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ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão

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  • Gestão de Projetos nas Incubadoras – Fatores Críticos de Sucesso
    Publication . Costa, Margarida Ferreira da; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    O presente relatório de estágio de mestrado, insere-se no Curso de Controlo de Gestão. O objetivo principal neste trabalho foi averiguar quais são os fatores críticos de sucesso que contribuem para uma boa Gestão de Projetos nas Incubadoras em Portugal. O estágio é uma mais-valia para entrar em contacto com o mercado de trabalho e decorreu numa associação sem fins lucrativos, “Startup Leiria – Associação Para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias”. Foi realizado um Enquadramento Teórico, onde constam definições pertinentes para o desenvolvimento do trabalho, como é o caso das Incubadoras e da Gestão de Projetos. Foram definidas duas perguntas de investigação: “Quais os fatores críticos de sucesso para proceder a uma boa Gestão de Projetos nas Incubadoras?” e “Para uma boa Gestão de Projetos, os fatores críticos de sucesso são os mesmos, tanto para empresas tradicionais como para Incubadoras?”. Os fatores críticos de sucesso objeto do presente relatório tiveram como base os autores citados na Revisão de Literatura. Quanto aos resultados alcançados, foi realizado e enviado um questionário para as Incubadoras. Com as respostas obtidas procedeu-se ao tratamento dos dados, assim como a testes, com o auxílio do SPSS, e foi possível averiguar que os cinco fatores com maior importância e peso para as Incubadoras são: “Satisfação do cliente”, “Envolvimento, comunicação e gestão das partes interessadas”, “Resolução de problemas e imprevistos que possam surgir”, “Competências/aptidões e liderança do gestor de projeto” e “Definição dos objetivos de forma clara”. Averiguou-se também que há uma diferença, entre empresas e Incubadoras, no que respeita à importância dos fatores de sucesso para uma boa Gestão de Projetos. Segundo os inquiridos, as competências do gestor são mais relevantes do que as ferramentas/técnicas (planeamento, monitorização, etc.). Realizou-se uma breve caracterização da Entidade de Acolhimento onde foram abordados alguns pontos importantes, como é o caso da missão, visão e valores, organograma, e a história e evolução da Startup Leiria. Foi também efetuada a descrição das tarefas realizadas ao longo do estágio, tendo-se procedido à ligação entre a teoria e prática sempre que se justificou.
  • A relação entre a inovação e a performance no e-Commerce: Caso de estudo Profitero
    Publication . Vieira, Liliana Gaspar; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Profitero Ltd., uma plataforma de análise de e-Commerce, sediada em Massachusetts, Estados Unidos da América (EUA). Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria (PL). Este trabalho encontra-se dividido em duas partes: a parte teórica e a prática. A primeira, fundamenta-se numa revisão exaustiva da literatura existente, abrangendo as contribuições de diversos autores como Philip Kotler, Peter Drucker, Joseph Schumpeter, Joe Tidd, entre outros, que discutem conceitos como e-Commerce, marketing, inovação e performance. Além disto, também é abordado, de uma forma muito subtil, o paradigma da revolução tecnológica que tem vindo a acontecer nas últimas décadas e que trouxe consigo inovações disruptivas e um crescimento exponencial no setor do comércio. Na parte prática, é descrita a metodologia utilizada neste trabalho, feita uma análise dos resultados obtidos através de uma entrevista, bem como a sua discussão. Ainda dentro da parte prática, este relatório descreve a entidade onde o estágio foi realizado e as tarefas/atividades desenvolvidas no mesmo. De modo a verificar a relação entre a inovação e a performance no e-Commerce, teve-se a empresa Profitero como caso de estudo. Avançou-se com a elaboração de uma entrevista a um colaborador experiente do departamento de marketing da empresa, de onde se conseguiu obter informações importantes para este estudo: práticas inovadoras adotadas pela empresa, exemplos concretos do impacto da Inovação na Performance dos clientes da empresa, futuros produtos inovadores, como a empresa vê e lida com a inovação, entre outros muitos aspetos. Desta forma, conseguiu-se comprovar o principal objetivo deste estudo: uma relação positiva entre a inovação e a performance no e-Commerce. Contudo, apesar de os resultados coincidirem com a literatura, é necessário ter algum cuidado ao generalizar as conclusões, uma vez que o estudo foi realizado com base apenas numa empresa.
