Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Manipulação de Resultados e Incumprimento: Estudo do Setor dos PlásticosPublication . Amado, Inês Carreira; Lisboa, Inês Margarida CadimaA viabilidade financeira das empresas é fundamental não só para a própria empresa, como também para todos os que direta ou indiretamente se relacionam com ela. Assim, torna-se fundamental perceber e caracterizar os sinais que distinguem as empresas cumpridoras das incumpridoras. O objetivo do presente trabalho é então caracterizar a situação financeira das empresas portuguesas por grupo (cumpridoras e incumpridoras), mais especificamente do setor do plástico, verificando quais as que recorrem mais a práticas de manipulação de resultados com o intuito de obter benefícios privados e ludibriar os stakeholders. É também intenção deste estudo avaliar o impacto da manipulação de resultados no risco de incumprimento, de forma a perceber se há relação e em que sentido, e assim chamar a atenção para as empresas para o perigo de incorrer neste tipo de práticas. Para concretizar os objetivos propostos, foi recolhida uma amostra de 807 empresas portuguesas do setor dos plásticos, para o período de 2012 a 2018. A amostra contém empresas de todas as dimensões: micro, pequena, média e grande, sendo que a diferença entre grupos de empresas é considerada, fornecendo uma imagem mais completa sobre este setor. Os resultados mostram que existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras, embora a partir de 2016 se tenha registado um aumento do peso das empresas incumpridoras na amostra total. O número de empresas incumpridoras é mais elevado em empresas de pequena dimensão e microempresas, que são também a maioria das empresas deste sector. Comparando as medianas das empresas cumpridoras e incumpridoras, verifica-se que apresentam resultados distintos, principalmente no que se refere à manipulação de resultados. De facto, são as empresas com dificuldades financeiras que mais recorrem aos accruals, talvez pela necessidade de esconder os problemas financeiros e assim manter os contratos de dívida, embora sejam as empresas cumpridoras que mais recorrem a práticas de gestão de resultados via atividades reais, dado que este tipo de práticas exige custos mais elevados. Por fim, utilizou-se o modelo logit para verificar quais as variáveis em estudo que melhor explicam a probabilidade de incumprimento da amostra em questão. Os resultados validam vi que empresas que recorrem mais a manipulação de resultados via accruals incorrem em maior risco de incumprimento, o que sugere que estas práticas dificultam a tomada de decisão das empresas, contribuindo para o aumento das incertezas e da probabilidade de falência. O modelo proposto tem uma taxa de sucesso de 83,9%, sendo mais eficaz a classificar empresas cumpridoras.
- Acondicionamento, Manutenção e Expedição de Animais Ornamentais Marinhos na Empresa TMC IbériaPublication . Vieira, Mariana Duarte Dos Santos; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Djuvenbode, SebastienA aquariofilia é a prática utilizada para manter organismos aquáticos em aquários para fins ornamentais ou científicos, combinando o sentido estético com vários conhecimentos técnicos. Esta prática é um hobby de grande interesse a nível mundial, gerando assim, um mercado muito lucrativo e sendo cada vez mais desenvolvida em países como EUA, Japão e Europa, principalmente nos últimos anos, devido a avanços tecnológicos. A maioria dos organismos mantidos em aquários provém principalmente de apanha do meio natural em países em desenvolvimento, sendo que a captura desses organismos tem efeitos negativos no habitat e nas espécies não-alvo. No entanto, em alguns países desenvolvidos, essa apanha é sustentável e legislada, o que gera preços mais elevados. Assim, uma das formas mais sustentáveis de combater a apanha selvagem de certos organismos é a aquacultura. Os organismos produzidos em aquacultura têm uma qualidade superior e estão melhor adaptados para viver num ambiente em cativeiro, em comparação com os selvagens. De modo a poder observar melhor como funciona o comércio de organismos ornamentais, foi realizado o estágio na empresa TMC Ibéria (Tropical Marine Center Ibéria), sendo esta uma multinacional, líder europeia no fornecimento de peixes e invertebrados marinhos de qualidade para o mercado ornamental de água salgada, bem como na produção e distribuição de equipamentos de filtração comercial e produtos aquáticos de qualidade. Durante este estágio, parte do trabalho realizado teve como objetivo conhecer a empresa e o seu modo de operar, revisando parâmetros como embalamento, aclimatização, alimentação e expedição de organismos vivos, com foco também na compreensão de parâmetros ideais para manter e desenvolver, tanto a nível de coloração, como de crescimento, corais do género Acropora e Montipora, em aquários. Estes são corais duros, do tipo Small Polip Scleratinian (SPS), e são cada vez mais procurados no mercado ornamental, porém, ainda existem algumas dificuldades para a sua boa manutenção e desenvolvimento.
