Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

AOS OLHOS DE PICASSO

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório apresenta o projeto «Aos Olhos de Picasso», que surge num contexto de intervenção artística através da expressão plástica e foi desenvolvido na instituição ‘Escola do Xisto’, em Alfena-Valongo. É um projeto voltado para pessoas com deficiência, em que as artes assumem o papel principal no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Aos verdadeiros olhos de Picasso, o mundo é humanamente imperfeito, sem formas certas de ser e de criar, onde a arte surge como uma forma de expressão de sentimentos e emoções e a sua obra é inspirada nos momentos marcantes da sua vida pessoal, traçada por fases sombrias (como a fase azul) e fases mais alegres (como a fase rosa). Este ideal que o pintor transpôs para a sua obra artística inspirou o projeto que teve concretização numa atividade de tempo integral desenvolvida na instituição. A arte surge neste projeto de intervenção como um possível veículo transformador no desenvolvimento pessoal e social deste público-alvo. Promover a comunicação através da linguagem artística, reconhecer sentimentos e emoções, potencializar a individualidade e a expressividade de cada indivíduo, são algumas das metas a serem alcançadas permanentemente para o grupo de participantes envolvidos. Para melhor compreender os efeitos das ações desenvolvidas com o projeto, foi realizado um estudo de caso, através do qual foi possível concluir que a expressão artística pode contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, adquirindo autoconfiança, aperfeiçoando o seu sentido estético, de observação e de interpretação. A arte pode libertar e transformar, apresentando-se como um instrumento de descoberta para um caminho de autoconhecimento da pessoa com deficiência.

Description

Keywords

Linguagem plástica Desenvolvimento pessoal Autoexpressão Inclusão Deficiência Intervenção artística

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue