Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Indução da carotenogénese em Chlorella sp. para alteração da cor da biomassaPublication . Galante, Joana Raquel Almeida; Afonso, Clélia Paulete Correia Neves; Silva, Joana Gabriela Laranjeira da; Gouveia, LuísaNo inicio do século XX, as microalgas começaram a despertar interesse na comunidade científica e, desde então, novos estudos permitiram o reconhecimento do seu potencial a ser usado para diversos fins. A Chlorella é uma das microalgas produzidas e comercializadas mundialmente. Existem neste momento três espécies de Chlorella reconhecidas no mercado Europeu como Novel Food o que permite que sejam comercializadas para alimentação humana. Devido ao facto de o consumo de algas não ser uma prática comum na União Europeia, nos últimos anos surgiram estudos para a incorporação desta alga na dieta europeia, com benefícios para a saúde humana. O objetivo deste trabalho foi induzir a carotenogénese em duas estirpes de Chlorella vulgaris e uma estirpe de Chlorella protothecoides, privando as culturas da fonte de azoto no meio de cultivo. Numa primeira etapa, as duas estirpes de Chlorella vulgaris foram inoculadas em reatores de 5 L com meio f/2 modificado. No passo seguinte, foram testas duas condições: na primeira condição as culturas foram inoculadas com meio f/2 sem KNO3 e na segunda condição o meio de cultivo apenas continha água da cimenteira. Em ambas as culturas, foi avaliada a concentração de clorofila e carotenóides, ao longo do ensaio. Verificou-se um decréscimo no teor de clorofila em ambas as culturas e uma acumulação de carotenóides apenas nas condições controlo. Foi observada a mudança de cor verde para cor amarela em Chlorella vulgaris e para cor alaranjada em Chlorella vulgaris Beijerinck (estirpe de controlo). O ensaio seguinte, foi realizado em outdoor num Fotobiorreator de 2000L (FBR) e em três Green-wall de 45L (GW), usando Chlorella vulgaris crescida em fermentador. Após a indução das culturas, não foi observada uma mudança de cor significativa. Neste ensaio, foi avaliada a concentração de proteína. Observou-se uma descida na concentração de proteína nos reatores à medida que a fonte de azoto ia sendo consumida. No último ensaio, o crescimento fez-se de modo heterotrófico usando a estirpe Chlorella protothecoides. Para isso, numa primeira etapa foi feito um teste em matraz com diferentes concentrações de amónia, onde se constatou que quanto mais baixa a concentração de amónia, maior a alteração da cor da cultura. A etapa seguinte foi realizada num fermentador de 5 L, onde não se observou mudança de cor da cultura.Neste trabalho, foi possível realizar a indução nas culturas, mas apenas nos ensaios em pequena escala (ensaio em balão e em matraz).
- Manutenção de espécies ornamentais marinhas e otimização das suas formas de cultivoPublication . Lopes, João André Cunha; Maranhão, Paulo Jorge de SousaA aquacultura ornamental marinha é um recurso sustentável com potencial para combater os problemas existentes nos recifes de coral. Para reduzir as capturas do meio selvagem e continuar a dar resposta ao mercado é necessário aumentar a produção mundial destes organismos. Deste modo é fundamental desenvolver e aprofundar a criação em cativeiro, conhecendo melhor as espécies e os respetivos métodos de produção. Este trabalho teve como objetivos a realização de um estágio na empresa AQUASPROSEA e ainda o estudo de alguns assuntos relacionados com os métodos de produção nesta área. Durante o estágio foi possível ter um contacto direto com a tecnologia existente até a data, na produção de organismos marinhos ornamentais. Isto incluiu o conhecimento de diversas espécies de peixes, dos seus ciclos de vida e ainda dos protocolos de criação de cada uma delas. A produção destes organismos implica a manutenção de reprodutores, o cultivo larvar, a pré-engorda e por fim a engorda. Paralelamente, também foram executados os procedimentos necessários para o correto funcionamento dos sistemas de suporte de vida e também a produção de alimentos vivos nomeadamente microalga, rotíferos e artémia. Por outro lado, foram testadas três metodologias de produção, mais concretamente os métodos de captura de larvas, a concentração do método da “água verde” e por fim o desmame de peixes juvenis. Os resultados dos métodos de captura demonstraram que a utilização de um tubo com 8 ou 10 mm oferecem vantagens na sobrevivência larvar e facilidade/rapidez de utilização. O camaroeiro também mostrou ser fiável na sobrevivência dos indivíduos. No segundo ensaio, a utilização de maiores concentrações de microalga no método da “água verde” melhoram a sobrevivência e o crescimento larvar de Amphiprion frenatus. Para terminar, o desmame de Amphiprion ocellaris aos 14 dias após eclosão não provoca maior mortalidade nos indivíduos embora o crescimento seja consideravelmente superior se for fornecido alimento vivo enriquecido. Todo o trabalho desenvolvido contribuiu para o aumento do conhecimento ao nível pessoal, através do estágio, e também com novas informações para comunidade científica sobre a produção de organismos ornamentais marinhos.