- Limitações da utilização da gestão orçamental; estudo sobre as empresas brasileirasPublication . Mello, Amilcar Marcel de; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosCada vez mais as empresas precisam de métodos de controlo de gestão para a tomada de decisões, para que possam se manter competitivas e tenham informações para fazer a gestão de forma eficiente. As principais dificuldades que as organizações têm para fazer gestão, vão desde o operacional da empresa, de acordo com os recursos, até a qualidade dos indicadores chaves para a tomada de decisão. Para se ter maior competitividade e ter o controlo financeiro e operacional das organizações, a contrução de um planeamento e controlo orçamentário pode ser uma ferramenta para os stakeholders agirem de forma ativa com as informações e, assim, conseguir tomar decisões para o alcance dos objetivos estratégicos. Tendo em vista as limitações do Planeamento Orçamentário o qual muitas vezes é criticado por seu custo, tempo dispendido, flexibilidade e complexidade do processo. Este estudo teve como objetivo, verificar se as empresas brasileiras reconhecem e percebem em suas estruturas as limitações do processo orçamentário e de planeamento. Uma pesquisa foi realizada por meio de inquérito com o objetivo de verificar a relação entre as limitações do processo de orçamento empresarial. Assim, 68 profissionais da área de orçamento de empresas brasileiras, responderam a um questionário. Os dados foram analisados pelo método de modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (Pls-Sem) no software SmartPLS 3. Dos resultados, conclui-se que entre as limitações do orçamento, a alta complexidade implica positivamente em aumentar o tempo, tornando-se menos flexível e aumentando também os custos do processo orçamentário, assim como o elevado tempo dispendido para o processo de orçamento aumenta os custos das empresas. Desse modo, as organizações devem rever e adequar a melhor forma para controlo de gestão orçamental de forma a diminuir o impacto negativo e maximizar a eficiência do processo.
- Utilização de pavimentos permeáveis para dar resposta à redução do escoamento superficial em áreas urbanas - caso de estudoPublication . Santos, Nahum Gabriel Hijaz Fialho dos; Gomes, Ricardo de Jesus; Veiga, Anabela Quintela NunesA ocupação humana em centros de grande densidade demográfica gera uma série de impactos sobre o ambiente ali existente. Entre estes impactos, merece destaque a alteração do ciclo hidrológico causado pela impermeabilização do solo, o que gera o aumento do volume de precipitação retida na superfície e uma diminuição no tempo de concentração, fatores estes que podem evoluir para uma inundação com potencial de gerar grandes perdas de vidas e financeiras. Neste enquadramento, os sistemas de drenagem sustentável buscam criar uma alternativa aos modelos de drenagem urbana tradicionais, realizando o controlo do escoamento superficial na origem, através da renaturalização do ciclo da água em meio urbano. O estudo aqui apresentado, centra-se na avaliação do impacto da utilização de um pavimento permeável para dar resposta à redução do escoamento superficial na Urbanização dos Capuchos, na zona urbana da cidade de Leiria (Portugal). Esta área foi escolhida por se tratar de uma zona urbana consolidada onde são conhecidas as características da rede de drenagem, o que, somado às características fisiográficas da bacia de drenagem, constituem uma área de estudo para a qual é possível fazer uma análise detalhada do desempenho integrado da utilização de pavimentos permeáveis e da rede de drenagem existente. Os sistemas de drenagem, o existente e o proposto, foram modelados com recurso ao software Storm Water Management Model (SWMM5.1), de onde foram analisados os resultados para diferentes cenários de intensidade de precipitação e estrutura do pavimento permeável. Os resultados obtidos permitiram constatar de forma objetiva que a alternativa proposta apresenta resultados satisfatórios o suficiente para servir como base para a justificação técnica de utilização desta tecnologia, em termos de resposta a diferentes eventos hidrológicos, de forma a superar as limitações que o sistema de drenagem urbana existente apresenta, visando evidenciar a viabilidade técnico/económica da sua utilização em larga escala.
