Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridadePublication . Farinha, Soraia Filipa Antunes; Menino, Hugo Alexandre LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, frequentado nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este está organizado em duas partes, sendo que a primeira procura refletir sobre as vivências e aprendizagens nas Práticas Pedagógicas, intitulada de “Dimensão Reflexiva” e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade. A Dimensão Reflexiva espelha o meu percurso como professora de 1.º CEB e 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, refletindo sobre alguns aspetos que se tornaram relevantes ao longo do desenvolvimento das quatro Práticas Pedagógicas. A Dimensão Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano do 1.º CEB e procura descrever como se desenvolvem as aprendizagens dos conceitos de área e perímetro, no contexto de uma sequência de tarefas planificada intencionalmente. Os resultados obtidos evidenciam o papel das tarefas implementadas no desenvolvimento, em espiral, de conhecimentos e capacidades, envolvendo o uso dos dois conceitos. Os alunos revelam dificuldades ao nível da compreensão dos conceitos de área e perímetro e sua na distinção, no contexto de situações problemáticas, bem como na interpretação dos enunciados das tarefas. As tarefas permitem estabelecer conexões internas diversificadas entre diferentes domínios da matemática, tais como: a medida, a geometria, os números e operações e a álgebra. Por fim, há evidências de que uma sequência de tarefas da natureza da que foi implementada se revela útil na aprendizagem destes dois conceitos.
- Embalagens ecoeficientes dos produtos, influência na ligação emocional à marca e na intenção de compra do consumidorPublication . Silva, Tânia Marisa de Jesus Nunes Coelho; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesO aumento do número de consumidores com maior preocupação ambiental, despoletou o aparecimento de uma maior quantidade de bens ecoeficientes, dentro dos quais as embalagens verdes, pelo que se torna pertinente conhecer a tendência de comportamento dos consumidores relativamente à aquisição destas mesmas embalagens. O presente trabalho de investigação pretende analisar os benefícios percecionados pelo consumidor - considerando os utilitários, os simbólicos e os hedónicos, no que se refere à escolha de produtos que utilizam embalagens ecoeficientes e qual a sua influência na ligação emocional à marca e na sua intenção de compra, considerando também o custo-benefício como variável moderadora entre a ligação emocional à marca e na sua intenção de compra. Este estudo teve em conta uma amostra de 305 inquiridos e demonstrou que os benefícios utilitários percecionados pelo consumidor não influenciam positivamente na ligação emocional à marca. Pelo contrário, confirmou a existência de uma influência positiva entre os benefícios simbólicos percecionados pelo consumidor e a ligação emocional à marca, bem como, entre os benefícios hedónicos percecionados e a ligação emocional à marca, e ainda, entre a ligação emocional à marca e a intenção de compra do consumidor de produtos com embalagens ecoeficientes. Não foi aceite o efeito moderador positivo do Custo-benefício na relação entre a ligação emocional à marca e a intenção de compra, contudo, confirma-se a existência de um efeito direto positivo dessa variável com a intenção de compra de produtos com embalagens ecoeficientes. O último capítulo deste trabalho apresenta as limitações encontradas nesta investigação, apresenta também, as implicações teóricas para a gestão e marketing, e ainda partilha algumas sugestões para futuros estudos.
- Is foreign direct investment caring for sustainability? A look in African sub-Saharan countriesPublication . Martins, Rui Vicente; Santos, E.; Eugénio, Teresa; Morais, AnaPurpose Business politics and social and economic policies in the past decades brought us to the inevitability of change. Foreign direct investment (FDI) plays a vital role in this change as it is a tool for international business management in a global world. The relationship between FDI and sustainability in sub-Saharan countries with lower incomes has not yet been sufficiently studied, so this study aims to bring some more conclusions to the discussion. Thus, the main objective is to understand if FDI effectively influences the so-called triple bottom line (TBL) pillars of sustainability. Design/methodology/approach With data from the World Bank regarding 20 sub-Saharan countries gathered between 2010 and 2018, this study analysed 34 indicators composing 11 United Nations Sustainable Development Goals (SDGs). Afterwards, the authors grouped them by the TBL pillars and evaluated the influence of FDI inflows on their scores using panel data models. Findings The results show a positive and significant correlation between the TBL pillars, with the highest correlation being between the environmental and economic pillars. On the other hand, FDI has no significant influence on the TBL pillars. Practical implications This study could improve foreign investment legislation/regulation in sub-Saharan African countries, potentially impacting the sustainability these investments should generate. Social implications This study contributes to understanding how FDI implies sustainability. The results suggest that governments, non-governmental organisations and other competent entities need to adjust their actions in these countries so that foreign companies sustainably exploit the resources. Originality/value This study brings to the current arena an emerging theme: FDI and sustainability in African countries, particularly in sub-Saharan countries. This subject in developing countries is still under-researched.
- Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de casoPublication . Silva, Ricardo André Barreto da; Santos, Helder Manuel Ferreira dosO presente relatório resulta do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG do Politécnico de Leiria que decorreu de 11 de outubro de 2021 a 02 de julho de 2022, na empresa Mendes Gomes e Cª Lda., com o tema “Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de caso”. Nos dias de hoje, a competitividade entre empresas obriga a uma constante inovação do serviço, de forma a proporcionar aos clientes um serviço de maior valor acrescentado, diferenciando-se assim da concorrência. Essa inovação pode passar pela adoção de estratégias sustentadas em processos de melhoria contínua, como é o caso do pensamento Lean e da filosofia Kaizen, que visam aumentar continuamente o valor do produto ou serviço prestado ao cliente, através da eliminação do desperdício ao longo da cadeia de valor. As atividades desempenhadas basearam-se na identificação de problemas, propostas de melhoria e implementação das mesmas. Fez-se uma análise das secções de mecânica, colisão e receção das diferentes marcas representadas, nomeadamente o processo de receção, o fluxo dos veículos na oficina e ainda a transmissão de informação dentro da organização. Esta análise permitiu apresentar e implementar propostas de melhoria ao nível do layout, do processo de receção, dos processos de gestão das ordens de reparação e na aplicação de técnicas de gestão visual em todo o espaço oficinal. Em suma, as atividades desempenhadas foram de encontro aos objetivos estabelecidos, proporcionando uma experiência que permitiu conciliar o conhecimento académico com a experiência profissional.
- Arte: participar para envlver ou envolver para participar?Publication . Fernandes, Sérgio Paulo Brás; Milhano, Sandrina Diniz FernandesA identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da memória do seu passado. Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender, importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras deles possam usufruir. É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade educativa da freguesia de Pombal. No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças para o seio da comunidade associativa/artística local, proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas. Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais pode assumir em termos de participação futura nestas atividades, por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação. São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro começam nas crianças do presente.