- Aplicação do conceito lean office aos processos administrativos em instituições de ensino superiorPublication . Souza, Simone Ines Schutz de; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Ayub, Marcelo PaveckO ambiente empresarial onde a qualidade e o preço competitivo são uma constante, impulsiona os gestores a práticas de gestão que propiciem maior lucratividade e melhor desempenho de maneira eficiente e eficaz. Nesse sentido, progressivamente, têm substituído a orientação da gestão por funções para a gestão por processos e aplicado conceitos e práticas Lean. Considerando a filosofia Lean como uma prática de gestão e a possibilidade de sua implementação em funções operacionais, gerenciais e informacionais, esta dissertação tem por objetivo avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office no ambiente administrativo de duas Instituições de Ensino Superior (IES) e para tanto, estuda-se a origem e evolução histórica desta metodologia, suas definições e conceitos. São também caracterizados os tipos de desperdícios (Muda, Mura e Muri), bem como as etapas de implementação do conceito Lean com ênfase no fluxo de valor. Indicam-se os possíveis benefícios e também os desafios que podem ocorrer ao implementar esta metodologia. Considerando que a informação é o principal recurso dos ambientes administrativos, a sua gestão e os seus fluxos também são abordados. No que se refere a metodologia utilizada, esta dissertação se caracteriza por uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e estudo de 2 casos: a Universidade Feevale situada no Vale do Rio dos Sinos na região metropolitana de Porto Alegre, Brasil e o Instituto Politécnico de Leiria situado em Leira, Portugal. O foco do trabalho visou avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office nos processos administrativos de aquisição e pagamento de bens e serviços das duas IES, analisando a correlação destes processos às atividades e tarefas administrativas desempenhadas. Aplicou-se um questionário aos gestores administrativos destas áreas que permitiu, identificar os principais desperdícios existentes relacionados a esperas, movimentações, retrabalhos e reprocessamentos. Os fluxos de valor foram analisados nas duas IES, neles se propõem melhorias nas atividades e tarefas desempenhadas como por exemplo rever o fluxo de informações, elaborar tutoriais descritivos e potencializar o uso dos recursos de tecnologia da informação. Os resultados evidenciaram ser oportuna a aplicação deste conceito nas Instituições estudadas, propiciando fluidez aos processos, melhor desempenho das atividades e redução de desperdícios.
- Modelo e plano de negócio da empresa Blossom EntertainmentPublication . Machado, Adriana Patrícia da Silva; Bento, Carla Isabel Santos de Sousa; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarNos últimos anos, tem sido evidente o crescimento exponencial da actividade turística a nível nacional. A tendência de mercado é a continuação deste aumento, contribuindo para que cada vez mais, surjam prestações de serviços e vendas de produtos neste sentido. A procura turística busca um turismo mais activo, mais completo e com exigências acima da média. Mais a sul do país, onde o turismo já iniciou o seu crescimento há largos anos encontramos empresas de outsourcing que surgem para fazer frente a estas necessidades turísticas fornecendo produtos e serviços diferentes atrativos para o turista sol e mar. Mais a norte, observamos na atualidade um crescimento abruto do turismo catapultado por inúmeras notícias que referem destinos a norte como “melhor destino Europeu”. Contudo, o parecer de animação turística ainda se apresenta muito aquém das necessidades e procura do turista ativo da atualidade. Tendo em conta esta realidade, foi criada a Blossom Entertainment, que consiste na criação de uma empresa de outsourcing para hotelaria que desenvolve roteiros e serviços de animação que traçam a ponte entre a experiência vivida na hospedagem e a real experiência vivida fora do hotel que colmata as necessidades do turista se sentir como um verdadeiro nortenho. Assim sendo, foi desenvolvido uma descrição de projeto, que pretende detalhar o mercado, desenvolver o planeamento estratégico e o modelo de negócio. Suportando a validade do projeto foi efetuado numa primeira fase um estudo, utilizando entrevistas a profissionais da área, questionário a turistas hospedados na área de estudo que demonstrou com base nas respostas apuradas, que existe carência no mercado de uma empresa como a Blossom Entertainment. Numa segunda etapa, foi estudada a viabilidade do projeto, através de uma planificação financeira, utilizando o modelo de negócio do IAPMEI. De seguida, foi possível analisar os indicadores mais importantes, tais como, VAL, cash flow e payback period, entre outros, que sustentam a viabilidade do negócio e a sua capacidade de gerar lucro.
