ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
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- A Importância da Gestão do Conhecimento na Competitividade das OrganizaçõesPublication . Pinheiro, João Paulo Gomes; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNuma sociedade composta por novos fatores complexos e voláteis, as organizações enfrentam o constante desafio em manter e reforçar a sua competitividade. Associado a este desafio, também é estudado a crescente importância da gestão do conhecimento, um recurso cada vez mais fundamental na criação de valor, obtenção de um crescimento sustentável, inovação, eficiência organizacional e adaptação continua no meio envolvente. Face ao exposto, a presente dissertação tem o objetivo de analisar a relação entre a gestão do conhecimento e a competitividade das organizações na atualidade. Elaborou-se a revisão de literatura entre os dois principais conceitos do tema, a gestão do conhecimento e competitividade, com o objetivo de conferir a visão clássica e moderna de vários autores associados aos conceitos. Foi realizada uma investigação. Através de um questionário às cem maiores organizações da região de Porto de Mós em 2025, composta por 26 questões ajustadas ao tema em estudo e respondidas numa escala de Likert de 7 pontos, onde o valor mais baixo 1 (um) significa “Muito pior que os concorrentes” e o valor mais alto 7 (sete) significa “Muito melhor que os concorrentes”. A investigação com recurso ao modelo utilizado permite concluir que a gestão do conhecimento influencia a competitividade das organizações, em particular, às 26 inquiridas organizações de Porto de Mós.
- Qual a relação entre o Controlo Interno e a Comunicação OrganizacionalPublication . Ribeiro, Denise Fernandes de Campos; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosAtualmente, com o crescimento das organizações a nível global, torna-se cada vez mais crucial alinhar a estratégia empresarial a uma estratégia eficaz de comunicação organizacional. Através da mesma é possível atingir os objetivos previamente definidos, assegurando que são alcançados e que os colaborados mantêm-se motivados e alinhados com a estratégia da organização. A comunicação organizacional interna deve ser fluída, enquanto a comunicação externa com os parceiros, fornecedores, acionistas e clientes deve ser cuidadosamente controlada e eficaz. Já os sistemas de controlo interno assumem um papel fundamental nas organizações, uma vez, que a sua falha pode comprometer a concretização dos objetivos. Estes sistemas consistem num conjunto de procedimentos definidos pela gestão com o intuito de garantir segurança no posicionamento estratégico da organização. Neste contexto, o objetivo principal desta dissertação é analisar a relação do controlo interno com a comunicação organizacional. A metodologia adotada iniciou-se com uma revisão da literatura, onde são explorados os principais conceitos relacionados com o controlo interno e a comunicação organizacional. Posteriormente, foi elaborado um questionário, dirigido as empresas da região da Marinha Grande, com o intuito de aferir a relação do controlo interno com a comunicação organizacional. Os resultados obtidos revelaram que o processo da comunicação organizacional pode influenciar o sistema de controlo interno das organizações. Conclui-se, assim, que existe uma relação positiva entre o controlo interno e a comunicação organizacional, sendo que o controlo impacta de forma significativa a comunicação.
- O Impacto dos Subsídios na Performance Financeira das Empresas: Evidência Comparativa entre Territórios de Baixa e Alta DensidadePublication . Bruno, Ana Rita Valente; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Costa, Magali PedroEste trabalho analisa se os subsídios públicos, em particular os Sistemas de Incentivo à Inovação (SI Inovação) do Portugal 2020, produzem efeitos diferenciados no desempenho financeiro das empresas portuguesas consoante a sua localização geográfica. O estudo compara empresas situadas em territórios de baixa densidade com empresas localizadas noutras regiões, de forma a avaliar se as primeiras apresentam uma performance financeira distinta das segundas, em resultado da majoração da taxa de incentivo que lhes é atribuída. Estes apoios constituem instrumentos centrais da política de coesão, procurando reduzir disparidades regionais e fomentar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME). A análise empírica baseia-se numa amostra de empresas beneficiárias do Sistemas de Incentivo à Inovação agrupados em dois grupos: situadas em territórios de baixa densidade (BD) e nas restantes regiões do país (outros territórios – OT). Para assegurar comparabilidade entre os grupos foi aplicado o método de Propensity Score Matching (PSM). Posteriormente, recorreu-se ao modelo econométrico Difference-in-Differences (DID), com variáveis de controlo, de forma a estimar o efeito diferencial dos subsídios recebidos pelas empresas situadas nos territórios de baixa densidade sobre indicadores contabilísticos de desempenho: Rendibilidade do Ativo (RA), Rendibilidade do Capital Próprio (RCP), Crescimento do Volume de Negócios (CVN) e Produtividade do Trabalho (PT). Os resultados obtidos indicam que a simples majoração da taxa de incentivo poderá não ser suficiente para gerar impactos diferenciadores nas empresas localizadas em territórios mais desfavorecidos. Tal conclusão poderá apontar para a necessidade de complementar os apoios financeiros com medidas estruturais, como acompanhamento técnico, reforço de capacidades internas e estratégias de desenvolvimento territorial integradas, com vista a maximizar a eficácia das políticas públicas de apoio ao investimento e à inovação.