- Orientações para o Relato integrado e o seu cumprimento: Uma análise aos relatórios integrados em PortugalPublication . Domingues, Inês Filipa Oliveira; Carvalho, Henrique Amado; Eugénio, Teresa Cristina PereiraO relato integrado (RI) é um tema relativamente recente para as empresas, tendo surgido como forma de preencher a lacuna na informação disponibilizada pelas empresas permitindo relacionar o desempenho financeiro e não financeiro, dando uma visão mais ampla e detalhada da empresa. De notar que o IIRC (International Integrated Reporting Council) surgiu em 2010 com o objetivo de divulgar este tipo de relato. Dada a importância emergente dos RI, o objetivo deste estudo é avaliar relatórios integrados de empresas portuguesas tendo em conta o nível de divulgação de informação e o cumprimento dos normativos em vigor. Para isso, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo e construído um instrumento de trabalho com base nos conteúdos essenciais divulgados pelo IIRC e a Comissão Europeia - COM 2017/C 215/01. Foram analisados 23 relatórios integrados publicados por sete empresas portuguesas entre 2016 e 2019 de diversos setores de atividade. As empresas objeto de analise foram: Bondalti, Brisa, CTT, Galp Energia, José Mello e Saúde, Garrigues e Sata. Em todos os RI analisados foram identificados diversos tópicos considerados como conteúdos essenciais pelo IIRC e Comissão Europeia - COM 2017/C 215/01 que não estão a ser divulgados pelas empresas analisadas. Desta forma, os resultados revelam que ainda existe necessidade de desenvolver os conteúdos a apresentar nos RI.
- Análise da liquidez de empresas que efetuam internacional cross-listing no mercado AlemãoPublication . Baptista, Ana Catarina Correia; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroA presente dissertação analisa o impacto do international cross-listing no mercado Alemão, na liquidez das empresas, e os fatores determinantes da distribuição dos fluxos de transação. International cross-listing corresponde à emissão das ações de uma empresa em mercados de capitais internacionais, com o objetivo de alcançar potenciais vantagens estratégicas, nomeadamente de aumento da liquidez, tanto global como doméstica. O estudo utiliza uma extensa e atual base de dados que inclui empresas domiciliadas em 24 países com ações admitidas na Deutsche Börse AG, a mais respeitada bolsa de valores do mundo, no que respeita a international cross-listings. De acordo com os resultados dos testes não paramétricos efetuados, a liquidez das ações das empresas, tanto global como doméstica, medida através do volume de transações, parece sofrer um aumento após a realização do international cross-listing no mercado Alemão. No entanto, os resultados obtidos, através da aplicação de uma adaptação do modelo de Tkac (1999), revelam uma menor sensibilidade da liquidez doméstica face à liquidez global, após a admissão das ações das empresas na bolsa Alemã. Relativamente aos fatores determinantes da distribuição da liquidez, os resultados indicam que as características das empresas, nomeadamente o risco e o setor de atividade, e dos mercados doméstico e Alemão, em particular a dimensão do mercado Alemão e a existência de um período de transação comum entre mercados são determinantes da proporção do volume de transações no mercado doméstico após o international cross-listing no mercado Alemão.