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- Análise do Risco de Incumprimento das PME FamiliaresPublication . Santos, Filipa Vieira dos; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Costa, Magali PedroA crescente exposição ao mercado mundial acarreta riscos para as organizações levando à necessidade da gestão do risco. A crise financeira de 2008 demonstrou que o que acontece num país acaba por ter repercussões a nível mundial, o que contribuiu para reforçar essa necessidade da gestão do risco, nomeadamente o risco de incumprimento. O risco de incumprimento ou rutura financeira refere-se à probabilidade de a organização não ter cash flows suficientes para conseguir satisfazer os seus compromissos perante terceiros. Uma organização pode estar em incumprimento durante longos períodos o que acarreta custos elevados. Portanto a deteção do risco de incumprimento antecipadamente é importante para que as organizações tomem medidas para que possam evitar esses custos e reverter a possibilidade de incumprimento que mais tarde poderá tornar-se numa situação de falência. O objetivo deste estudo é analisar o risco de incumprimento das PME (pequenas e médias empresas) familiares, ou seja, verificar que empresas correm risco de incumprimento e quais a variáveis que mais contribuem para aumentar a probabilidade de risco de incumprimento das empresas familiares. A escolha por esta amostra prende-se com o facto de grande parte do tecido empresarial português ser constituído por PME e empresas familiares, que são consideradas o motor da economia e que contribuem para a criação de emprego e de riqueza. Analisando 2.658 PME familiares da região de Leiria procedeu-se à classificação em empresas cumpridoras e incumpridoras tendo como base os critérios definidos pelo SIREVE (Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial). Os resultados evidenciam que existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras e que o número das empresas deste último grupo tem diminuído durante o período da amostra, talvez em resultado da recuperação económica sentida no país. De seguida foi construído um modelo que permite às empresas prever o risco de incumprimento, de forma a que tomem decisões antecipadas e evitem situações mais graves como a falência. O modelo inclui variáveis de rendibilidade, endividamento, atividade, fluxos de caixa e idade. Recorrendo a dados em painel e ao método estatístico da regressão logística, pode-se concluir que as empresas incumpridoras são empresas mais novas que as empresas cumpridoras, têm dificuldades em ser rentáveis e a gerir recursos o que as pode levar a recorrer a financiamentos externos, pelo que são empresas com um nível de endividamento superior. Foi ainda encontrada uma relação em formato de U na variável idade, ou seja, nos primeiros anos de vida a probabilidade de risco de incumprimento das empresas é elevada, mas vai diminuindo até determinado nível, uma vez que as empresas mais velhas apresentam novamente risco de incumprimento elevado, pode estar relacionado com o facto de estas empresas terem alguma dificuldade em romper com hábitos e tradições de longa data. Por último foi testado o modelo Z’-Score, como teste de robustez dos resultados, e concluiu-se que os coeficientes do modelo original estão desadequados aos dias de hoje e à amostra em questão, pelo que foram estimados novos coeficientes para este modelo com intuito de aumentar a eficácia do modelo. Tanto o modelo proposto como o Z’-Score modificado demonstraram ter capacidades preditivas elevadas, 88,74% e 85,49% respetivamente, o que revela a aptidão de ambos os modelos de detetar situações de incumprimento.
