Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-20"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de casoPublication . Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Carreira, Pedro Manuel RodriguesNesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.
- Construção sustentável : contributo para a avaliação do desempenho de paredes exterioresPublication . Évora, Ruben José Morais Queiroga Pedrosa; Ramos, João António EstevesO trabalho desenvolvido nesta dissertação incidiu na análise quer da evolução de diferentes processos de edificação de alvenarias quer na melhoria do seu desempenho energético, aliando assim um maior conforto interno no edifício, reduzindo o processo de transferência de calor com o exterior e as consequentes necessidades de energia para o aquecimento e arrefecimento do meio ambiente interior. Tendo em conta o estado actual da crise energética, nomeadamente o recurso a energias fósseis, a optimização da eficiência energética deve ser tomada como alvo prioritário, promovendo uma menor factura energética e uma melhoria da pegada ecológica. Portugal é um País pesadamente dependente dos combustíveis fósseis para a produção de energia eléctrica, grande parte desta consumida na climatização de edifícios. Assim, no presente trabalho abordam-se diferentes desempenhos energéticos de uma habitação considerando várias soluções de paredes exteriores. Como ponto principal de enfoque, será dada particular atenção ao tijolo térmico, solução de construção relativamente recente no nosso País, numa perspectiva de implementação de uma solução eco-eficiente. Para simular exemplos de diferentes construções de alvenaria e comparar assim as suas “performances” foi ainda utilizado o software Envolterm tendo em vista a metodologia do regulamento das características de comportamento térmico dos edifícios. Estudou-se um caso baseado na alvenaria de tijolo de uma célula de teste existente na ESTG/IPLeiria. A partir deste modelo foi possível explorar três hipóteses de paredes correntes no mercado nacional – alvenaria com pano duplo e com a caixa de ar totalmente preenchida com poliestireno expandido, alvenaria com pano simples de tijolo térmico e por fim alvenaria com pano simples de tijolo térmico e revestimento pelo exterior de poliestireno extrudido. Com estes três exemplos, foi possível abordar diversas funcionalidades do software Envolterm, desde a construção do modelo à introdução dos parâmetros ambientais, ganhos internos, equipamentos de climatização, etc. O principal objectivo foi determinar se a aplicação de tijolo térmico em alvenarias seria uma opção viável e vantajosa em comparação com as soluções correntes, como por exemplo, alvenaria de pano duplo com caixa de ar. Este estudo permitiu ainda perceber que o factor preponderante para a escolha do tipo de material de construção habitacional não deve recair só no coeficiente de transmissão térmica do produto, mas ainda na análise de outras variáveis, como sejam, o preço da matéria-prima e o tempo de construção.
- Auditoria ao desempenho de uma instalação de bomba de calor geotérmica para aquecimento ambientePublication . Saraiva, Hélder Manuel Gomes; Ramos, João António Esteves; Galvão, João Rafael da Costa SanchesA utilização das energias renováveis, a redução dos consumos energéticos devido a uma utilização mais racional e a consequente alteração climática, é um assunto debatido desde há muito tempo. Os edifícios são os responsáveis por grande parte do consumo energético final dos países da União Europeia, e estando Portugal empenhado numa diminuição do consumo energético, é essencial implementar sistemas mais eficazes e capazes de funcionar a partir das energias renováveis. É preciso alcançar os objetivos da Diretiva Europeia sobre a eficiência energética dos edifícios. Existem diversas estratégias e políticas que tentam reduzir a utilização dos combustíveis fósseis, e procuram-se cada vez mais outras fontes energéticas para uma menor dependência económica das mesmas. O principal objetivo desta dissertação consiste em avaliar o desempenho de uma bomba de calor geotérmica, instalada no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria. Esta fonte de energia alternativa foi implementada com o objetivo de arrefecer e aquecer o interior do edifício. As bombas de calor geotérmicas conseguem reduzir o consumo de energia, garantindo um funcionamento mais fiável e eficiente inclusive nos dias mais frios de inverno e os mais quentes de verão. De modo a conhecer-se detalhadamente a potência e a energia consumida pela instalação da bomba de calor geotérmica e pelos seus componentes principais, realizou-se uma auditoria à instalação. A bomba de calor geotérmica é do tipo terra-água, de circuito fechado, com captação horizontal. Pretende-se, assim, analisar os dados obtidos e abordar a viabilidade da instalação, bem como a viabilidade económica.