  • Práticas de Controlo Orçamental: Estudo comparativo entre PME portuguesas e brasileiras
    Publication . Oliveira, Fabiene Lima de; Carvalho, Henrique Amado; Nobre, Fábio Chaves
    As Pequenas e Médias Empresas (PME) desempenham um papel importante nas economias de Portugal e Brasil, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) de ambos os países. No Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as pequenas e médias empresas representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 27% do PIB do país e responderem por mais de 62% dos empregos formais no país. Em Portugal, as PME têm uma presença ainda mais significativa no PIB. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Comissão Europeia, as PME contribuem com cerca de 60% a 65% do PIB português, representam cerca de 99,9% das empresas no país e são responsáveis por mais de 75% dos empregos no setor privado. O mundo moderno globalizado, as novas tecnologias e a conectividade avançada trazem às PME uma ampla gama de oportunidades, mas também ameaças. Sabemos que as pequenas e médias empresas, apesar de desempenharem um papel importante, são pouco estudadas com relação às suas práticas orçamentais e, em particular, sobre as perceções dos responsáveis pelos orçamentos e controlos orçamentais. A maioria das investigações concentra-se nas grandes empresas, porém com base em uma amostra de 101 empresas de Portugal e Brasil, procuramos esclarecer algumas questões sobre as práticas do controlo orçamental utilizadas pelas PME portuguesas e brasileiras no que respeita se há diferenças na utilização dessas práticas, bem como se há diferenças nas perceções dos administradores dessas empresas. Esta investigação estudou e comparou os fatores que influenciam o controlo orçamental das PME e analisou algumas funções do orçamento como planeamento orçamental, alocação de recursos, avaliação de desempenho e instrumentos de diálogo. A primeira etapa compreendeu uma ampla revisão da literatura, envolvendo a componente teórica e os estudos empíricos, analisando o orçamento, que historicamente têm desempenhado um papel fundamental no controlo de gestão, porém se tornaram objeto de críticas e debates consideráveis e também visando entender melhor a conjuntura das PME na utilização das práticas do controlo orçamental. Numa segunda etapa, foi delineada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário enviado aos responsáveis das PME localizadas em Portugal e Brasil. Na etapa de análise e interpretação dos resultados, por meio de uma abordagem quantitativa e análise descritiva explicativa foi possível concluir os objetivos propostos. Assim, houve rejeição de quatro das seis hipóteses pré-estabelecidas. Dessa maneira, duas hipóteses foram confirmadas, ou seja, tanto quanto os resultados apurados no inquérito realizado permitem concluir, existem diferenças significativas em relação ao grau de importância atribuído ao processo de controlo orçamental e nas perceções dos gestores sobre o tema do planeamento orçamental. Futuramente outros trabalhos devem examinar mais empresas e um tamanho maior de amostragem para obter mais informações. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação com empresas portuguesas e brasileiras de pequena e média dimensão para 1) atualizar a literatura sobre a utilização do orçamento e das práticas do controlo orçamental das pequenas e médias empresas nos dois países, 2) recolher evidências empíricas para avaliar a utilização das práticas do controlo orçamental em empresas de pequena e média dimensão e 3) começar a identificar tendências nas perceções dos responsáveis pelas PME para informar futuras investigações académicas.
  • A influência da Gestão do Conhecimento na Competitividade das Empresas no Concelho de Pombal
    Publication . Pinto, Pedro Miguel Silva; Guerra, Jaime Manuel Afonso Ramos
    Este trabalho procura explorar e desenvolver o tema da influência da Gestão do Conhecimento e da sua relação direta na Competitividade das empresas, no caso em concreto, nas empresas do Concelho de Pombal. Na primeira fase elaborou-se a revisão da literatura em quatro grandes áreas de atuação: i) a estratégia, pela pertinência que a mesma confere à visão e antecipação do futuro como um todo; ii) a liderança, pelo facto de ser a luz condutora da missão, dos valores e dos objetivos que norteiam as empresas em geral; iii) a gestão do conhecimento, por se considerar o fator de mensuração do tema ora abordado e; iv) a competitividade, tentando perceber em que medida as três primeiras dimensões influenciam o desempenho das organizações em comparação com outras da mesma área de atuação ou até de diferentes setores, mas que concorrem a todo o tempo para a grandeza das mesmas. Procurou-se dentro do campo de investigação, encontrar trabalhos universais cujo objeto de análise abordassem estes temas. Contudo, ressalva-se que o nosso campo de estudo estava limitado às cem empresas do Concelho de Pombal que apresentaram em 2020 os maiores resultados operacionais. Para o efeito, foi elaborado um questionário com 25 questões, apresentadas em formato de escala de Likert com sete 7 hipóteses de resposta, onde o valor mais baixo 1 (um) significa “Discordo completamente” e o valor mais alto 7 (sete) significa “Concordo totalmente”. Concluída a recolha e a validação de dados e aplicado o modelo utilizado, conclui-se que a gestão do conhecimento influência a competitividade das empresas, neste caso particular, das empresas que responderam ao questionário enviado.
