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- Aprender e ensinar competências no ensino superior: pressupostos e exemplosPublication . Dias, Isabel SimõesEste capítulo discute pressupostos teóricos subjacentes ao processo de ensino/aprendizagem e apresenta duas propostas de promoção de competências destinadas a jovens adultos, estudantes do Ensino Superior: i) PDCIIP- Programa Desenvolvimento de Competências Intrapessoais, Interpessoais e Profissionais (Jardim, 2010) e ii) PPCPPEI - Programa de Promoção de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (Dias, 2009). O PDCIIP é um programa que valoriza as potencialidades dos estudantes e a sua vontade de realização e de sucesso, numa lógica humanista. Foca a sua atenção em competências transversais (autoconhecimento, autoestima, autorrealização, resiliência, empatia, assertividade e suporte social) e específicas (criatividade, cooperação e liderança). O PPCPPEI, enquadrado numa perspetiva desenvolvimentista e cognitivo comportamental, foi desenhado no quadro da perspetiva sócio-cognitivista da aprendizagem autorregulada. Assume-se como um programa de cariz educativo que visa a promoção de competências pessoais e profissionais (autoconhecimento/autoconceito/autoestima, desenvolvimento do self, comunicação interpessoal, gestão da agenda pessoal, trabalho em equipa, resolução de problemas, observação/avaliação, planificação e reflexão). Estes dois programas, concebidos e implementados em Portugal, constituem-se como exemplos de intervenção formal na ativação de competências. A sua eficácia foi avaliada numa lógica investigativa quasi-experimental e os resultados revelaram que os estudantes que participaram nestes programas beneficiaram com a experiência formativa. Estes resultados instigam uma reflexão sobre possibilidades de intervenção educativa no Ensino Superior.
- Applying deep learning to real-time UAV-based forest monitoring: Leveraging multi-sensor imagery for improved resultsPublication . Marques, Tomás; Carreira, Samuel; Miragaia, Rolando; Ramos, João; Pereira, AntónioRising global fire incidents necessitate effective solutions, with forest surveillance emerging as a crucial strategy. This paper proposes a complete solution using technology that integrates visible and infrared spectrum images through Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) for enhanced detection of people and vehicles in forest environments. Unlike existing computer vision models relying on single-sensor imagery, this approach overcomes limitations posed by limited spectrum coverage, particularly addressing challenges in low-light conditions, fog, or smoke. The developed 4-channel model uses both types of images to take advantage of the strengths of each one simultaneously. This article presents the development and implementation of a solution for forest monitoring ranging from the transmission of images captured by a UAV to their analysis with an object detection model without human intervention. This model consists of a new version of the YOLOv5 (You Only Look Once) architecture. After the model analyzes the images, the results can be observed on a web platform on any device, anywhere in the world. For the model training, a dataset with thermal and visible images from the aerial perspective was captured with a UAV. From the development of this proposal, a new 4- channel model was created, presenting a substantial increase in precision and mAP (Mean Average Precision) metrics compared to traditional SOTA (state-of-the-art) models that only make use of red, green, and blue (RGB) images. Allied with the increase in precision, we confirmed the hypothesis that our model would perform better in conditions unfavorable to RGB images, identifying objects in situations with low light and reduced visibility with partial occlusions. With the model’s training using our dataset, we observed a significant increase in the model’s performance for images in the aerial perspective. This study introduces a modular system architecture featuring key modules: multisensor image capture, transmission, processing, analysis, and results presentation. Powered by an innovative object detection deep-learning model, these components collaborate to enable real-time, efficient, and distributed forest monitoring across diverse environments.
- Aprender participando: cruzamento de diferentes espaços para uma educação socioculturalPublication . Sousa, Jenny; Fontes, AnaEste trabalho apresenta uma experiência prática demonstrativa da importância da promoção de uma educação que abranja diferentes espaços da comunidade, não se cingindo somente às instituições escolares e às formas mais tradicionais de ensino. Dito de outro modo, defende-se neste trabalho a ideia de que à escola cabe não só promover aprendizagens e saberes académicos, como também desenvolver nos estudantes competências e habilidades cognitivas, metacognitivas, sociais e emocionais necessárias ao exercício de uma cidadania consciente e mais centrada na dignidade humana. Neste desiderato, revela-se de crucial importância a promoção da participação ativa dos estudantes e o seu envolvimento nos diferentes contextos socioculturais em que estão inseridos. Face ao exposto, cabe às Instituições de Ensino Superior promover metodologias ativas de ensino aprendizagem que permitam aos estudantes ser mais autónomos, criativos, comunicativos, cooperativos e construtores de relações humanas, quer nos contextos profissionais, quer pessoais. Tendo estes determinantes como pressuposto, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Esta experiência consistiu na realização de um conjunto de iniciativas integradas no projeto “Intervir. Humanizar. Contagiar”, que decorre da parceria com a Comissão de Humanização do Hospital de Leiria. As atividades, antecipadamente planificadas, alicerçaram-se em metodologias ativas de ensino aprendizagem e tiveram como principais objetivos fomentar relações mais humanizadas entre os envolvidos e contribuir para a formação de profissionais capazes de fomentar a integração social, o desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. A realização de atividades práticas desenvolvidas em espaços de educação sociocultural que, neste caso concreto, se centraram em instituições hospitalares, revelaram ser experiências profícuas na promoção de uma panóplia de aprendizagens significativas, tanto a nível técnico e profissional, como a nível pessoal e social, que de outro modo não poderiam adquirir.
