ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 111
Results Per Page
Sort Options
- Auditoria aos relatórios de sustentabilidade das empresas portuguesas: uma visão sobre o estado da arte e a perceção dos Revisores Oficiais de ContasPublication . Gomes, Sónia FerreiraA elaboração de relatórios de sustentabilidade é um processo para a divulgação do desempenho económico, social e ambiental de uma organização empresarial. As empresas têm cada vez mais a preocupação em divulgar informação de Sustentabilidade e em resultado desta preocupação surge a auditoria aos Relatórios de Sustentabilidade. Este estudo de carater exploratório foi desenvolvido através da análise aos relatórios e contas anuais publicados nos anos de 2008, 2009 e 2010 e aos relatórios de sustentabilidade dos mesmos anos. Em três ensaios distintos pretende-se, com o primeiro e abrangendo 117 empresas, efetuar um enquadramento do estado da arte sobre Auditoria dos Relatórios de Sustentabilidade em Portugal, num segundo momento, e considerando 66 empresas pretende-se realizar a caracterização das empresas que recorrem à verificação externa dos Relatórios de Sustentabilidade e num terceiro momento, determinar a perceção dos Revisores Oficiais de Contas sobre a auditoria dos Relatórios de Sustentabilidade.
- A importância do relatório de gestão na divulgação dos indicadores de desempenho : o caso dos institutos politécnicos portuguesesPublication . Jacinto, Jacinta Maria QuitérioNeste trabalho, começamos por abordar a questão da Nova Gestão Pública, uma vez que, atualmente, os conceitos e os instrumentos utilizados na gestão das entidades do setor público, nomeadamente, das instituições do ensino superior, tendem a aproximar-se dos do setor privado. Como o relato financeiro tradicional assenta, fundamentalmente, na preparação e divulgação de informação financeira, apresenta algumas limitações em termos de utilidade de informação. Surgem, assim, novas formas de relato, que visam permitir uma medição do desempenho das entidades. Neste sentido, o interesse pelos indicadores de desempenho tem vindo a aumentar em alguns países, Portugal não é exceção. Dedicamos uma parte do nosso trabalho aos indicadores de desempenho, quer em termos de conceitos, quer em termos de tipologia e analisamos alguns estudos realizados no âmbito da análise a relatórios anuais e a indicadores de desempenho no ensino superior, com o intuito de empreender o nosso estudo empírico. A outra parte do trabalho é dedicada ao estudo empírico, que consiste na análise de conteúdos aos relatórios de gestão dos Institutos Politécnicos Portugueses, no sentido de aferir qual o nível de divulgação de indicadores de desempenho por estas entidades. Verificámos que, em Portugal o nível de divulgação dos indicadores de desempenho, por parte dos Institutos Politécnicos, é bastante reduzido, quer em termos de relato obrigatório, quer em termos de relato voluntário. Constatámos que, embora esteja presente no normativo português referência à divulgação de indicadores económico-financeiros, uma grande parte dos Institutos Politécnicos Portugueses não divulga este tipo de informação no relatório de gestão, sendo os referentes à estrutura financeira os mais divulgados. No entanto, já se verifica a divulgação de indicadores de desempenho, em termos de relato voluntário, nomeadamente, o número de alunos por unidade orgânica, a definição dos objetivos estratégicos, a relação pessoal docente e não docente e os incentivos à qualificação do corpo docente. Tal demonstra que, no nosso país, ainda existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à preparação e divulgação de indicadores que permitam medir o desempenho dos Institutos Politécnicos.
- Ferramentas de gestão do conhecimento - comunidades de prática : o estudo do caso DeloittePublication . Mendes, Hugo Miguel PonteCom a emergência das novas tecnologias e da era do conhecimento, novos desafios são colocados às organizações e seus trabalhadores, que se confrontam com mudanças de paradigma no modo de aprendizagem e interação. O conhecimento tornou-se num fator fundamental no contexto competitivo onde operam as organizações, nesse sentido com a adoção de estratégias de gestão do conhecimento as empresas procuram direcionar o seu conhecimento para pontos estratégicos que incentivem o processo criativo de inovação e proporcionem vantagens competitivas sobre a concorrência. As comunidades de prática revelam-se um instrumento essencial dentro da gestão do conhecimento, quando se pretende criar e partilhar conhecimento de forma informal no seio da organização, dada a sua habilidade para conectar pessoas e proporcionar partilha de experiencias. Neste contexto, daremos enfase neste trabalho aos conteúdos teóricos relativos à caracterização de uma comunidade de prática, gestão do conhecimento, vantagem competitiva, aprendizagem organizacional e evolução tecnológica. Na componente prática deste trabalho é apresentado um estudo de caso referente à multinacional Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL), onde pretendemos demonstrar a ligação entre as vantagens competitivas da empresa e a sua política de gestão do conhecimento global. No decorrer dessa análise daremos relevância às plataformas implementadas de suporte à gestão do conhecimento e comunidades virtuais de prática.
