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- Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATLPublication . Pedrosa, Joana Catarina Oliveira; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente trabalho teve por objetivo a implementação de um projeto de criações músico-literárias em contexto de CATL. Os participantes deste projeto compreenderam um grupo de dezasseis crianças em contexto de CATL, com idades entre os seis e os doze anos. Estas frequentam o 1º e 2º Ciclos de escolas do Concelho de Leiria. Assumindo a diferença evidente de idades nos participantes, as atividades foram idealizadas de forma a serem transversais e equilibradas, privilegiando a livre criação, a descoberta, os momentos de trabalho em grupo e valorização de ideias de cada criança. No decorrer do projeto, foram implementadas várias sessões com ênfase nas áreas da literatura e da música. Na primeira, o foco foi a criação de histórias. Propuseram-se exercícios de invenção que incentivaram a criatividade, através da leitura, de jogos literários e da criação de histórias através de vários estímulos criativos. Conjuntamente pretendeu-se recorrer a processos orientados de criação na área da música, através de experiências com ritmos, sons, intensidades, experimentação de vozes, busca de sons no corpo e nos instrumentos e gravação resultante dessas experimentações. Valorizou-se durante o projeto a exploração de potencialidades criativas e expressivas advindas do vínculo da música e da literatura, onde se trabalharam os ambientes sonoros e as vozes de uma história criada integralmente pelas crianças participantes. Este estudo foi centrado numa metodologia de investigação qualitativa. Os instrumentos aplicados, permitiram recolher os dados com profundidade e abrangência, desde entrevistas, mini-inquéritos, grelhas de observação de comportamentos e atitudes, notas de campo e portefólio. Finalmente, este projeto teve impacto no desenvolvimento de perceções positivas face à musica e à literatura para a infância.
- Fabrico aditivo com reforço de fibras contínuasPublication . Silva, Miguel José dos Reis; Pereira, António Mário Henriques; Mateus, Artur Jorge dos SantosNos últimos 25 anos o uso de compósitos reforçados com fibras contínuas em matriz termoplástica tem aumentado, em virtude das suas vantagens quando comparadas com matrizes termoendurecíveis, bom desempenho mecânico, elevada temperatura de serviço, boa resistência química e reciclável. Este aumento tem sido feito quer pela substituição dos sistemas termoendurecíveis quer pela descoberta de novas aplicações. Contudo a sua utilização apresenta alguns desafios tecnológicos e científicos em resultado da sua elevada viscosidade, quando comparada com os termoendurecíveis, traduzindo-se numa maior dificuldade e complexidade na impregnação dos reforços. No entanto os sistemas de deposição e consolidação de fibras pré-impregnadas em matriz termoplástica são dispendiosos e apresentam elevada complexidade. Desta forma um importante desafio prende-se com o desenvolvimento de sistemas de deposição e consolidação de fibras contínuas em matriz termoplástica, que permitam a deposição do reforço, segundo orientações pré-definidas de acordo com as solicitações em serviço do componente. Com o objetivo de alcançar o mercado de componentes de engenharia, a escolha recaiu nos compósitos de matriz termoplástica, à base de poliamida reforçada com fibras de carbono. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento um sistema de baixo custo, para processamento e consolidação de fibras pré-impregnadas para uso conjugado com sistema impressão 3D (fabrico aditivo) por fusão filamentar, para a produção de componentes em materiais compósitos reforçado com fibras de carbono por fabrico aditivo. O sistema foi desenvolvido para funcionar integrado e de forma complementar em sistemas de fabrico aditivo por fusão filamentar (FFF) com capacidade deposição e consolidação das fibras contínuas ou longas nas direções estabelecidas. Os componentes compósitos produzidos apresentam características de componentes finais, sem necessidade de operações de pósprocessamento. O resultado final permitiu obter um sistema de deposição de fio contínuo composto por fibras longas para uso integrado com sistemas de fabrico aditivo por fusão filamentar. A operacionalização do sistema foi alcançada permitindo a impressão de peças com sucesso. As peças obtidas permitiram obter bons resultados de caracterização, validando o sistema desenvolvido. Em síntese, do trabalho desenvolvido, deve sublinhar-se a implementação de um equipamento de FFF recorrendo a componentes e subsistemas com custo reduzido para deposição de fio de fibras de carbono impregnadas com termoplástico em proporções que permitem ter uma resistência específica elevada. Os resultados atingidos a estes dois níveis permitem perspetivar o desenvolvimento e implementação de uma segunda versão do sistema com especificações para a produção sistemática de componentes com elevada reprodutibilidade e fiabilidade.
