ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
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- Academia de Refrigeração Marecos: Plano de Formação e EstágiosPublication . Silva, Bernardo Santos; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesA Olitrem é uma média empresa, distinguida como PME Excelência em 2022, líder na produção de equipamentos de refrigeração comercial. Reconhecendo a importância crucial das habilidades e competências dos colaboradores para manter a posição de destaque no mercado propõe-se, através deste estudo, a implementação de um abrangente programa de formação profissional com o objetivo de aprimorar as competências profissionais dos seus funcionários. Este projeto inicia-se com a revisão do estado da arte, centrando a pesquisa em quatro aspetos considerados essenciais para o desenvolvimento do trabalho, evoluindo do mais universal para o mais concreto. Serão apresentadas revisões de literatura sobre o conhecimento, a formação, dois casos reais que permitem aportar maior valor à investigação que depois resultará nas ideias chave para implementação do projeto apresentado e, por fim, o enquadramento legal, em Portugal, relativo à formação profissional obrigatória por parte dos empregadores. Após a apresentação da metodologia utilizada e da apresentação da empresa e do seu setor, será realizada uma análise da gestão de formação na empresa. Apresenta-se uma crítica ao modelo de gestão formativo atual e, de seguida, um levantamento de necessidades apresentadas pelos colaboradores e órgãos de gestão, que serão a base para de onde partirá o projeto. Este passo será realizado essencialmente através de questionários e entrevistas aos colaboradores e administração, respetivamente. A apresentação da proposta a implementar na organização surge com a exposição do seu âmbito, ou seja, a sua necessidade de existência e apresentando depois factos extremamente relevantes, tais como a sua estrutura organizacional e a apresentação de um orçamento pensado de acordo com os objetivos a atingir ao longo do primeiro ano de existência. Para finalizar, serão expostas as tipologias formativas que devem complementar-se entre si e constituir a academia formativa da Olitrem.
- Amostragem em Auditoria Financeira- A sua aplicação em PortugalPublication . Rocha, Marlene Ramos; Eugénio, Teresa Cristina PereiraA utilização da amostragem nos trabalhos de auditoria tem sido fundamental, uma vez que a sua utilização independentemente da abordagem adotada proporciona aos auditores provas suficientes de acordo com os objetivos específicos de cada auditoria. Sendo um tema pouco explorado, a presente dissertação pretende ser um contributo à investigação sobre a amostragem em auditoria financeira tendo como principal objetivo compreender o processo de amostragem em auditoria financeira e a sua utilização pelos Revisores Oficiais de Contas em Portugal. Neste trabalho foi utilizada a metodologia quantitativa numa primeira fase e posteriormente complementada com uma metodologia qualitativa. Deste modo, foi realizada um inquérito aos Revisores Oficiais de Contas que trabalham na área da auditoria financeira onde se obteve 86 respostas e também foram realizadas entrevistas a cinco Revisores Oficiais de Contas. Com resultados obtidos verificamos que a amostragem é utilizada devido a diversidade de documentos e transações a ser analisados, mas em casos de populações pequenas a sua utilização não é apropriada. A amostragem permite a poupança de recurso e de tempo, contudo há sempre o risco de não serem detetados erros que fazem parte na população, mas que não foram selecionados para a amostra. A amostragem estatística e a amostragem não estatística são utilizadas tanto nos testes aos controlos como nos testes substantivos. Os dois métodos de seleção de amostra mais utilizados são a amostragem ao acaso e a amostragem estratificada. Ao serem detetados falhas nos controlos ou erros através dos testes substantivos deve-se aumentar a dimensão da amostra de modo a que os resultados obtidos através desta nova análise sejam extrapolados para toda a população.
- Análise da Árvore de falhas do processo de cozedura da Cerâmica F. Santiago, S.A.Publication . Silva, Catarina Gomes da; Silva, Carlos Manuel GomesCom a crescente necessidade de criação de valor dos seus produtos, as indústrias, para se manterem competitivas, têm que se atualizar e conceber métodos e técnicas que potenciem o aumento da qualidade do seu processo produtivo. Por esta via, a existência de ferramentas auxiliares que possam ajudar os gestores a preverem possíveis falhas nos seus processos de produção será, certamente, uma mais-valia com impactos positivos para toda a organização. Este projeto consiste no estudo e aplicação da técnica de Árvore de falhas no processo produtivo de uma empresa no setor da cerâmica para a construção civil, visando compreender os eventos e as suas interligações que conduzem à não conformidade do produto final. Após caracterização do processo produtivo da empresa, apresentam-se os resultados provenientes da análise do estudo realizado. São identificados os eventos, e as suas interligações com base nos resultados obtidos. São ainda, propostas medidas que visam minimizar a ocorrência de falhas. Com a realização deste projeto, pretende-se contribuir, de modo aplicado, para o aumento da eficiência e da qualidade de produção da empresa em estudo.
