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- Contributos da IA nos Processos Pedagógicos e no Desenvolvimento Profissional e Organizacional: Percepções de Professores PortuguesesPublication . Madureira, Cristiana Pizarro; Batista, José António Flambó AfonsoEste artigo tem como objetivo compreender os olhares de professores dos ensinos básico e secundário portugueses sobre as aplicações digitais utilizadas em contexto escolar e sobre o modo como a Inteligência Artificial (IA) poderá contribuir para a melhoria dos processos pedagógicos de ensino, aprendizagem e avaliação e para o consequente desenvolvimento e transformação profissional e organizacional. Deste modo, centramos o estudo numa abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário dirigido a 74 professores dos ensinos básico e secundário de um Agrupamento de Escolas em Portugal. Como principais conclusões destaca-se que o recurso à IA contribui para estimular a motivação e o compromisso do aluno com as aprendizagens, através da otimização dos processos de autorreflexão e de autorregulação. A utilização da IA possibilita aos professores implementar práticas de diferenciação pedagógica, numa abordagem humanista, inscrevendo a IA enquanto recurso pedagógico promotor de uma melhoria dos processos pedagógicos, promovendo assim o desenvolvimento e a transformação das pessoas e dos contextos. O estudo demonstrou, ainda, a necessidade premente de a escola se reconfigurar e transformar, capacitando a comunidade educativa em literacia em IA, criando um código de conduta, garantindo a equidade, a inclusão e a democratização de práticas pedagógicas inovadoras com o digital.
- Abaladiça - Exposição do Ano - ESAD.CR - Exhibition of the year 2024Publication . Macedo, Miguel; Cardoso, Carla M; Afonso, Lígia; Santos, JoãoPartindo do regionalismo alentejano, “abaladiça” era a última bebida que se tomava antes de sair de um bar ou de um a festa. Uma para o caminho, consumida na despedida, marca um momento especial: a derradeira ronda de um percurso, seja este um regresso a casa ou o início de uma nova jornada. ABALADIÇA, a exposição dos finalistas da ESAD.CR em 2024, foi uma imersão na longa partilha realizada entre estudantes dos diferentes cursos da escola, nas suas experiências e expectativas individuais e coletivas, onde o último gole doi metáfora de conexão, impermanência e transição. De 8 a 12 de maio de 2024, convidámos os visitantes a testemunharem o ato final destes alunos, atravessando corredores, átrios, salas de aula, ateliers, questionando as obras e os processos, desconstruindo padrões e propondo novas questões ao mundo contemporâneo. Cada obra, cada objeto, abriu perspetivas para uma narrativa, para uma expressão única e singular que convidou os visitantes à reflexão.
- Digital tools for foreign language learning in higher education in Portugal: immeasurable opportunities amidst multiple challengesPublication . Delplancq, Véronique; Lopes, Ana Maria Costa; Oliveira, Isabel Maria; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; Gillain, R.; Amante, S.; Fidalgo, S.Pedagogical innovation in higher education is a delicate subject that has already been the object of many studies. Today, it is clear that students must play a very active role in their own learning, in a process that is both increasingly individualised and collaborative, in line with the ever-changing demands of the labour market and society as a whole. Pedagogical innovation can be based on various active methodologies which rest upon numerous tools, among which digital tools currently hold a prominent place. However, it is undeniable that the various studies have attempted to draw firm conclusions about the advantages and disadvantages of the different methodologies. What's more, there are so many digital tools readily available to users on the internet that it is often difficult to make a reasoned choice that will guarantee real benefits in terms of learning outcomes right from the beginning of the work with students. In fact, each student has their own particular needs and reactions. This means that teachers need to be highly flexible and able to quickly adapt the teaching sequences they had prepared. They also need to be familiar with a wide range of active methodologies and digital tools to support students' work and they have to be constantly updated to keep pace with the demands of emerging technologies. The challenges are many, but they guarantee motivation for all those involved in the educational process. This article is intended as a contribution to the discussion on the implementation of active methodologies for foreign language (FL) learning in higher education, supported by a wide range of up-to-date digital tools. The experiment presented, which is the result of projects developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal), took place during the second semester of the 23-24 academic year, as part of a FL curricular unit (English and French) of the 3-year degree course in Media Studies, with a group of 25 second-year students. The general aim of this curricular unit is to deepen the communicative skills pertaining to the career paths of these students, by mobilising the professional skills of these forthcoming media professionals. Other skills, such as the cultural and intercultural skills inherent to FL, are also worked on. The preferred methodologies are project-based learning, mobile learning, flipped learning, gamification and peer assessment, within a collaborative and constructive environment. In addition to these obvious hard skills, soft skills such as creativity, flexibility, empathy, critical thinking, interpersonal skills are all part of the learning progress. The study shows the evolution of the didactic sequence developed at the beginning of the semester, justifies the decisions taken towards the achievement of positive didactic repercussions particularly with regard to the choice of the digital tools used (for the production and dissemination of documents drawn up by the students or for gamification), systematises the reasons for the adaptation throughout the semester and outlines the difficulties encountered, as well as the advantages of these teaching choices from the point of view of the student, the teacher and the assessment procedures. It concludes with prospects for future research, in particular by considering AI as an inevitable asset within teaching- learning contexts.