- O Google Earth na aprendizagem da “Tectónica de Placas”, numa turma de 7.º ano de escolaridadePublication . Ferreira, Raquel Catarina de Sousa; Cadima, Rita Alexandra Cainço DiasEste relatório, produzido no contexto do Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresenta um estudo desenvolvido numa turma do 7.º ano, no âmbito da lecionação do conteúdo “Tectónica de Placas”. A investigação teve por base a seguinte questão: Quais as potencialidades do Google Earth como recurso educativo? Procurando dar reposta a esta questão, foi construído um recurso educativo no Google Earth, implementando-o na aprendizagem da “Tectónica de Placas”, numa turma de 7.º ano de escolaridade. De modo a avaliar o sucesso da utilização deste recurso, delinearam-se os seguintes objetivos: analisar a eficácia e eficiência da utilização do recurso educativo concebido no Google Earth na aprendizagem da “Tectónica de Placas”; avaliar o grau de motivação e satisfação dos alunos ao utilizarem o Google Earth na aprendizagem da “Tectónica de Placas”; identificar dificuldades e desafios inerentes à utilização do Google Earth na aprendizagem da “Tectónica de Placas”, numa turma de 7.º ano de escolaridade. O estudo consubstancia uma investigação sobre a própria prática, seguindo uma metodologia de carácter exploratório de natureza mista. A professora constituiu o principal instrumento de recolha de dados, desempenhando simultaneamente os papéis de professora da turma e de investigadora. Para a recolha de dados foram privilegiados os diários de bordo, as grelhas de observação, o inquérito e as produções dos alunos. Da análise dos resultados, conclui-se que a utilização do Google Earth na lecionação do conteúdo “Tectónica de Placas” diversificou e potenciou as formas de interação na sala de aula. A gestão do tempo foi otimizada, cumprindo-se o planificado em menos tempo que o previsto. Durante a implementação da atividade, tornou-se visível um desenvolvimento progressivo da capacidade de autonomia dos alunos. Também a aprendizagem vi colaborativa conheceu um incremento muito significativo, ao mesmo tempo que o ritmo individual de aprendizagem dos alunos foi inteiramente respeitado. A generalidade dos alunos gostou de explorar o Google Earth e de concretizar as questões do guião de trabalho com recurso ao Google Earth. Em suma, os alunos tiveram um papel ativo na execução da atividade, revelaram-se motivados e satisfeitos com a mesma, manifestando vontade de repetir esta experiência de aprendizagem aplicada a outras temáticas. Dessa forma, a utilização do Google Earth revelou-se eficaz e eficiente no ensino e aprendizagem da “Tectónica de Placas”.
- Desenvolvimento de processo de fabrico aditivo robotizadoPublication . Guedes, Rui João Marto; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Mateus, Artur Jorge dos SantosO crescimento das tecnologias de fabrico aditivo tem comprovado que cada vez mais estas deixaram de ser apenas consideradas para a fabricação de protótipos, passando a estar no leque de escolhas quando há a necessidade de criar um componente final. Vantagens como a elevada liberdade geométrica, que permite a criação de componentes otimizados com formas que dificilmente seriam possíveis de obter com qualquer outro processo convencional ou a competitividade na produção de pequenas séries, tornam o fabrico aditivo numa opção a ter em conta. O trabalho desenvolvido neste projeto tem como objetivo o estudo de diferentes processos de fabrico aditivo que recorrem a metais como matéria-prima, com especial ênfase no processo de fabrico aditivo com recurso à tecnologia MIG/MAG como fonte de material de adição e a um braço robotizado como meio de deslocação da tocha do equipamento MIG/MAG. Este é um processo de fabrico aditivo com elevada taxa de deposição, o que permite a obtenção de componentes de grande volume de material. Após uma primeira parte de pesquisa bibliográfica, foram idealizados e concebidos diversos mecanismos necessários à implementação do processo fabrico aditivo robotizado. Procedeu-se ao fabrico de componentes-teste com base nessa tecnologia como validação da exequibilidade do processo, no qual se recorreu a vários parâmetros de soldadura e de velocidade de deslocação da tocha, sendo posteriormente realizados ensaios laboratoriais de análise de mecânica dos componentes. Os ensaios laboratoriais confirmaram a capacidade desta tecnologia na criação de componentes com um bom nível global de homogeneização da sua estrutura bem como uma boa interligação entre camadas sem uma presença significativa de inclusões ou defeitos.