- O impacto da sucessão na performance nas empresas familiares portuguesasPublication . Oliveira, Lara Patrícia Floro; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Ferreira, Vítor Hugo SantosA temática de empresas familiares não é nova, embora tenha vindo a ganhar destaque nos últimos anos. Estas empresas correspondem à maioria das empresas a nível mundial, ocupando um papel extremamente importante para a economia global pois contribuem para a criação de emprego e geração de riqueza. O presente trabalho procura analisar o impacto da sucessão na performance das empresas familiares portuguesas. Pretende-se averiguar certas especificidades das empresas familiares, tais como a gestão e preparação da sucessão que poderão exercer influência no comportamento financeiro deste tipo de empresas. Através de inquéritos dirigidos ao conjunto de empresas familiares portuguesas associadas da Associação Portuguesa de Empresas Familiares (APEF), verificamos que para estas empresas a identidade do gestor e o nível de geração em que se encontra a empresa não são relevantes para incrementar o seu desempenho financeiro. Somente o tamanho das empresas e o crescimento das vendas se mostra relevante para explicar a performance. Em relação à sucessão concluímos que, a maior parte das empresas investigadas preocupa-se em preparar a sucessão, demonstrando uma enorme vontade em dar continuidade às empresas, embora 84% das empresas respondentes ainda se encontre sobre a posse do fundador. Finalmente, apuramos que o motivo pela qual a maioria das empresas da nossa amostra passou pelo processo de sucessão foi pela morte, acidente ou doença do fundador. Com este estudo mostramos que é fundamental os gestores das empresas familiares terem determinados cuidados para permitir a continuidade das empresas.
- A análise digital em Portugal: um estudo empíricoPublication . Francisco, Luís Manuel Ferreira; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO grande objetivo da Auditoria consiste em obter evidência apropriada e suficiente que forneça uma segurança elevada, embora não absoluta, de que as demonstrações financeiras estão isentas de fraude ou de erros materiais. Este objetivo exige metodologias específicas de trabalho, como a análise digital, onde predominam métodos que privilegiam análises de risco e que permitem direcionar os recursos humanos e materiais do auditor para as áreas mais críticas. A análise digital pode ser definida como um conjunto de procedimentos assentes no uso da tecnologia (softwares) para detetar erros, anomalias ou outras incorreções em amostras de registos numéricos, tais como duplicações, campos em branco ou indevidamente preenchidos, frequências anormais de números e quebras de sequências e tendências, entre outras, ou nos próprios padrões de comportamento dos números. Visa essencialmente, a deteção de fraude através da combinação da estatística com a informática. Tendo em conta estes propósitos, o objetivo deste trabalho centra-se em tentar aferir o nível de conhecimento e utilização da análise digital enquanto técnica de auditoria, em Portugal. Para conseguir atingir o objetivo proposto, serão analisados os resultados de um questionário, onde se procurará saber, entre outras coisas, que técnicas e que softwares de análise digital são utilizados para efeitos de auditoria às contas das empresas pelas entidades competentes, caso dos Revisores Oficiais de Contas. Os resultados mostram que embora os ROC tenham já um razoável nível de conhecimento e utilização das técnicas mais básicas de análise digital, e respetivos softwares, ainda há um significativo desconhecimento em relação a técnicas mais sofisticadas e potencialmente mais eficazes na deteção de erros materiais ou fraude, como a lei de Benford.
