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Abstract(s)
A identidade de um povo traduz-se não só através dos valores que
emergem da atualidade, mas sobretudo através dos traços da
memória do seu passado.
Para tal, muito contribui um conjunto de bens (materiais e/ou
imateriais) que caracteriza e sustenta essa mesma identidade – o
património cultural – os quais, mais do que conhecer e compreender,
importa salvaguardar e preservar para que as gerações vindouras
deles possam usufruir.
É precisamente com base nestes pressupostos que nasce o presente
estudo, de caráter qualitativo, que por meio de uma investigação ação implementada em contexto escolar, pretende envolver os seus
destinatários (alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) em
atividades artísticas, na área da música, existentes na comunidade
educativa da freguesia de Pombal.
No entanto, para que tal aconteça, foi necessário trazer as crianças
para o seio da comunidade associativa/artística local,
proporcionando-lhes um conjunto de experiências de participação
ativa em atividades culturais e artísticas significativas, como forma
mais profícua de conhecimento e apropriação das mesmas.
Se, por um lado, importa perceber qual o papel que um maior
envolvimento da comunidade escolar nas atividades artísticas locais
pode assumir em termos de participação futura nestas atividades,
por outro, importa reconhecer a relevância da experimentação
dessas atividades, com vista a fomentar essa mesma participação.
São exatamente estas inquietações que nos levam à pergunta de
partida desta investigação (“de que forma é que o envolvimento das
crianças em manifestações artísticas contribui para a sua participação
ativa nas mesmas?”), cientes de que a arte e a cultura do futuro
começam nas crianças do presente.
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Keywords
Programa Nacional de Educação Estética e Artística Pertença Participação Experimentação Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico Plano Nacional das Artes