- Sumol e GuaranáPublication . Rodrigues, Sara Catarina Freire; Brites, Leonel dos ReisA presente investigação tem como principal objetivo a compreensão das abordagens das marcas Sumol e Guaraná na rede social TikTok. Desse modo, procuramos contribuir para o conhecimento das estratégias a adotar na plataforma TikTok, levadas a cabo por parte de duas marcas com presenças relevantes em dois mercados distintos: Portugal e Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação procurámos criar uma análise comparativa entre as duas marcas em foco, conciliando a análise de dados quantitativos (métricas de alcance e engagement) e a interpretação de dados qualitativos, nomeadamente ao nível das abordagens de comunicação e dos elementos discursivos verbais e não-verbais. Uma vez definido o corpus de análise, a análise quantitativa incidiu na análise da performance das marcas no TikTok, através da interpretação de insights disponibilizados na plataforma Exolyt e, posteriormente, foi realizada uma análise exclusiva a seis vídeos de cada marca, com maior taxa de engagement, apoiando-nos nas dimensões referidas anteriormente. Numa dimensão de análise qualitativa, socorremo-nos também de ferramentas da análise crítica do discurso e da gramática do design visual, procurando identificar estratégias de marketing e comunicação da Sumol e Guaraná para a plataforma TikTok. Tendo em consideração os insights recolhidos, através das diferentes metodologias de pesquisa, foi possível constatar diferenças nas estratégias adotadas por parte das marcas Sumol e Guaraná, nomeadamente ao nível do tom, estilo, recursos e mensagens veiculadas. Neste trabalho constatámos, de igual modo, a importância dos influenciadores nativos e product placement como alicerce comum das estratégias de conteúdo.
- Atitudes dos Enfermeiros Face à Família na Consulta com AdolescentesPublication . Lopes, Inês Sofia Mendes; Frade, João Manuel GraçaO presente relatório, apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Familiar, surge no âmbito da unidade curricular Estágio III: Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Cuidados à Família em contexto de USF/UCSP, desenvolvida na USF Beira Saúde entre 7 de setembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024. As atitudes do enfermeiro face à família (domínio recentemente estabelecido nas funções do Enfermeiro Mestre em Saúde Familiar) norteou a tomada de decisão pelos objetivos estabelecidos e atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde Familiar Beira Saúde. No presente relatório, descrevo o contexto da prática clínica desenvolvida, a fundamentação teórica, enuncio as atividades desenvolvidas no âmbito da aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária-Área de Saúde Familiar, desenvolvo Prática Especializada Baseada na Evidência e analiso de forma crítico-reflexiva os resultados obtidos e o percurso percorrido. A evidência científica é sustentada na questão de investigação: Em que medida, os enfermeiros apresentam atitudes de suporte face à família durante a consulta com o adolescente? Enquadramento: A «família com filhos adolescentes» é considerada a etapa mais extensa e exigente do ciclo vital da família (Alarcão, (des)Equilíbrios familiares- uma visão sistémica, 2002) pautando-se por intensas transformações biológicas, emocionais e socioculturais (Wright & Leahey, 2018). Sabe-se que parte dos hábitos adquiridos durante o período da adolescência, persistem durante a vida adulta e influenciam a qualidade da saúde futura (Sousa, Franzoi, & Morais, 2022) e apesar de ser considerado faixa etária saudável na sua globalidade, constata-se que os problemas mais prevalentes resultam de comportamentos de risco. Estima-se que o suicídio é a quarta causa de morte mais comum entre os 15-19 anos (UNICEF, 2021). O uso das redes sociais confere um aumento de insatisfação corporal, baixa autoestima, sintomas depressivos e distúrbios alimentares provocados pela tendência de comparação da aparência (Sousa, Franzoi, & Morais, 2022). Também a Pandemia Covid-19, veio destabilizar os processos normativos que pontuam a fase da adolescência. Tendo em conta estes factos, torna-se essencial perceber de que modo os enfemeiros de família apresentam atitudes de suporte face à família com filhos adolescentes, pois