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- A proteção de dados numa instituição de ensino superiorPublication . Costa, Carla de Jesus Martins da; Mendes, Jorge Manuel BarrosCom este projeto, pretende-se explorar o tema da proteção de dados no ensino superior português. Considerando a existência de uma lacuna nas Instituições de Ensino Superior: não possuíam Códigos de Conduta e Política de Privacidade dos seus dados, o objetivo deste trabalho foi implementar e propor essa ferramenta para uma IES. Este trabalho parte da revisão de literatura na área da privacidade dos dados, com principal enfoque para o RGPD, e destacando-se por último uma proposta de uma Política de Privacidade para as IES em Portugal. Começando pelo historial da proteção de dados em Portugal, e passando pela Europa, o projeto abarca a temática da proteção de dados segundo o RGPD, e propõe a implementação e criação de um regulamento de privacidade de dados para uma IES. Como consequências da criação desta Política de Privacidade, vemos como resultados principais, o facto de os estudantes poderem ter disponível um recurso, que os ajudará na manutenção dos seus direitos em termos de privacidade dos seus dados. Este documento salvaguardará todos as liberdades e direitos que estão eminentes para os estudantes de ensino superior.
- Amostragem em Auditoria Financeira- A sua aplicação em PortugalPublication . Rocha, Marlene Ramos; Eugénio, Teresa Cristina PereiraA utilização da amostragem nos trabalhos de auditoria tem sido fundamental, uma vez que a sua utilização independentemente da abordagem adotada proporciona aos auditores provas suficientes de acordo com os objetivos específicos de cada auditoria. Sendo um tema pouco explorado, a presente dissertação pretende ser um contributo à investigação sobre a amostragem em auditoria financeira tendo como principal objetivo compreender o processo de amostragem em auditoria financeira e a sua utilização pelos Revisores Oficiais de Contas em Portugal. Neste trabalho foi utilizada a metodologia quantitativa numa primeira fase e posteriormente complementada com uma metodologia qualitativa. Deste modo, foi realizada um inquérito aos Revisores Oficiais de Contas que trabalham na área da auditoria financeira onde se obteve 86 respostas e também foram realizadas entrevistas a cinco Revisores Oficiais de Contas. Com resultados obtidos verificamos que a amostragem é utilizada devido a diversidade de documentos e transações a ser analisados, mas em casos de populações pequenas a sua utilização não é apropriada. A amostragem permite a poupança de recurso e de tempo, contudo há sempre o risco de não serem detetados erros que fazem parte na população, mas que não foram selecionados para a amostra. A amostragem estatística e a amostragem não estatística são utilizadas tanto nos testes aos controlos como nos testes substantivos. Os dois métodos de seleção de amostra mais utilizados são a amostragem ao acaso e a amostragem estratificada. Ao serem detetados falhas nos controlos ou erros através dos testes substantivos deve-se aumentar a dimensão da amostra de modo a que os resultados obtidos através desta nova análise sejam extrapolados para toda a população.
- Relatório de Estágio na ADCR do Bairro dos Anjos - LeiriaPublication . Jorge, Bruno Micael Loureiro; Amaro, Nuno Miguel Pires AlvesA elaboração do presente relatório de estágio relata o percurso traçado na natação na Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos, na época desportiva 2018/2019, bem como o desenvolvimento de outras tarefas desde a intervenção no trabalho em ginásio e criação da respetiva base de dados, à criação de vídeos técnicos e planeamento/ intervenção nas férias desportivas. O documento é composto pela caracterização da instituição, objetivos de estágio, descrição de tarefas e cronograma, reflexão das tarefas de estágio e por fim uma reflexão final. O relatório partilha todas as tarefas desenvolvidas durante o estágio, desde assistir a aulas de outros técnicos e tirar notas, até ao momento em que o estagiário atinge a autonomia total em alguns aspetos. Neste mesmo documento, estão inseridas reflexões e tomadas de decisão sustentadas com a literatura, expressando as aprendizagens da prática do ensino da natação.