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Authors
Abstract(s)
O ambiente empresarial onde a qualidade e o preço competitivo são uma constante,
impulsiona os gestores a práticas de gestão que propiciem maior lucratividade e melhor
desempenho de maneira eficiente e eficaz. Nesse sentido, progressivamente, têm
substituído a orientação da gestão por funções para a gestão por processos e aplicado
conceitos e práticas Lean.
Considerando a filosofia Lean como uma prática de gestão e a possibilidade de sua
implementação em funções operacionais, gerenciais e informacionais, esta dissertação tem
por objetivo avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office no ambiente administrativo de
duas Instituições de Ensino Superior (IES) e para tanto, estuda-se a origem e evolução
histórica desta metodologia, suas definições e conceitos. São também caracterizados os
tipos de desperdícios (Muda, Mura e Muri), bem como as etapas de implementação do
conceito Lean com ênfase no fluxo de valor. Indicam-se os possíveis benefícios e também
os desafios que podem ocorrer ao implementar esta metodologia. Considerando que a
informação é o principal recurso dos ambientes administrativos, a sua gestão e os seus
fluxos também são abordados. No que se refere a metodologia utilizada, esta dissertação se
caracteriza por uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e estudo de
2 casos: a Universidade Feevale situada no Vale do Rio dos Sinos na região metropolitana
de Porto Alegre, Brasil e o Instituto Politécnico de Leiria situado em Leira, Portugal. O
foco do trabalho visou avaliar a aplicabilidade do conceito Lean Office nos processos
administrativos de aquisição e pagamento de bens e serviços das duas IES, analisando a
correlação destes processos às atividades e tarefas administrativas desempenhadas.
Aplicou-se um questionário aos gestores administrativos destas áreas que permitiu,
identificar os principais desperdícios existentes relacionados a esperas, movimentações,
retrabalhos e reprocessamentos. Os fluxos de valor foram analisados nas duas IES, neles se
propõem melhorias nas atividades e tarefas desempenhadas como por exemplo rever o
fluxo de informações, elaborar tutoriais descritivos e potencializar o uso dos recursos de
tecnologia da informação. Os resultados evidenciaram ser oportuna a aplicação deste
conceito nas Instituições estudadas, propiciando fluidez aos processos, melhor desempenho
das atividades e redução de desperdícios.
Description
Keywords
Lean office Desperdício Fluxo de valor e informação