- Retorno do Investimento na Indústria 4.0 e Sistemas MES – Casos de EstudoPublication . Santos, Bruno Miguel Antunes dos; Ferreira, Vitor Hugo dos Santos; Carvalho, Henrique AmadoO principal objetivo deste trabalho é contribuir para a perceção dos benefícios de que as empresas podem usufruir ao adotarem tecnologias referentes à indústria 4.0. O mundo tem presenciado diferentes eras de inovação proporcionadas pela indústria. Desde a utilização das máquinas a vapor que a sociedade evolui juntamente com a indústria, registando alterações quer ao nível da empregabilidade, quer ao nível de elevar a facilidade de acesso aos bens de consumo. A quarta revolução industrial promete igualmente um elevado nível de mudança. A I4.0 é conduzida pela conectividade, materiais avançados, processos tecnológicos mais capazes e fábricas inteligentes à distância de uma aplicação em dispositivos móveis. Estas tecnologias suportam todas as etapas na cadeia de valor, desde a matéria prima não processada até à expedição do produto para o cliente final. Tecnologias como a IoT (“Internet das coisas”) e sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) proporcionam oportunidades de melhoria na gestão e controlo de processos. Este trabalho incide na análise de duas empresas Portuguesas na área têxtil que trabalham com tecnologias 4.0, nomeadamente IoT e sistema MES. De modo a caraterizar melhor a situação, o estudo incluiu a análise tanto de dados financeiros como operacionais. A investigação mostra que as empresas que inovaram e adaptaram os seus processos produtivos com tecnologias 4.0 estão a sentir os seus benefícios. De um modo geral, as empresas melhoraram na gestão das suas operações em chão de fábrica pois instalaram ferramentas que possibilitam visualizar em direto o estado das suas produções criando uma dinâmica diferente no controlo dos processos. No entanto, os benefícios ao nível financeiro não são evidentes. As empresas em questão utilizam tecnologias 4.0 aproximadamente há dois anos, o que poderá explicar a melhoria na gestão das operações não ter um reflexo claro nos indicadores económico-financeiros. Contudo, é expectável que com a melhoria no controlo dos processos produtivos e uma boa definição de metas operacionais, as empresas evidenciem num futuro próximo efeitos positivos ao nível financeiro, beneficiando com a implementação de tecnologias 4.0.
- Plano de Marketing Aplicado à Essential Madeira IslandsPublication . França, César Augusto Correia Pimenta de; Moreira, Jacinta Raquel MiguelAs rápidas alterações promovidas pelo desenvolvimento tecnológico ao longo das últimas décadas levaram a drásticas alterações a nível global, que alteraram a mentalidade dos consumidores e forçaram a adaptação das organizações a este novo paradigma, constituindo a Web 2.0 um enorme desafio para as empresas no século XXI. Não obstante, esta nova realidade oferece também novas oportunidades de crescimento, que as empresas devem utilizar se pretendem manter o seu nível competitivo a médio-longo prazo. A Essential Madeira Islands, uma revista de lifestyle com foco na região autónoma da Madeira, tem vindo a demonstrar dificuldade em adaptar-se às exigências do consumidor moderno, apesar dos esforços promovidos nesse sentido, apresentando claras dificuldades ao nível da comunicação e promoção. Após uma revisão de literatura na área do marketing relacional, com foco no marketing digital, foi desenvolvida a parte prática do projeto, que consistiu na elaboração de um plano de marketing digital tendo em vista a otimização e melhoria dos processos de comunicação e promoção da Essential. A parte prática foi desenvolvida com recurso à metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) com o intuito de examinar os processos em análise e diagnosticar problemas, recorrendo depois ao método SOSTAC (Situation Analysis, Objectives, Strategy, Tactics, Actions, Control) para elaborar um projeto de marketing digital tendo por base os resultados da metodologia DMAIC, propondo a conceção de um novo website, a implementação de uma base de dados de clientes e de um sistema de CRM (Customer Relationship Management), a presença nas redes sociais e a criação de uma mailing list que possibilite a distribuição de uma newsletter. A presença digital de uma qualquer empresa é fundamental ao seu bom funcionamento e sucesso na atualidade, presença esta que deve ser cuidadosamente mantida e regularmente avaliada de forma a garantir um desenlace positivo da estratégia de comunicação e promoção.