  • O Impacto da Inovação na Competitividade das Empresas no Concelho de Leiria
    Publication . Roda, Filipa Marques; Guerra, Jaime Manuel Afonso Ramos
    A inovação e a sua influência na Competitividade das empresas do concelho de Leiria são a temática analisada na presente dissertação. Nos dias de hoje, com a constante mudança do mundo, a inovação é um fator chave para o sucesso das empresas, de forma a ajudar a criar melhores condições e a ganhar vantagem competitiva. A inovação é um desafio complexo, difícil de definir, medir e quantificar, mas de extrema importância para o desenvolvimento das empresas. Implementar novas ideias na gestão da empresa e nas relações externas (clientes, fornecedores e concorrentes), ajuda na melhoria dos resultados. As empresas, cada vez mais se preocupam, em como se destacar dos seus concorrentes e como atingirem o seu objetivo, a competitividade. É com esta base, que a presente dissertação se encontra dividida em duas partes: a parte de revisão da literatura onde se faz a exposição de todos os conceitos e evoluções sobre os temas em estudo, e a parte prática onde é apresentada a metodologia, a análise de dados e a discussão das conclusões dos resultados. A investigação e recolha de dados, baseou-se na realização de um questionário às empresas do Concelho de Leiria. O principal objetivo desta dissertação é testar a hipótese que foi estabelecida: a inovação influencia a competitividade das empresas. Os resultados obtidos indicam que a inovação influencia a competitividade das empresas do concelho de Leiria. Estes resultados coincidem com a literatura, mas é preciso ter em atenção que o tamanho da amostra é pouco representativo da população em estudo.
  • Certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 numa Empresa de Injeção de Plástico
    Publication . Gomes, Marta Alves; Santos, Edgar Jorge Caldas dos Reis e Silva dos
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Vergo, Lda., uma empresa dedicada à consultoria de sistemas de gestão. O estágio foi realizado como parte do Mestrado em Controlo de Gestão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, com uma duração total de 1040 horas. Durante o estágio, foram realizadas diversas tarefas diretamente relacionadas com a consultoria de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança, com um enfoque particular na temática da qualidade. O relatório abrange uma caracterização da entidade de acolhimento, destacando a sua estrutura organizacional, bem como a missão, visão e valores que guiam a Vergo na prestação dos serviços aos seus clientes. Além disso, apresenta uma breve descrição das tarefas desempenhadas ao longo das 1040 horas. A revisão bibliográfica realizada abrangeu uma pesquisa sobre Gestão da Qualidade e Normas ISO, fornecendo uma base teórica sólida para o desenvolvimento do trabalho. A metodologia para a realização do relatório de estágio é detalhada, destacando os métodos e técnicas utilizados para recolha, análise e interpretação dos dados. O relatório inclui ainda um estudo de caso, no qual são apresentadas e analisadas as evoluções dos indicadores que espelham a contribuição da certificação do SGQ da empresa XYZ. Por fim, são apresentadas as conclusões retiradas deste estudo. Este relatório de estágio proporciona uma visão abrangente das experiências e aprendizagens adquiridas durante o período de estágio na Vergo, Lda., destacando o papel fundamental da qualidade na gestão eficaz das organizações.
  • O Controlo Interno como fator chave para a sustentabilidade das empresas
    Publication . Pereira, Simão Gaspar; Guerra, Jaime Manuel Afonso Ramos
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular estágio, com uma duração de 1040 horas previstas no plano de estudos do Mestrado em Controlo de Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, de forma a cumprir os requisitos necessários para a obtenção do Grau de Mestre. Este relatório de estágio analisa a dinâmica do Controlo Interno numa unidade hoteleira, especificamente no Vitor´s Village. Tem por objetivo relacionar os conhecimentos teóricos com a realidade do mundo empresarial, ou seja, efetuar uma análise que permita perceber a importância do controlo interno na administração de uma organização através do recurso às suas ferramentas. Desta forma, o foco do estudo de literatura incidiu relativamente ao tema do Controlo Interno. Para além disso, foi analisado o Controlo de Gestão e foram estudados os seus instrumentos. Foram analisadas de forma detalhada as ferramentas que compõem os demais instrumentos do Controlo de Gestão. As tarefas realizadas no estágio foram no âmbito da contabilidade, tesouraria, logística e controlo interno. Foram identificados pontos fortes e algumas fragilidades no sistema de controlo interno da entidade acolhedora para estágio. Em relação a estas, são apresentadas sugestões de forma a que seja possível alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.