- A influência das condições macroeconómicas na estrutura de capital nas empresas ibéricasPublication . Jorge, Umbelina Maria Bento; Febra, Lígia Catarina MarquesO presente estudo teve por objetivo analisar se as condições macroeconómicas influenciam a estrutura de capital das empresas cotadas na bolsa da Península Ibérica e verificar se os efeitos foram distintos em função do país: Portugal e Espanha. No estudo empírico analisámos cento e uma empresas, sendo catorze empresas pertencentes ao PSI geral da Nyse Euronext Lisboa e oitenta e sete empresas cotadas na bolsa de Madrid. O período de análise foi de vinte e cinco anos, especificamente de 1988 a 2012. Estudámos quatro tipos de rácios de endividamento das empresas, em particular o rácio de endividamento de médio e longo prazo e o endividamento total em valores contabilístico e de mercado. Comparámos estes rácios com três variáveis macroeconómicas, sendo estas a taxa de inflação, a taxa de crescimento do PIB e a taxa de juro. Ao fazermos a análise dos dados, subdividimos a amostra duas subamostras, uma constituída por empresas espanholas e oura por empresas portuguesas. Esta análise permitiu-nos verificar se existiram diferenças significativas na formação e ou composição da estrutura de capital das empresas espanholas e portuguesas. Para realizar o estudo utilizámos representações gráficas, as quais nos permitiram visualizar a evolução, ao longo do período em análise, das variáveis macroeconómicas em estudo. Utilizámos também estatística descritiva, principalmente medidas de tendência central. Para analisar a influência das variáveis macroeconómicas no rácio de endividamento utilizámos testes não paramétricos. Os resultados permitiram-nos concluir que ocorreram diferenças nos rácios de endividamento das empresas, quando comparámos os subperíodos de subida face à descida das diferentes variáveis macroeconómicas. Ao analisar separadamente a taxa de inflação (IPC), a taxa de crescimento do PIB e a taxa de juro, verificámos que os resultados não foram unânimes, pois alguns testes indicam que as variáveis influenciam a estrutura de capital e outros não. Para verificar se os efeitos foram apenas resultantes das condições macroeconómicas, também introduzimos testes de robustez onde incorporámos variáveis específicas das empresas. Como ao correlacionar as variáveis mais referidas na revisão de literatura como determinante da estrutura de capital (tangibilidade, dimensão, rendibilidade, oportunidades de crescimento e investigação e desenvolvimento das empresas), verificámos que a tangibilidade e a dimensão da empresa foram as que mais se correlacionaram com o rácio de endividamento. Por isso, testámos se as empresas com maior rácio de tangibilidade e com maior dimensão apresentam os mesmos resultados da amostra total e constatamos que não existiram diferenças significativas.
- O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Cebola, Ana Isabel Marques; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
- Utilização de tecnologias de energias renováveis e armazenamento em Smart GridsPublication . Calvário, Válter André; Gil, Nuno José de Abreu e Sousa Cabete; Vide, Paula Sofia Pita da Silva e CastroA gestão, análise e compreensão dos fluxos de energia numa rede, tal como a fonte a ser utilizada para suprir cada consumo, faz parte do sistema a que se chama smart grid. São redes inteligentes, programadas e dimensionadas para responder, por exemplo, a variações de consumo e problemas na distribuição, possibilitando a redução de perdas e/ou custos. Para procurar compreender melhor as funcionalidades que se podem obter das smart grids, foi efetuado um dimensionamento, a partir de um caso real, em software Matlab e Matpower. Estudou-se uma smart grid, com base numa análise hora a hora em regime permanente, para a ilha de Santa Maria, nos Açores, e foi desenvolvido um modelo de otimização, recorrendo a várias fontes de energia. Analisou-se a rede elétrica existente, tendo por base dados fornecidos pela empresa que gere a rede de distribuição da ilha, a EDA (Eletricidade dos Açores). Foram assim verificadas as características das linhas e a sua localização, sendo identificados os centros electroprodutores e a sua capacidade. A partir deste estudo obteve-se a rede reduzida da ilha com os barramentos característicos e a integração de várias fontes de produção. Para garantir uma rápida e segura transição entre as fontes, foram dimensionados, em conjunto, os sistemas hídrico, eólico, solar fotovoltaico, geradores "Diesel", armazenamento por bombagem eólica e flywheels localizadas junto aos geradores para apoio nas transições para fontes mais lentas. Após obter os dados de produção horária e/ou diária de cada fonte e de se efetuar o trânsito de potência para o modelo considerado, foram estudados três casos práticos para verificar qual a resposta da rede definida a condições distintas. Analisou-se a situação de existir excesso de carga, uma componente ativa das flywheels e não apenas a de armazenamento e a substituição de alguns condutores existentes por linhas de maior secção. Santa Maria revelou-se como um bom caso de estudo para smart grids. Não só por ser um sistema isolado, com elevada dependência dos geradores "Diesel", mas também por possuir condições para executar todas estas soluções, tal como explicado neste trabalho.