- O impacto da utilização das tecnologias de informação e comunicação no exercício da profissão de contabilista certificado: a perceção dos contabilistas certificados do distrito de LeiriaPublication . Francisco, Tiago Miguel Moniz; Martins, José Luís PereiraA rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação tem colocado muitos desafios para a profissão do contabilista. A contabilidade tem notado enormes avanços graças ao crescimento da tecnologia, que informatiza e automatiza os tradicionais “livros”. Neste trabalho examinamos como se tem processado esta evolução, tentando clarificar alguns dos maiores impactos, avançando também sobre as vantagens e desvantagens da utilização das tecnologias de informação e comunicação. A necessidade de acompanhar estas mudanças leva também as associações de profissionais e o próprio sistema de ensino a procurar formar os futuros profissionais da contabilidade com novas competências, permitindo a inclusão destes fatores tecnológicos nos currículos académicos associados aos cursos de contabilidade. Este trabalho de investigação contribui para um melhor conhecimento do impacto da utilização das tecnologias de informação e comunicação no exercício da profissão de contabilista, avaliado pela perceção que os profissionais (contabilista certificado do distrito de Leiria) têm do uso da tecnologia no seu contexto profissional. Os resultados do nosso estudo mostram que as tecnologias de informação e comunicação são ferramentas essenciais no dia a dia dos inquiridos. Estes utilizam-nas sobretudo para processar as tarefas e aceder a bases de dados mais depressa, bem como para melhorar a qualidade, fiabilidade e disponibilidade da informação financeira. Constatamos que a utilização destas tecnologias é identificada como conferindo aos seus utilizadores um conjunto de benefícios, nomeadamente em termos de aumento de eficiência e rapidez no processamento de informação, redução do tempo necessário para realização de algumas tarefas como o encerramento das contas, a realização do processamento de salários e de processamento de transações. Para além dos benefícios, são apontadas também algumas desvantagens e dificuldades no processo de implementação e manutenção.
- Manipulação de Resultados no Setor PúblicoPublication . Paulo, Cátia Maria Pereira; Lisboa, Inês Margarida CadimaA manipulação de resultados é uma temática que tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos devido a diversos escândalos financeiros. Esta não é mais do que alteração da imagem real de uma organização através da escolha de políticas contabilísticas que mais favorecem os interesses dos gestores ou de relato de receitas e despesas fora do seu contexto real, tendo como principal intuito ludibriar os seus stakeholders e/ou obter benefícios privados. O presente trabalho pretende verificar quais os motivos que levam à existência de manipulação das contas nos municípios portugueses: garantir o equilíbrio entre as receitas e despesas na elaboração do orçamento anual, obter financiamento através das transferências realizadas pelo Estado, cumprir os limites da dívida e/ou evidenciar bons níveis de transparência municipal. Para tal foram analisados 308 municípios portugueses (a totalidade dos municípios existentes) no período temporal de 2014 a 2017. Os principais resultados evidenciam que os municípios portugueses gerem as suas contas no sentido de atingir o equilíbrio orçamental. Verifica-se que os municípios gerem as outras receitas e despesas correntes (acréscimo e diferimentos ativos e passivos) no sentido de não gerar excedente financeiro, mas também de não apresentar défice. Sempre que existem mais receitas de outras fontes, os acréscimos e diferimentos ativos diminuem e as outras despesas correntes aumentam. Os municípios portugueses mais dependentes de terceiros geram mais receitas. Já os municípios com excesso de endividamento tendem a diminuir os acréscimos e diferimentos passivos. O imobilizado apresenta relação positiva com as outras receitas e despesas correntes, podendo indicar que podem existir receitas/despesas de exercícios anteriores relacionadas com a venda/compra de imobilizado ou com a alocação incorreta de material de consumo e distribuição gratuita. A densidade populacional é sinónimo de mais receitas correntes, o que é de esperar pois se a dimensão do município é maior também serão as receitas via impostos, multas, entre outros. Por fim, a transparência tem relação positiva e significativa com as outras receitas e outras despesas correntes, indicando que os municípios utilizam estas rúbricas para gerir os resultados afim de manter um maior nível de transparência e a prestação de mais informação aos seus municípios. Os resultados do presente estudo são relevantes para os organismos públicos e de fiscalização, dado que podem entender o que deve ser mais controlado/fiscalizado a fim de evitar que os municípios alterem a informação financeira real. Também é importante para os investidores e todos os indivíduos que pretendem saber como estão a ser geridos os municípios visto que a informação aborda um tema importante: a manipulação de resultados, que deve ser evitada por não ser um comportamento ético.