- O impacto do governo das sociedades na performance financeira das empresas cotadas em bolsa em PortugalPublication . Luís, Inês da Conceição; Lisboa, Inês Margarida CadimaA problemática do governo das sociedades tem assumido nos últimos anos uma particular relevância na sequência de vários escândalos financeiros internacionais. Neste sentido, pretende-se com o presente estudo analisar o impacto de algumas características de governo das sociedades no desempenho financeiro das empresas no mercado Português. Para tal utilizou-se uma amostra constituída por 37 empresas cotadas na Euronext Lisboa no período entre 2012 e 2016. Utilizando dados em painel e o modelo de regressão linear múltipla para analisar a relação existente entre as variáveis definidas para avaliar o governo de sociedade e algumas de controlo e a performance financeira, constatamos que há diferenças nos resultados obtidos quando analisadas numa perspetiva contabilística, através de rácios de rendibilidade ou numa perspetiva de mercado, avaliada pelo Q de Tobin. Os principais resultados obtidos sugerem que somente duas variáveis de governo de sociedades, nomeadamente, a dimensão e a independência do conselho de administração causam impacto na performance das empresas. Já no que concerne às variáveis de controlo são as oportunidades de crescimento, o endividamento e a idade que têm impacto. Adicionalmente, verificamos que, ao separar a amostra em duas subamostras: empresas auditadas por uma big4 ou não, a relevância estatística dos determinantes é distinta. Por fim, verificamos ainda que são os investidores do mercado financeiro que mais valorizam as boas práticas de governo.
- Relatório de estágio no aquário Vasco da GamaPublication . Calado, Rui Patrício dos Santos; Baptista, Teresa Maria Coelho; Gil, Maria de Fátima SantosTrabalhar num Aquário Público apresenta múltiplos desafios: lidar com organismos vivos que requerem cuidados e monitorização constante e especializada, em ambiente húmido, salgado e, por vezes, gelado, é um trabalho que implica rotinas exigentes, empenho e dedicação. Paralelamente, este tipo de instituições tem um papel importante na educação e sensibilização ativa da população para a preservação dos sistemas marinhos, salobros e doces cuja biodiversidade tem vindo a ser reduzida pela ação da poluição, do aquecimento global e da exploração ilimitada e irresponsável. O Aquário Vasco da Gama (AVG) visa, assim, educar as gerações futuras com vista a reduzir o impacto provocado pela nossa espécie naqueles sistemas. Neste relatório, descrevo as principais tarefas realizadas no Aquário Vasco da Gama, desde rotinas simples de manutenção e alimentação a trabalho de laboratório, técnicas usadas e atividades realizadas. Faço também uma descrição do projeto de conservação de espécies endémicas das ribeiras portuguesas - Iberochondrostoma lusitanicum, Iberochondrostoma almacai e Achondrostoma occidentale - com a vertente de reprodução e manutenção nos tanques do aquário e a vertente educativa na ribeira do Safarujo e na escola básica do Sobral da Abelheira, graças aos esforços conjuntos da escola e do AVG. O trabalho efetuado gerou dois protocolos relativos ao projeto de conservação, com o intuito de criar um documento com as rotinas, com os equipamentos e técnicas utilizadas na reprodução, manutenção, transporte e libertação destas espécies endémicas. Por último, refiro a minha participação e apoio na organização do “2.º Seminário: Estudo dos cnidários, as ferramentas disponíveis”, no âmbito dos eventos e palestras que o AVG organiza enquanto instituição pública e de caráter científico.