- Using the Balanced Scorecard as an added value of the organizational management: a case study of Finantial Management Institute of Portuguese Social SecurityPublication . Evangelista, Jorge Manuel TorcatoThis research is based on published documents by IGFSS and other relevant documents for this case-study, as well as data collected through an interview with the Coordinator of Core Quality and Management Control of Office of Management Support, we studied the impact of Balanced Scorecard (BSC) implementation in the organization performances. The purpose and motivation of this study is to increase the understanding of how the BSC is used in a public sector organization with the second biggest budget in Portugal, and how using it may add value. This case study is complex and materially relevant, in order to provide us information equally complex and materially relevant to answer the placed questions. This research was aimed at designing a working methodology to an unequivocal answer and conclusion to know if the utilization of the BSC was or not, one way to add value of the IGFSS organizational management, answering the following research questions: i. Were the performance evaluations made based on objectives set, evolved positively in the periods before, during and after BSC implementation? We checked if the performance made was <50PA or =50PA by periods, “not implemented” (years 2004 and 2005), “in implementation” (years 2006 and 2007) and “implemented” (years 2008-2010), by BSC perspectives and global average. We concluded that the worst performance results were during the “not implemented” period. We checked the correlations between all processes in all perspectives, based on this analysis we concluded that the performance of each process can be better if we can identify the correlations between them. ii. Will targets influence the performance obtained? We checked the correlation between the “goal” and “made”, in same QUAR indicator. Based in this research, we concluded there is a strong probability that indicate the influence of goals on the organizational results. iii. Did the number of employees influence the BSC performance achieved? We verified the correlation between the total number of employees and the “annual perspectives resume of performance made”. Based on this research we concluded that there is no statistical evidence that indicates that the performance obtained is correlated with the total number of employees. iv. Did the number of indicators influence the BSC performance achieved? We checked the correlation between the total number of indicators and the “annual perspectives resume of performance made”. We concluded that no statistical evidence exists that indicates that the performance obtained is correlated with total number of indicators.
- Análise da Árvore de falhas do processo de cozedura da Cerâmica F. Santiago, S.A.Publication . Silva, Catarina Gomes da; Silva, Carlos Manuel GomesCom a crescente necessidade de criação de valor dos seus produtos, as indústrias, para se manterem competitivas, têm que se atualizar e conceber métodos e técnicas que potenciem o aumento da qualidade do seu processo produtivo. Por esta via, a existência de ferramentas auxiliares que possam ajudar os gestores a preverem possíveis falhas nos seus processos de produção será, certamente, uma mais-valia com impactos positivos para toda a organização. Este projeto consiste no estudo e aplicação da técnica de Árvore de falhas no processo produtivo de uma empresa no setor da cerâmica para a construção civil, visando compreender os eventos e as suas interligações que conduzem à não conformidade do produto final. Após caracterização do processo produtivo da empresa, apresentam-se os resultados provenientes da análise do estudo realizado. São identificados os eventos, e as suas interligações com base nos resultados obtidos. São ainda, propostas medidas que visam minimizar a ocorrência de falhas. Com a realização deste projeto, pretende-se contribuir, de modo aplicado, para o aumento da eficiência e da qualidade de produção da empresa em estudo.
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores: estudo empíricoPublication . Filipe, Rita Sofia de Barros; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraO principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a influência da liderança autêntica (LA) no desempenho dos colaboradores. Mais concretamente pretende-se apurar como (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu desempenho individual, (d) os CCO predizem o desempenho individual dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o desempenho individual, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual, e (g) os CCO medeiam a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual. A amostra é constituída por 177 colaboradores, cujo desempenho foi avaliado por 73 líderes, de 26 empresas, localizadas nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Lisboa. Foi utilizado o método de dupla fonte, em que os líderes pronunciaram-se acerca de criatividade e CCO dos colaboradores, e os colaboradores descreveram a LA dos seus supervisores. Os resultados sugerem que: (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu DI, (d) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade predizem o DI dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o DI, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o DI, e (g) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade medeiam a relação entre as perceções de LA e o DI.
