Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 108
Results Per Page
Sort Options
- Promoting social network awareness: A social network monitoring systemPublication . Cadima, Rita; Ferreira, Carlos; Monguet, Josep; Ojeda, Jordi; Fernandez, JoaquinTo increase communication and collaboration opportunities, members of a community must be aware of the social networks that exist within that community. This paper describes a social network monitoring system - the KIWI system - that enables users to register their interactions and visualize their social networks. The system was implemented in a distributed research community and the results have shown that KIWI facilitates collecting information about social interactions. Furthermore, the visualization of the social networks, given as feedback, appeared to have a positive impact on the group, augmenting their social network awareness.
- Pinóquio e o desejo de ser um menino de verdadePublication . Ferreira, Paula CristinaEste artigo tem por objetivo apresentar os travalínguas enquanto recurso reeducativo e promotor de socialização para pessoas com dislexia. Pretendemos, num contexto de reeducação de pessoas com dislexia, revelar as potencialidades da consciência linguística e, principalmente da consciência fonológica, associada à cultura ou seja evidenciar a díade língua-cultura como promotora de competência comunicativa. Apresentamos exemplos de travalínguas que podem ser explorados considerando fonemas espe cíficos ou determinada constituição silábica para além da exploração cultural. Consideramos que a articulação do trabalho linguístico com o conhecimento cultural incrementa não só a motivação intrínseca do sujeito com dislexia mas também o bem estar social que lhe é tão necessário.
- Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEBPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, CatarinaO novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica.
- Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivaçõesPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Beato, IsabelO artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.
- Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superiorPublication . Pinheiro, Fernanda; Sousa, Célia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Sargento, AnaEstrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.
- Prosa & Verso IPublication . Ferreira, P.; Nobre, C.Textos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso I O outro, 2019, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
- Quando a aula de escrita bebe da leitura, da gramática... e do esforçoPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Personagens de representação inclusiva: em busca da diversidade de representação no projeto ProLearn4ALLPublication . Marques, Nuno Fragata; Freire, Carla; Mangas, Catarina
- Características da descrição em textos de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