- A história das aparições de Fátima contada a crianças surdasPublication . Santos, Andreia Vieira Cadima; Mangas, Catarina Frade; Sousa, Joana Conde eO ensino religioso é um direito que deve ser facultado a qualquer criança, de modo a permitir um crescimento natural e saudável. É durante este processo de aprendizagem que deverão ser facultadas todas as ferramentas necessárias para que a criança possa aceder à sua língua natural, a língua gestual, apresentadas inicialmente nos primeiros anos de vida. Este é o marco primordial para o seu desenvolvimento linguístico, psicológico e social. Para isto, é necessário que os materiais sejam adaptados e acessíveis a qualquer especificidade apresentada pela criança. Durante anos as crianças surdas não tiveram acesso à sua língua natural, a Língua Gestual Portuguesa, o que conduz à falta de conhecimento, à falta de acesso à educação e a consequências a nível psicológico e social. Muitas foram as batalhas travadas pela comunidade surda para implementar a sua língua natural no ensino, de forma a promover uma identidade, uma cultura, um sentimento de pertença e, não menos importante, promover a aquisição de linguagem e pensamento. Inicialmente apoiadas pela Igreja, esta educação sempre apresentou um défice para a construção deste desenvolvimento pessoal e social. A religião em Portugal é uma constante no dia-a-dia das pessoas e o ensino religioso é tomado como um bem adquirido dentro da comunidade ouvinte, proporcionado pela catequese. A comunidade surda tem pouco conhecimento sobre religião pois nunca acedeu à informação, tanto por falta de catequistas com formação em Língua Gestual Portuguesa, como de materiais acessíveis. A criança surda portuguesa não entende a importância do Santuário de Fátima, não conhece a sua história e nunca irá compreender se a informação não lhe for transmitida. Sendo que a falta de profissionais é uma realidade sempre presente, existe a necessidade de trabalhar em materiais acessíveis que auxiliem e permitam esta comunicação. Neste sentido, iniciou-se o projeto para criar materiais acessíveis a estas crianças, com o objetivo de responder à questão “Como tornar a história das aparições mais acessível a crianças surdas?”. Realizou-se a um estudo exploratório-descritivo, com paradigma qualitativo, cujo objetivo principal foi o de criar um vídeo e um folheto acessíveis a crianças surdas entre os 7 e os 9 anos de idade, com a Língua Gestual Portuguesa como língua natural. Foram selecionadas 5 crianças que visualizaram o vídeo em Língua Gestual Portuguesa e, posteriormente, exploraram o folheto adaptado com base em imagens icónicas, com o apoio do professor. Após a experiência, procedeu-se a um focus group onde foram recolhidos dados e apresentadas algumas questões à turma. Os resultados do estudo mostram que as crianças surdas participantes no estudo respondem positivamente ao estímulo apresentado. Sem conhecimento prévio sobre o tema e uma vez apresentados os materiais acessíveis, as crianças reciprocamente discutiram e interagiram sobre a temática. Além de entusiasmo, estas relevaram compreensão e adaptação às personagens e ao local. Este ponto reforça a necessidade de mais materiais acessíveis direcionados para esta comunidade, e outras, através da aplicação da língua natural, ou ferramentas adaptadas à transmissão de informação. Será necessário um investimento futuro nesta área, e temática, para garantir o sucesso da comunidade surda dentro da comunidade religiosa.
- Estudo dos determinantes da satisfação dos clientes da marca ParfoisPublication . Neves, Ana Carolina Silva; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO presente documento, submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Marketing Relacional, tem como tema: Estudo dos determinantes da satisfação dos clientes da marca Parfois. O sucesso e o desenvolvimento sustentável das organizações assentam, cada vez mais, na sua capacidade de atração e manutenção dos atuais clientes, sobretudo dos mais lucrativos. Desta forma, torna-se fundamental para qualquer organização avaliar a satisfação dos seus clientes. Posto isto é então no presente estudo, aplicado numa empresa em específico, que se pretende compreender quais os determinantes da satisfação e lealdade do cliente. Com este procedimento foi possível considerar a qualidade dos produtos e da relação bem como-as emoções como possíveis antecedentes da satisfação. E a lealdade e o Word-of-mouth (WOM) como possíveis consequências da satisfação. Com uma amostra de cento e vinte e dois (122) questionários respondidos, dos quais só cento e cinco (105) foram validados, foi possível compreender quais os determinantes da satisfação dos clientes da Parfois e concluir através de várias análises estatísticas que para estes clientes os fundamentais determinantes da satisfação passam pela qualidade da relação e qualidade dos produtos. Assim, é fundamental a marca Parfois perceber estes antecedentes e valorizar com primor as suas relações e os seus produtos.