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores – estudo empíricoPublication . Filipe, Rita Sofia de Barros; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroO principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a influência da liderança autêntica (LA) no desempenho dos colaboradores. Mais concretamente pretende-se apurar como (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu desempenho individual, (d) os CCO predizem o desempenho individual dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o desempenho individual, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual, e (g) os CCO medeiam a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual. A amostra é constituída por 177 colaboradores, cujo desempenho foi avaliado por 73 líderes, de 26 empresas, localizadas nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Lisboa. Foi utilizado o método de dupla fonte, em que os líderes pronunciaram-se acerca de criatividade e CCO dos colaboradores, e os colaboradores descreveram a LA dos seus supervisores. Os resultados sugerem que: (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu DI, (d) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade predizem o DI dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o DI, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o DI, e (g) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade medeiam a relação entre as perceções de LA e o DI.
- O impacto da gestão do conhecimento e da inovação na performance das empresas do distrito de LeiriaPublication . Santos, Ana Cristina Bernardo; Ferreira, Vítor Hugo SantosO principal objetivo do estudo foi perceber em que medida a Gestão do Conhecimento e a Inovação influenciam o desempenho organizacional, medido através do Volume de Negócios. Para tal, foram inquiridas, presencialmente e online, 75 empresas, maioritariamente industriais, associadas da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria. Os resultados obtidos mostram que as empresas participantes reconhecem a importância da GC, atribuindo particular valor à melhoria na eficiência das tarefas através da partilha da informação e do conhecimento. Ao nível da Inovação a melhoria dos procedimentos é o aspeto mais valorizado pelas empresas estudadas. Verificou-se ainda a influência da GC na Inovação, verificando-se que a Criação do Conhecimento é a dimensão da GC que mais contribui para a Inovação, o que confirma a relação positiva entre a existência de processos de geração de conhecimento no interior das empresas e a Inovação. Contudo, não se verificou nenhuma influência da GC ou da Inovação sobre o desempenho empresarial, medido através do Volume de Negócios.
- A relação entre a gestão da qualidade, a inovação e a performance no setor do têxtil em PortugalPublication . Cardoso, Rita Mafalda Neves; Ferreira, Vítor Hugo SantosAs práticas de Gestão da Qualidade estão a ser cada vez mais consideradas precursoras para uma melhor Performance de uma empresa, contudo o seu real efeito ainda não está bem estabelecido na literatura e ainda prevalecem algumas controvérsias. Qual será a importância do papel da Inovação entre a Gestão da Qualidade e Performance? E como se “articulam” estes diferentes conceitos na indústria têxtil em Portugal? Estas são questões ao qual a literatura ainda não possui uma resposta consensual, uma vez que ainda não existem investigações que tenham abrangido estes diferentes conceitos e tendo igualmente em consideração o setor têxtil. O presente estudo divide-se em duas partes distintas. A primeira parte é mais teórica onde são revistos os vários conceitos e práticas ao nível da Gestão da Qualidade, Inovação e Performance, fazendo igualmente referência ao setor Têxtil em Portugal e a sua evolução ao longo do tempo. Na parte prática, a metodologia utilizada consistiu na formulação de um Questionário, baseado em três escalas de avaliação para os três conceitos anteriormente mencionados. Posteriormente o estudo e a respetiva análise de dados foi baseada considerando as respostas obtidas num total de 66 questionários, enviados por e-mail para empresas portuguesas do setor têxtil certificadas pela ATP e preenchidos on-line. Os resultados mostraram que, existe uma relação direta entra Gestão da Qualidade e Inovação e entre Inovação e Performance. Contudo, ao nível da Gestão da Qualidade e Performance, não se observou claramente uma relação direta, mas sim indireta. Deste modo, neste estudo a Inovação surge como mediadora entre a Gestão da Qualidade e a Performance. Assim sendo, numa organização deverá existir um conjunto de boas práticas de Gestão da Qualidade, apostando sempre que possível na Inovação, como sendo um fator diferenciador e de maior competitividade, para se consiga obter bons resultados ao nível da Performance Organizacional.
- O sistema de Segurança Social em Portugal (análise comparativa)Publication . Nunes, Carlos Manuel da Silva Oliveira; Duarte, Elisabete Fernanda Mendes; Martins, José Luís