- Análise da liquidez de empresas que efetuam internacional cross-listing no mercado AlemãoPublication . Baptista, Ana Catarina Correia; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroA presente dissertação analisa o impacto do international cross-listing no mercado Alemão, na liquidez das empresas, e os fatores determinantes da distribuição dos fluxos de transação. International cross-listing corresponde à emissão das ações de uma empresa em mercados de capitais internacionais, com o objetivo de alcançar potenciais vantagens estratégicas, nomeadamente de aumento da liquidez, tanto global como doméstica. O estudo utiliza uma extensa e atual base de dados que inclui empresas domiciliadas em 24 países com ações admitidas na Deutsche Börse AG, a mais respeitada bolsa de valores do mundo, no que respeita a international cross-listings. De acordo com os resultados dos testes não paramétricos efetuados, a liquidez das ações das empresas, tanto global como doméstica, medida através do volume de transações, parece sofrer um aumento após a realização do international cross-listing no mercado Alemão. No entanto, os resultados obtidos, através da aplicação de uma adaptação do modelo de Tkac (1999), revelam uma menor sensibilidade da liquidez doméstica face à liquidez global, após a admissão das ações das empresas na bolsa Alemã. Relativamente aos fatores determinantes da distribuição da liquidez, os resultados indicam que as características das empresas, nomeadamente o risco e o setor de atividade, e dos mercados doméstico e Alemão, em particular a dimensão do mercado Alemão e a existência de um período de transação comum entre mercados são determinantes da proporção do volume de transações no mercado doméstico após o international cross-listing no mercado Alemão.
- Análise do Risco de Incumprimento das PME FamiliaresPublication . Santos, Filipa Vieira dos; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Costa, Magali PedroA crescente exposição ao mercado mundial acarreta riscos para as organizações levando à necessidade da gestão do risco. A crise financeira de 2008 demonstrou que o que acontece num país acaba por ter repercussões a nível mundial, o que contribuiu para reforçar essa necessidade da gestão do risco, nomeadamente o risco de incumprimento. O risco de incumprimento ou rutura financeira refere-se à probabilidade de a organização não ter cash flows suficientes para conseguir satisfazer os seus compromissos perante terceiros. Uma organização pode estar em incumprimento durante longos períodos o que acarreta custos elevados. Portanto a deteção do risco de incumprimento antecipadamente é importante para que as organizações tomem medidas para que possam evitar esses custos e reverter a possibilidade de incumprimento que mais tarde poderá tornar-se numa situação de falência. O objetivo deste estudo é analisar o risco de incumprimento das PME (pequenas e médias empresas) familiares, ou seja, verificar que empresas correm risco de incumprimento e quais a variáveis que mais contribuem para aumentar a probabilidade de risco de incumprimento das empresas familiares. A escolha por esta amostra prende-se com o facto de grande parte do tecido empresarial português ser constituído por PME e empresas familiares, que são consideradas o motor da economia e que contribuem para a criação de emprego e de riqueza. Analisando 2.658 PME familiares da região de Leiria procedeu-se à classificação em empresas cumpridoras e incumpridoras tendo como base os critérios definidos pelo SIREVE (Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial). Os resultados evidenciam que existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras e que o número das empresas deste último grupo tem diminuído durante o período da amostra, talvez em resultado da recuperação económica sentida no país. De seguida foi construído um modelo que permite às empresas prever o risco de incumprimento, de forma a que tomem decisões antecipadas e evitem situações mais graves como a falência. O modelo inclui variáveis de rendibilidade, endividamento, atividade, fluxos de caixa e idade. Recorrendo a dados em painel e ao método estatístico da regressão logística, pode-se concluir que as empresas incumpridoras são empresas mais novas que as empresas cumpridoras, têm dificuldades em ser rentáveis e a gerir recursos o que as pode levar a recorrer a financiamentos externos, pelo que são empresas com um nível de endividamento superior. Foi ainda encontrada uma relação em formato de U na variável idade, ou seja, nos primeiros anos de vida a probabilidade de risco de incumprimento das empresas é elevada, mas vai diminuindo até determinado nível, uma vez que as empresas mais velhas apresentam novamente risco de incumprimento elevado, pode estar relacionado com o facto de estas empresas terem alguma dificuldade em romper com hábitos e tradições de longa data. Por último foi testado o modelo Z’-Score, como teste de robustez dos resultados, e concluiu-se que os coeficientes do modelo original estão desadequados aos dias de hoje e à amostra em questão, pelo que foram estimados novos coeficientes para este modelo com intuito de aumentar a eficácia do modelo. Tanto o modelo proposto como o Z’-Score modificado demonstraram ter capacidades preditivas elevadas, 88,74% e 85,49% respetivamente, o que revela a aptidão de ambos os modelos de detetar situações de incumprimento.
