uma educação que abranja diferentes espaços da comunidade, não se cingindo somente às instituições escolares e às formas mais tradicionais de ensino. Dito de outro modo, defende-se neste trabalho a ideia de que à escola cabe não só promover aprendizagens e saberes académicos, como também desenvolver nos estudantes competências e habilidades cognitivas, metacognitivas, sociais e emocionais necessárias ao exercício de uma cidadania consciente e mais centrada na dignidade humana. Neste desiderato, revela-se de crucial importância a promoção da participação ativa dos estudantes e o seu envolvimento nos diferentes contextos socioculturais em que estão inseridos. Face ao exposto, cabe às Instituições de Ensino Superior promover metodologias ativas de ensino aprendizagem que permitam aos estudantes ser mais autónomos, criativos, comunicativos, cooperativos e construtores de relações humanas, quer nos contextos profissionais, quer pessoais. Tendo estes determinantes como pressuposto, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Esta experiência consistiu na realização de um conjunto de iniciativas integradas no projeto “Intervir. Humanizar. Contagiar”, que decorre da parceria com a Comissão de Humanização do Hospital de Leiria. As atividades, antecipadamente planificadas, alicerçaram-se em metodologias ativas de ensino aprendizagem e tiveram como principais objetivos fomentar relações mais humanizadas entre os envolvidos e contribuir para a formação de profissionais capazes de fomentar a integração social, o desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. A realização de atividades práticas desenvolvidas em espaços de educação sociocultural que, neste caso concreto, se centraram em instituições hospitalares, revelaram ser experiências profícuas na promoção de uma panóplia de aprendizagens significativas, tanto a nível técnico e profissional, como a nível pessoal e social, que de outro modo não poderiam adquirir.
- Aprendizaje de lenguas extranjeras en la enseñanza superior: pedagogías activas y excelencia para la sociedad y el mercado laboralPublication . Costa, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; Martin, Justine Anne Sophie Celine; Pereira, JoséLas pedagogías activas en la Educación Superior (ES), cuando se aplican adecuadamente, contribuyen al éxito del aprendizaje a diferentes niveles (Delplancq et al., 2023). En el contexto de la enseñanza de lenguas extranjeras (FL), permiten el desarrollo de múltiples competencias (CEDEFOP, 2023) en un entorno favorable al aprendizaje. En la realidad global de la revolución digital, las herramientas digitales tienen un papel fundamental en la renovación de las prácticas, con vistas a trabajar con contenidos más actualizados, abiertos al mundo, sostenibles, en un formato dinámico (Cowling, et al., 2022). En un contexto global cada vez más complejo, el aprendizaje se caracteriza evidentemente por la multimodalidad; hace tiempo que dejó de ser una actividad cognitiva esencialmente visual para movilizar otras representaciones sensoriales (Gilakjani, Ismail & Ahmadi, 2011). Esta ponencia presentará brevemente la trayectoria experimental seguida a lo largo de varios proyectos de aprendizaje de ESL en cursos de formación profesional en la Escuela de Educación del Instituto Politécnico de Viseu (Portugal), que ha permitido recoger observaciones y conclusiones sólidas, una mejora gradual de las prácticas y nuevas perspectivas de investigación a la luz de los resultados de trabajos internacionales, con la aparición de nuevos conceptos y paradigmas. Además, se hablará sobre los desafíos a los que estudiantes y profesores han tenido que enfrentarse en las diversas etapas de implementación de las pedagogías activas (gamificación, pedagogía basada en proyectos, flipped classroom, trabajo colaborativo, M-learning) utilizando herramientas digitales. También se muestra las consecuencias de la evolución de la comunicación sobre el entorno de aprendizaje y las relaciones entre alumnos y profesores, especialmente en términos de compromiso cognitivo, desarrollo de nuevas competencias y mejora o fortalecimiento de las relaciones sociales. Por último, se pretende contribuir a sistematizar las ventajas, desventajas, dificultades y amenazas de las estrategias de pedagogía activa, como la gamificación, en el aprendizaje de inglés como lengua extranjera utilizando herramientas digitales con IA. En conclusión, el simple uso de herramientas digitales durante el aprendizaje asistido por ordenador (AC) o el aprendizaje móvil (M-learning) no garantiza el éxito del aprendizaje, ni en términos de competencias y conocimientos adquiridos por el alumnado ni en términos de creación de un entorno de aprendizaje favorable para el bienestar de los implicados. La fase de elección pertinente en las herramientas digitales disponibles es primordial, en los contenidos impartidos en función de las características de los destinatarios para producir mejor sus propios contenidos en soportes originales y personalizados, en los enfoques que favorecerán el desarrollo de las competencias lingüísticas, interculturales, sociales, etc. La oportunidad creada para ofrecer actividades más diversificadas y motivadoras a los estudiantes no puede ocultar el propósito del aprendizaje actual: formar profesionales excelentes y competitivos para un mercado laboral en rápida evolución y ciudadanos responsables en un entorno global inestable. En este contexto, la LE desempeña un papel crucial.
- Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & EducaçãoPublication . Oliveira, Miguel; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaOs contributos que compõem esta publicação emanam do II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, coorganizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS) e pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Para além da apresentação do programa, proporcionam-se os textos resumidos das comunicações apresentadas e as notas biográficas dos conferencistas, contribuindo para estimular a reflexão, o questionamento e o debate ligados à Educação de Infância
- Cadernos de artista – repertórios, signos e significados culturaisPublication . Magueta, Lúcia; Cantú, William; Sousa, JennyEste texto apresenta uma experiência formativa no âmbito das Artes Visuais, realizada no ensino superior num curso de formação de profissionais de educação. A proposta colocada aos estudantes incidiu sobre a realização de «cadernos de artista», nos quais os estudantes foram desafiados a realizar composições visuais, num exercício de pesquisa, criatividade e expressão individual. Foram estudados os produtos que resultaram deste projeto, procurando responder às questões: «O que foi representado nos cadernos de artista?» e «Que significados transportam as páginas/imagens produzidas artisticamente pelos estudantes?», fazendo sobressair também o seu valor formativo. A análise considerou os três níveis propostos por Panofsky (2007) e descreve caraterísticas encontradas na globalidade dos trabalhos. As conclusões explicitam como o exercício permitiu aos estudantes, futuros profissionais de educação, compreender etapas de um processo criativo em situação de ensino e aprendizagem das Artes.
- Características da descrição em texto de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
- Case study of a project-based learning experience at the Polytechnic of Viseu, PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Costa, C. A.; Lopes, A. Costa; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, R.; Lopez Garcia, Patricia; Oliveira, I.; Pereira, J.; Relvas, S.; Roush, P.Pedagogical innovation is at the centre of higher education (HE) priorities, with a view to renewing its practices and thus motivating students and providing experiences in line with their professional context. Improvement in foreign languages (FL), especially with students who are not likely to receive further language training, requires awareness of this query, inasmuch as competences in FL in the work environment are unanimously recognized as vital and so rightly included in the training plans. The project-based learning approach in an interdisciplinary and collaborative work perspective, using multimodality in communication, is a consistent asset that allows for work to be carried out, comprising the various dimensions of language in French and English, in their connections with cognitive representations. JASM (Open window onto the world: foreign languages, multimodal creativity and pedagogical innovation in higher education) project aims to develop an experience of active pedagogy at the School of Education of Viseu with students of the 1st cycle in Media Studies enrolled in the various FL curricular units. Among the subjects of the study plan, students work on photography, digital art and cultural communication. The students start off by collecting information on the cultural and linguistic diversity of the city of Viseu (Beira Alta, Portugal). The project enhances the acquisition of multilingual skills and the development of plurilingual awareness, due to attention given to the various dimensions of language (aesthetic and emotional, in addition to cognitive), in a creative, collaborative and interdisciplinary work environment. Based on an interview, students write the story (in the two FL) of the life of migrants. Through captioned photographs, in French and English, students highlight the aspect of the migrant family’s life path which stands out more. Based on an object (associated with a cult practised by the family or a tradition or ritual), students create an animated film, also in both languages (exploration of material culture and digital scenography). The outcome of such productions will be the subject of publications on social networks, exhibitions, also being displayed at events and in an e-book. In this project, the topic of interdisciplinarity is highlighted, combining FL with digital art. The evolution, both of the student's learning and of the teacher's role in the whole process, is evaluated, using tests carried out at the beginning and at the end of the project, including monitoring in the middle of the project’s development.