estes profissionais têm um papel fundamental na promoção da saúde familiar, contribuindo na sua capacitação, mobilizando os recursos internos e externos e estimulando a sua autonomia através de uma abordagem colaborativa (Figueiredo M. H., Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar - Uma Abordagem Colaborativa em Enfermagem de Família, 2020). Objetivos: Descrever as atitudes dos enfermeiros dos CSP da ULS Castelo Branco face ao envolvimento das famílias nas consultas com adolescentes. Metodologia: Estudo integrado no projeto CuidarFam, de natureza quantitativa, descritiva e correlacional. Num universo de 112 enfermeiros (N = 112) a exercer funções nos CSP da ULS Castelo Branco, 46 participaram no estudo, constituindo, desta forma, a amostra. Foi aplicado um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional, para analisar o modus operandi dos enfermeiros nas consultas com adolescentes, e a escala «Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem- Atitudes dos enfermeiros» (IFCE-AE, versão portuguesa). Resultados: Média de idade (47,98 anos), média de tempo exercício profissional (≈ 25 anos), formação em enfermagem de família (39,1%). 35 dos 46 enfermeiros realizam consultas de saúde infantil/juvenil. 87% da amostra conhece o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, mas apenas 30,4 % dos enfermeiros conhece o guia orientador de boas práticas na entrevista ao adolescente. 69,5% dos enfermeiros realizam entrevista ao adolescente em privado sendo que, 47,8% nem sempre o fazem. Os temas em que se assume maior dificuldade em abordar são «expressão de sentimentos e pensamentos», «sexualidade», «violência e maus-tratos», e «comportamentos aditivos». Para além destes, temáticas como «auto-percepção da imagem corporal», «violência e maustratos» e «expressão de sentimentos e pensamentos», são temas menos abordados na consulta. Existem 34,8% de enfermeiros que não realizam intervenções relativas à família. Conclusão: Os enfermeiros apresentam atitudes de suporte na abordagem à família como parte integrante no processo de cuidados, com score médio total da escala IFCE-AE (79,52 pontos). As variáveis sociodemográficas e profissionais não influenciam as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família como parte integrante dos cuidados. Verificou-se uma baixa correlação positiva e um p <0,05 entre o tempo de exercício profissional e a dificuldade em abordar alguns assuntos durante a consulta. Pode-se concluir desta forma que, os enfermeiros com mais experiência profissional admitem mais dificuldades na abordagem de alguns assuntos. Os enfermeiros que fazem a consulta dos 12/13 anos, apresentam um score mais elevado de atitudes de suporte face à família quando comparados aos enfermeiros que começam a realizar a entrevista em privado apenas na consulta dos 15-18 anos.
- Tudo no Todo - A PresençaPublication . Bastos, Maria Francisca Venâncio Abreu; Marmeleira, José Manuel Marques da SilvaEsta tese é um olhar em retrospetiva, na primeira pessoa, do caminho que me trouxe até ao trabalho que tenho hoje. Seguindo uma linha cronológica ao longo do meu percurso académico artístico durante o ensino superior, cheio de momentos conscientes num caminho inconsciente. Começando num momento crucial que fundamentou o surgimento de uma linguagem visual constante que vai evoluindo, até à sua transformação no final. Indo buscar as principais referências artísticas, seja em termos pessoais ou históricos, é feita uma reflexão sobre momentos chave, e sobre os erros, que trilharam o meu percurso. É um testemunho à simplicidade do mundo e como esta é construída pela, e sobre, a complexidade. Um refletir sobre a presença não material que pode ser um corpo, e como mesmo sendo um sistema próprio, e fechado, não pode habitar isolado do que o rodeia. Tornando visível o invisível, e invisível o visível, com um foco na pintura, o que esta é para mim, até onde pode ir e como pode existir, esta tese é um espaço de reflexão e contemplação sobre o antes, para chegar ao agora, e poder sonhar o depois.
- Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto CorpoPublication . Pimenta, Maria Inês Fernandes; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deEsta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas.