  • Aplicação da metodologia Kaizen para a melhoria da secção de manutenção: O caso Fucoli-Somepal, S.A
    Publication . Sarraipo, Sara Manuela Santos; Alves, Sandra Raquel Pinto
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Fucoli-Somepal, S.A., uma empresa de fundição de ferro. O estágio teve a duração de 1040 horas e teve como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria, assim como o ganho de experiência profissional. As tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular tiverem como foco o apoio da reestruturação e organização da secção de manutenção da empresa, envolvendo tarefas como apoio administrativo, cálculo de custos e tempos de manutenção, desenvolvimento de indicadores de performance, imputação de custos e fecho de OT, etiquetagem de kanbans, classificação de sobressalentes, acompanhando-se simultaneamente a implementação da filosofia Kaizen, focada na melhoria de processos da manutenção. Este relatório além de descrever as tarefas desenvolvidas e a entidade onde o estágio foi realizado, aborda e explica a importância da filosofia Kaizen, a implementação de uma cultura de melhoria contínua, as ferramentas de gestão associadas, e ainda, aspetos sobre a gestão da manutenção. Os principais objetivos do estágio passaram pela reestruturação e organização da manutenção com vista à implementação de melhorias, aumento de intervenções preventivas nos ativos, diminuição de intervenções corretivas, monitorização de dados e indicadores de manutenção para proceder a diversas análises, de forma a auxiliar a tomada de decisões eficazes e aumentar a eficiência da gestão da manutenção. Através da implementação da filosofia Kaizen, foram realizadas melhorias que beneficiaram a empresa, fortalecendo as práticas de melhoria contínua no ambiente de trabalho. Essas ações culminaram na diminuição de interrupções na produção devido a falhas, redução de custos com intervenções, diminuição de tempos médios de reparação e aumento do tempo dedicado a atividades preventivas em detrimento das corretivas, contribuindo para prolongar a vida útil dos ativos.
  • Implementação de um Sistema de Controlo de Gestão
    Publication . Carvalho, Raquel Nogueira; Alves, Sandra Raquel Pinto
    No âmbito da conclusão do Mestrado em Controlo de Gestão (CG), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, elaborou-se o presente Relatório de Estágio tendo por base as atividades desenvolvidas na empresa Goodwise Consulting, Lda., doravante designada por Goodwise. O estágio teve início a setembro de 2022 e término a abril de 2023, com a duração de 1.040 horas. Sendo, a entidade de acolhimento, uma empresa que presta serviços a terceiros, nomeadamente de Coporate Finance, Fusão e Aquisição e Business Process Outsourcing (BPO), durante o estágio desempenharam-se tarefas nas áreas da Contabilidade e de Controlo de Gestão. Surgiu a oportunidade de se desenvolver um Sistema de Controlo de Gestão (SCG) numa entidade externa, a qual terá como designação de “Home Animal”. Deste modo, o principal objetivo do estágio, para além da aquisição de novas competências na área da Contabilidade e Controlo de Gestão, centra-se na implementação de um SCG, partindo da fase embrionária, que engloba uma análise externa da entidade, baseada no setor da principal atividade económica e uma análise interna, onde se demonstram os pontos fortes e fracos, bem como as forças e ameaças, a análise económica e financeira, o processo de implementação de um modelo de apuramento de resultados e de um orçamento. Tendo a implementação do SCG como objetivos, acompanhar os resultados e estipular medidas corretivas, de forma a alcançar os objetivos internos.
  • Inovação de marketing – caso de estudo da Re/max
    Publication . Kotsyuba, Oksana; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    A presente dissertação aborda a relação entre as inovações de marketing nos serviços imobiliários, que funcionam através da franquia com a marca Re/max e a performance da Re/max. Inovação é um termo bastante popular na literatura e durante anos foi descrito por vários autores, sendo inovação de marketing uma lacuna no que diz respeito à performance financeira. Este estudo pretende apresentar as inovações de marketing presentes na empresa e a ligação beneficiária do efeito positivo no impacto de estado. Usando uma amostra de 7 grupos portugueses, que utilizam a marca Re/max e utilizando estatística descritivas, conclui-se, que os fatores do macro ambiente têm maior influência do que os fatores de microambiente. Assim, a estratégia de inovações de venda do produto é influenciada pela previsão dos tipos e características dos bens para os quais a procura pode aumentar no futuro, bem como pelo estado dos fluxos de caixa após a introdução de alterações na política de inovações do marketing. Concluindo, é de notar que o marketing que envolve a gestão de atividades inovadoras da empresa, inclui preços, política de produtos, previsão e estudo da procura, atividades publicitárias, relações-públicas, etc., é a parte integrante das atividades das empresas no domínio imobiliário. Ao mesmo tempo, as atividades de marketing beneficiarão a empresa, desde que esta seja inovadora. Portanto, as inovações de marketing são a base para o desenvolvimento de empresas no campo do imobiliário.