- Bioenergias em Portugal : contributo para a sua divulgaçãoPublication . Rodrigues, Tânia Monteiro; Oliveira, Nelson SimõesA energia elétrica é necessária para satisfazer as necessidades humanas, permitindo melhoria de vida e desenvolvimento económico-social e industrial. Desta forma a evolução da sociedade tem levado a um aumento da dependência energética o que conduz à insustentabilidade das reservas fósseis, à flutuação dos preços dos combustíveis fósseis, a emissões de gases com efeito de estufa e consequente aquecimento global e alterações climáticas. Estes fatores provocam e continuarão a provocar inconvenientes a nível ambiental e humano. Assim, uma opção viável para responder às necessidades energéticas de forma a preservar as reservas fósseis e a diminuir os impactes no ambiente e na saúde, é o recurso às energias renováveis. As energias renováveis podem ter vários tipos de fontes sendo que as que utilizam materiais derivados de fontes biológicas denominam-se por bioenergia, tema este que será abordado no presente estudo. A bioenergia é o nome comum utilizado para designar a biomassa sólida e os biocombustíveis líquidos e gasosos. Esta forma de energia renovável está associada ao Ciclo do Carbono dado que a biomassa é o termo que denomina a matéria vegetal formada a partir da fotossíntese onde a energia solar converte a água e o CO2 em matéria orgânica. Para que a biomassa seja utilizada como matéria-prima para a produção de bioenergias, recorre-se a várias tecnologias de conversão, tendo em conta os tipos específicos de matéria-prima e as características dos produtos finais pretendidos. O presente projeto tem como objetivo estudar a bioenergia em Portugal e divulgar e desmitificar a área da bioenergia junto dos cidadãos de forma a sensibilizar para esta temática. Este projeto pretende também potencializar a aposta neste tipo de energia renovável servindo de suporte para o apoio à decisão nesta área. Em Portugal, o biodiesel, o biogás e a biomassa sólida são as bioenergias que apresentam maior produção. O biodiesel encontra-se presente no gasóleo comercializado e a sua produção pode ser realizada a partir de culturas que se adaptam bem ao clima e ao solo de Portugal, podendo ainda este biocombustível líquido ser produzido a partir de óleos alimentares usados, dando assim um correto destino a este resíduo. O biogás encontra-se a ser produzido em aterros sanitários, Centros de Valorização Orgânica e em unidades do sector da agricultura e da pecuária, sendo posteriormente utilizado para consumo próprio nas referidas unidades ou comercializado para posterior produção de energia elétrica. A produção de biogás a partir do processo de digestão anaeróbia permite ainda a produção de composto que apresenta um elevado valor como fertilizante. A biomassa sólida que é muito utilizada pelos portugueses na produção de calor a nível doméstico apresenta maior potencial energético do que aquele que na prática está a ser aproveitado, isto porque o território português é coberto em parte por floresta, da qual uma parte se encontra ao abandono e poderia ser mais valorizada. O bioetanol, o hidrogénio e as microalgas são as bioenergias menos divulgadas em Portugal. No entanto, têm sido realizados estudos e projetos com resultados positivos, como é o caso do estudo da viabilidade de produção de matérias-primas, em território nacional, para a produção de bioetanol. Também a célula de combustível associada ao hidrogénio apresentam um elevado potencial de desenvolvimento bem como a produção de microalgas, que para além de serem uma promissora matéria-prima na produção de vários produtos também desempenham um importante papel no sequestro de CO2. Na divulgação efetuada foi visível a falta de informação sobre as bioenergias por parte do público-alvo, tendo sido notória, no entanto, uma grande curiosidade em adquirir conhecimentos e compreender as atividades experimentais. Assim, torna-se relevante que haja uma aposta na divulgação das bioenergias de forma a acentuar esta área.
- O impacto das oscilações da taxa de câmbio na rendibilidade das empresas e do mercadoPublication . Fonseca, Ana Rita Lopes da; Febra, Ligia Catarina Marques; Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelO primeiro objetivo deste trabalho é analisar o impacto das oscilações da taxa de câmbio na rendibilidade das empresas e do mercado. O segundo consiste em saber se a rendibilidade das empresas e do mercado reage assimetricamente às valorizações e desvalorizações da moeda. Por forma a concretizar os objetivos do trabalho utilizamos uma amostra constituída por 1 351 empresas de três setores (industrial, materiais básicos e bens de consumo) pertencentes a seis mercados, durante os anos de 2002 a 2012. Os mercados que fazem parte da amostra são os seguintes: África do Sul, Brasil, Canadá, China, Japão, México e Europa. O trabalho também pretende analisar se os resultados divergem em função do tipo de mercado: desenvolvido (Canadá, China, Japão e Europa) ou emergente (a África do Sul, Brasil e México). Os resultados do estudo permitem constatar que valorizações do dólar têm um efeito negativo na rendibilidade das empresas para a amostra total. A rendibilidade de mercado emergente é influenciada negativamente por valorizações do dólar. No que diz respeito à hipótese que estuda se a rendibilidade das ações das empresas reage assimetricamente às valorizações e desvalorizações da moeda, verificamos que as valorizações da moeda têm um impacto assimétrico na rendibilidade das ações das empresas. Na rendibilidade dos mercados, verificamos que a rendibilidade de mercado local reage negativamente a valorizações do dólar e a rendibilidade do mercado mundial apresenta uma influência positiva na rendibilidade dos mercados emergentes.