- Literacia Financeira de Gestores e EmpresáriosPublication . Gonçalves, Alexandre Santos; Costa, Magali Pedro; Lisboa, Inês Margarida CadimaAs micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) representam a esmagadora maioria do tecido empresarial português, desempenhando um papel central na criação de emprego e no crescimento económico. Neste contexto, a literacia financeira assume-se como um recurso estratégico, permitindo reforçar a sustentabilidade, enfrentar desafios de gestão e aumentar a resiliência em cenários de incerteza. Este estudo avalia o nível de literacia financeira dos gestores e empresários de micro e PME do distrito de Leiria e como fatores sociodemográficos se relacionam com o nível de literacia financeira. Para tal, foi aplicado um questionário estruturado em quatro dimensões: perfil sociodemográfico, inclusão financeira e gestão de contas bancárias, planeamento financeiro e tesouraria, e compreensão de conceitos financeiros fundamentais. Os resultados revelam um nível elevado de literacia, traduzido no acompanhamento regular das contas bancárias e no uso de instrumentos básicos de planeamento. Contudo, persistem lacunas em áreas técnicas, como juros compostos e demonstrações financeiras, bem como fraca diversificação de produtos de financiamento e práticas de sustentabilidade. A análise estatística indica que as habilitações literárias e a existência de formação específica na área económico-financeira impactam o nível de literacia financeira, já o género e a idade não apresentam um impacto significativo. Conclui-se que os gestores demonstram competências relevantes para a gestão quotidiana; contudo, o nível de literacia financeira identificado pode não ser suficiente para sustentar, de forma consistente, uma estratégia orientada para a competitividade, a inovação e a sustentabilidade. O estudo contribui com evidência empírica atualizada e reforça a necessidade de programas de educação financeira adaptados às micro e PME portuguesas.
- A Satisfação, o Comprometimento e a Intenção de Turnover na retenção de colaboradores: Estudo exploratório numa organização do setor da construção civilPublication . Casalinho, Daniela Filipa Moreira; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa eO turnover tornou-se uma preocupação crescente nas organizações. A empresa ABC, do setor da construção civil, enfrenta níveis elevados de turnover e procura identificar se os fatores como a satisfação, comprometimento organizacional e atributos sociodemográficos podem influenciar a intenção de saída dos seus colaboradores. Foi adotada uma metodologia mista, que integrou questionários com escalas validadas, no âmbito da satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e intenção de turnover (Siqueira, 2008; Meyer & Allen, 1991; Sul & Lucas, 2020), e entrevistas a colaboradores, ex-colaboradores e Administração. Os resultados encontrados demonstram que, embora a maioria dos colaboradores expressem satisfação no trabalho, os seus níveis de comprometimento organizacional são dispersos, verificando-se alguma tendência para permanecer na organização, apesar de se encontrarem indicadores de intenção de turnover que merecem reflexão. Foram ainda apuradas evidências estatísticas de que o comprometimento desempenha um papel mediador relevante na relação entre a satisfação e a intenção de turnover, dos colaboradores. Os resultados impulsionaram a procura da sistematização de ações que possam potenciar práticas de retenção de colaboradores, que valorizem estratégias de gestão de pessoas relacionadas, essencialmente, com aspetos monetários e emocionais, como é exemplo o plano de progressão de carreira e o sistema de avaliação de desempenho.
- A Influência da Inteligência Artificial na Competitividade EmpresarialCosta, Beatriz Vitória Marteleira da; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosEsta dissertação explora o impacto da Inteligência Artificial na competitividade das empresas. Num contexto organizacional em constante mudança, a capacidade de inovar, de se adaptar rapidamente e de criar vantagens competitivas sustentáveis é decisiva para a sobrevivência das empresas. Apesar de enfrentar desafios como a resistência à mudança e a escassez de competências técnicas, a Inteligência Artificial tem demonstrado um enorme potencial para impulsionar o desempenho organizacional. O principal objetivo deste trabalho é compreender como é que a Inteligência Artificial contribui para o reforço da competitividade nas empresas. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura, abordando os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e competitividade. Para enriquecer a análise, foi desenvolvido um questionário composto por 24 perguntas, dirigido às 100 maiores empresas do concelho de Peniche. Este instrumento permitiu avaliar a aplicação prática da Inteligência Artificial no contexto empresarial local. Os resultados revelam que a adoção da Inteligência Artificial representa uma mais-valia, não só ao nível da eficiência operacional, mas também na definição de estratégias que sustentam a vantagem competitiva.