- CUIDAR COM A FAMÍLIA: PERSPETIVA DOS ENFERMEIROS/ESTUDANTES EM CONTEXTO ACADÉMICOPublication . Sanca, Dico José Manuel; Frade, João Manuel GraçaNeste trabalho de dissertação, foi realizado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Familiar, aborda a importância da família na prática da enfermagem. Evidências destacadas por Wright e Leahy (2011), ressaltam o impacto significativo da família na saúde e bem estar, enfatizando que os enfermeiros devem considerar a família como parte integrante da prática. A pesquisa enfatiza o papel dos enfermeiros na valorização e reforço do apoio familiar na prestação de cuidados de alta qualidade. Diversas definições de família são discutidas, sendo a visão de Sampaio (1985) de que a família é um sistema interligado e em constante interação com o ambiente externo destacada como relevante na enfermagem familiar. Método: Este estudo é da natureza quantitativa, descritivo, transversal, e foi realizado com 113 enfermeiros/estudantes da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLEI), e foi usado o instrumento de colheita de dados com questionários para a caracterização sociodemográficos e profissional e foi utilizada a escala importância da família nos cuidados de enfermagem atitudes dos enfermeiros (IFCE AE), (Oliveira, 2011). Resultados: Na amostra total, a maioria dos participantes era do sexo feminino, com idades entre 20 e 57 anos (67,3%), sendo a idade média de 28,13 anos. A maioria dos inquiridos vivia em união de facto (92,9%), sendo que os estudantes do 12º ano representavam a maior parcela (63,7%). Quanto à formação, a maioria possuía licenciatura (31,0%) e estava envolvida em cuidados de saúde primários (81,75%). As variáveis sociodemográficas e profissionais, especialmente idade e categoria profissional, influenciaram a atitude dos enfermeiros/estudantes em relação à importância atribuída à família nos cuidados de enfermagem. A idade e título profissional estiveram associados a importamcia atribuída à família (p< 0,05). Conclusão: As variáveis associadas a importância atribuída à família foram a idade e título profissional, as restantes variáveis parecem não estar associada a importância atribuída á família pelo grupo estudado.
- Acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos em escolas do município de LisboaPublication . Deus, Joana Aleixo; Margarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco RibeiroEste projeto nasce da vontade de responder a desafios com os quais me tenho deparado ao longo de vários anos, no meu dia a dia de trabalho, nas escolas no município de Lisboa, em particular com alunos e famílias imigrantes. Tenho o privilégio de colaborar com a Associação Renovar a Mouraria, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de utilidade pública, dedicada à promoção da inclusão e apoio a comunidades migrantes, sendo fundamental para a construção deste projeto. O conhecimento adquirido através do trabalho na Associação Renovar a Mouraria tem alimentado a minha determinação em desenvolver um projeto de intervenção, em contexto escolar, que aborde as necessidades específicas das comunidades provenientes de contextos étnicos e culturais diversos, contribuindo para a construção de escolas mais inclusivas no município de Lisboa. O projeto prevê a criação de um programa de formação dirigido a pessoal docente e não docente, com foco no acolhimento e inclusão de alunos e famílias provenientes de contextos culturais e étnicos diversos, em escolas do município de Lisboa. Para isso, foi necessário construir um diagnóstico cujo objetivo foi conhecer as práticas do pessoal docente e não docente e as necessidades de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos, relativamente ao processo de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Mais concretamente o diagnóstico pretendeu caracterizar as práticas de acolhimento e inclusão de alunos e famílias que provêm de contextos culturais e étnicos distintos em escolas do município de Lisboa e, conhecer as necessidades desses alunos e famílias no que respeita às práticas de acolhimento e inclusão em escolas do município de Lisboa. Neste relatório, é feito um enquadramento teórico da problemática do projeto, bem como são apresentados os resultados do diagnóstico social realizado, identificando as principais problemáticas, necessidades e expectativas, e, por último, é apresentada a proposta de intervenção. A metodologia adotada apresenta-se como participativa, pois incentiva o envolvimento dos participantes em todas as fases da construção do projeto, promovendo a participação ativa do grupo-alvo, e estimulando a reflexão crítica e a transformação das práticas, numa abordagem interativa.
- Tempestade Criativa: A exteriorização do espaço mental no cinemaPublication . Bernardo, Beatriz dos Santos; Bértolo, José Luís MagusteiroPretende-se neste projeto de tese analisar e problematizar o espaço no cinema, na medida em que da sua organização depende a criação de uma dada atmosfera visual e sonora, da qual decorre, por sua vez, a capacidade do filme de exprimir e exteriorizar as sensações dos personagens e a tonalidade afetiva e emotiva das cenas. Como contribui a composição do plano, dos elementos e decisões que o constituem e instituem as suas articulações com outros planos - movimentos dos atores e objetos móveis, das luzes, das cores, do enquadramento, dos ângulos de câmara, dos raccords (da montagem), da própria découpage, do som e das palavras - para a construção de um dado espaço físico, que remete para o espaço mental. A esta abordagem teórica responde a criação da curta-metragem intitulada Tempestade Criativa, que narra a história de uma aspirante a poetisa que não consegue escrever porque sofre de síndrome do pensamento acelerado. Será contada a sua viagem interior, a partir de uma exploração do espaço cinematográfico que procurará materializar a paisagem interior da personagem e os seus diversos matizes psicológicos e emocionais.