- Novos paradigmas comunicacionais junto de públicos com Perturbações Neuro Cognitivas em MuseusPublication . Gomes, Virgínia da Assunção Morais; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deTornar acessível a oferta cultural de um museu é premissa essencial numa sociedade que se quer global e integradora de todos os públicos. No que concerne ao público sénior, com necessidades especiais, nomeadamente com perturbações neuro cognitivas (PNC), a preocupação de tornar acessível a abordagem da obra de arte passa pelo conhecimento prévio das caraterísticas específicas dessas doenças degenerativas. Uma das competências a registar comprometimento mais ou menos acentuado é a comunicação verbal. Assim, a comunicação aumentativa revela-se de especial interesse como mecanismo /instrumento mediador entre a pessoa com perturbação neuro cognitiva e a obra de arte cuja abordagem exerce efeitos benéficos de estimulação cognitiva. O presente estudo foi desenvolvido no Museu Nacional de Machado de Castro e no âmbito do projeto EU no musEU, que visa a estimulação cognitiva e o bem-estar global deste público específico. Foram criadas três estórias, depois adaptadas em SPC e aplicadas por quatro participantes oriundos do EU no musEU. Teve por objetivo avaliar as vantagens destes materiais como facilitadores das competências de comunicação da pessoa com PNC. E perceber das mais-valias das narrativas de obras de arte em SPC no apoio a uma visita auto gerida, e inclusiva, destas pessoas e seus cuidadores, em contexto museológico. Palavras-chave: museu; perturbações neuro cognitivas; obra de arte; narrativas; comunicação aumentativa e alternativa; visita inclusiva.
- Famílias no museu : uma intervenção através do teatro no museu da comunidade concelhia da BatalhaPublication . Moderno, Ana Luísa da Silva; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraHá, nos museus, portas abertas ao conhecimento da cultura e identidade dos territórios. Pelas mesmas portas entram desafios e exigências comunitárias. Em consequência dos ciclos de mudanças políticas, ideológicas e sociais, os museus tiveram de apartar-se do condão de depósitos frios e pedantes de objetos bonitos, para se aproximarem das populações e dos seus problemas. Os encontros internacionais, promovidos por profissionais da museologia e por organismos que atuam no setor, potenciaram a reflexão sobre o papel dos museus na sociedade. A estas instituições culturais passou a fazer parte a função da educação, permitindo que museus e tutelas integrem, nos seus programas, ações que fomentem democratização cultural dos seus públicos. Os serviços educativos têm, por isso, conquistado cada vez mais terreno, facultando a instituições escolares ou sociais, famílias e comunidade em geral, um maior e mais eficaz usufruto do acervo que os museus albergam. As linguagens artísticas são, com efeito, consideradas neste relatório de projeto, como estratégias essenciais para a mediação e interpretação do património museológico junto da comunidade, com vista ao seu envolvimento. É no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, nascido na linha da sociomuseologia, que se desenvolve um projeto que utiliza o teatro como estratégia de intervenção. Fundamentado nas funções dos museus de comunidade e na linguagem teatral, o presente relatório reúne as diversas ações desenvolvidas com um conjunto de famílias, no museu, ao longo de seis meses, e o seu culminar na apresentação pública de um espectáculo inspirado na exposição. A intervenção realizada pretendeu uma maior inclusão da comunidade no museu. As famílias foram, com efeito, o grupo de trabalho com o qual se baseou um projeto assente nos princípios da investigação-ação. A estruturação faseada das etapas de trabalho tornou o grupo mais próximo do museu e mais conhecedor dos seus conteúdos. O envolvimento destas pessoas, de várias faixas etárias e unidas por laços familiares, estendeu o interesse a outros representantes da comunidade, tal como se havia perspetivado. O estudo permitiu ainda entender como um projeto teatral pode integrar a comunidade, enquanto participante e espectadora, estimulando novas interpretações sobre o discurso museológico. Verifica-se ainda como o museu e o teatro encontram afinidades, quer enquanto espaços cénicos, quer enquanto potenciadores criativos de significados. Implementar o teatro no museu, não só desenvolve competências pessoais e sociais, como amplifica a exploração de temas que têm por base a identidade e o património comunitários.