- As atividades de I&D e o planeamento fiscal nas empresas portuguesas: o efeito do SIFIDEPublication . Feliciano, Pedro Abel Duarte; Sá, Cristina Isabel Branco de; Martins, José Luís PereiraO presente trabalho de investigação tem como objetivo principal estudar o efeito do investimento em atividades de I&D no nível de planeamento fiscal das empresas. A inovação é um fator cada vez mais importante para o crescimento económico das empresas e dos países. Permite às empresas atingirem vantagens competitivas que irão conduzir a maiores níveis de crescimento e riqueza económica no médio e longo prazo. Um dos principais fatores que contribui para o progresso técnico, para a inovação e consequentemente para o desenvolvimento económico é o investimento em atividades de I&D. Este estudo proporciona conhecimento acerca da importância das atividades de I&D e do investimento em inovação e o impacto que esses fatores têm no nível de planeamento fiscal das empresas. Para além disto, ao mensurar o investimento em atividades de I&D através da dotação do SIFIDE, promove a utilização deste benefício fiscal e salienta a importância dos benefícios à I&D e do impacto positivo que estes podem ter no crescimento económico. Para a realização deste trabalho foi utilizada uma amostra de empresas portuguesas com dados referentes ao período de 2020 a 2022. A prática de atividades de I&D, por parte das empresas, deverá resultar numa taxa efetiva de imposto menor, por via dos benefícios fiscais e incentivos existentes. Nesta perspetiva, faz sentido admitir que a prática de atividades de I&D esteja associada a um aumento do nível de planeamento fiscal das empresas. A generalidade dos estudos internacionais apresentam uma tendência nas suas conclusões, porém, em Portugal, existem poucos estudos acerca destes temas, e os que existem não utilizam a mesma abordagem que é apresentada neste trabalho de investigação. Através da construção de um modelo de regressão linear múltipla foi possível concluir que a prática de atividades de I&D resulta num aumento do nível de planeamento fiscal das empresas. Concluímos também que a dimensão, a rendibilidade do ativo e a intensidade do capital influenciam a taxa efetiva de imposto. Não foi possível aferir a contribuição das variáveis do endividamento e da intensidade dos inventários.
- O impacto da comunicação de marketing na construção de adeptos leais: O Caso da União de LeiriaPublication . Nobre, Rúben Miguel Martins; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO marketing desportivo tem-se revelado uma área de crescente relevância para a construção de marcas fortes e a criação de comunidades de adeptos leais. Num contexto onde a competição entre clubes desportivos ultrapassa os limites do campo de jogo, a comunicação de marketing assume um papel fundamental na captação e fidelização dos consumidores desportivos. Este estudo centra-se na análise do impacto da comunicação de marketing na construção da lealdade dos adeptos, utilizando como estudo de caso o clube União de Leiria. Foi realizada uma revisão da literatura que abrange os principais conceitos relacionados com o tema, nomeadamente Marketing, Marketing Relacional, Comunicação de Marketing, Marketing Desportivo, Comunidades de Marca, Consumidor Desportivo, Lealdade do Consumidor e Patrocínio Desportivo. Esta revisão teórica serve como uma introdução ao universo do marketing desportivo, fornecendo as bases necessárias para compreender as dinâmicas que influenciam a relação entre clubes e os seus adeptos. A metodologia adotada foi o estudo de caso, sendo este o método mais adequado para explorar o fenómeno em questão. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas estruturadas e de um focus group, permitindo uma análise detalhada do impacto das estratégias de comunicação de marketing na lealdade dos adeptos da União de Leiria. A escolha dos participantes, a definição da estrutura da entrevista e os critérios para a seleção dos entrevistados foram descritos em detalhe na secção metodológica. Os dados recolhidos através das entrevistas e do focus group foram comparados com a literatura previamente analisada, de modo a identificar os resultados obtidos e avaliar se as estratégias de comunicação da União de Leiria contribuíram para a lealdade dos seus adeptos. Este estudo também procurou identificar os principais contributos para a literatura existente sobre marketing desportivo e a pertinência das práticas adotadas pelo clube. Por fim, os resultados obtidos permitem compreender o impacto das estratégias de comunicação da União de Leiria no contexto do marketing desportivo e avaliar o seu contributo para a indústria da comunicação e marketing desportivo, dentro do período em estudo.