- Análise e caracterização de um Sistema de Controlo de Gestão – o estudo de caso da SINMETROPublication . Marques, Eduardo Miguel Crespo; Carvalho, Henrique AmadoO presente relatório é baseado no projeto implementado na empresa SINMETRO – Sistemas de Inovação em Qualidade e Metrologia, Lda., no âmbito do segundo ano do Mestrado em Controlo de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Em virtude do seu elevado e sustentado crescimento manifestado ao longo dos anos recentes, a SINMETRO sentiu a necessidade de redefinir e reorganizar o seu sistema de controlo de gestão para dar resposta às suas necessidades, que cada vez mais englobam desafios de caráter complexo e rápido. Para tal, o presente relatório pretende estabelecer uma ligação entre as mais recentes e inovadoras metodologias do estado da arte do controlo de gestão, através de uma extensa revisão bibliográfica, com as práticas e metodologias existentes à data na empresa, procurando sempre fundamentar com uma base teórica os desenvolvimentos feitos no presente projeto, no que toca à redefinição do sistema de controlo de gestão da empresa.
- Aplicação da metodologia Kaizen para a melhoria da secção de manutenção: O caso Fucoli-Somepal, S.APublication . Sarraipo, Sara Manuela Santos; Alves, Sandra Raquel PintoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Fucoli-Somepal, S.A., uma empresa de fundição de ferro. O estágio teve a duração de 1040 horas e teve como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria, assim como o ganho de experiência profissional. As tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular tiverem como foco o apoio da reestruturação e organização da secção de manutenção da empresa, envolvendo tarefas como apoio administrativo, cálculo de custos e tempos de manutenção, desenvolvimento de indicadores de performance, imputação de custos e fecho de OT, etiquetagem de kanbans, classificação de sobressalentes, acompanhando-se simultaneamente a implementação da filosofia Kaizen, focada na melhoria de processos da manutenção. Este relatório além de descrever as tarefas desenvolvidas e a entidade onde o estágio foi realizado, aborda e explica a importância da filosofia Kaizen, a implementação de uma cultura de melhoria contínua, as ferramentas de gestão associadas, e ainda, aspetos sobre a gestão da manutenção. Os principais objetivos do estágio passaram pela reestruturação e organização da manutenção com vista à implementação de melhorias, aumento de intervenções preventivas nos ativos, diminuição de intervenções corretivas, monitorização de dados e indicadores de manutenção para proceder a diversas análises, de forma a auxiliar a tomada de decisões eficazes e aumentar a eficiência da gestão da manutenção. Através da implementação da filosofia Kaizen, foram realizadas melhorias que beneficiaram a empresa, fortalecendo as práticas de melhoria contínua no ambiente de trabalho. Essas ações culminaram na diminuição de interrupções na produção devido a falhas, redução de custos com intervenções, diminuição de tempos médios de reparação e aumento do tempo dedicado a atividades preventivas em detrimento das corretivas, contribuindo para prolongar a vida útil dos ativos.