- O Impacto do Business Intelligence no Desempenho OrganizacionalPublication . Rego, Carolina Martinho; Braz, Paulo Fernando da Costa; Marques, Ricardo Bruno AntunesNum ambiente empresarial marcado pela exigência, incerteza e volatilidade, torna-se imperativo que as organizações procurem responder às expetativas do mercado, recorrendo, inevitavelmente, a mecanismos de suporte à tomada de decisão. Neste contexto, o Business Intelligence (BI) surge como instrumento predominante para apoiar os gestores na análise de dados e no processo de tomada de decisão, contribuindo para a competitividade e, consequentemente, para a melhoria do desempenho das organizações. Deste modo, a presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do BI no Desempenho Organizacional (DO), com enfoque nos indicadores de desempenho financeiro e não financeiro. Em bom rigor, o enquadramento teórico, bem como recolha e análise dos dados, visa contribuir para o aprofundamento desta área de estudo, revelando os indicadores com maior influência na performance das empresas. Para tal, foi conduzida uma investigação de caráter quantitativo, recorrendo a duas fontes principais de dados: um questionário, aplicado para avaliação dos indicadores não financeiros e a plataforma SABI, da qual se extraiu a informação financeira em diferentes períodos temporais (antes, durante e após a implementação de BI). Em termos práticos, a análise estatística foi realizada com recurso ao software SPSS. No âmbito do tratamento dos dados provenientes do questionário aplicou-se os seguintes testes: teste confiabilidade (Alfa de Cronbach), regressão ordinal, teste de independência do Qui-Quadrado e teste exato de Fisher. Por outro lado, aquando da análise dos dados financeiros, utilizou-se testes de normalidade (Shapiro-Wilk) e testes comparativos (Wilcoxon) de modo a avaliar diferenças significativas entre os períodos temporais considerados. Em suma, os resultados obtidos evidenciam uma melhoria estatisticamente significativa no DO após a adoção de soluções de BI. Na ótica financeira, verificou-se que, de facto, existe uma evolução positiva nos indicadores financeiros (VAB, ROI, RLV e ROA) após a implementação dos sistemas de BI, em comparação com o período anterior. Por outro lado, na vertente não financeira, conclui-se que a adoção de sistemas de BI influenciou positivamente todas as variáveis não financeiras (excluindo o lançamento de novos produtos), contribuindo globalmente para um melhor DO.
- O papel da inteligência artificial na criatividade organizacionalPublication . Marques, Lina Maria; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos; Oliveira, Liliana Margarida Santos deAs rápidas mudanças que ocorrem nas organizações e o alto nível de competitividade existente entres empresas e nos diferentes mercados, com um grande nível de oferta de produtos e serviços, as organizações têm de optar por se modernizar e optar por adotar estratégias de diferenciação que as distingam dos concorrentes.. Neste contexto, a criatividade organizacional tem sido vista, cada vez mais, como um fator de importância a avaliar dentro das organizações tal como os fatores que poderão afetar o nível desta, positivamente, de forma a melhorar o desempenho das empresas. As ferramentas de inteligência artificial, têm sido cada vez mais exploradas e estudadas neste sentido, pois quando bem introduzidas nas organizações, podem permitir aos funcionários a facilitação de algumas tarefas de forma automatizada, o que poderá contribuir para o pensamento criativo dos indivíduos, uma vez que possuem mais tempo livre. A existência de um bom nível de criatividade organizacional é uma mais-valia nas empresas, uma vez que organizações inovadoras terão sempre vantagem face aos concorrentes, quer seja pela criação de novas ideias e perspetivas diferentes, ou pelas soluções inovadoras face aos obstáculos organizacionais. Assim, o principal objetivo deste estudo será analisar o papel da inteligência artificial na criatividade organizacional. A metodologia empregue envolveu um estudo quantitativo, utilizando um inquérito por questionário que possibilitou a obtenção de 95 respostas válidas de profissionais pertencentes a organizações, tanto do setor privado como do público.. Através do instrumento de medição estatístico do Modelo de Regressão Linear, apurou-se que a inteligência artificial tem um impacto positivo na criatividade organizacional. A presente investigação contribui para a literatura sobre potenciais fatores que produzem um efeito na criatividade organizacional e os resultados obtidos são benéficos para empresas que procurem melhorar o nível de criatividade.