- O Tablet como recurso promotor da aprendizagem funcional de alunos com multideficiênciaPublication . Pereira, Ana Sofia do Coito Alves; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO projeto que aqui se apresenta surge no âmbito do mestrado em Educação Especial, no Domínio Cognitivo e Motor, e insere-se na área da multideficiência. O termo multideficiência designa um conjunto de limitações acentuadas no domínio cognitivo, associadas a limitações acentuadas noutros domínios, nomeadamente no domínio motor, sensorial e/ou da saúde física. Desta forma, o termo multideficiência, por si só, não define o indivíduo. Todas as crianças e jovens têm necessidades individuais, o planeamento das atividades para alunos com multideficiência requerem uma maior interação entre os profissionais que trabalham com o aluno e o próprio aluno. O presente estudo foi implementado no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, na Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico. O objetivo geral do estudo é analisar de que forma a tecnologia tátil promove a aprendizagem funcional de alunos com multideficiência, tendo sido utilizado como recurso o Tablet ‘comum’, sem adaptações. Os resultados demonstraram que o equipamento tátil constituiu o elemento promotor de aprendizagem funcional através da aplicação de estratégias, como a implementação de jogos pedagógicos interativos e da aprendizagem pela repetição, que permitiram o desenvolvimento de competências adaptadas às necessidades e às especificidades dos alunos, proporcionando o seu desenvolvimento individual e social, melhorando a sua qualidade de vida, melhorando a sua autonomia e, consequentemente, favorecendo a inclusão.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico- Um estudo de caso sobre a integração da música e da matemática na consolidação de aprendizagens numa turma do 2.º anoPublication . Ramalhete, Ana Rita Nascimento; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte do relatório diz respeito à dimensão reflexiva onde são apresentados aspetos referentes às práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do mestrado. Em primeiro lugar surgem as reflexões críticas e fundamentadas referentes à educação pré-escolar e em segundo lugar surgem as reflexões referentes ao 1.º CEB. Ambas referem as experiências vivenciadas e as aprendizagens feitas ao longo de toda a prática. A dimensão investigativa foi realizada no contexto do 1.º CEB com crianças do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação centra-se num estudo onde o objetivo era perceber como se pode integrar a Música e a Matemática para consolidar aprendizagens matemáticas numa turma de 2.º ano do 1.º CEB. Participaram neste estudo vinte e um alunos de uma escola pública pertencente ao concelho de Leiria. Para a realização do estudo foram desenvolvidas duas sequências didáticas. A 1.ª sequência divide-se em: observação e análise de padrões geométricos; criação de uma sequência geométrica no quadro em grande grupo; associação de um som a cada uma das diferentes figuras geométricas utilizadas na sequência criada. A 2.ª sequência divide-se em: criação e apresentação de sequências geométricas e sonoras em grupos de 5 elementos; identificação de uma sequência geométrica através de uma sequência sonora; identificação de uma sequência geométrica através da escuta de uma obra musical. Os alunos estabeleceram relações entre as duas áreas, adquirindo aprendizagens proporcionadas pelas sequências pedagógicas