- Aplicação do conceito lean office aos processos administrativos em instituições de ensino superiorPublication . Souza, Simone Ines Schutz de; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Ayub, Marcelo PaveckO ambiente empresarial onde a qualidade e o preço competitivo são uma constante, impulsiona os gestores a práticas de gestão que propiciem maior lucratividade e melhor desempenho de maneira eficiente e eficaz. Nesse sentido, progressivamente, têm substituído a orientação da gestão por funções para a gestão por processos e aplicado conceitos e práticas Lean. Considerando a filosofia Lean como uma prática de gestão e a possibilidade de sua implementação em funções operacionais, gerenciais e informacionais, esta dissertação tem por objetivo avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office no ambiente administrativo de duas Instituições de Ensino Superior (IES) e para tanto, estuda-se a origem e evolução histórica desta metodologia, suas definições e conceitos. São também caracterizados os tipos de desperdícios (Muda, Mura e Muri), bem como as etapas de implementação do conceito Lean com ênfase no fluxo de valor. Indicam-se os possíveis benefícios e também os desafios que podem ocorrer ao implementar esta metodologia. Considerando que a informação é o principal recurso dos ambientes administrativos, a sua gestão e os seus fluxos também são abordados. No que se refere a metodologia utilizada, esta dissertação se caracteriza por uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e estudo de 2 casos: a Universidade Feevale situada no Vale do Rio dos Sinos na região metropolitana de Porto Alegre, Brasil e o Instituto Politécnico de Leiria situado em Leira, Portugal. O foco do trabalho visou avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office nos processos administrativos de aquisição e pagamento de bens e serviços das duas IES, analisando a correlação destes processos às atividades e tarefas administrativas desempenhadas. Aplicou-se um questionário aos gestores administrativos destas áreas que permitiu, identificar os principais desperdícios existentes relacionados a esperas, movimentações, retrabalhos e reprocessamentos. Os fluxos de valor foram analisados nas duas IES, neles se propõem melhorias nas atividades e tarefas desempenhadas como por exemplo rever o fluxo de informações, elaborar tutoriais descritivos e potencializar o uso dos recursos de tecnologia da informação. Os resultados evidenciaram ser oportuna a aplicação deste conceito nas Instituições estudadas, propiciando fluidez aos processos, melhor desempenho das atividades e redução de desperdícios.
- Apuramento de custos através do time-driven activity-based costing (TDABC) numa unidade de cuidados continuados e integrados com vista à criação de valorPublication . Santos, Isa Maria Marquês; Carvalho, Henrique AmadoEste projeto consiste em aplicar o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Batalha, com o objetivo de ser mais preciso no cálculo dos custos, para aumentar a criação de valor (resultados de saúde centrados no paciente por unidade de custo) da mesma. A metodologia TDABC aplicada à saúde permite identificar o custo por paciente, para cada condição clínica, no ciclo completo de cuidados (desde admissão até à alta), mapeando processos, atividades, recursos e tempo alocado. O modelo de custo foi desenvolvido em cooperação com os colaboradores da área clínica e de gestão da UCCI parceira. Aplicaram-se métodos qualitativos e quantitativos envolvendo: três focus group e análise de dados clínicos para categorizar os diferentes graus de complexidade dos pacientes; observação estruturada do ciclo completo de cuidados; análise e tratamento de registos contabilísticos e cálculo de custos por paciente e atividade. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente no que diz respeito à adaptação do sistema de contabilidade de gestão existente aos requisitos do TDABC, a implementação num ambiente real na referida UCCI foi bem-sucedida. O modelo de custo representa um avanço importante para a UCCI, pois permite apurar o custo por paciente, de acordo com seu grau de complexidade. Embora aplicado a uma unidade específica de cuidados continuados, é possível replicar para unidades semelhantes, gerando informações valiosas para os gestores, legisladores e responsáveis pelo financiamento.
- Aspetos específicos da gestão de projetos de desenvolvimento de software de patient relationship managementPublication . Martins, Miguel da Silva Canedo Delgado; Rijo, Rui Pedro Charters LopesA presente pesquisa consiste num trabalho exploratório de análise dos aspetos específicos da gestão de projetos de desenvolvimento de software de Patient Relationship Management (PRM), tendo em vista contribuir para a definição, no futuro, de um framework específico. Uma revisão de literatura sistemática permitiu concluir a inexistência de referências neste âmbito inseridas, tendo-se procurado suprir esta lacuna através da realização de um estudo de caso suportado em três entrevistas a peritos de reconhecida competência. As conclusões remetem para a necessidade e pertinência de um framework de gestão de projetos de desenvolvimento de software de PRM, evidenciando também um controlo do projeto de reduzida complexidade. Propõe-se e discute-se, neste aspeto, a utilização do sistema de controlo Balanced Scorecard. Esta pesquisa fornece um importante contributo para o conhecimento, compreensão e orientação da gestão e da tomada de decisão subjacentes a projetos de PRM no setor da saúde.