- Incorporação de RCD na produção de mistura para cimentoPublication . Silva, Sérgio Nuno de Jesus; Monteiro, Sílvia Maria Carriço dos Santos; Heleno, Maria Lizete LopesO crescimento populacional, o aumento do produto interno bruto e medidas legislativas têm contribuído para a expansão de infraestruturas urbanas, resultando na produção de grandes quantidades de resíduos de construção e demolição, cuja gestão para minimizar os seus impactos tem desafiado vários investigadores. Este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade da valorização de resíduos de construção e demolição como substituto de matérias-primas naturais utilizadas na produção de mistura para fabricação de cimento Portland, contribuindo para a valorização dos resíduos, para o decréscimo da pressão extractiva e diminuição das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Para isso foram efectuados três ensaios de britagem, à escala industrial, de resíduos de construção e demolição (RCD) com calcário e de RCD com marga (em diferentes proporções), sendo a mistura produzida caraterizada quimicamente. Os resultados obtidos demonstram que a valorização de RCD durante a britagem de calcário com a taxa de incorporação de 40%, aproxima-se das especificações químicas definidas, podendo substituir a extração de marga em cerca de 116 mil toneladas por ano. Durante este estudo, também se comprovou que a redução das emissões de CO2 é inversamente proporcional à valorização de RCD. Assim poder-se-á afirmar que a valorização de RCD, na produção de mistura para fabrico de cimento Portland é uma medida eficaz para substituir parcialmente as matérias-primas naturais, sem comprometer a sua especificação química. Além disso, reduz a deposição de RCD em aterros e enchimentos, contribuindo positivamente para a circularidade dos resíduos e na diminuição das emissões de GEE.
- Portuguese versions of self-reported measures included in the biopsychosocial assessment and outcome of patients with persistent pain (excluding cancer) - a COSMIN systematic review of psychometric propertiesPublication . Pincegher, Dara; Guerreiro, José Manuel Alves; Morais, Nuno Alexandre ValenteIntrodução: A dor persistente/crónica (DC) é uma experiência complexa, o que requer uma avaliação biopsicossocial abrangente e precisa. As medidas de autorrelato (MA) são fundamentais para esta avaliação. Porém, as propriedades psicométricas das suas versões em português estão pouco estudadas. Objetivos: Identificar MA em português para a avaliação biopsicossocial da DC (excluindo cancro) e avaliar as suas propriedades psicométricas. Métodos: Revisão sistemática registada no PROSPERO (CRD42024498769), reportada de acordo com o PRISMA. Foram incluídos artigos que referissem pelo menos uma propriedade psicométrica de MA em português, em pessoas com DC. Dois investigadores selecionaram e avaliaram de forma independente os estudos e as MA. A última pesquisa foi realizada em fevereiro de 2024. Os desacordos foram resolvidos por consenso. A qualidade metodológica, extração, análise e síntese de dados seguiram a COSMIN e a GRADE modificada. As MA foram categorizadas segundo o modelo PSCEBSM. Resultados: Foram incluídos 21 estudos e identificadas 19 versões internacionais de MA (14 brasileiras, 5 portuguesas). Três MA (15%) foram incluídas em fenótipo de dor (P), 10 (53%) em fatores cognitivos (C), 5 (26%) em fatores emocionais (E) e 1 (5%) em motivação para a mudança (M). Não foram encontradas MA para avaliar fatores comportamentais (B) e sociais (S). Consistência interna (n=21), validação transcultural (n=19) e fiabilidade (n=16) foram as propriedades de medida mais frequentemente avaliadas. A maioria dos estudos apresentou qualidade inadequada. A maioria das MA (n=18) foram classificadas com indeterminado (?) em mais de 50% das propriedades psicométricas. A qualidade geral das MA identificadas foi muito baixa. Conclusões: A qualidade geral da evidência para todas as MA foi muito baixa, dificultando a recomendação de MA para a avaliação de cada constructo do modelo PSCEBSM.
