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Abstract(s)
Ao longo das últimas décadas, verificou-se um envelhecimento considerável da população devido a uma melhoria das condições de vida (na saúde, na segurança, na educação, etc.), resultando no aumento da esperança média de vida e, consequentemente, no aumento do número da população idosa. Esta situação, apesar de positiva, traz à tona o aparecimento de uma nova preocupação – a de trabalhar para um envelhecimento ativo.
Apesar de o envelhecimento ser um processo que decorre ao longo de toda a vida, existem, no entanto, diferentes formas de envelhecer, cabendo a cada indivíduo trabalhar em prol do seu envelhecimento positivo.
Neste sentido, partindo dos pressupostos teóricos do envelhecimento ativo e da importância da aprendizagem ao longo da vida, nasceu o projeto Caminhos de Memória: Construção de Experiências Significativas que procurou promover junto dos estudantes do Programa IPL60+ experiências culturais significativas, bem como, fomentar relações afetivas e ligações com a cidade de Leiria.
O presente projeto contou com a participação de dez seniores que pertencem ao Programa IPL60+. Ao longo de todo o processo de intervenção realizaram-se seis sessões de aula e duas de visita pela cidade, foram trabalhados temas ligados à memória e à afetividade, ao património e à cultura, ao espaço público e privado, com o intuito de construir um roteiro em que as memórias de cada um dos participantes tivesse destaque na descrição e apropriação do espaço da cidade. Não obstante, o que se pretendia, acima de tudo, era fomentar momentos de partilha de conhecimento, espaços de convívio e socialização.
O presente projeto trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, inserido na tipologia de investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, registada no diário de bordo que foi realizado ao longo de todo o processo; os questionários de carácter aberto realizados aos participantes e as entrevistas semiestruturadas, também aplicadas aos participantes. O instrumento escolhido para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem perceber que os participantes não tinham uma relação muito fortalecida com a cidade de Leiria, mas manifestavam interesse em conhecer a história e visitar todos os espaços históricos que tinham ao seu dispor, num ambiente de convívio e de partilha de conhecimentos, constituindo-se em pontos fundamentais que estimulam a participação cultural e a criação de experiências culturais significativas.
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Keywords
Universidades Seniores Participação Social e Cultural Lazer, Cultura e Património Envelhecimento Ativo