- Gestão de Projetos nas Incubadoras – Fatores Críticos de SucessoPublication . Costa, Margarida Ferreira da; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO presente relatório de estágio de mestrado, insere-se no Curso de Controlo de Gestão. O objetivo principal neste trabalho foi averiguar quais são os fatores críticos de sucesso que contribuem para uma boa Gestão de Projetos nas Incubadoras em Portugal. O estágio é uma mais-valia para entrar em contacto com o mercado de trabalho e decorreu numa associação sem fins lucrativos, “Startup Leiria – Associação Para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias”. Foi realizado um Enquadramento Teórico, onde constam definições pertinentes para o desenvolvimento do trabalho, como é o caso das Incubadoras e da Gestão de Projetos. Foram definidas duas perguntas de investigação: “Quais os fatores críticos de sucesso para proceder a uma boa Gestão de Projetos nas Incubadoras?” e “Para uma boa Gestão de Projetos, os fatores críticos de sucesso são os mesmos, tanto para empresas tradicionais como para Incubadoras?”. Os fatores críticos de sucesso objeto do presente relatório tiveram como base os autores citados na Revisão de Literatura. Quanto aos resultados alcançados, foi realizado e enviado um questionário para as Incubadoras. Com as respostas obtidas procedeu-se ao tratamento dos dados, assim como a testes, com o auxílio do SPSS, e foi possível averiguar que os cinco fatores com maior importância e peso para as Incubadoras são: “Satisfação do cliente”, “Envolvimento, comunicação e gestão das partes interessadas”, “Resolução de problemas e imprevistos que possam surgir”, “Competências/aptidões e liderança do gestor de projeto” e “Definição dos objetivos de forma clara”. Averiguou-se também que há uma diferença, entre empresas e Incubadoras, no que respeita à importância dos fatores de sucesso para uma boa Gestão de Projetos. Segundo os inquiridos, as competências do gestor são mais relevantes do que as ferramentas/técnicas (planeamento, monitorização, etc.). Realizou-se uma breve caracterização da Entidade de Acolhimento onde foram abordados alguns pontos importantes, como é o caso da missão, visão e valores, organograma, e a história e evolução da Startup Leiria. Foi também efetuada a descrição das tarefas realizadas ao longo do estágio, tendo-se procedido à ligação entre a teoria e prática sempre que se justificou.
- A relação entre a inovação e a performance no e-Commerce: Caso de estudo ProfiteroPublication . Vieira, Liliana Gaspar; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Profitero Ltd., uma plataforma de análise de e-Commerce, sediada em Massachusetts, Estados Unidos da América (EUA). Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria (PL). Este trabalho encontra-se dividido em duas partes: a parte teórica e a prática. A primeira, fundamenta-se numa revisão exaustiva da literatura existente, abrangendo as contribuições de diversos autores como Philip Kotler, Peter Drucker, Joseph Schumpeter, Joe Tidd, entre outros, que discutem conceitos como e-Commerce, marketing, inovação e performance. Além disto, também é abordado, de uma forma muito subtil, o paradigma da revolução tecnológica que tem vindo a acontecer nas últimas décadas e que trouxe consigo inovações disruptivas e um crescimento exponencial no setor do comércio. Na parte prática, é descrita a metodologia utilizada neste trabalho, feita uma análise dos resultados obtidos através de uma entrevista, bem como a sua discussão. Ainda dentro da parte prática, este relatório descreve a entidade onde o estágio foi realizado e as tarefas/atividades desenvolvidas no mesmo. De modo a verificar a relação entre a inovação e a performance no e-Commerce, teve-se a empresa Profitero como caso de estudo. Avançou-se com a elaboração de uma entrevista a um colaborador experiente do departamento de marketing da empresa, de onde se conseguiu obter informações importantes para este estudo: práticas inovadoras adotadas pela empresa, exemplos concretos do impacto da Inovação na Performance dos clientes da empresa, futuros produtos inovadores, como a empresa vê e lida com a inovação, entre outros muitos aspetos. Desta forma, conseguiu-se comprovar o principal objetivo deste estudo: uma relação positiva entre a inovação e a performance no e-Commerce. Contudo, apesar de os resultados coincidirem com a literatura, é necessário ter algum cuidado ao generalizar as conclusões, uma vez que o estudo foi realizado com base apenas numa empresa.