- Constituição da empresa: Volt RidersPublication . Lienhard, David Damas; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daO ponto de partida deste projeto é encontrar alternativas para um mundo mais ecológico e verde. O setor do turismo, nomeadamente os passeios turísticos, pode ser o novo pilar para uma onda de inovação que visa a responsabilidade ambiental. Este projeto, a criação da empresa Volt Riders, foi concebido para responder à forte procura turística pelo lado mais natural, onde o Homem ainda não industrializou. Por essa razão, o projeto se localiza no Parque Natural Sintra-Cascais. A Volt Riders visa proporcionar aos turistas a oportunidade de conhecerem uma zona natural e participarem ativamente numa atividade de lazer limpa, com foco no meio ambiente. Uma nova geração está a crescer, com ideologias verdes e ecológicas, e, tendo isso em conta, proporcionar momentos de diversão enquanto se descobre um recanto natural pode ser uma fórmula de sucesso. A empresa fornecerá passeios turísticos off-road, utilizando uma frota de ATV's e UTV's totalmente elétricas. Pretende-se também conectar a empresa à história local, compartilhando lendas e histórias de cada local visitado. Na fase inicial do projeto, realizou-se uma descrição da indústria do turismo para entender se existe oportunidade e pertinência na criação da empresa. Analisando a oferta turística e o perfil do turista que frequenta a zona de atuação da empresa, bem como as ideologias corporativas, concluiu-se que a Volt Riders destinar-se-á a turistas com motivações radicais, ambientais e histórico-culturais. Diversos fatores foram analisados, incluindo a localização da empresa, estratégias de marketing a adotar, identificação do público-alvo, infraestruturas, equipamentos necessários e, principalmente, a crença de que a inovação do produto será a grande vantagem competitiva deste estudo. No contexto nacional, existem várias empresas que fornecem passeios turísticos, mas no contexto off-road, todas utilizam frotas com motores a combustão interna. A inovação proposta é a transição para veículos totalmente elétricos, o que trará grandes vantagens, mas também algumas desvantagens. Este projeto especificará as vantagens e desvantagens dos veículos elétricos em comparação aos de motor a combustão interna, no contexto de passeios turísticos off-road. No final, será realizada uma análise financeira para determinar a viabilidade do negócio. As descobertas feitas durante este projeto poderão fornecer informações valiosas para aqueles que desejam investir em passeios turísticos com veículos elétricos, contribuindo para o ambiente, desenvolvimento económico e preservação cultural.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - SIBS MULTICERTPublication . Silva, Ricardo Tiago Gregório da; Costa, Paulo Manuel AlmeidaO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular que decorreu na empresa "SIBS Multicert - Serviços de Certificados Eletrónica S.A., localizada em Lisboa, Portugal. A área de inserção deste relatório é a cibersegurança, nomeadamente, na resposta a incidentes. A área de resposta a incidentes é crucial no quotidiano de um profissional da área de cibersegurança, pois a crescente sofisticação dos ataques, exige uma resposta rápida e eficaz das organizações. Neste contexto, os documentos DFIR emergem como ferramentas indispensáveis para responder aos incidentes, juntamente com a necessidade de existirem laboratórios digitais equipados com ferramentas adequadas, sendo um meio fundamental para o aperfeiçoamento dos métodos de resposta abordados nos documentos DFIR, como também para treinar os profissionais de cibersegurança. Relativamente aos tópicos abordados, este relatório inicia-se com a contextualização do ambiente em que este estágio decorreu. De seguida é exposto o trabalho que foi realizado, nomeadamente, as tarefas propostas, as mudanças necessárias e as tomadas de decisões. Ainda, são detalhadas todas as tarefas e entregáveis inerentes a este estágio bem como as dificuldades sentidas ao longo da sua execução. Por último, são apresentadas as conclusões retiradas com o trabalho realizado e a bibliografia consultada.
- O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMPublication . Carvalho, Sílvia Amado; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.